#Moeda
A matéria abaixo demonstra um descolamento de algumas moedas em relação a um índice calculado com base nas principais commodities exportadas pelos países.
Aproveito o gancho p/explicar como funciona o mercado de câmbio #SimplificaFarah
(2) Sugiro que leia a thread abaixo onde explico o conceito de moeda. Como poderá ser observado, uma moeda é definida por suas funções ("money is what money does") e seu valor é fiduciário, ou seja, tem como base a confiança. #SimplificaFarah
(3) A taxa de câmbio mede a conversibilidade de uma moeda (= o preço relativo de uma moeda em relação a alguma outra). Caso a flutuação seja livre, a taxa cambial é determinada pela famosa lei da oferta e procura: as quantidades demandadas e ofertadas são ajustadas pelo preço.
(4) Quem são os OFERTANTES no mercado de câmbio: os que recebem moeda nacional em troca de moeda estrangeira. Exs: exportadores, investidores internacionais que aplicam no país, multinacionais que investem no país, empresas do país que fizeram captação de recursos no exterior.
(5) Os demandantes estão no polo oposto, ou seja, os que compram a moeda estrangeira. Exs: importadores, empresas nacionais pagando dívidas no exterior, cidadãos do país aplicando em investimentos no exterior, multinacionais no país remetendo lucro ao exterior.
(6) Então, qto maior a taxa de câmbio, mais gente querendo vender moeda estrangeira. Qto menor, mais gente querendo comprar.
Isto é, qto mais desvalorizada for uma moeda nacional, maiores serão as exportações, por ex, e menor o n° de pessoas do país indo p/o exterior, por ex.
(7) Ao longo do tempo, em um mercado livre, as relações tendem ao equilíbrio. Ou seja, se houver excesso de oferta, a taxa tenderá a cair (valorização da moeda nacional). Por outro lado, um excesso de demanda tenderá a promover um aumento na taxa (desvalorização).
(8) Isso ocorre pelo dinamismo e interligação entre os mercados. O mercado de câmbio afeta a balança comercial (exportação/importação) e é afetado pela taxa de juros (entrada e saída de capital do país) e pela política fiscal (percepção de risco em relação às contas públicas).
(9) Logo, uma série de variáveis determina uma taxa de câmbio. Voltando para a matéria que deu origem a esta thread, um estudo verificou que um índice com base nas principais exportações teria forte correlação com a taxa de câmbio e neste momento o Brasil estaria bem descasado
(10) A taxa de câmbio desvalorizada tenderia a melhorar o saldo das transações correntes do balanço de pagamentos (transações comerciais entre residentes de um país e não residentes).Ou seja, aumentam as exportações e entrada de capitais no país.
(11) O estudo mostra um descasamento entre um índice de exportação e a taxa de câmbio no Brasil muito acima dos demais países.
Continuarei esse 🧵apresentando estatísticas do setor externo p/verificar essa desconfiança c/o país que o índice trazido pela matéria está mostrando.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Dando continuidade a série de análises do #BalançoDoFlamengo de 2020, chegou o momento de falar sobre o caixa. Na 5a parte, explico o demonstrativo de fluxo de caixa para vermos onde o Flamengo recebeu dinheiro e onde o consumiu. #SimplificaFarah
Se está gostando, RT
🧵
🧵
Segue uma versão resumida do demonstrativo do fluxo de caixa do Flamengo nos anos de 2019 e 2020
Como podem observar, o clube teve uma geração de caixa positiva em suas atividades operacionais e negativa nas provenientes de investimento e financiamento em 2020
🧵
🧵
Como visto no tweet anterior, o Flamengo tem geração de caixa positiva nas suas operações, o que demonstra a sua pujança financeira e a capacidade de reverter o elevado prejuízo de 2020 (mais detalhes no fio abaixo, onde falo do resultado de 2020)
🧵
Depois de comentar sobre as contas de resultado, vou começar abordar as patrimoniais. Nesta parte 4 da Análise do Balanço do Flamengo, trato do endividamento do clube
Vamos a mais um 🧵 #SimplificaFarah #BalançoDoFlamengo
PS: as 3 partes anteriores estão fixadas no meu perfil.
2
Antes de entrar nos números da dívida do Flamengo, convém uma explicar um conceito, já q vejo com frequência pessoas perguntando qdo a dívida do clube vai zerar. O endividamento em uma empresa é uma decisão de financiamento e, contra o senso comum, não é necessariamente nocivo
3/14
No lado direito do balanço patrimonial, observa-se de onde vem os recursos. No esquerdo, onde são aplicados
Aqui vamos nos fixar nas decisões de financiamento, q é a escolha da menor oferta de recursos e a melhor proporção entre capital de terceiros (passivo) e próprio (PL)
O Bitcoin superou o valor de mercado de toda a bolsa de valores brasileira, o que mostra como nosso mercado de capitais é pequeno. Com isso, resolvi fazer um🧵 p/explicar o conceito de MOEDA. Você sabe o que é moeda? #SimplificaEconomia
MOEDA pode ser definida como qq meio de pagamento que seja aceito como tal. Assim, um bem pode ser considerado moeda se for aceito como forma de pagamento por uma determinada população (no sentido estatístico). Abaixo, alguns produtos que já foram usados como moeda na história.
Assim, o ouro, o sal, milho e até conchas já foram usados como moedas.Cigarros são moedas numa prisão ou na guerra
Para ser considerado como moeda, é preciso exercer 3 funções: 1. Meio de pagamento - essa é a função básica de uma moeda, ou seja, ser um intermediário entre trocas
Após falar do resultado e da receita, vamos a terceira thread da análise do Balanço 2020 do Flamengo. Chegou a vez de falar sobre os gastos.
Vamos a mais um 🧵 com análise horizontal e vertical de diversas despesas e custos. Abordarei tb a folha do futebol.
Antes de entrar na análise, uma explicação conceitual.Você sabe a diferença entre custo e despesa?
Custo=gastos relativos às atividades-fim, no caso, competição esportiva (ex salário jogadores, jogos)
Despesa=gastos não relacionados com atividade-fim (administrativa, comercial)
Assim como nas receitas, a primeira análise é uma comparação horizontal, ou seja, o comportamento histórico dos gastos (=despesas + custos).
Abaixo, apresento a série desde 2010 em valores atualizados para 2021. Como podem observar, houve um salto nos gastos a partir de 2017
Após abordar o resultado do exercício e o prejuízo de quase 107mm que o Flamengo teve, vou desenvolver novo 🧵sobre o balanço. Neste, tratarei das receitas, já que, como apontei na thread do link abaixo, a queda dessas foram a principal razão do déficit.
A primeira análise q se faz na receita é olhar seu comportamento histórico (análise horizontal). O gráfico abaixo traz a receita operacional líquida (sem impostos) do Flamengo ao longo dos últimos 11 anos em valores reais (descontando a inflação) e podemos notar a queda em 2020.
Abaixo, um comparativo do crescimento ou decréscimo entre a receita operacional líquida real do Flamengo (desconsiderando a inflação) com o ano imediatamente anterior. Assim, observa-se que após o maior salto positivo do período (2019), houve a maior queda (2020).