O país de hoje eliminou a transmissão de HIV de mãe para filho, desenvolveu a vacina para a meningite em 1985, erradicou o analfabetismo em 2017 e teve seu sistema de saúde considerado um exemplo a ser seguido pela OMS!

Gostasse, foi? Então arruma a mala e bora pra CUBA!
[avisos: 1) eu não quero morar em Cuba, então agradeço de antemão quem me mandar pra lá, mas a menos que vc me dê uma passagem pra visita pós-pandemia, eu vou estar recusando kk

2) Eu não "escolhi Cuba" para falar! Peguei os países que o Michael Moore visitou no filme dele! ⏭️]
SiCKO é de 2007 e nele o Moore fala sobre sistemas de saúde, focando obviamente nos EUA.

Moore apresenta vários dados e entrevistas com pessoas com e sem plano de saúde por lá, e depois visita alguns países com "medicina socializada" (como Cuba!).

O Moore NÃO SÓ visita Cuba, como leva os seus entrevistados pra lá!

Essas pessoas não tiveram tratamentos aprovados ou sequer poderiam se tratar nos EUA! Em Cuba, tiveram tratamento gratuito!

[um remédio inclusive custou 5 centavos, enquanto nos EUA era 120 DÓLARES 🎥]
Por que ele fez isso?

Os EUA tem uma propaganda fortemente contra a medicina socializada. Vemos até hoje isso em discursos de republicanos se posicionando contra essa 'prática' que seria "porta para o comunismo".

(eu falei disso no fio canadense:

)
Ele vai para também para mostrar o que é REAL na relação Cuba x EUA.

Muitos brasileiros também têm atacado Cuba e o seu "sistema de saúde comunista" especialmente por causa do Mais Médicos [que foi cancelado em 2018, mas que talvez possa voltar]:

bit.ly/3scAAjY
[e é no mínimo irônico porque na verdade o Brasil já meio que recorreu à ajuda da medicina cubana ANTES!

Em 1996, depois de um acidente com césio-137, 52 vítimas de exposição à radiação foram pra Havana serem tratadas lá. Doideira rapaz]

bit.ly/2Qha8IG
O Mais Médicos, aliás, é um dos contratos recorrentes que Cuba faz.

Isso porque a "exportação de médicos" (esse termo existe? kk) é simplesmente uma das PRINCIPAIS rendas de lá! Só em 2014, Cuba faturou aí papo de 8 bilhões de dólares [mais do que no turismo internacional!!!11]
E essa cooperação internacional não é de hoje não, tá? Ela começou lá em 1960, com um terremoto que matou 5 mil pessoas no Chile. Nessa época, Cuba tinha passado pela famosa 'Revolucíon' e estava remodelando TODO sistema de saúde!

Eles ajudaram o Chile e, 10 anos depois, o Peru!
Com o tempo, essas "ajudas internacionais" se tornaram cada vez mais frequentes! Eram furacões, terremotos, cheias... e inclusive o acidente nuclear de Chernobyl.

Ao todo, foram quase 23 mil crianças tratadas por Cuba - o que se estendeu até quase 2017!

bbc.in/3tjJ5uY
Existem vários programas de colaboração internacional com Cuba. A "Operacíon Milagro" é voltada para atendimento e tratamento de pessoas cegas e de baixa visão; enquanto o "Plano Integral de Saúde" é realmente a "troca" de médicos cubanos por serviços ou bens do outro país.
[e eu coloco "trocas" porque é meio como se fosse um acordo, um contrato mesmo.

Cuba oferece seus serviços de atendimento médico, porque eles são muito bons. E o outro país retorna em bens (como a Venezuela em petróleo) ou em dinheiro mesmo, se for o caso]
Agora, DENTRO de Cuba o chamado Sistema Nacional de Saúde (SNS) é dividido em quatro níveis de atendimento, de forma gratuita e universal, íntegra e com equidade.

O que isso significa? O mesmo que o nosso SUS: é pra todos, sem distinção de classes ou economia.
O SNS é financiado EXCLUSIVAMENTE por recursos que chegam do governo nacional cubano. Essa grana é recolhida toda pelo Ministério de Saúde Pública, e é distribuída entre os diferentes níveis de atendimento e suas unidades.

Isso é feito em assembleias provinciais ou municipais.
E pra entender melhorzinho como que é o SNS, a gente tem que pensar que ele foi todo "idealizado" em 1960, depois da revolução cubana.

Surgiu então o conceito de uma saúde universal e com equidade, além da "atención primaria de salud" (APS). Ou seja, eles quiseram basicamente:
Ampliando a quantidade de postos médicos, maternidades e policlínicas em áreas rurais.

Aumentar a quantidade de médicos (porque tinha só 3 mil em Cuba e 1 universidade de medicina!) e integrar os médicos e enfermeiras à realidade dos pacientes - com a famosa clínica da família.
E aí entram os tais "níveis de atendimento" - que são 04 ao todo!

