A vida nos oferece inúmeras oportunidades para provarmos não sermos idiotas. Pedro Bial desperdiçou uma boa ontem. E de graça. uol.com.br/splash/colunas…
Como bem lembrou muita gente aqui, Bial foi alegre e faceiro aos EUA entrevistar Olavo de Carvalho, mentiroso contumaz e inspirador do uso de fake news como arma política (ele chama isso de guerra cultural).
Também não consta, lembra o @leoeoleo, que Bial tenha requisitado um polígrafo para entrevistar a deputada e pastora Flordelis, ré em processo em que é acusada de matar o marido.
Entrevistado que mente tem todo dia nesta profissão. Cabe ao entrevistador se preparar para expor e confrontar as mentiras. É do jogo.
Bonus track: Bial é biógrafo do patrão. Segundo a hoje colega de casa (e esta sim grande jornalista) Renata Lo Prete, em vez de produzir uma reportagem, Bial prestou “reverência” a Roberto Marinho. www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/f…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rafael Moro Martins

Rafael Moro Martins Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rafaelmmartins

15 Apr
Fonte da Polícia Federal: o delegado o delegado Alexandre Saraiva, que pediu ao STF para investigar o ministro Ricardo Salles, está com o pescoço na guilhotina. Perderá o cargo nas próximas horas.
O caso que deverá custar o cargo a Saraiva – por óbvia interferência do governo – é este aqui. www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/…
O @TheInterceptBr vem contando há mais de um ano como o governo Bolsonaro, via Salles e Eduardo Bim, afrouxa a fiscalização e favorece o desmatamento ilegal. Saraiva, a ser confirmada a demissão, será outra vítima da "boiada passando".
Read 4 tweets
4 Apr
Flavia Lima, ombudsman da Folha: “Imagine um grupo relativamente coeso que apoiou um candidato a presidente saído de suas fileiras, tem a vice-presidência, sete ministérios, cerca de 2.500 cargos só no Executivo federal...” (+)
...”assegurou reajustes de remuneração no Orçamento e, ainda assim, diz que não se dobrou à política. Qual a chance dessa tese ser acolhida sem muita reflexão? Alta, se esse grupo for de militares e a leitura de suas movimentações for feita pela imprensa”. www1.folha.uol.com.br/colunas/flavia…
Pedindo perdão pelo cabotinismo, @demori e eu brandimos essa tese já na terça-feira, dia em que boa parte da imprensa jogava confete nos militares. Ainda não leu?👇 theintercept.com/2021/03/30/imp…
Read 4 tweets
8 Mar
👇🧶Questões sobre a decisão inesperada de Fachin:
1. As ações movidas pela defesa de Lula pleiteando a suspeição de Sergio Moro perdem objeto? Aparentemente, parece que sim.
2. O juiz de primeira instância de Brasília terá que refazer todo a instruçã do processo contra Lula?
2 (continuação). Ou poderá usar a instrução (isto é, oitiva de testemunhas etc.) conduzida por Moro? Se permitir isso, o STF não está na prática criando na marra a figura do juiz de instrução?
3. Por que Fachin voltou agora a um ponto repisado pelas defesas logo no início da LJ?
3 (continuação). O próprio STF, em diversos momentos, ratificou (ainda que sem embasamento legal) a competência da vara de Curitiba para crimes cometidos na Petrobras (cuja sede é no Rio). Por que Fachin mudou de ideia?
4. O que irá acontecer com processos de outros réus da LJ?
Read 5 tweets
3 Feb
Uma daquelas grandes ironias da vida: a Lava Jato acabou no mesmo dia em que o Centrão atropelou e ganhou o comando da Câmara dos Deputados com Arthur Lira. Ele é do PP, o partido mais enrolado nas investigações da operação. E teve o apoio de Bolsonaro, o presidente da Lava Jato.
Paulo Roberto Costa, o primeiro diretor da Petrobras preso pela operação, cobrava propina para o PP. Alberto Youssef, o doleiro a quem @SF_Moro brindou com um segundo acordo de delação mesmo após ele descumprir o primeiro, operava para José Janene, capo do PP.
O PP foi alvo da primeira (e, até onde a memória alcança, única) ação de improbidade movida pela Lava Jato contra um partido. (Partidos políticos são pessoas jurídicas. E pessoas jurídicas não podem responder a ações criminais.) conjur.com.br/2017-abr-07/ju…
Read 4 tweets
2 Feb
A @gazetadopovo fez matéria com elogios ao canal de YouTube que associou prostituição a uma repórter da @folha. O texto sequer menciona o caso, que está no Supremo.
A @gazetadopovo diz em seu site acreditar fazer um jornalismo "capaz de mover as pessoas em direção ao bem, incentivando cada um a ser uma pessoa melhor". Aparentemente, isso inclui elogiar quem ofende a honra de uma jornalista que produz reportagens que incomodam o governo.
Read 4 tweets
1 Feb
Após desistir do impeachment de Bolsonaro, Rodrigo Maia trabalha para levar a eleição ao segundo turno. Incentiva a candidatura avulsa de Marília Arraes, apesar do PT estar no bloco que apoia Baleia Rossi e com isso já ter direito a uma cadeira na mesa diretora.
O PDT pode seguir o mesmo caminho, com uma candidatura avulsa do deputado Flavio Nogueira (autorizada por Carlos Lupi). Esses movimentos em tese reduzem a chance de deputados desses partidos abraçarem Arthur Lira no escurinho da cabine de votação.
Lira, por sua vez, age para criar dissidências nos partidos fechados com Baleia. Já conseguiu levar o DEM de Rodrigo Maia. O prazo para inscrição de candidaturas à presidência termina às 17h – em dez minutos.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!