O Governo Bolsonaro não tinha como comprar a vacina da Pfizer sem a autorização do Congresso? Será mesmo?

🧶 Segue o fio que vamos explicar! Dê RT e ajude a chegar em mais pessoas. #DesmentindoBolsonaro
10.NOV.2020 - A Pfizer anunciou que a sua vacina se mostrou 90% eficaz nos testes. Na época o Reino Unido (produtor da Oxford/AstraZeneca) tinha acordo com a farmacêutica e outras cinco fabricantes. O Brasil não tinha acordo.
25.NOV.2020 - A Pfizer começou o processo de submissão contínua dos dados junto à Anvisa. A agência havia alterar os procedimentos para facilitar o processo de registro.
04.DEZ.2020 - O Ministério da Saúde informou que não havia interesse por vacinas (tipo a da Pfizer) que necessitaria de temperaturas muito baixas de armazenamento. NENHUMA menção a necessidade de lei.
09.DEZ.2020 - Pazuello em entrevista afirma que a negociação com a Pfizer envolve 70 milhões de doses, com previsão de 500 mil a partir de Janeiro. Obviamente dependia de registro e aprovação na Anvisa, como qualquer outra vacina. NENHUMA citação a necessidade de lei.
16.DEZ.2020 - A Anvisa recebeu novos dados sobre o processo de pesquisa da vacina da Pfizer. Ainda não havia sido pedido registro emergencial ou definitivo.
17.DEZ.2020 - Ao participar em evento na cidade de Porto Seguro, o presidente Jair Bolsonaro cita que no contrato da Pfizer eles não se responsabilizariam por qualquer efeito adverso. Ele repetiu isso diversas outras vezes. NENHUMA menção a necessidade de lei.
28.DEZ.2020 - Bolsonaro afirma que os laboratórios é que deveriam procurar a Anvisa e não ele ir atrás de vacinas. Como já mostramos aqui, a Pfizer já havia apresentado dados junto à agência. Ele voltou a falar do termo de responsabilidade, mas NADA sobre lei.
29.DEZ.2020 - Após queixas da Pfizer, Anvisa muda regras para uso emergencial de vacinas. A Anvisa simplificou o trecho que exigia um cronograma de disponibilização de doses e se fiou ao Reino Unido no trecho que trata do termo de consentimento.
07.JAN.2021 - A Pfizer divulgou um comunicado que afirmou ter oferecido pela primeira vez em Agosto de 2020 uma proposta para possível aquisição de vacinação pelo governo brasileiro.
11.JAN.2021 - Em Manaus, Eduardo Pazuello lista as condições que a Pfizer exige para que o contrato seja aceito. Ele afirma que "topou", mas logo em seguida começa a RIR porque seriam "apenas" 2 milhões de doses até Março. NENHUMA menção a necessidade de lei.
23.JAN.2021 - O Ministério da Saúde divulga nota onde afirma que RECUSOU a proposta pois as doses iniciais oferecidas seriam mais uma conquista de marketing pra Pfizer, e que causaria frustração em todos os brasileiros. NENHUMA menção a necessidade de lei.
gov.br/saude/pt-br/as…
06.FEV.2021 - Anvisa recebe pedido de registro definitivo de vacina da Pfizer. Até o momento NENHUMA menção a necessidade de lei.
cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/…
11.FEV.2021 - Em sessão no Senado, o ex-ministro Eduardo Pazuello afirma que o país não poderia se "submeter" às cláusulas leoninas impostas pela Pfizer e novamente critica o pouca quantidade de doses. NENHUMA menção a necessidade de lei.
22.FEV.2021 - Rodrigo Pacheco e @randolfeap fazem reunião com os representantes da Pfizer e da Johnson&Johnson para tentar finalmente destravar o processo. Finalmente a PRIMEIRA menção a necessidade de lei. No mesmo dia Pacheco se encontrou com Pazuello.
23.FEV.2021 - Rodrigo Pacheco apresenta o PL534_2021​para facilitar a compra de vacinas contra covid-19. A proposta trata da responsabilização civil sobre riscos inerentes à vacinação. Permite também aquisição das vacinas por empresas e estabelece condições.
