Marcelo F C Gomes Profile picture
Pesquisador em Saúde Pública do PROCC/Fiocruz. Research areas: epi. models, population dynamics, and epi. surveillance. Gaúcho e Colorado! Perfil pessoal.
Cris R Profile picture 1 added to My Authors
Aug 23 4 tweets 2 min read
Vacinar é um ato de celebração da vida.
Não caia em mitos, conheça os dados, escute quem trabalha no assunto. Viva e sobreviva. Como dito na imagem, os dados são oriundos dos dados públicos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de vacinação contra a COVID-19. Estão presentes na atualização desta semana do boletim #InfoGripe, sistema de apoio à vigilância nacional de vírus respiratórios.
Jan 18 17 tweets 9 min read
Aguardando os dados refentes à semana passada (09-15/jan) p atualização do cenário atual. Infelizmente, as perspectivas são preocupantes.
Com dados só até a 1a semana de janeiro, ou seja, sem ainda impacto do réveillon, vimos um sinal de forte retomada em praticamente todo o país Essa subida iniciou na virada de novembro para dezembro (SE 48), na maioria dos estados. O Rio começou ainda em novembro (SE44), por conta da epidemia de gripe que começou por lá e se espalhou para os demais estados posteriormente.
Jan 4 9 tweets 2 min read
Como se não bastasse ter acontecido tudo que alertamos que aconteceria na audiência pública (dar palanque para negacionista, c carimbo do ministério, como se os argumentos estivessem em pé de igualdade me relação aos posicionamentos favoráveis à vacinação) chegou a cereja do bolo A galera negacionista está divulgando em redes sociais os dados pessoais dos cientistas e profissionais que lá estiverem defendendo os dados que mostram que a vacinação das crianças atende aos critérios de segurança e importância epidemiológica.
Jan 4 32 tweets 8 min read
"A maioria se manifestou favorável a não compulsoriedade da vacinação das crianças".
Distorcido. As perguntas apresentadas na consulta pública não permitem fazer esta avaliação, uma vez que não havia pergunta específica sobre a compulsoriedade separada da opinião sobre vacinação. Pra quem não lembra/não viu, aqui tem a lista de perguntas apresentadas na consulta pública e minha posição sobre cada uma delas:
Jan 3 6 tweets 8 min read
Tu participas de alguma instituição/sociedade/associação/universidade/departamento/secretaria/lab... e tua entidade apoia a nota da CTAI-COVID em defesa da vacinação da crianças de 5-11 anos contra a #COVID19 ?
Então contacta a direção para assinar lá:
bit.ly/apoio-ctai-cov… A nota contém dos blocos de assinaturas. Um para os integrantes da CTAI-COVID ("aprovam"), que aprovaram no âmbito dessa câmara, e outra para toda e qualquer entidade que queira manifestar publicamente seu endosso ao documento ("apoiam").
conass.org.br/nota-publica-d…
Nov 23, 2021 11 tweets 3 min read
Respondi lá, e trago para cá numa cantoria pra facilitar.
"Che, e essa rebordosa no Rio por conta de casos de síndrome gripal por virus Influenza? Que me contas?"
Pues vamos lá O reaparecimento do #Influenza é novidade, mas não surpreende. Alguns vírus resp já tinham voltado a aparecer desde o começo do ano e outros mais a partir de agosto. #Flu é que ainda estava sumido. Tal como para os demais, é consequência do relaxamento geral em relação à #COVID19
Nov 21, 2021 6 tweets 1 min read
Gramado, cuja população circulante é imensamente inflacionada por turistas (principalmente neste período do ano), desiste de exigir comprovante de vacinação nos eventos do Natal Luz "porque entre os residentes a cobertura já superou 90%"🤦 + Devem estar até hoje se perguntando pq que a variante gama entrou diretamente em Gramado, não como interiorização a partir da capital...
Oct 16, 2021 11 tweets 10 min read
Atualização #InfoGripe semana 40 de 2021. #SRAG #COVID #VSR
- BR, de modo geral, compatível com oscilação em torno de patamar estável. Porém, queda interrompida e os números ainda não são ideais, embora seja o melhor momento da epi.
- Crianças ainda alto, c presença elevada d VSR Release da @agencia_fiocruz :
agencia.fiocruz.br/infogripe-esta…
Aug 18, 2021 11 tweets 6 min read
Buenas, povo. Atualização #InfoGripe semana 31 de 2021 (até 14/08/2021).
Situação da #COVID19 se agravando novamente, infelizmente. Pra ilustrar, segue painel desta semana e o da anterior. ImageImage Basicamente confirmando a interrupção de queda no número de novos casos semanais a nível nacional e mantendo o indicativo de possível início de retomada do crescimento. Image
Aug 18, 2021 6 tweets 2 min read
Parceria muito boa com Matheus Maciel apontando as limitações quanto ao status vacinal das internações por #COVID19 no sistema nacional: SIVEP-Gripe. Vale lembrar que esse sistema deve ser motivo de orgulho do país, mas ainda possui lacunas importantes que afetam as análises Atualmente, a única maneira de acompanhar a efetividade das vacinas e percentual de internações entre vacinados e não vacinados acaba sendo o cruzamento de dados nominais entre SIVEP-Gripe (registro das internações por SRAG) e SI-PNI (registro das aplicações de vacinas).
Aug 18, 2021 7 tweets 2 min read
Continha de padaria, só pra lembrar q "calma, 100% nem o Inter de 79, mesmo invicto".