O primário (que seria meio que municipal) tem ampla cobertura, baixa complexidade de atendimentos e inclui equipes de saúde básica (ESB), grupos de trabalho básico (GTB) e os Médicos e Enfermeiras da Família (MEF)
Esse conceito de "médico da família" representa aí o princípio da integralidade médica. Ou seja, entender que além da doença, existe um contexto psicológico, social...

Essa pessoa vai te atender e caso necessário, vai te encaminhar para atendimentos mais específicos.
Eles também fazem consultas em casa, assistências educativas de saúde, além de monitoramento de epidemias e controle e contribuem para o "Programa de Controle de Doenças Transmissíveis".

Tipo o controle (e eliminação!) do HIV passado de mãe para filho.

bit.ly/3a6uGdR
Esse "nível primário" de atendimento, então, é aquele mais básico, menos complexo. Onde você é atendido em um Consultório de MEF, com acesso a uma Equipe de Saúde Básica (que inclui ginecologia, pediatria, psicóloga, supervisora de enfermagem, assistente social, técnicos... etc)
Esse nível primário de atendimento cobre logo 80% dos problemas de saúde da população!

E são as POLICLÍNICAS (com 25 serviços de saúde diferentes) que conectam o nível 1 com o secundário de atendimento. Isso porque elas não fazem internação, mas os hospitais regionais fazem.
Esses hospitais regionais e municipais são para onde os doentes são encaminhados quando o atendimento em policlínicas não é o suficiente.

Aqui são 15% dos problemas de saúde! E nesse caso, você tem uma cobertura hospitalar "menor" (porque os hospitais são mais localizados).
E os últimos níveis de atendimento (o terceiro e quarto) são BEM mais complexos e atuam com a internação direta. Aqui, falamos de 5% dos problemas de saúde da população.

Os hospitais de atendimento nível 3 englobam internação para diagnósticos e os de nível 4 são os de UTI e tal
Tudo isso é administrado SOMENTE por profissionais da saúde! Inclusive, Cuba tem uma quantidade de cursos e de opções para médicos, enfermeiros e afins que é ABSURDA.

Por conta do "mais médicos", o país passou a investir muito no trabalho técnico também, na profissionalização.
Esse financiamento todo na saúde tem algum preço, claro. O gasto per capita, até 2011, tinha aumentado em 300%!

E Cuba é simplesmente um dos países que mais destina parte do seu PIB para a saúde! Em 2014, esse valor foi 11% do PIB (maior que Canada e Reino Unido!) ⤵️📊
E inclusive quando a gente compara esse "gasto do PIB" de Cuba com médias continentais (tipo, América Latina inteira, União Europeia, Ásia...), o país segue em 3° maior investimento de PIB na saúde!

Só fica atrás dos EUA e da França [tudo em 2014].

📊 @OurWorldInData
Esse grande investimento é perceptível em algumas estatísticas muito importantes pra se analisar a qualidade de saúde de um país.

A mortalidade infantil é uma delas e, em 2010, Cuba atingiu a marca de MENOR mortalidade infantil das Américas (5 em cada mil crianças!).
A expectativa de vida é outro marco muito importante para se entender o impacto da saúde na qualidade de vida das pessoas.

Aqui no gráfico do @OurWorldInData , tem a expectativa de vida dos 6 países visitados por Moore. EUA e Cuba estão praticamente empatados!
Não por acaso, o diretor-geral da OMS disse que Cuba era um "modelo a ser seguido"! Não só pelo altíssimo investimento em saúde, como pela organização e especialmente no que se refere às tais colaborações internacionais.

bit.ly/3shtjzc
Apesar disso, existem muitas críticas internas ao SNS: instalações com estruturas precárias, recursos necessários para atendimento em falta, tempo de espera para consulta descomunal, serviços que não atendem toda a população (como oftalmologista) e....

... a falta de médicos!
Acaba que o salário dos médicos EM CUBA não é exatamente dos melhores. E por isso muitos se voluntariam nessas colaborações internacionais (os chamados "exércitos de jaleco"), que pagam bastante bem.

bit.ly/2Qe4NBL
Além disso, existem algumas ~questões envolvendo o programa desses exércitos de jaleco. A Human Rights Watch está denunciando o país por "normas repressivas" em relação a esses profissionais em algumas missões.

bit.ly/328O0mn
Sobre a infraestrutura, muito se tem associado a uma crise econômica que aconteceu na década de 90 e aí apertou o país inteiro.

Hoje em dia, com altos investimentos, as coisas têm voltado a caminhar pra frente - e se destacando durante a pandemia.

bit.ly/3mIfit5
E diferente do que a gente viu no Canadá e França (e o que existe aqui no Brasil, né), eu não achei planos de saúde privados em Cuba.

Isso porque depois da revolução de 60, o que se instaurou foi uma completa renúncia ao sistema PRIVADO de medicina.
E é isso rapazeada kk

Se eu lembrar de algo mais legal eu acrescento depois ou menciono/comparo em fios futuros (vcs devem ter notado isso nos fios do Canadá e da França também kk).

