O sistema de saúde do dia é conhecido como um dos mais antigos e melhores do mundo! É motivo de orgulho para sua população e, inclusive, foi a fonte inspiradora para o NOSSO SUS.
Bota o leite no chá, pega o expresso e vem saber sobre o NHS! É nóis que voa bruxão! 🧐😎🍵
O NHS é o National Health Service que, em "britanês", significa "Serviço de Saúde Nacional".
Ele foi criado em 1948, no pós-guerra, quando a população percebeu que tinha que cuidar da sua gente. Antes disso, era meio que um "seguro" de saúde e só 1/3 da população era coberta!
Inclusive, os médicos generalistas da época eram autônomos e os médicos especialistas (tipo, cardiologista) trabalhavam nos hospitais por mixarias.
O financiamento da saúde era por contribuições sociais dos próprios trabalhadores, dos empregadores e um pouco do governo.
O dia 5 de julho é um dia super importante porque (além do nascimento da perfeita @alexia_granado ) foi inaugurado oficialmente o NHS do Reino Unido!
Portanto, existem "4" NHSs diferentes: o Escocês, o da Irlanda do Norte, o de País de Gales e o da Inglaterra!
E ele mudou tudo porque o pós-guerra fez o "Sistema de Bem-Estar Social" meio que colocar em 'alta' questões de reestabelecimento econômico dos países... levando em consideração o bem-estar da população!
O NHS ajudou a consolidar os direitos humanos universais do Reino Unido!
No filme SiCKO, o Michael Moore visita um hospital e uma farmácia da Inglaterra em 2007 para contrastar o atendimento PÚBLICO do país com o PRIVADO dos EUA.
E muito mudou desde a visita do cara até os dias atuais. Inclusive uma pessoa comentou isso no fio dos EUA! O role foi:
No hospital visitado tinha um lugar que dava "reembolso" de transporte pra quem quer que tivesse chegado no hospital e não tivesse condições de arcar com esses gastos de ida e volta pra casa.
Uma pessoa comentou que devido ao sucateamento do NHS, isso tinha acabado.
E é real.
O NHS tem sua atuação, forma de financiamento e até administração divididos entre o momento ANTES da Margaret Thatcher e DEPOIS dela.
Até 1980, o NHS era pago pelos impostos, e a grana pros hospitais era distribuída de acordo com as demandas populacionais e de saúde.
Em 1979, Thatcher (famosa "dama de ferro") entrou no comando e no ano seguinte as coisas começaram a mudar.
O financiamento passou a ser também privado (por iniciativas de financiamento privado), e saiu da lógica profissional e sanitária e foi pra uma lógica de adm comercial.
Nessa época, diversos serviços hospitalares foram TERCEIRIZADOS - como a limpeza, lavanderia, nutrição e manutenção geral.
Além disso, eles quiseram começar a cobrar uma taxa por alguns serviços de oftalmologia, por exemplo, e até dentários (o que existe hoje em dia!)
Mas o mais louco dessa época foi o começo do chamado "mercado interno de saúde".
Em 1990 teve um ato que ficou conhecido como "Market Reform" (reforma de mercado) que criou o conceito de compradores e prestadores de serviço de saúde.
Literalmente um MERCADO interno da saúde.
A partir de então, começou a ter essa mudança no financiamento da saúde pública da Inglaterra e até rolou um estímulo à entrada de prestadores de serviço PRIVADOS.
Saúde privada CO-existindo com a pública! [igualzinho aqui no Brasil].
Isso era justificado com o argumento do "poder de escolha". Onde você teria a liberdade de... se consultar de graça ou pagando.
Dizem que o que mudaria seria a qualidade do serviço, mas curiosamente o serviço público britânico é muitas vezes melhor que o privado 👀👀
[ok, não vamos colocar a culpa toda só na Margaret Thatcher - apesar de merecer]
Esse movimento de "mercantilização" da saúde foi um fenômeno global lá dos anos 90 e essa tendência de "mercado da saúde" (competição entre público e privado, blablabla) aconteceu em VÁRIOS países!
Hoje em dia, alguns atos mais recentes (de 2012, aliás) AMEAÇAM a integridade pública do NHS.
Esse "Health and Social Care Act" regulamenta SÓ o britanês e defende a redução da atuação do Estado na saúde, por exemplo, além de até tentar alterar a divulgação dessas mudanças!
Uma das alterações é o aumento de "agentes intermediários" entre os tais compradores e os prestadores de serviço.
Eles basicamente são quem COMPRA o necessário para atendimento em saúde direto do governo, e quem PRESTA esse atendimento: os General Practitioners (UPAs britânicas)
O problema é que aumentar a quantidade de gente entre quem COMPRA e quem ATENDE... significa aumentar a burocracia e até o tempo de demora pra exames, consultas futuras e afins!
Essa é, inclusive, uma das frequentes reclamações do NHS britânico!
Afinal de contas, COMO QUE FUNCIONA o tal do NHS? Qualquer um pode se atender? EU posso chegar lá e ser atendida?
NÃO!
Essa é uma das principais diferenças do NHS, o "papai SUS", pra gente - o SUS raíz. O NHS é só pra residentes comprovadamente legais na Inglaterra!
E o funcionamento é MUITO semelhante (talvez igual) ao do Canadá, da França, Cuba e, claro, ao nosso!
Aqui quem tem convênio não percebe TANTO, e eu vou explorar isso bastante amanhã, mas também existe o conceito do "médico da família" que te encaminha pra um especialista.
Na Inglaterra, essa "clínica geral" é a tal da "General Practitioners" - os "médicos generalistas".
