Da série: ATIVISMO JUDICIAL PRÓ-BANDIDO

Folha de São Paulo: matéria publicada no site em 07 de maio de 2012 às 15:05. Tema: operação policial no Jacarezinho, que resultou na morte de 24 criminosos armados, logo após terem os marginais executado um policial com um tiro de fuzil
na cabeça e ferido outros dois agentes. Destaco o seguinte trecho:

"O advogado Daniel Sarmento, um dos responsáveis pela ação no Supremo sobre as operações (a matéria se refere à decisão do STF de proibir a polícia do RJ de fazer operações contra o crime organizado nas
comunidades "durante a pandemia), afirmou que o MP-RJ tem feito uma execução burocrática do supervisionamento das operações policiais determinado pelo STF.

'O acompanhamento da medida cautelar do STF que fala em comunicação ao MPRJ vem sendo tratado de forma burocrática.
Não se averigua efetivamente se aquelas operações deveriam ou não ocorrer', afirmou o advogado.

'A medida cautelar poupou cerca de cem vidas por mês. A partir de outubro, isso passa a ser sistematicamente descumprido, porque a polícia percebeu que não havia controle.
Esse é um caso extremo, mas temos uma violação sistemática. Não é pontual', declarou Sarmento."

Retorno eu: o ilustre advogado celebra que a vida de cerca de cem criminosos por mês tenham sido poupadas. De fato, foram, e o resultado está aí: com menos operações policiais para
incomodá-los, os marginais (vivos, saudáveis e muito, muito dispostos) aumentaram seu arsenal (na operação de ontem a polícia apreendeu até munição antitanque), construíram mais barricadas para impedir a livre circulação nas áreas que dominam, construíram mais casamatas das quais
podem com segurança mirar e atirar com fuzis nos agentes da lei (foi o caso do policial assassinado ontem), e puderam também, com mais tranquilidade, aliciar crianças de 12 anos para a quadrilha.

Um dos integrantes da facção pode com muito mais calma aprimorar sua especialidade:
é ele que esquarteja os moradores do Jacarezinho que, por qualquer motivo, desagradam aos chefes do Comando Vermelho, e depois desaparece com os cadáveres; tudo feito com muito mais calma e precisão quando a polícia está proibida de entrar ali,
cortesia do STF, a pedido do ilustre advogado.

Mas ao que tudo indica o nobre causídico está insatisfeito; afinal, a polícia, teimosamente, ainda insiste em cumprir mandados de prisão e reprimir crimes hediondos e o aliciamento de crianças por marginais.
Carecem de confirmação os rumores de que o doutor advogado vai pedir ao STF uma liminar para que a polícia do Rio de Janeiro só possa fazer operações nas 1.413 comunidades dominadas pelo crime organizado 4 vezes por ano, em datas certas, a serem determinadas pelo próprio STF.
O doutor advogado, de acordo com esses rumores (não confirmados, insisto) já teria inclusive as datas para sugerir ao ministro Fachin.

31 de abril, 31 de junho, 31 de setembro e 31 de novembro.

(ele teria admitido também uma operação no dia 29 de fevereiro - mas só
quando o ano não for bissexto)

Bandidolatria e ativismo judicial: uma combinação nefasta, pela qual os moradores humildes e trabalhadores do Jacarezinho (e de tantas outras comunidades) pagam um preço altíssimo, 365 dias por ano (e mais um dia nos anos bissextos).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Rocha Monteiro

Marcelo Rocha Monteiro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarceloRochaMon

8 May
Minha homenagem ao policial André Frias, que tombou defendendo heroicamente a população humilde do Jacarezinho, subjugada e aterrorizada pelos criminosos do Comando Vermelho.
Discurso emocionante do Secretário de Polícia Civil Alan Turnowski, cuja coragem e competência são dignas de aplauso.

Na pessoa do Secretário e também na do Delegado Fabricio Oliveira, que comanda a CORE, minha homenagem aos valentes policiais civis do Rio de Janeiro, que ao
lado dos não menos valentes policiais militares deste estado enfrentam o que a maior parte das forças policiais do mundo não consegue imaginar nem em seus piores pesadelos.
Read 5 tweets
7 May
“Uma operação desastrada, para dizer o mínimo”, diz a jornalista militante.