Partindo dos 19 casos graves em 5,8mil pessoas, isso daria ~3 casos graves em 1mil supondo exatamente a mesma incidência acumulada.
Portanto, não é adequado dizer que a efetividade é 100%. Isso não quer dizer que é ruim, que não funciona nem *nada* disso. Os dados relativos à ocorrência de pneumonia sugerem que a Coronavac, após 2 doses, mantém-se efetiva mesmo na presença da Delta, como já observado para outras vacinas.
Aug 17, 2021 4 tweets 1 min read
Repitam comigo: cobertura de 1a dose em população adulta não é cobertura vacinal na população. Cobertura vacinal é cobertura vacinal *completa*, d pref na pop total.
"Ah, mas 1a dose já tem boa eficácia".
Sim e não. Tem para caso grave, não para caso leve. Que dirá p transmissão. Portanto, qualquer medida de "volta ao normal" baseado apenas em cobertura de 1a dose em população adulta não deve ser interpretado como algo epidemiologicamente seguro.
Jul 9, 2021 16 tweets 11 min read
Análise indireta do efeito da campanha de vacinação nas faixas etárias acima de 60 anos (cuja cobertura D1+D2 está mais avançada). Repara como as incidências nas faixas 60-69, 70-79, e 80+ após o pico de março mantiveram queda até patamar inferior ou similar ao momento menos pior de 2020 (~outubro, semanas 40-44). Já as fx <60 formaram platô superior aos picos de 2020
Jul 8, 2021 4 tweets 1 min read
Pozolha che, pra mim é, antes de mais nada, ser um questionador. É não se contentar com o sim pelo sim, o não pelo não, o é porque é. É ser explorador/a do conhecimento e do pensar. Mas a ciência, mesmo nas exatas, não deve, em geral, se encerrar em si mesmo. O cientista não deve, em geral, se abster do contexto social em que sua área de atuação está inserida, sob risco de adotar práticas inclusive desumanas em nome da ciência pela ciência
May 12, 2021 20 tweets 14 min read
#InfoGripe com as atualizações de #SRAG no pais até a semana 18 de 2021 (02/05-08/05) Capitais (1/2):
May 12, 2021 4 tweets 2 min read
Galera, só pra reforçar algo que as vezes causa confusão: os indicadores de tendência apresentados nos boletins semanais do #InfoGripe apresentam a tendência *até* o momento com base nas últimas 3 (curto prazo) e 6 (longo prazo) semanas. Não é projeção para daqui 3 ou 6 semanas. Ou seja, é onde nos encontramos *agora*, que naturalmente é informativo para o que esperar amanhã, mas não serve como base para médio e longo prazo, pois isso vai depender de como iremos nos comportar até lá, além da própria evolução natural da epidemia.
May 12, 2021 4 tweets 1 min read
Mell resume bem: é um contexto muito específico. Não deve ser usado como base pra "liberou geral, simbora gurizada medonha!"
Como já comentei em outros trabalhos: temos q ter muita cautela na redação de artigos e comentários no momento atual p n gerar interpretações precipitadas+ Há limitações importantes que são bem destacadas ao longo do texto (Mell destaca muito bem esses pontos no fio), mas no abstract e discussão isso não fica claro. E, infelizmente, essas duas seções são o principal para tomadores de decisão e formadores de opinião.
Apr 16, 2021 11 tweets 6 min read
Recebi um email de jornalista que, entre várias perguntas sobre a situação atual, perguntava "como os profissionais estão segurando a barra".
Pronto, foi a senha para abrir a porteira, arrebentar a encosta do açude, abrir a comporta da barragem... R, em tradução livre, já que a pergunta foi em inglês.
- "Como estão segurando a barra?"
"Chorando. Precisando de terapia. É assim que estamos segurando. Ou, em muitos casos, não estamos segurando, pra ser sincero. Eu sei que eu não estou. Eu só faço de conta que estou, +
Apr 16, 2021 13 tweets 12 min read
Como @leosbastos já havia adiantado, a atualização desta semana dos dados do SIVEP, analisados pelo #InfoGripe, trazem boas e más notícias.
Boa: com exceção do Maranhão e Espírito Santo, todos os demais estados conseguiram já reverter o crescimento e manter queda nos novos casos+ Sendo que, desses dois, ES já "vai querendo". RJ estava em situação similar ao ES na atualização passada, e na atual já confirmou a queda. +
Apr 15, 2021 9 tweets 2 min read
Quando saiu o polêmico artigo sobre uma possível imunidade de grupo atingida em Manaus ainda em agosto de 2020, eu e várias pessoas alertaram sobre os cuidados que devemos ter quando estudos apontam resultados que podem gerar danos irreversíveis caso estejamos equivocados.+ principalmente quando os dados e/ou a metodologia empregada oferecem limitações importantes. Aquela coisa de "afirmações fortes necessitam evidências igualmente fortes".
Infelizmente algumas pessoas interpretaram como uma espécie de "censura", +
Apr 8, 2021 14 tweets 7 min read
Povuelo, junta aqui rapidinho: nossa oferta de vacina tem sido a conta-gotas. *Esse é o prob central*.
Toda e qualquer demanda por priorizar um grupo X significa rebaixar a prioridade de outros grupos que estavam a frente. **Qm desce p vc subir?** + As demandas, de maneira isolada, em geral são legítimas. Só que a consequência não é isolada, é coletiva. Então, antes de defender que um grupo suba na prioridade por ser legítimo, puxe o cronograma e explique pq é legítimo rebaixar todos os demais.
Aí a conta muda... 😢 +