A partir de 2008 expoentes da direita brasileira tomavam as páginas de semanários pra falar sobre a problemática "doutrinação" nas escolas e universidades. A direita brasileira se retorcia a cada derrota e logo acharam bodes expiatórios em professores e pesquisadores.
Começaram a atacando as humanidades, rechaçando o conteúdo do ensino de história e gritando contra aulas de sociologia e filosofia no currículo do Ensino Médio. Não demorou para que avançassem sobre as ciências ambientais e, mais recentemente, sobre a medicina.
Em 2018, durante a campanha, conhecidos enchiam a boca para dizer que tudo seria melhor pois a direita sempre escolhia nomes "técnicos" e não estava impregnada de "ideologia". O atraso do Brasil, segundo eles, se daria por causa de figuras como Paulo Freire.
E não estou falando de pessoas sem instrução não, estou falando de gente com curso superior e meios. Tinham descoberto todo uma verdade "oculta" em publicações de whatsapp: um Brasil glorioso que desconheciam por causa dos "professores doutrinadores".
Pessoas que nunca tinham ouvido falar em Paulo Freire na vida trocavam textões e memes sobre como o pedagogo era nefasto. Trocavam aquelas montagens com frases e citações tiradas de sites, com direito a falseamentos tipo Decálogo de Lênin e coisas que Churchill nunca disse.
Esse material enganoso era usado para "revelar" o que estudantes aprenderiam nas escolas e universidades. Um choramingava por não haver uma disciplina numa federal que o ensinasse a ser trader. Outro jurava ter sido doutrinado no ensino médio mas tinha cursado colégio militar.
Um dia numa interação com um deles tentei explicar quem nenhuma daquelas frases sobre "corromper a família" tinha sido dita por Gramsci. Recebi uma resposta que não esqueço até hoje: "é claro que Grasmci disse isso: você não sabe de nada porque estudou demais".
A utopia dos "técnicos sem ideologia" não se materializou. Agora esses mesmos dizem que o problema é "o Brasil não tem jeito", "o brasileiro não respeita nada", e que o Bolsonaro é "uma merda" pois "é igual a todos os outros políticos".
Antes disso não faltou esperanças depositadas em Guedes e Moros. Ninguém fala mais sobre "doutrinação" e quando indagados sobre as presepadas do governo em torno de coropina e quetais eles meio que dão de ombros "foda né".
Muita coisa ali atrás era um ressentimento que parece quase inexplicável de maneira racional. Essas escolhas parecem mais estéticas e emocionais que qualquer outra. Minha dúvida é em que nível isso continua operando depois do tombo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carapanã

Carapanã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @carapanarana

25 Apr
Um RT = uma música boa
Pio Lobato - Andando no Chuvisco
Cul de Sac - Far Off, The Fabulous Serpent Whistles
Read 141 tweets
29 Mar
"A reportagem apurou que Bolsonaro pediu a saída de Azevedo após uma entrevista do general Paulo Sérgio, responsável pela área de saúde do Exército (...) o militar apontou a possibilidade de uma 3.ª onda da covid-19 no País e defendeu lockdown."
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Não dá pra dizer que o exército não é bom em reabilitar a própria imagem, com a devida ajuda da cria deles, aliás.
Aliás, pode ser esse o motivo da demissão: com a saída de Araújo o Bolsonaro deve fazer outra mini reforma ministerial pra se cercar de gente mais doida e tentar uma aventura ou, simplesmente, acomodar gente mais próxima do Centrão.
Read 5 tweets
29 Mar
"Sua gestão à frente da diplomacia brasileira acabou tendo um comando compartilhado com Eduardo Bolsonaro e o assessor Filipe G. Martins. Todos são seguidores do guru Olavo de Carvalho, que promove teorias conspiratórias."
dw.com/pt-br/ernesto-…
"Sob Araújo, o Itamaraty passou a implementar uma chamada agenda "antiglobalista”, endossando ataques de Eduardo Bolsonaro à China - o maior parceiro comercial do Brasil - e transformando o ministério num palco de palestras para blogueiros propagadores de fake news."
"O país também se alinhou sem ressalvas ao governo de Trump e passou a colaborar diplomaticamente com regimes ultrafundamentalistas como Arábia Saudita para sabotar iniciativas internacionais de promoção aos direitos humanos."
Read 5 tweets
29 Mar
"Muitos pacientes falam que não usavam máscara, que tomaram ivermectina ou o 'kit covid'". Em algumas situações, há descrença quanto à própria existência da doença."
uol.com.br/ecoa/colunas/r…
"Caso da aposentada Esther, que deu entrada com quadro severo de falta de ar. Mesmo necessitando de ajuda externa para respirar, Esther insistia: "Essa doença é uma invenção". A todo tempo tirava a máscara de oxigênio e, aos médicos, exigia ir para casa."
"A alternativa da equipe foi organizar uma videochamada com um parente próximo. "Expliquei ao familiar que a ideia era incentivá-la a seguir o tratamento. A capacidade pulmonar estava piorando rápido e a possibilidade de intubação era real". "
Read 7 tweets
29 Mar
Tive que ver amigo enterrando mãe e pai, tive que ver amigo perdendo estabelecimento, decretando falência. Tudo isso porque o asno presidencial disse que o "vírus é igual chuva todo mundo vai pegar". Agora é cemitério cheio e geladeira vazia.
Cansado de ter que ficar explicando o óbvio o dia inteiro enquanto playboyzinho e político bolsonarista lucra clique e voto em cima da desgraça dos meus amigos, do meu povo. Cansado de acordar pensando em vacina e ver deputado filho de um égua falando asneira sobre autogolpe.
Que porra é essa? O que aconteceu com esse país? Vão ficar dormindo enquanto esses asnos acabam com tudo? E a troco de quê? "Responsabilidade fiscal" não veio, corrupção tá aí pra dar e vender com direito a aparelhamento das polícias. É pelo prazer de matar pobre é?
Read 7 tweets
12 Mar
Lembram que há um ano atrás, quando o Brasil precisava urgentemente de medidas sanitárias e um plano de contenção da pandemia, Bolsonaro e filhos começaram a divulgar vídeos mentirosos feitos por seus apoiadores para criar pânico generalizado e atacar prefeitos e governadores?
Depois de ficar um ano mentindo sobre coropina e ivermectina, sabotando a vacinação e atacando qualquer autoridade que tentou conter o avanço da pandemia, Bolsonaro transformou o Brasil no epicentro da doença. O país hoje representa um grave risco para o mundo.
Não satisfeito com os centenas de milhares de cadáveres que ele ajudou ativamente a produzir, Bolsonaro agora quer repetir a mesma ladainha de que medidas emergenciais não podem ser tomadas. E volta com A MESMA retórica do ano passado.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!