“25 mortos e somente um era policial”, prossegue, aparentemente lamentando que “somente um policial” tenha morrido.
“A polícia diz que todos os mortos eram criminosos e estavam armados” - prossegue a ex-jornalista em tom de deboche - “mas devem atirar muito mal, porque morreram 24 deles e só conseguiram matar um policial.”
Que desprezível essa fulana.
Durante a matéria, uma declaração lúcida do prefeito Eduardo Paes fazendo um veemente apelo ao STF para que revogue o que ele chamou de “decisão absurda de tirar o bode da sala”, ou seja, a decisão de tirar o Estado (a polícia) de áreas dominadas pelo crime organizado.
Read 4 tweets
7 May
SUTILEZAS

Maio de 2021, Brasil 🇧🇷 : manifestantes nas ruas EM APOIO a um governo conservador.

Imprensa “progressista”: aglomerações irresponsáveis dessa “minoria de radicais” expõem a saúde da população.
O fato de haver manifestantes nas ruas A FAVOR do governo NÃO PROVA que ele é popular.

Maio de 2021, Colômbia 🇨🇴 : manifestantes nas ruas CONTRA um governo conservador.
Imprensa “progressista”: a insatisfação “dos colombianos” (aqui já não é mais “uma minoria de radicais”, vejam só) que, “cansados”, “desafiaram os riscos da pandemia” (faltou chamá-los explicitamente de “heróis”, mas ficou subentendido pelo tom da reportagem).
Read 4 tweets
7 May
Manual do Ativismo Judicial Pró Bandido (em 5 etapas):

1. A Defensoria Pública e o Partido Socialista Brasileiro pedem ao STF que proíba operações policiais contra o crime organizado em comunidades do Rio de Janeiro “durante a pandemia”.
2. Mesmo sem existir qualquer lei que suspenda a repressão ao crime durante crises sanitárias, o STF ignora a separação de poderes, assume a função de gestor da segurança pública estadual e atende ao pedido: operações policiais “só em situações excepcionais”, que o Supremo não
define (nem pode definir, pois não tem competência legal nem técnica para fazê-lo). Isso em meados de 2020.

3. Diante da inevitável redução da repressão, o crime organizado, como não poderia deixar de ser, prospera: mais dinheiro, mais fuzis, mais poder. No Jacarezinho, dominado
Read 10 tweets
6 May
ATIVISMO PRÓ-BANDIDO

A Polícia Civil do RJ está enfrentando hoje (na hora em que redijo este post a operação ainda acontece) uma organização criminosa (Comando Vermelho) perigosíssima. A operação foi coordenada pela Delegacia de Proteção a Crianças e Adolescentes
porque a facção alicia crianças de 12 anos da comunidade (Jacarezinho) não só para o tráfico mas também para roubos, homicídios e (pasmem), segundo consta, sequestro de trens da Supervia.
Criminosos fortemente armados receberam os policiais com tiros de fuzil; um policial foi morto com um tiro na cabeça e dois foram feridos.

A polícia, obviamente, reagiu, e na troca de tiros 25 criminosos morreram.
Read 10 tweets
6 May
Polícia Civil do RJ enfrentando hoje uma organização criminosa (Comando Vermelho) perigosíssima. A operação foi coordenada pela Delegacia de Proteção a Crianças e Adolescentes porque a facção alicia crianças da comunidade (Jacarezinho) não só para o tráfico mas também para
roubos, homicídios e (pasmem), segundo consta, sequestro de trens da Supervia.

Criminosos fortemente armados receberam os policiais com tiros de fuzil; um policial foi morto com um tiro na cabeça e dois foram feridos.
A polícia, obviamente, reagiu, e na troca de tiros 25 criminosos morreram.

O PSOL, sempre a postos para defender os “direitos humanos” dos marginais, já se manifestou no Twitter - contra a polícia, claro.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(