1)Todos esses 50 milhões de doses foram: a) adquiridos no exterior durante a gestão do General Pazuello no MS e minha no MRE; ou b) produzidos no Brasil com insumos importados durante as gestões de Pazuello e minha.
Desde que deixei o cargo, não chegaram novas vacinas.
Fio >>
2)O anúncio em 17/4 de que chegarão 4 milhões de doses da AZ pela COVAX em maio fica aquém da promessa que já havíamos obtido durante nossas gestões (+8 milhões de doses até fim de maio). 800mil doses da Pfizer a serem recebidas em junho (anúncio em 14/4) não compensam o déficit.
3)A China já havia liberado a exportação de novos lotes de insumo da AZ ao Brasil durante minha gestão. Segundo informado pela Fiocruz em 25/3, o primeiro desses carregamentos chegou no próprio dia 25 e os demais chegariam na semana seguinte, para um total de 23 milhões de doses.
4)Autoridade chinesa informou, em 26/3, que o Brasil era, naquele momento, líder entre 50 países que recebem vacinas e insumos de vacinas produzidos na China. (Já após minha saída do MRE noticiou-se que a China atrasaria o fornecimento de insumos ao Butantã.)
5)A Índia continua não exportando vacinas ao Brasil por problemas logísticos e outros desde fevereiro, após haver-nos exportado 4 milhões de doses da AZ (tendo o sido o Brasil, em minha gestão, o primeiro país a receber vacinas fabricadas na Índia).
6)Os EUA continuam não liberando vacinas de seu excedente para exportação ao Brasil, nem para quaisquer outros países, exceto seus vizinhos México e Canadá.
7)Uma antecipação do fornecimento de 2 milhões de doses da vacina Pfizer foi obtida pelo PR Bolsonaro diretamente junto à empresa em 14/4, segundo o MS, e não envolveu intervenção diplomática. (Uma antecipação mais volumosa já havia sido obtida pelo governo durante minha gestão.)
8)Quando deixei o cargo, já havia preparado todas as condições logísticas e diplomáticas para aquisição da vacina Sputnik da Rússia e Covaxin da Índia, dependendo apenas da aprovação da ANVISA, sobre a qual obviamente eu não interferia.
9)A posição do Brasil sobre negociações na OMC acerca da possível quebra de patentes, anunciada em nota de 9/4, é exatamente aquela que eu já havia determinado e, inclusive, explicado ao Congresso: buscar uma terceira via de consenso, apoiando os esforços da DiretoraGeral da OMC.
10)Assim, a situação do Brasil em todas as frentes de obtenção de vacinas (China, Índia, EUA, Rússia, COVAX, OMC) não mudou desde q deixei o cargo, ou mesmo em alguns casos sofreu adiamentos depois disso. Dificuldades seguem no mundo todo. Minha atuação não foi empecilho p/ nada.
11)Pelo contrário. Ajudei a implementar a estratégia traçada pelo Ministério da Saúde, que mantém o Brasil -como já em minha gestão- na posição de 5º país que mais vacina no mundo e um dos únicos com previsão de vacinar toda a população ainda em 2021, tal qual os EUA, Israel e UK
12)Nunca houve uma crise de vacinas. A política externa que conduzi jamais acarretou problemas à vacinação. O que houve foi a armação de uma falsa narrativa, como parte da tentativa de extinguir a chama transformadora e popular do governo e retirar o MRE desse projeto.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ernesto Araújo

Ernesto Araújo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ernestofaraujo

11 Mar
Só para recordar como era a política externa da Era Lula:

hostilizar os EUA e a Europa, ignorar o Japão, discriminar Israel, desvincular o Brasil dos países desenvolvidos e das democracias, fechar a América do Sul para criar um bloco coeso de corrupção, terrorismo e crime,➡️
confraternizar com antissemitas, financiar ditadores, defender na ONU a agenda anti-vida e anti-família, perder acordos comerciais, abandonar nossos exportadores e investidores para não incomodar os aliados na Argentina e Bolívia, desindustrializar o país,➡️
ser chamado de anão diplomático, ajudar Chávez e Maduro a destruírem a Venezuela, adotar atitude submissa diante da China, ofender a África, falar de paz e cooperação p/ esconder a roubalheira, desprezar o sentimento conservador e cristão do povo brasileiro, etc. ➡️
Read 4 tweets
10 Mar
CNN gets it all wrong on Brazil and Covid.
Here are the facts:

•After a Supreme Court ruling of April 2020, State Governors -not the President- have, in practice, all authority to establish/manage all social distancing measures.