Espero que tenham curtido e... COMPARTILHEM. Amanhã tem um outro país e quarta... SUS!
Vou deixar aí pra vocês uns artigos muito massa que eu achei enquanto estava estudando sobre o SNS:

História do SNS: bit.ly/3wQBSEJ

SNS em si: bit.ly/3tcvdCs

SNS em si + legislações e etcs: bit.ly/3e1xQ3C
FIOS ANTERIORES:

EUA 🇺🇸 - 100% privado, pique escolher o dedo + barato.



Canadá 🇨🇦 - SÓ público e fé



França 🇫🇷 - é de graça mas nem tanto. precisa de auxilio do governo pra completar o auxilio do governo

E pra quem quer ler diretão:

E AMANHÃ TEM ENQUETE PRA VER QUEM ACERTA O PRÓXIMO PAÍS VALENDO FOTO DO MEU GATO. RT se você gostou do prêmio -q

É isso. FUI

@threadreaderapp unroll
OBS: #FiodaSaude

Eu sou burrona e esqueci minha própria tag??? KKK

É isso aí. Boa noite e fé nas criancinha

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with 🏳️‍🌈Beatriz Ramos🌎 #FioClimáticoBR

🏳️‍🌈Beatriz Ramos🌎 #FioClimáticoBR Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ABeatriz_RO

14 Apr
O sistema de saúde do dia é conhecido como um dos mais antigos e melhores do mundo! É motivo de orgulho para sua população e, inclusive, foi a fonte inspiradora para o NOSSO SUS.

Bota o leite no chá, pega o expresso e vem saber sobre o NHS! É nóis que voa bruxão! 🧐😎🍵
O NHS é o National Health Service que, em "britanês", significa "Serviço de Saúde Nacional".

Ele foi criado em 1948, no pós-guerra, quando a população percebeu que tinha que cuidar da sua gente. Antes disso, era meio que um "seguro" de saúde e só 1/3 da população era coberta!
Inclusive, os médicos generalistas da época eram autônomos e os médicos especialistas (tipo, cardiologista) trabalhavam nos hospitais por mixarias.

O financiamento da saúde era por contribuições sociais dos próprios trabalhadores, dos empregadores e um pouco do governo.
Read 32 tweets
12 Apr
Fala galera

infelizmente o fio de hoje sobre saúde cubana não vai rolar porque eu estou doente (que irônico! kkk) e não estou conseguindo olhar pra telas nesse momento. Vou dar uma descansada boa.

Amanhã, 21, já é?

Enquanto isso, lê os fios sobre EUA, Canadá e França: ⏭️⏭️
Read 4 tweets
10 Apr
Hoje tem mais fio sobre o sistema de saúde de outro país!

E aí, quem tu acha que vai ser hoje?

[E se vc perdeu os fios anteriores, sobre o sistema de saúde dos EUA 🇺🇲 e do Canadá 🇨🇦 não tema: os links estão nos dois próximos tweets ⏭️⏭️]

Resposta hoje diretão no fio. Até 😎
Sistema de saúde EUA inspirado no filme do Michael Moore: SiCKO [2007]

E o fio do Canadá e sua medicina socialista:

Read 5 tweets
10 Apr
"Os EUA alertam para o perigo da medicina socialista! Ela é a principal porta de entrada para a disseminação do comunismo no país" [seguido de uma cena com mineradores cantando em russo].

É assim que o EUA fala do sistema de saúde CANADENSE. Mas calma. É isso mesmo?

Vamo de 🧶
[pra você não ficar de fora da festa, dá uma lida depois no fio que eu escrevi ONTEM falando sobre o sistema de saúde dos EUA.

Basicamente eu vi o filme SiCKO, fiquei com ódio e resolvi vir compartilhar esse ÓDIO (depois de gritar que nem o @cauemoura )

]
Tem muitos grupos [republicanos] dos EUA que criticam a tal da "medicina socialista" na qual é pautado todo o sistema de saúde canadense.

E eu não exagerei falando da "ameaça vermelha"! Essa foi a estratégia do país pra fazer a população QUERER tudo privado. Créditos ao Nixon ⤵️
Read 30 tweets
9 Apr
Você cortou dois dedos enquanto preparava o jantar. Com urgência, você corre para o hospital e pede por atendimento.

Chegando lá o médico informa: um dedo vai custar 60 mil o remendo e o outro "apenas" 12! E aí? Qual vai ser?

Absurdo? Era assim nos EUA até 2009 :)

Segue o 🧶
Em "SiCKO" (2007), de Michael Moore, vemos, no começo, algumas entrevistas de pessoas dos EUA.

Tanto as "seguradas" por planos de saúde, quanto aquelas que não poderiam pagar pelo serviço - ou que foram negadas pelo histórico de "doenças crônicas" como diabetes ou... clamídia? Pôster do filme SiCKO, de Michael Moore. No centro da image
E aquele exemplo inicial? Foi de um dos entrevistados de Moore.

Caso queira saber, o acidentado escolheu o dedo mais barato, afinal de contas... É pra isso que serve o sistema de saúde, não é?

(Obs.: HOJE 72mil dólares equivalem a 401.839,20 mil reais. E aí, pagaria?) Captura de tela do site do Banco Central do Brasil. Na tela
Read 34 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!