24.FEV.2021 - A cláusula de responsabilidade utilizada como desculpa no caso da Pfizer, existia também com a AstraZeneca, e o Brasil assumiu o risco em SET/20, mesmo sem lei. A diferença é que essa é produzida em parceria com a Fiocruz e a da Pfizer seria importada pronta. Mas...
24.FEV.2021 - O Brasil importou mais 2 milhões de doses prontas da Oxford/AstraZeneca produzidas na Índia. Já havia feito isso também em JAN/21, na mesma quantidade.
04.MAR.2021 - A @CNNBrasil informa que o Brasil cedeu e aceitou todas as cláusulas "abusivas" que Pazuello e Bolsonaro sempre reclamaram em relação a Pfizer. Lembre-se: Nesse momento o Brasil já poderia ter recebido pelo menos 2 milhões de doses com base na primeira oferta.
10.MAR.2021 - Sancionado a lei daquele projeto apresentado pelo Rodrigo Pacheco. Aqui a narrativa da "necessidade da lei" começava a se desenhar. Lembre-se: esse projeto também permitia a aquisição pela iniciativa privada, como doação ao SUS.
15.MAR.2021 - No dia em que foi anunciado o seu substituto, Marcelo Queiroga, o ex-ministro Pazuello confirmou que o Brasil assinou compra de doses das vacinas da Pfizer e Janssen.
31.MAR.2021 - A Anvisa REJEITOU o pedido de importação de doses da vacina indiana Covaxin. A compra de 20 milhões ao custo de 1 bilhão e 600 milhões de reais dessa mesma vacina havia sido anunciada pelo governo em 25/02 (antes da aprovação da lei na Câmara, ocorrida em 02/03).
26.ABR.2021 - A Anvisa REJEITOU o pedido de importação e uso da Sputnik V. No dia 12/03 o governo federal havia anunciado a compra de 10 milhões de doses da vacina. Ou seja, antes de qualquer possível aprovação da Anvisa, que acabou não ocorrendo.
agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
29.ABR.2021 - Finalmente chega ao Brasil a primeira remessa de 1 milhão de doses da vacina da Pfizer. Lembrando que Anvisa já havia aprovado o registro definitivo da vacina no dia 23/02, mesmo dia de apresentação do PL do senador Rodrigo Pacheco.
cnnbrasil.com.br/saude/2021/04/…
29.ABR.2021 - No mesmo dia da chegada das doses da Pfizer, Rodrigo Pacheco faz um tweet dando a entender que a aquisição só foi viabilizada graças ao PL apresentado por ele. Logo, bolsonaristas usam isso como muleta argumentativa pra justificar a ineficiência do governo.
Resumo da história:
- Bolsonaro e Pazuello sempre reclamavam das cláusulas da Pfizer, mas não citavam a necessidade de uma lei;
- Isso só surgiu publicamente após a reunião do Pacheco e Randolfe com a empresa;
- No fim, o governo aceitou as cláusulas e só fez atrasar as vacinas;
Mas podem argumentar:
"Ah, mas sem a lei isso trazia insegurança jurídica como disse a CGU e a AGU"

Bom, os pareces são de 03/03/21, justamente um dia após a aprovação da lei no Congresso. Segundo, nunca foi citado por Bolsonaro e Pazuello.
noticias.r7.com/prisma/christi…
Questionamentos:
1 - Se considerarmos que a narrativa da thread está completamente errada e supondo que o governo sempre soube que precisava de lei específica, porque nunca apresentou uma? Já que negociava desde SET/20 porque precisou o Senado fazer isso em FEV/21? Omissão?
2 - Se desde o início o problema do acordo eram as tais "cláusulas leoninas" sempre criticadas por Bolsonaro e Pazuello, porque elas foram aceitas? Com lei ou sem a lei, no fim das contas o Brasil assumiu as responsabilidades. Então porque a demora? Omissão ou incapacidade?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Desmentindo Bolsonaro

Desmentindo Bolsonaro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @desmentindobozo

5 Jan
Nessa thread vamos reunir todos os vídeos publicados pelo perfil, desmentindo as lorotas do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela ficará fixa no perfil.

⏩ Em ordem cronológica de postagem Image
Read 80 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!