Os trilobitas viveram há cerca de 400 milhões de anos e eram animais marinhos! Seus fósseis no Brasil são encontrados no litoral, certo? Errado! Seus fósseis são encontrados no estado de Goiás e até na Amazônia. Isso significa que esses locais já foram oceanos +
A cidade de Doverlândia fica no interior do estado de Goiás e hoje é impossível ter um mar por perto, mas isso nem sempre foi assim. Diversos fósseis de animais marinhos são encontrados na cidade.
Braquiópodes que são animais exclusivamente marinhos estão presentes nos fósseis da cidade (imagem A, B e D). Além dos trilobitas (Imagem G) e também 'restos' fósseis de tubos cavados por vermes. Lembrando que esses fósseis tem a idade de aproximadamente 400 milhões de anos.
Também temos fósseis de trilobitas na Amazônia! Esses na imagem 1 foram encontrados na '''III Amazonas Basin'' na imagem 2. Isso mostra que a super floresta amazônica já foi um oceano e habitada por animais que nem existem mais.
Também temos fósseis de trilobitas em partes do nordeste brasileiro, que foram encontrados na ''VI Parnaíba Basin'' (imagem 2).
É importante lembrar que a organização dos continentes há 400 milhões de anos era bem diferente do que é hoje.
Por fim, a paleontologia sempre nos surpreendendo com essas descoberta que faz nossa imaginação ir longe, imaginando como eram essas regiões há milhões de anos.
Uma das histórias mais fascinantes já vistas em fósseis. Uma mãe carrega seu filho em uma caminhada de mais de 1 km caminhando super rápido, no meio de mamutes, preguiças-gigantes e tigres-dente-de-sabre. Ela vai com criança, mas volta sozinha... +
Essa história está registrada no Novo México, EUA. As pegadas fósseis são datadas em cerca de 11 mil anos, e mostram as pegadas de uma possível mãe (ou um homem adolescente) que alterna levando uma criança (cerca de 2 anos) no colo e hora caminhando com a criança no chão.
Como sabemos tudo isso? Pelo formato da pegada conseguimos ver onde a pressão foi maior na hora de pisar, e conseguimos ver diferenças quando há apenas a pegada da mulher com a criança no colo, e na volta, apenas a mulher, sem a criança.
Já ouviu falar sobre a Ilha das cobras? A 'ilha mais perigosa do mundo'? A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma serpente que só ocorre na Ilha da Queimada Grande, no litoral de SP. Vamos entender como essa serpente só ocorre nesse local? Como chegaram lá? Segue o fio:
A espécie mais próxima da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) imagem 1, é a jararaca (Bothrops jararaca) imagem 2. Uma espécie ancestral deu origem a essas duas espécies, por um processo de separação geográfica.
O nível do mar sofreu oscilações nos últimos milhares de anos, isolando a Ilha da Queimada Grande. Uma população dessa espécie ancestral deu origem na Ilha a jararaca-ilhoa, e no continente deu origem a jararaca.
Amazônia, hoje o local que possui uma biodiversidade incrível e sendo a maior floresta tropical do planeta, mas nem sempre foi assim. De rios que corriam para o lado oposto e até um enorme pântano.
Vamos saber como a Amazônia se formou? Segue o fio:
Antes precisamos entender as escalas geológicas. Essa tabela dá pra ter uma noção do tempo.
Vou falar bastante em Período e Era, então volte sempre aqui para entender do tempo que estou falando.
A Amazônia já foi um grande golfo (exemplo do que é um golfo na img 3). América do Sul e África ainda estavam unidas (img2). As águas do pacífico inundavam aquela área, há cerca de 500 a 360 milhões de anos (img 1)
Importante lembrar que a Cordilheira dos Andes não existia ainda
As preguiças-gigantes caminhavam pelo Brasil, até que há 10 mil anos foram extintas. Mas sua tocas foram preservadas, inclusive com marcas de garras pelas paredes. Essas tocas pré-históricas encontradas em Rondônia e no RS contam um pouco de como era a vida desses animais.
Temos tocas com mais de 400 metros de comprimento, e os estudos mostram que cerca de 4 toneladas de terra foi escavada por esses animais para conseguir abrir a toca.
Uma amostra de como possivelmente esses animais escavavam as tocas, e ao lado uma inegável marca de garra pré-histórica.
Sabemos da importância da Amazônia, sabemos que sem ela o Brasil não existe. Mas por que mesmo com todos esses argumentos, muitas pessoas defendem o desmatamento e por que isso está tão enraizado?
A Amazônia e a Ditadura Militar no Brasil...
Segue o fio:
A Amazônia nunca foi vista como uma floresta para o governo militar, mas sim como um produto que deveria ser explorado e usado. Foi assim que em 1966 foi criado a SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), que visava levar investimentos para a Amazônia.
E foi assim que começou a se construir a ideia que a exploração e morte da floresta seria algo benéfico. Propagandas da SUDAM (Imagem) chamavam as pessoas para investir e migrar para a Amazônia.
Com isso temos outra questão muito importante aqui, a construção da transamazônica.
No grupo das serpentes temos 4 tipos de dentições diferentes. Cada uma funciona de uma forma e serve para determinada função. Esta imagem exemplifica isso, mas vamos entender melhor?
Segue o fio:
As serpentes SOLENÓGLIFAS são representadas no Brasil pelas jararacas (Bothrops), cascavel (Crotalus) e surucucu (Lachesis).
Elas possuem essas duas presas na frente da boca e servem para inocular peçonha na sua presa;
Essas são as serpentes que falamos que picam. Elas não precisam necessariamente morder, mas sim, só usar esses dois dentes como agulha na sua presa e logo soltar. Elas picam e soltam para evitar que sua caça, como roedores, te machuquem com suas unhas/garras.