•President Bolsonaro sent US$ 98 billion to...>
the States in 2020 to keep and expand their public health systems with more ICU beds etc (number of ICU beds had decreased under previous Presidents)

•The President created a direct transfer program with US$ 47 billion reaching 67 million poor people, those most affected by...>
the social isolation measures (adopted by the State Governors) and the ensuing economic crisis.

•The President always stimulated the search for Covid treatment with either existing or new drugs, and advocated the principle that Doctors should be allowed to prescribe...>
Read 10 tweets
7 Jan
-Há que lamentar e condenar a invasão da sede do Congresso ocorrida nos EUA ontem.

-Há que investigar se houve participação de elementos infiltrados na invasão

-Há que deplorar e investigar a morte de 4 pessoas incluindo uma manifestante atingida por um tiro dentro do Congresso
- Há que reconhecer que grande parte do povo americano se sente agredida e traída por sua classe política e desconfia do processo eleitoral.
- Há que distinguir “processo eleitoral” e “democracia”. Duvidar da idoneidade de um processo eleitoral NÃO significa rejeitar a democracia. Ao contrário, uma democracia saudável requer, como condição essencial, a confiança da população na idoneidade do processo eleitoral.
Read 7 tweets
25 Jul 20
1/Há um ano e meio procuro explicar o novo Brasil ao mundo, nossa luta para desmantelar o sistema de corrupção e atraso, nosso compromisso e fé na liberdade e democracia, nosso projeto de erguer uma nação próspera e soberana alicerçada nos valores e identidade do povo brasileiro.
2/ Nossa política externa tem contribuído não só para explicar mas para realizar esse novo Brasil, mediante novos acordos comerciais fundamentais a uma economia dinâmica integrada ao mundo, pela defesa de nossos valores e pela criação de parcerias com as grandes democracias.
3/De fato, estamos criando as parcerias internacionais que contribuem a mudar a lógica de nosso sistema: saindo de uma economia estatista geradora de corrupção, voltada aos interesses dos políticos, para uma verdadeira economia de mercado, voltada aos interesses dos cidadãos.
Read 12 tweets
25 May 20
Para os amigos que, ao verem minha fala na reunião de 22/4, acham que defendi a "Nova Ordem Mundial", esclareço: é exatamente o contrário. Critiquei a globalização cega aos valores e à liberdade. "Nova Ordem Mundial" é um dos nomes dados a essa globalização cega e desumanizante.
Usei o termo no sentido genérico de “uma nova ordem mundial”, ou seja, de uma nova estrutura mundial de poder. Não me referi à “Nova Ordem Mundial” (NOM) que se tornou marca registrada de um globalismo desenraizado, materialista e antinacional.
Sustento que o Brasil pode participar, com alguns outros países democráticos, na construção dessa nova estrutura baseada na liberdade, na democracia e na soberania, tendo como protagonistas as nações e não organismos supranacionais ou interesses escusos ditos "globais".
Read 5 tweets
10 May 20
Os ex-Ministros da Bolha, um ex-Presidente e eterno ídolo da Bolha, ficam repetindo seu mantra patético, tentando compensar com estridência a falta de ideias. (Uma mentira publicada em quatro “grandes” jornais vale infinitamente menos do que uma verdade escrita num papel de pão.)
Eles recitam: “subserviência aos EUA”, “Brasil isolado da governança global”, “Brasil perdendo prestígio”, “interesses nacionais sendo prejudicados”...

Venham aqui para fora da bolha para ver como é o Brasil de verdade, como é o mundo de verdade.
Aqui não há qualquer subserviência. Forjamos uma aliança de iguais entre duas imensas democracias, Brasil e EUA, uma aliança que, antes de mais nada, é p/ defender essa Democracia que vocês tanto temem porque já não conseguem manipulá-la. Aliança p/ promover a liberdade no mundo.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!