Colleagues from abroad, I invite you to watch this short documentary and its sequences. There are English subtitles. They are not perfect, but are enough to understand the context of the Araripe region in Brazil and the need of #decolonizepaleontology
Algum ser humano de bom coração conseguiria traduzir para inglês as falas desde último vídeo ()? É só me passar em um documento de texto que eu insiro no vídeo com agradecimento.
Por favor, ajuda!
Quase 10 mil reais para publicar um artigo científico em uma das grandes revistas de acesso aberto para o público. Sério.
R$10 mil p fazer o q é certo, q é deixar o conhecimento aberto.
...Exigem q cientista publiquem em "boas revistas".
Boas revistas: 10 mil reais.
Me diz como é que vou pagar isso pra cumprir o q exigem pra ser "um bom cientista" e receber só então financiamento p pesquisa 🤪?
Meus colegas europeus e os norte americanos olhando uma taxa de $1800: 🙂👍 that's fine.
Eu: R$10.000,00 👇
Já era caro, mas com o rombo q fizeram com a nossa moeda + tirar todo financiamento para pesquisa nesse país = fim da ciência e do cientista brasileiro.
Você já parou para pensar como era a Amazônia no passado? Digo... muuuuuito antes de começarem a destruir ela e tmb muito antes de ela ser Amazônia?
E se eu te contar q ela já foi terra de jacarés do tamanho de um ônibus, q ela já foi semiárida e q mto antes disso já esteve totalmente debaixo d'água?
Vem ouvir essas histórias com a gente hoje! A @gryposouza vai contar os segredos q os geocientistas têm descoberto nas rochas!
E aproveite para ajudar o MUSA (Museu da Amazônia), que está passando por dificuldades financeiras na pandemia. Envie um PIX de qlq valor com a mensagem "MUSA" para souzalucyg@gmail.com. Todo valor arrecadado será repassado integralmente para o museu. 💜
Vou aproveitar para contar um pouco mais da história do nosso "Dino Zumbi" por aqui,🦕🦴🦠... Não é história de Halloween, é pesquisa brasileira 🇧🇷, feita em universidade pública! Se liga no fio:
Esta semana nosso artigo foi publicado em uma revista internacional, apresentando ao mundo pela primeira vez 1) a descrição microscópica detalhada de uma doença que aflige ainda hoje animais, incluindo a espécie humana 😱. O que ajudou a melhorar o conhecimento sobre a doença;
2) um parasita sanguíneo preservado dentro dos ossos de um dino 😱😱😱😱! É a primeira ocorrência do tipo!
Esta imagem FANTÁSTICA, mostra a escavação de três carapaças praticamente intactas de gliptodontes, um parente extinto gigante dos tatus atuais. Algumas espécies de gliptodontes chegavam a ter o tamanho de um fusca! Esses bichos viveram aprox. entre 20 mil e 11 mil anos atrás. +
A escavação da foto é na Argentina, mas esses bichos também habitaram o Brasil. Carapaças quase completas como essas também já foram encontradas por aqui, inclusive por fazendeiros, cmo foi o caso dessa descoberta da imagem! Fique de olho 🧐 e +
se encontrar algo parecido, evite mexer ou retirar e avise rapidamente um paleontólogo/a. 💛
Hoje vou fazer um fio descontraído. Selecionei aqui, alguns dos BICHOS FÓSSEIS MAIS ESTRANHOS que a paleontologia já descobriu. São vários (rs), mas dei preferência aos q a gente já conhece razoavelmente bem, pra saber que eram realmente BIZARROS.
Então, BEHOLD:
***OS DEZ BICHOS FÓSSEIS MAIS BIZARROS*** de todos os tempos!! (de acordo com @alinemghilardi :P)
Vamos do 10º lugar ao 1º.
10º - Stethacanthus: o tubarão.... bigorna?
Esse bicho viveu durante o período Devoniano (há mais de 320 milhões de anos).
Não, ele não tem relação próxima com o tubarão martelo 👉há!). Ele pertence, na verdade, a um ramo de tubarões completamente extintos.
O Krakatoa está em erupção?
O Círculo de fogo do Pacífico está em atividade fora do normal?
O mundo vai acabar e vamos todos morrer?
É o "acopalipse"?
Primeiro, Krakatoa:
1) O arquipélago e o vulcão
O arquipélago de Krakatoa é atualmente é formado um pequeno conjunto de ilhas localizado entre Java e Sumatra, na Indonésia. Elas são remanescentes da fatídica erupção do vulcão Krakatoa em 1883.
O vulcão Krakatoa em si não existe mais, ele colapsou na catastrófica erupção do século XIX.
Todavia, em 1927, um novo cone vulcânico emergiu de sua caldeira, o Anak Krakatoa (o 'filho de Krakatoa', em indonésio). E é o ANAK KRAKATOA que entrou em erupção ontem (sexta, 10/03).