LEITURA DE BALANÇO: Hoje eu dou início a temporada 31.03.21 com Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. para os mais íntimos Usiminas e para a galera do mercado financeiro #USIM3, #USIM5 e #USIM6 . Balanço publicado na sexta dia 23.04.21!
Balanço: eu gosto de contador(a) que consegue colocar o balanço tudo na mesma página, coisa linda!
Caixa: Redução brusca de Contas a receber e Estoques, além de um valor maior de IR e alocação de título imobiliário. Vale ressaltar o impacto em 2020 de um Impairment.
Contas a receber: Basicamente diminuiu o saldo Vencidos, um acréscimo leve de provisão e um aumento sútil em a receber no exterior.
Estoque: Empresa aumentando suas posições de PA e MP. Algo de se esperar visto o aumento dos preços e a empresa tem "pulmão" para estocar.
Tributos: a empresa chegou à marca de MEIO BI em impostos a recuperar, destoque para ICMS e IPI. O ponto curioso é que o saldo era zero de IPI em anos anteriores, será que foi um novo produto ou uma mudança na alíquota?
Deposito Judicial: Empresa reverteu e compensou parte dos 740 milhões durante o período, fechando em 544 milhões de depósitos, saldo continua alto porém temos um bom giro.
Investimento: todas as empresas do grupo (contadoras, jv e coligadas) apresentam lucro, excelente! PORÉM, será que deu lucro pq elas são Operacionalmente boas ou deram Lucro pois surfaram na onda do aumento dos preços ? Reflita e me fale.
Imobilizado: Maior saldo do balanço basicamente andou de lado.
Empréstimos: sem novas captações e um pagamento simbólico (perto do total) de principal, ponto importante para os investidores é que a dívida está 95% dela alocada em 2026. A pergunta é: a empresa tem poder de formação de caixa para pagar 4 bi daqui 5 anos?
Impostos a pagar: Aumento de 46% do saldo em várias esferas.
Contingência: A empresa tem 799 milhões de provisões de naturezas diversas e apenas 222 milhões depósitos, logo temos uma provável saída de caixa de 577 milhões. Outro ponto é que temos MAIS 6,5 BILHÕES de contingências possíveis (não registradas no balanço) conforme destacado.
Aposentadoria: A empresa tem plano de aposentadoria para os funcionários que estão na casa de 1,5 BI.
RESUMÃO:
Pontos positivos: Alta dos preços, alto do dólar, boa gestão de formação de estoque.
Pontos negativos: Empréstimos em 2026, Contingências prováveis de 700 milhões e 6,5 bi de possível e aumento dos tributos a pagar em 46%
LEITURA DE BALANÇO: #MDIA3 (M. Dias Branco) de Fortaleza/Ceará para o Mundo! Grandes marcas que fizeram e fazem parte das nossas vidas, o grande problema de ler este balanço foi ler a palavra Biscoito várias vezes, por favor atualizar c/ BOLACHA! Não quero discutir disso OK ?
Balanço: para quem começou com uma padaria na década de 30 e agora com 9 bi de ativo total, parabéns!
Caixa: 1,2 bi no caixa, com um passivo extremamente controlado... a pergunta é o que o senhor irá fazer? Com base no fluxo de caixa deixo os principais impactos em amarelo.
LEITURA DE BALANÇO: #BEEF3 Durante a leitura do balanço da Minerva fiquei tentando relacionar a Deusa da sabedoria (equivalente romana da deusa grega Atena) com o business de frigorifico, mas ñ tive êxito neste pensamento filosófico, sem mais delongas vamos a contabilidade raiz!
Balanço: bem objetivo destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas.
Fluxo de caixa: alguns movimentos exoticos em que efeito do contas a receber andou na contra mão do estoque. Redução na captação de empréstimos e efeitos negativos de Dividendos/ações em tesouraria.
LEITURA DE BALANÇO: Eu tinha prometido para mim que não iria ler o balanço da #ENJU3 vulgo Enjoei depois que li a Carta ao mercado e de boa aquilo é extremamente enjoativo. Mas eu sou Contador e não desisto nunca...depois de muitos pedidos.
Balanço: Esperava mais para quem fez aquela carta ao mercado, eu queria ver um balanço colorido ou invertido ou algum efeito 3D. #chateado
DMPL: Isso q eu gosto! IPO com prejuizo acumulado de anos...Se não fosse o IPO este ano teriamos PL invertido ou negativo.... mas calma, se continuar assim daqui 4 anos ele vira.
LEITURA DE BALANÇO: #CVCB3 ou para os mais intimos CVC. Olha meus amigos e amigas como diria @mcmanocall "Este balanço tem muita treta até para Vinicius de Moraes"
Balanço: quando o passivo é maior que o ativo (qtd de contas) vc já fica espantado sem antes ver os números.
Contas a receber: impacto forte do covid19 em que podemos ver a queda 42%. O ponto que achei interessante foi mesmo com a queda do CR, a contabilidade aumentou o PDD (ifrs9)... primeira vez no Trimestre que vejo isso, parabéns (pé no chão).
LEITURA DE BALANÇO: Ambipar abriu capital em 13 de julho de 2020. Foi a primeira empresa de gestão ambiental a entrar na B3, não entendo mto do negócio mas vamos lá #AMBP3
Balanço: modelo clássico, conheci a empresa agora mas o Contador(a) já ganhou meu voto de confiança.
Fluxo de caixa: um ponto de atenção no CR em que teve um giro menor, fornecedor aumentou, outras contas a pagar o que será ? , aquisição de empresa, Aumento de capital (ipo), pagamento altissimo de empréstimos (economia de pgto juros provavelmente)