Marcelo F C Gomes Profile picture
Apr 7, 2021 26 tweets 19 min read Read on X
Boletim #InfoGripe da semana 2021 13 disparado, e as notícias são bastante animadoras (embora não signifiquem "liberou geral, erere, abre a gaita gaiteiro que hoje a poeira levanta e o bolicho vem abaixo!").
+
Te atina, vivente: precisamos não apenas desafogar as unidades de saúde, mas também diminuir o número de casos a nível assobio de quem levou uma bota na região ali entra a coxa esquerda e a direita: mais baixo que voo de galinha gorda. Sem isso, é manter a situação tensa. +
"Mas che, hoje mesmo o noticiário está bombando com recorde de mortes, UTIs ainda lotadas e o escambau, e tu me vem com esse canto da sereia? Quer enganar quem, loco???"
Pozolha, che, alguns pontos importantes:
1o: relê os dois pitacos acima. +
Início de queda, por *data de 1os sintomas* em dado de *hospitalizados*, não significa que já está uma maravilha. a) Pode sofrer influência da falta de leitos disponíveis, limitando o registro de novos casos na quantidade em que realmente estão ocorrendo; b) mesmo q seja real, +
b) mesmo que seja real, necessitamos *no mínimo dos mínimos* 2 semanas de queda nos novos casos para *começar* a liberar leito. Para UTI esse tempo é maior ainda. Isso é consequência da evolução natural da doença. Para os óbitos, é *no mínimo* 3 semanas para essa queda aparecer.+
Por fim, *de novo*: mesmo q esteja caindo (os dados realmente sugerem que está, sim), reparem como na maioria das curvas essa queda sequer chegou a valores abaixo do pico de nov/2020!!!!!
Ou seja, é uma melhora para um quadro *pior* d q o pico de novembro. Segura o facho!!! +
Isso mostra que:
(a) *Sim*, medidas restritivas funcionam.
(b) Medidas restritivas, depois que a coisa já desandou, ***demoram*** pra retomar a valores minimamente aceitáveis.
(c) Leito é paliativo. Além de não alterar o fato de q 30% dos hospitalizados vão morrer, *não dá tempo*
Mas buenas, simbora.
Regiões que ainda apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo:
↗️ UFs: apenas MA e RJ
↗️Capitais: apenas Rio, São Luís, e Vitória
↗️Macros: apenas 8 UFs com alguma macro com sinal de crescimento.
Todas as macros dos estados do Sul com ↘️
Lupa nas UFs DF, ES, MA, e RJ, q ñ apresentam queda no longo prazo.
MA e ES talvez começando a interromper a queda. RJ e DF com indícios de possível início de reversão, já.
As capitais Rio, São Luís, e Vitória seguem a mesma lógica do dado agregado para o estado.
Macrorregiões de saúde (1/n):
Maranhão. Situação ainda incerta, sugerindo formação de um platô após o período de crescimento, 2/3 mantendo sinal ↗️ na tendência de longo prazo.
Macros (2/n)
Paraíba:
Campina Grande ↗️ ainda, e Sertão/Alto Sertão ainda no vai-não-vai.
Macros (3/n)
Pernambuco: Agreste ainda apontando crescimento, e Sertão com sinal de formação de platô, ainda sem inversão para queda. Metropolitana na incógnita de sempre...
Macros (4/n).
Na Bahia, embora nenhuma macro continue apresentando sinal de crescimento, vemos que Sudoeste (Vitória da Conquista), Sul (Ilhéus), e Extremo Sul (Teixeira Freitas) a coisa ainda não é muito clara...
Macros (5/n).
Minas Gerais.
Jequitinhonha e Leste ainda com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Talvez ensaiando início de reversão?
Macros (6/n)
Espírito Santo.
Apenas a Metropolitana ainda com sinal claríssimo de manutenção do crescimento. Porém a Sul ainda não apresenta sinal claro de já ter inciado processo de queda.
Macros (7/n)
Rio de Janeiro. Apenas a Macro II, que inclui a região metropolitana, porém com sugestão de possível início do processo de redução no número de novos casos. A ver o boletim da próxima semana se o sinal da tendência de curto prazo se confirma.
Macros (8/n)
São Paulo.
Apenas no sul do estado e na RRAS3 ainda há sinal de crescimento na tendência de longo prazo, mas também com possibilidade de interrupção na próxima semana.
Macros (9/9)
Região Sul com todas as macros com sinal de queda na tendência de longo prazo. Porém, notem que no RS temos duas macros (Norte e Missioneira) cujo sinal de curto prazo sugere a possibilidade de interrupção da queda ainda em patamar *acima* dos picos de 2020.
Antes de fechar: alerta para outros vírus respiratórios que voltaram a dar as caras! VSR e Rinovírus estão na área (Influenza, necas). Em fevereiro e março, VSR manteve cerca de ~200 casos/semana. Isso sabendo que nem todas as UFs estão conseguindo testar. +
Mas reparem na mediana da idade dos casos de SRAG e IC 90% em 2021, e para casos confirmados:
- #SRAG: 60 anos [8-86]
- SRAG por #COVID19: 60 [30-86]
- SRAG por VSR: 0 [0-7]
- SRAG por Rinovírus: 8 [0-85]
Análise do atraso entre internação (data em que o serviço de saúde "vê o caso") e digitação (data em que o sistema de informação recebe o registro).
