infelizmente o fio de hoje sobre saúde cubana não vai rolar porque eu estou doente (que irônico! kkk) e não estou conseguindo olhar pra telas nesse momento. Vou dar uma descansada boa.
Amanhã, 21, já é?
Enquanto isso, lê os fios sobre EUA, Canadá e França: ⏭️⏭️
O sistema de saúde do dia é conhecido como um dos mais antigos e melhores do mundo! É motivo de orgulho para sua população e, inclusive, foi a fonte inspiradora para o NOSSO SUS.
Bota o leite no chá, pega o expresso e vem saber sobre o NHS! É nóis que voa bruxão! 🧐😎🍵
O NHS é o National Health Service que, em "britanês", significa "Serviço de Saúde Nacional".
Ele foi criado em 1948, no pós-guerra, quando a população percebeu que tinha que cuidar da sua gente. Antes disso, era meio que um "seguro" de saúde e só 1/3 da população era coberta!
Inclusive, os médicos generalistas da época eram autônomos e os médicos especialistas (tipo, cardiologista) trabalhavam nos hospitais por mixarias.
O financiamento da saúde era por contribuições sociais dos próprios trabalhadores, dos empregadores e um pouco do governo.
O país de hoje eliminou a transmissão de HIV de mãe para filho, desenvolveu a vacina para a meningite em 1985, erradicou o analfabetismo em 2017 e teve seu sistema de saúde considerado um exemplo a ser seguido pela OMS!
Gostasse, foi? Então arruma a mala e bora pra CUBA!
[avisos: 1) eu não quero morar em Cuba, então agradeço de antemão quem me mandar pra lá, mas a menos que vc me dê uma passagem pra visita pós-pandemia, eu vou estar recusando kk
2) Eu não "escolhi Cuba" para falar! Peguei os países que o Michael Moore visitou no filme dele! ⏭️]
SiCKO é de 2007 e nele o Moore fala sobre sistemas de saúde, focando obviamente nos EUA.
Moore apresenta vários dados e entrevistas com pessoas com e sem plano de saúde por lá, e depois visita alguns países com "medicina socializada" (como Cuba!).
"Os EUA alertam para o perigo da medicina socialista! Ela é a principal porta de entrada para a disseminação do comunismo no país" [seguido de uma cena com mineradores cantando em russo].
É assim que o EUA fala do sistema de saúde CANADENSE. Mas calma. É isso mesmo?
Vamo de 🧶
[pra você não ficar de fora da festa, dá uma lida depois no fio que eu escrevi ONTEM falando sobre o sistema de saúde dos EUA.
Basicamente eu vi o filme SiCKO, fiquei com ódio e resolvi vir compartilhar esse ÓDIO (depois de gritar que nem o @cauemoura )
Você cortou dois dedos enquanto preparava o jantar. Com urgência, você corre para o hospital e pede por atendimento.
Chegando lá o médico informa: um dedo vai custar 60 mil o remendo e o outro "apenas" 12! E aí? Qual vai ser?
Absurdo? Era assim nos EUA até 2009 :)
Segue o 🧶
Em "SiCKO" (2007), de Michael Moore, vemos, no começo, algumas entrevistas de pessoas dos EUA.
Tanto as "seguradas" por planos de saúde, quanto aquelas que não poderiam pagar pelo serviço - ou que foram negadas pelo histórico de "doenças crônicas" como diabetes ou... clamídia?
E aquele exemplo inicial? Foi de um dos entrevistados de Moore.
Caso queira saber, o acidentado escolheu o dedo mais barato, afinal de contas... É pra isso que serve o sistema de saúde, não é?
(Obs.: HOJE 72mil dólares equivalem a 401.839,20 mil reais. E aí, pagaria?)