É tipo um postinho do bairro (ou UPA) que atende a vizinhança. Os atendimentos são básicos e tipo uma "avaliação inicial". Lembra da "atencíon primária de salud?" de Cuba?
Essa "atenção primária" é um dos princípios da medicina socializada!
Ela foca não só na integralidade e contextualização com tooooda a sua vida (por isso o médico da família acompanha você meio que "pra sempre" no Canadá ou França); ela foca nos cuidados primários e básicos :D
Só então, depois de passar por esse médico ""geral"", você pode ser encaminhado pra um atendimento mais específico, ou exames necessários...
Aqui quem tem convênio só pega o livro e vai direto no nutricionista... [>EU< acho que faz mais sentido o atendimento GERAL > ESPECÍFICO!]
Só que pra usar esse "GP" você tem que se cadastrar no sistema de saúde britânico!
Leva um tempo até você receber o seu "número do NHS" e até lá meio que... tu tem que pagar as consultas privadas mesmo (e elas não são baratas KK)
Curiosamente, alguns serviços NÃO SÃO de graça!
Dentista, por exemplo, NÃO É GRATUITO!
O governo pede uma "contribuição" pro serviço. Então você tem um preço dividido em "3 níveis" de complexidade de serviço - que vão ficando mais caros ne kkk
Se você for "coberto" pelo NHS, você paga dentro dessa tabela. Do contrário... 💸
As GPs, inclusive, funcionam através da marcação de consultas - e aí pode ser unicamente pro MESMO dia ou pro futuro (vai depender da GP do bairro!) - ou podem ser GPs de "walk-in".
Tu passa pelo postinho, entra e espera uma consulta! Esse "conceito" também existe no Canadá.
Pra atendimentos emergenciais é óbvio que você pode ir direto no GP ou nos grandes hospitais!
[você também pode ligar pra um número de "emergências" e outros de "emergências MUITO graves"]
E os remédios que você tiver que comprar, meio que são todos tabelados por um preço ÚNICO
[isso é meio polêmico, porque é ótimo pra remédios muito caros! Digamos um remédio pra câncer que é 500 libras - você vai pagar somente as 9 libras tabeladas.
Mas um paracetamol de 2 libras? Bom, vai pagar as 9 libras tabeladas!]
Existem alguns benefícios sociais do governo pra galera ficar realmente ISENTA de pagar tudo!
São os menores de 18, idosos, pessoas em condições vulneráveis, grávidas (e que pariram há até 1 ano) e por aí vai.
E os turistas? Imigrantes? É......... Aí não tem nada de graça não.
Turistas, imigrantes que ainda não são cadastrados no sistema do NHS, imigrantes em situação irregular, britânicos (!!) que não são residentes oficiais...
Essa galera toda PAGA. Obviamente caso necessário, você será atendido normalmente e DEPOIS a conta vai chegar :D
[esse será o principal tema da 'parte 2' desse meu #fiodasaúde: imigrantes!]
Por hoje, quero destacar a conversa do Moore com um britânico sobre essa "privatização":
Moore: "e se a Srta. Thatcher tivesse declarado o FIM do NHS?"
Ele: "seria a revolução".
[fica a inspiração]
Espero que tenham curtido. E quem acertou aí que era a Inglaterra, ganha uma foto do meu gato KKKKKKKKKK
Amanhã vamos de SUS!
Você pode acessar rapidamente os fios anteriores (🇺🇸, 🇨🇦, 🇫🇷) aqui:
Não igual à do Canadá (não-essencial é pago). Nem igual à da França (o governo só cobre uma %). Tbm não é igual à do Reino Unido ("contribuição" pra dentista). E nem dos EUA (tem que escolher o dedo + barato).
O país de hoje eliminou a transmissão de HIV de mãe para filho, desenvolveu a vacina para a meningite em 1985, erradicou o analfabetismo em 2017 e teve seu sistema de saúde considerado um exemplo a ser seguido pela OMS!
Gostasse, foi? Então arruma a mala e bora pra CUBA!
[avisos: 1) eu não quero morar em Cuba, então agradeço de antemão quem me mandar pra lá, mas a menos que vc me dê uma passagem pra visita pós-pandemia, eu vou estar recusando kk
2) Eu não "escolhi Cuba" para falar! Peguei os países que o Michael Moore visitou no filme dele! ⏭️]
SiCKO é de 2007 e nele o Moore fala sobre sistemas de saúde, focando obviamente nos EUA.
Moore apresenta vários dados e entrevistas com pessoas com e sem plano de saúde por lá, e depois visita alguns países com "medicina socializada" (como Cuba!).
infelizmente o fio de hoje sobre saúde cubana não vai rolar porque eu estou doente (que irônico! kkk) e não estou conseguindo olhar pra telas nesse momento. Vou dar uma descansada boa.
Amanhã, 21, já é?
Enquanto isso, lê os fios sobre EUA, Canadá e França: ⏭️⏭️
"Os EUA alertam para o perigo da medicina socialista! Ela é a principal porta de entrada para a disseminação do comunismo no país" [seguido de uma cena com mineradores cantando em russo].
É assim que o EUA fala do sistema de saúde CANADENSE. Mas calma. É isso mesmo?
Vamo de 🧶
[pra você não ficar de fora da festa, dá uma lida depois no fio que eu escrevi ONTEM falando sobre o sistema de saúde dos EUA.
Basicamente eu vi o filme SiCKO, fiquei com ódio e resolvi vir compartilhar esse ÓDIO (depois de gritar que nem o @cauemoura )