Faz pouco mais de um mês que nós assistimos a tropa bolsonarista defender com unhas e dentes um policial fardado que empunhou um fuzil e disparou repetidas vezes contra seus colegas. Tudo diante das câmeras. Chegaram a inventar uma versão qualquer para os atos dele.
Chamaram o governador e os policiais de assassinos porque eles reagiram aos disparos depois de QUATRO HORAS de negociação. Políticos bolsonaristas tentaram, pela enésima vez, causar distúrbios envolvendo policiais em estados a União governados por rivais.
br.noticias.yahoo.com/morre-policial…
Em outro momento, a família do Presidente da República também demonstrou uma intensa "preocupação" coma suposta execução de Adriano da Nóbrega, suspeito ser assassino de aluguel da contravenção e comandante de uma quadrilha com o sugestivo nome de "Escritório do Crime."
Nada disso impediu que ele fosse homenageado várias vezes pelos Bolsonaro. E que também tivesse sua esposa empregada como funcionária no gabinete do então deputado Flávio Bolsonaro - com direito a transferências de dinheiro para o faz tudo, Queiroz.
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
De fato, há indícios de que da Nóbrega possa ter sofrido execução, provavelmente em uma queima de arquivo.
redebrasilatual.com.br/politica/2020/…
Há indícios de que os comparsas de Adriano da Nóbrega tentaram contatar o presidente após sua morte - hipótese reforçada pelo fato do MPRJ ter ENCERRADO os grampos após essa citação. As ligações tinham relação com a divisão do espólio do mafioso.
theintercept.com/2021/04/24/gra…
Durante toda a controversa história do Brasil, nunca antes a contravenção e o crime organizado andaram tão próximos do poder. É interessante observar como esse cenário se compõe. Os personagem da trama estão todos gravitando em torno das forças policiais.
A glorificação do policial contraventor tem seus pulos no imaginário popular mas talvez tenha atingido sua glória no primeiro filme da série Tropa de Elite. O Bope, sempre apontado como uma elite incorruptível cujos crimes seriam "do bem", foi onde treinou Adriano da Nóbrega.
A ideologização da polícia criminosa e sua instrumentalização pela direita brasileira estão aí para espalhar propaganda de impacto. O ápice da ação policial brasileira se tornou o ato de executar um suspeito dentro do quarto uma criança, celebrem aí.
Enquanto isso nosso projeto de colombianização ou mexicanização continua de vento em popa. Como sempre, muito bem acompanhado de uma máquina ideológica de direita que não apenas glorifica o crime como divide o poder com ele no maior conforto do mundo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carapanã

Carapanã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @carapanarana

7 May
A máquina de ressentimento da direita brasileira tem um funcionamento impecável. Arruinaram o país, destruíram as instituições, condenaram 400 mil brasileiros à morte e ainda conseguem atrair gente para se unir em torno de um projeto para dobrar a aposta.
O grande triunfo do conservadorismo brasileiro é o de espalhar propaganda através de seus aparelhos e depois coletar essa ressonância na sociedade dizendo que ela seria senso comum. O fenômeno de conversão é dado pela exploração e exacerbação de emoções através da mentira.
Vivemos num país onde qualquer tipo de conquista civilizatória mínima se tornou "pauta da esquerda". Democracia, devido processo legal, ensino e saúde públicos, acreditar na esfericidade da terra, seguir protocolos corretos no tratamento de pacientes, fazer um censo!
Read 4 tweets
5 May
Pauta que seria liderada pelo Brasil em outros tempos, quando a nossa política externa não era ditada por um troll de internet, um tolo olavista e playboy da Barra.
Vejam bem isso aqui foi no ano passado.
Lá atrás o Brasil quebrou patentes de medicamentos do tratamento do HIV com FHC na presidência e José Serra na Saúde.
www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/f…
Read 5 tweets
5 May
A dissonância cognitiva é condição pra ser bolsonarista. Só assim pra entender o presidente reclamando que a China controlou a pandemia com isolamento, testagem e vacina (e por isso seria "culpada") e ao mesmo tempo dizer que vai impedir governadores adotar medidas de isolamento.
O cara tá lá em Abril do ano passado mandando sabujice sobre "vírus da China" quando isso aí custou a eleição do Trump e fez dos EUA um dos países que pior lidou com a pandemia. Agora ele quer acabar com a chance dos nossos pais serem vacinados causando crise diplomática.
Trump desovou uns milhões de comprimidos de cloroquina pra cá e foi curtir a vida em Mar a Lago com seu séquito de puxa sacos. Bolsonaro foi o último presidente a reconhecer a vitória de Joe Biden e continua isolando o Brasil do resto do mundo com sua boquinha de cemitério.
Read 4 tweets
4 May
ELES VIVEM
NÓS DORMIMOS
Nesse episódio do @viracasacas recebemos os ilustres @Iracroft, @Andreizilla e @MarcosKeller para comentar política e cinematografia no filme "Eles Vivem" (1988), obra-prima do diretor John Carpenter. Clica aí!
castbox.fm/episode/221-%2… Image
Lançado uma semana antes da eleição que daria a vitória a George Bush Sr, “Eles Vivem” é uma crítica ácida e direta à ao estilo de vida dos Yuppies e à pobreza e desigualdade geradas em decorrência das políticas econômicas da Era Reagan.
Comentamos "Eles Vivem" em paralelo com o universo histórico e político que o filme habita - e sobre o que nós habitamos. Também abordamos as recentes tentativas de apropriação do filme pela extrema-direita, repudiadas veementemente pelo diretor.
Read 5 tweets
29 Apr
É patológica essa obsessão de certas lideranças evangélicas (ou calvinistas, no caso) com as próprias mentiras que eles contam sobre educação sexual. Os caras estão sempre tecendo "fantasias" bizarras sobre o assunto.
noticias.uol.com.br/videos/2021/04…
Esse tipo de pânico moral movido pela boataria mais abjeta não é só uma característica do protestantismo no Brasil: se tornou seu cerne. O grande negócio da fé se tornou a venda um estilo de vida "puro" e livre dos pecados "do mundo".
ehvarzea.wordpress.com/2019/02/25/o-e…
As grandes igrejas não querem fiéis, no sentido estrito do termo, querem consumidores. Não é sobre o dízimo simplesmente, mas sobre o controle de corpos e mentes através de uma indústria cultural que já tem décadas de existência.
Read 6 tweets
28 Apr
Hoje o senado tenta colocar em votação o #PL510Não, também conhecido como #PLdaGrilagem. Quer entender porque a direita brasileira gasta tanta energia tentando legalizar o roubo de terras públicas? O último @viracasacas foi uma AULA MAGNA sobre isso.
castbox.fm/episode/220-%2…
Recebemos Mauricio Torres (@Mautorre00), professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e estudioso de conflitos territoriais na Amazônia, e destrinchamos a grilagem no Brasil e a relação entre poder, apropriação de terras públicas e a atual política ambiental brasileira.
O @viracasacas está disponível em todos os agregadores de podcast e pode baixado no formato de sua preferência no @libsyn.
viracasacas.libsyn.com/220-grilagem-p…
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(