Essa figura tu encontras no resumo bit.ly/mave-infogripe… e agora também em bit.ly/infogripe-opor…
Boletins: bit.ly/mave-infogripe
UFs: bit.ly/infogripe-esta…
Macros: bit.ly/infogripe-macs…
Capitais: bit.ly/infogripe-capi…
Novo site temporário: http://157.86.198.43/
Site padrão: info.gripe.fiocruz.br
#InfoGripe é #cienciaBR, é #SUS, é #servidorpublico, é serviço de estado.
Esse fio do @schrarstzhaupt é uma ótima leitura complementar a essa atualização do #InfoGripe. Essa queda precisa ser sustentada. Pra isso, precisamos mobilidade e exposição reduzida por tempo suficiente p alvançar uma situação confortável (q nnca tivemos)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo F C Gomes

Marcelo F C Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marfcg

Aug 23, 2022
Vacinar é um ato de celebração da vida.
Não caia em mitos, conheça os dados, escute quem trabalha no assunto. Viva e sobreviva.
Como dito na imagem, os dados são oriundos dos dados públicos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de vacinação contra a COVID-19. Estão presentes na atualização desta semana do boletim #InfoGripe, sistema de apoio à vigilância nacional de vírus respiratórios.
Este dado em particular é produzido graças a união de esforços da equipe do InfoGripe com a galera do @obscovid19br
Read 4 tweets
Jan 18, 2022
Aguardando os dados refentes à semana passada (09-15/jan) p atualização do cenário atual. Infelizmente, as perspectivas são preocupantes.
Com dados só até a 1a semana de janeiro, ou seja, sem ainda impacto do réveillon, vimos um sinal de forte retomada em praticamente todo o país
Essa subida iniciou na virada de novembro para dezembro (SE 48), na maioria dos estados. O Rio começou ainda em novembro (SE44), por conta da epidemia de gripe que começou por lá e se espalhou para os demais estados posteriormente.
Repara como a oscilação no Rio é por conta da diferença temporal entre o início da epidemia de gripe (Influenza, curva verde) e o início da retomada do crescimento nos casos associados à #COVID19 (SARS-Cov-2, curva dourada).
Read 17 tweets
Jan 4, 2022
Como se não bastasse ter acontecido tudo que alertamos que aconteceria na audiência pública (dar palanque para negacionista, c carimbo do ministério, como se os argumentos estivessem em pé de igualdade me relação aos posicionamentos favoráveis à vacinação) chegou a cereja do bolo
A galera negacionista está divulgando em redes sociais os dados pessoais dos cientistas e profissionais que lá estiverem defendendo os dados que mostram que a vacinação das crianças atende aos critérios de segurança e importância epidemiológica.
É pra essa galera que não tem o menor respeito pela verdade, pelos dados, e pelos indivíduos, que o Ministério da Saúde resolveu dar palanque neste histórico dia 4 de janeiro de 2022.
Read 9 tweets
Jan 4, 2022
"A maioria se manifestou favorável a não compulsoriedade da vacinação das crianças".
Distorcido. As perguntas apresentadas na consulta pública não permitem fazer esta avaliação, uma vez que não havia pergunta específica sobre a compulsoriedade separada da opinião sobre vacinação.
Pra quem não lembra/não viu, aqui tem a lista de perguntas apresentadas na consulta pública e minha posição sobre cada uma delas:
Especialistas em saúde pública que se manifestaram sobre a consulta ressaltaram que a maneira como foi estruturada levava a crer que o resultado seria justamente esse tipo de manifestação da SECOVID: conclusão sobre algo que a consulta não permite avaliar de maneira adequada.
Read 32 tweets
Jan 3, 2022
Tu participas de alguma instituição/sociedade/associação/universidade/departamento/secretaria/lab... e tua entidade apoia a nota da CTAI-COVID em defesa da vacinação da crianças de 5-11 anos contra a #COVID19 ?
Então contacta a direção para assinar lá:
bit.ly/apoio-ctai-cov…
A nota contém dos blocos de assinaturas. Um para os integrantes da CTAI-COVID ("aprovam"), que aprovaram no âmbito dessa câmara, e outra para toda e qualquer entidade que queira manifestar publicamente seu endosso ao documento ("apoiam").
conass.org.br/nota-publica-d…
Algumas das entidades que já manifestaram apoio:
Read 6 tweets
Nov 23, 2021
Respondi lá, e trago para cá numa cantoria pra facilitar.
"Che, e essa rebordosa no Rio por conta de casos de síndrome gripal por virus Influenza? Que me contas?"
Pues vamos lá
O reaparecimento do #Influenza é novidade, mas não surpreende. Alguns vírus resp já tinham voltado a aparecer desde o começo do ano e outros mais a partir de agosto. #Flu é que ainda estava sumido. Tal como para os demais, é consequência do relaxamento geral em relação à #COVID19
"Mas che, tamos falando de gripe, que raios tem a COVID que ver?!"
Pozolha, os cuidados em relação à COVID (que é causada pelo vírus SARS-CoV-2) também ajudam a proteger da gripe (que é causada pelo vírus Influenza). Máscara boa (pff2 ou cirúrgica+de pano por cima), ventilação...
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(