O populista contemporâneo - seja de esquerda ou de direita - não se parece em quase nada com o velho demagogo ateniense ou romano, nem com nossos antigos coronéis da política.
Siga o fio, por favor.
Populista não é aquele que promete ao povo o que não pode fazer e gasta irresponsavelmente. É aquele que usa a democracia contra a democracia.
O que caracteriza o populista contemporâneo, seja o neopopulista (como Evo ou Correa), seja o populista-autoritário (como Trump ou Bolsonaro), não é ser assistencialista, clientelista, centralizador e se apresentar como salvador (ainda que ele possa ser ou fazer tudo isso).
O que caracteriza o populista contemporâneo é: a) dividir a sociedade em uma única clivagem: povo x elites (ou sistema); b) estimular a política como guerra do "nós" x "eles"; c) ser i-liberal e majoritarista; d) achar que só ele representa os legítimos interesses do povo.
O populista contemporâneo usa a democracia (notadamente as eleições) contra a própria democracia para se delongar no governo, ganhando tempo para alterar (em geral sem golpe) o DNA da democracia.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
VOTO IMPRESSO É HOJE A PRINCIPAL ARMADILHA DE BOLSONARO
Bolsonaro discursou na manifestação golpista de ontem (15/05/2021).
Siga o fio.
“Se tiraram da cadeia o maior canalha da história do Brasil, se para esse canalha for dado o direito de concorrer, o que me parece é que, se não tivermos o voto auditável, esse canalha, pela fraude, ganha as eleições do ano que vem.”
Como Lula poderia fraudar as urnas eletrônicas? Por que ele não fraudou todas as eleições que perdeu? A acusação é uma afronta ao TSE e ao STF. E é uma preparação para negar o resultado eleitoral de 2022.
O punitivismo está tão entranhado na cultura patriarcal - "limpar o mundo dos maus" - que as pessoas acreditam que prender uma dúzia de corruptos midiáticos vai diminuir a corrupção.
Siga o fio para saber por quê não vai.
👇
Dezenas de milhares de corruptos não perderam um minuto de sono com a prisão de Eduardo Cunha (que, aliás, já está solto e vai voltar à corrupção logo que tiver uma chance).
Continua...
Cruzadas espetaculosas de limpeza ética tendo como alvo poucas dezenas de corruptos são ações de propaganda política, não de justiça.
Como dizer que Lula não representa uma alternativa democrática, se ele?
Desenrole o 🧵
👇
1) Formalmente, convive muito bem com a democracia (até o momento que tiver forças suficientes para alterar o seu genoma),
2) Optou pela via eleitoral (imaginando ganhar eleições sucessivamente para se delongar por décadas no governo, ganhando tempo para conquistar hegemonia sobre a sociedade a partir do Estado aparelhado pelo partido),
SEM UM MOVIMENTO POLÍTICO NÃO SURGE UMA NOVA FORÇA POLÍTICA
1 - Foi ótimo o manifesto pela consciência democrática assinado por Amoedo, Mandetta, Doria, Leite, Huck e Ciro. Mas, por enquanto, é um posicionamento de personalidades. Consciência não cria força política.
2 - Como tudo isso vai se transformar numa força política? Se os signatários estiverem pensando fazer isso só em 2022, não dará tempo de formar os agentes necessários (sem os quais não há força política real). Será mais uma aposta incerta na loteria do calculismo eleitoreiro.
3 - Onde estão os agentes dessa alternativa (que não são propriamente os eleitores)? Quem ocupará as mídias tradicionais e sociais defendendo diariamente essa alternativa? Sem um movimento político não surge uma nova força política.
Mas Lula não é democrata? Lula escolheu a via eleitoral, não quer destruir as instituições da democracia, lutou ou lutará contra ditaduras (embora só as de direita). Mas isso não basta.
Veja por que?
Democratas são liberais-políticos (nada a ver com as doutrinas do liberalismo-econômico). Democratas não são populistas, quer dizer, não acham que a sociedade está dividida por uma única clivagem opondo "o povo" às "elites".
Populistas amam de paixão eleições, mas isso não é suficiente (Maduro e Ortega também amam e viraram ditadores). Populistas defendem as instituições, mas isso não basta (eles querem manter as instituições e fazer maioria em todas elas para usá-las como instrumentos do partido).
A PANDEMIA E A DILAPIDAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL
Por que as pessoas não tomam os cuidados sanitários necessários na pior pandemia do mundo (sim, a pior pandemia do mundo é a do Brasil)?
Para responder essa pergunta devemos assumir que o que está acontecendo entre nós é mais profundo do que imaginamos.
Vamos lá 👇👇👇
Toda sociedade se auto-preserva. Não se trata apenas de instinto de sobrevivência dos indivíduos. Há uma função sistêmica que garante a manutenção de um modo de vida e, ao fazer isso, também conserva a vida dos membros de uma sociedade.