Dae pessoal! Nova thread, hoje sobre a LPSB3!
Tenho certeza que muitos nunca nem ouviram falar, mas nos próximos tweets vou provar que vocês merecem dar atenção pra essa pequena empresa, que pode ter um upside considerável se alguns eventos continuarem favoráveis.
A Lopes ganha dinheiro de várias maneiras: mercado 1ario (onde ela intermedia a venda de novos imóveis entre incorporadoras e clientes finais); 2ario (intermediando imóveis de 3os, o famoso “semi-novo), ambas ou pela própria Lopes ou pelo sistema de franquias.
Porém, eles possuem uma jóia: a Credipronto. Uma JV feita com o Itau (50% cada) em 2007 com foco em financiamento imob online, rápido e fácil. Eles se gabam de liberar o crédito em até 11d. Após um período ruim, eles mudaram um pouco a empresa e voalá, resultados vieram (rápido)
Eu entrei nas plataformas. A Lopes é a imobiliária padrão, tudo bonito, simples ágil. A da Credipronto para pedir uma simulação são poucos clicks e se tu deixou teu email lá, prepare-se para um vortex de emails! O risco da operação é do Itaú, a Lopes faz só a originação.
Bom, se a empresa ganha dinheiro no mercado imobiliário, espera-se que ela acompanhe o setor, que é cíclico. A Lopes passou por alguns anos ruins e possui uma estrutura que precisamos separar entre Lopes e credipronto (CDP), e é o que vou fazer nos números, abaixo!
O modelo de intermediação e franquias é deficitário... há tempos.
A boa notícia é que em 2019 tinha melhorado bastante (de -32mm para -11mm), porém 2020 com o corona teve uma nova piora e fechou em -24mm.
Mas eu não ia trazer essa thread pra mostrar empresa ruim. Então a CDP deve salvar a lavoura, né? Exato!
Depois de ajeitarem a casa em 2017 a evolução anual de volume financiado foi de 610 => 1079 => 1625 => 2976mm. Isso é um cresc. anualiz. 2017-20 de quase 70%!
O Lucro obviamente acompanhou, inclusive com melhora da mg liq que hoje é 26%. Em 2020, foi 106mm de lucro, sendo 53mm a parte da Lopes.
E aqui já temos o 1º asterisco. LPSB tem valor de mercado de 582mm (3,95), com 140mm de caixa.
Usando um P/L (muito) conservador de 10, a parte de LPSB da CDP poderia valer perto de 500mm. Mas a beleza de se estudar um negócio é aprender com o passado, entender o presente para conseguir projetar da melhor maneira o futuro. E a CDP pode ter um ótimo futuro...
Sei que parece que a Lopes mais atrapalha que ajuda... Mas a Lopes tem um mkt share enorme na Grande SP, além de ser uma empresa quase centenária com um banco de dados enorme a ser usado pelo seu setor “tech”. Além disso, é líder de mercado no secundário.
Após uma tentativa frustrada de expansão no passado comprando pequenas imobiliárias locais, a Lopes agora já parece ter um olhar diferente. O investimento na equipe de transformação digital deixa isso claro, já são 7 pessoas trabalhando integralmente nisso.
Além disso, o mkt share da CDP em bancos privados é de apenas 4,1%, mostrando o potencial de avanço que ainda existe.
Bom, dadas as cartas, vamos aos cenários. Dessa vez, vou traçar um cenário pessimista, um moderado e um otimista. O otimista trará a tese da expansão de múltiplos que enxergamos em empresas de crescimento. Atrubuirei valor 0 do resto da operação, pra facilitar.
PESSIMISTA – credipronto pára de crescer desse modo absurdo e passa a ter um ROIC normal. P/L de 10 (em linha com seus peers) daria um valor de 530mm + 140mm (caixa) = 670mm.
Valor de mercado hj = 580mm. Poderia ter aí um upside de uns 15%.
MODERADO – credipronto mantém o crescimento de 70% a.a. Passando a dar lucro de 153mm em 2022 (parte de LPSB). Ao P/L de 10 (conservador para uma empresa de crescimento tão acelerado), teríamos um valor de 1.5bi para o final de 2022. Potencial de upside de 200%.
OTIMISTA – o crescimento de 70% se mantém, mas o mercado enxerga a virada estratégica da empresa e passa a dar um múltiplo “tech” pra ela de P/L 20, seria um valor de mercado de 3bi. Upside de 500%.
“Ah, mas como tu sabe se o mercado vai precificar isso?” É óbvio que não sei, por isso tento trazer vários cenários e cada um adapta para si, conforme enxerga a realidade. O mais importante é que mesmo em um cenário ruim, a empresa estaria num preço ok.
Vale dizer ainda que a empresa está bem otimista e soltou um FR com o guidance para o 1t21. Se crescer desse jeito... capaz de ultrapassar os 70% anuais até.
ri.lopes.com.br/Download.aspx?…
Quanto ao resto da operação, é óbvio que estudei ela também, se tivesse que apostar, acho que eles irão parar de gerar prejuízo ainda nesse ano (o 4t20 já foi positivo e interessante) e, mesmo com a melhora importante dos volumes, os custos se mantiveram quase estáveis.
Pois bem galera, mais uma empresa fora do radar que merece uma atenção extra. Os dados estão aí, façam bom proveito! Críticas sempre bem vindas! Vamos debater e aprender!
@Leonardootero61 @MatheusPopst crescendo desse jeito ano a ano ela vai entrar até no radar de vcs!
Essa notícia fala sobre os avanços tech da empresa, com a criação do Lopes Labs e o incrível avanço nas visualizações do site, chegando ao top3 no google no termo "mercado imobiliario". Incrível!

tiinside.com.br/12/04/2021/pla…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fabien Bercht

Fabien Bercht Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BerchtFabien

22 Apr
Bom galera, hoje falaremos da "misteriosa" EMAE4!
Uma das empresas mais antigas da bolsa (veremos pq isso é importante).
Quem passa na frente dela deve achar que eu to louco, mas olhem o gráfico dos últimos 5 anos e vou mostrar pq ela merece estar no radar para os próximos 10 tb.
EMAE é uma empresa que ganha dinheiro gerando energia... e outras cositas más!
Possui o portfolio abaixo, no coração de SP.
O Rio Pinheiros teve seu fluxo invertido até, para que a usina funcionasse.
Henry Borden (HB) é um colosso com quase 900mW de capacidade instalada, porém produzindo próximo de apenas 200mW em razão de não poder bombear água do Pinheiros por ser muito poluído (além da questão da Sabesp, que veremos adiante)
As SPHs juntas dá mais 60mW +-
Read 26 tweets
12 Apr
#AURA33
Pessoal, vou começar umas threads.
Qm não conhece aura, é a unica min de ouro que temos na bolsa, via BDR.
Em épocas de preocupação com inflação, ouro pode ser um bom hedge, mas quero princip. mostrar que, independente do ouro, essa empresa merece estar no radar de vocês.
Ela ganha dinheiro minerando ouro e cobre e vendendo eles no mercado. Logo, ficamos expostos às commodities, bem como ao dólar. 77% da receita é em ouro, o restante em cobre, a prata é desprezível.

Além disso, ela é diversificada em 4 jurisidições diferentes. Great!
A empresa declarou recentemente que começará a pagar dividendos, após várias aquisições que foram feitas, visando expandir e aumentar os retornos.
Ela já aumentou a produção em 70% de 2016-20, o guidance para 2021 é aumentar de 20 a 40%, tido como mto "feasible" pela gestão.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!