Ótima thread do @nadanovonofront enfatizando um episódio que jamais poderá ser esquecido: o Brasil estava indo bem no controle da Pandemia, até que o Bolsonaro viajou aos EUA Trumpista, e voltou animado pra fazer a campanha mais criminosa da história: "O Brasil Não Pode Parar" 👇
O governo vinha superando as suas crises pela distorção de narrativas, via redes sociais, na base da guerra da informação, como fizeram com a Crise da Amazônia e a VazaJato ao longo de 2019.

Mas com a gravidade da Pandemia, o desafio parecia bem maior:

Por um tempo as redes bolsonaristas ficaram sem saber o que fazer. Como iriam alimentar a base com ódio e polarização, em uma pauta tão grave, que parecia unir todos contra uma doença em comum?

Bolsonaro viajou aos EUA Trumpista, e, pouco depois da sua volta, a tragédia começou:
No dia 24/03/2020, Bolsonaro inicia seu criminoso pronunciamento na TV aberta em horário nobre.

Tenho muito orgulho de ter publicado um vídeo na semana seguinte, questionando, refutando, trazendo referências sobre cada um dos absurdos ditos por ele:

É sempre importante lembrar q o bolsonarismo era muito forte nas redes sociais (parece + fraco hje), com contratação de bots e trolls pra fazer verdadeiras OPERAÇÕES de manipulação das redes. Falei bastante sobre isso

aqui:

e aqui:
Essas operações envolvem uma grande produção de material visual pra ser disseminado, análise de dados, planejamento, contratação de bots, trolls, disparos, e mtas ferramentas pra causar a "distorção da realidade", ocorrendo nos bastidores das redes sociais
brasil.elpais.com/tecnologia/202…
Pra reduzir a quantidade de rastros e "movimentações atípicas" nas plataformas, essas operações geralmente ocorrem em sintonia com algum grande evento, como um debate importante, ou quem sabe um pronunciamento?

A fala do Bolsonaro foi o START pra campanha massiva começar!
Pra ilustrar com um recorte da situação da época:

Estudo da UFRJ e FespSP demonstrou que 55% das publicações pró-Bolsonaro no Twitter eram feitas por robôs:

Lembrando novamente que "robôs" são uma pequena parte de um processo bem maior e complexo.
valor.globo.com/politica/notic…
Em sintonia com a operação, a SECOM lançou oficialmente a campanha #OBrasilNãoPodeParar nas suas redes. Apagou pouco tempo depois (como de costume), mas gerou prints o suficiente pra circular o material dentro das bolhas bolsonaristas.

oglobo.globo.com/brasil/secom-a…
Após alguns dias, o "consenso", a coordenação nacional, começaram a desabar. A polarização foi instaurada novamente, e o novo inimigo, ao invés do vírus, passou a ser o isolamento social, a China, e as medidas para proteger a população.
Na época, o @oatila vinha fazendo um trabalho heroico (e faz até hje) de acompanhar as pesquisas e orientar o país pelas redes.

Me chamou atenção esse gráfico, demonstrando uma mudança na curva de tendência de mortes no Br.

Essa mudança ocorreu cerca de 30 dias depois de iniciarem a campanha digital junto ao pronunciamento. Um intervalo q me parece realista com o quadro de desenvolvimento da Covid. A partir dali foi só ladeira abaixo, em guerra de informação, e perdemos o total controle da doença.
No 23/05/2020, eu publiquei esse vídeo analisando o início da Pandemia, e, principalmente, denunciando esse episódio, com a relação entre as ações do governo e a tragédia que estava por vir. Todas as referências estão no 1º comentário fixo no Youtube.

Estou fazendo essa thread para reforçar as análises que o @nadanovonofront trouxe para o presente.

Para mim, esse episódio é o estalo inicial para entender a tragédia da Pandemia no Brasil, liderada pelo governo federal, por meio da campanha mais criminosa da nossa história.
E por que tudo isso começou logo após a viagem para os EUA?

Bom, eu tenho um palpite:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Estêvão Slow 👣💡

Estêvão Slow 👣💡 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EstevaoSlowP

27 Mar 20
Vi relatos de que a máquina bolsonarista funcionou a todo vapor nos últimos dias. Tempestade de memes, textos, vídeos, montagens nas redes e grupos de Whatsapp, etc, comparável ao nível das eleições. Tudo para "voltar à normalidade".

Estão compreendendo a gravidade do problema?
Esses dias o STF apurou q empresários investem cerca de 5 milhões de reais mensais para manter a máquina de propaganda/ataques de reputação pró Jair funcionando, para defender seus interesses $$$

Em "crise de narrativa", esse valor deve ser mt superior.

correiobraziliense.com.br/app/noticia/po…
Testam várias ideias, como manda o protocolo, em busca de dominar a narrativa.

Devido a forte reação da China, oficializar o "vírus chinês" e sentimento anticomunista n seria a melhor opção.

"Gripezinha", "exagero da mídia", "remédio da cura", quebra econômica, funciona melhor
Read 7 tweets
5 Jan 20
Vazaram mais de 100 mil documentos sobre o funcionamento da Cambridge Analytica em 68 países (incluindo o Br). É "manipulação de votos em escala industrial", com rede de empresas de fachada para desviar dinheiro pela política.

LEIAM ISSO!
theguardian.com/uk-news/2020/j…
"A ex-funcionária disse q o escândalo do Facebook fez parte de uma operação global mt maior, trabalhando com governos, agências de inteligência, empresas comerciais e campanhas políticas para manipular e influenciar pessoas, levantando enormes implicações de segurança nacional."
"Há e-mails entre os principais doadores de Trump discutindo maneiras de ocultar a fonte de suas doações por meio de uma série de diferentes veículos financeiros. Esses documentos expõem todo o maquinário de dinheiro sujo por trás da política dos EUA. ”
Read 14 tweets
3 Jan 20
Thread sobre o incêndio na Austrália!

"O fenômeno é natural e é causado pela combinação de temperaturas superiores a 40º C e uma quantidade insuficiente de chuva, que deixam a vegetação extremamente seca."

g1.globo.com/natureza/notic…
"Sobreposição das estações esgota recursos usados no combate a queimadas, que são cada vez mais longas e fortes" - provavelmente por influência das mudanças climáticas.

internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw…
Read 12 tweets
4 Dec 19
Vou organizar em thread, pq a cobertura do @GeorgMarques sobre a CPMI das FakeNews hoje com a Joyce ficou muito boa!
Obs: se a Botometer não é ideal, usem outras ferramentas e táticas de identificação de bots para chegar a conclusões parecidas.

Read 17 tweets
2 Nov 19
Fizeram uma análise geral do Twitter do Trump:

Ele já deu retweet em vários perfis fakes, conspiracionistas, supremacistas e anti-islãmicos, fornecendo holofotes mundiais para essas pessoas, incluindo ciborgues da inteligência russa, iraniana e chinesa.+

nytimes.com/interactive/20…
Muitas contas tentam chamar sua atenção estratégicamente, derramando elogios ou fabricando conspirações convenientes.

O retweet traz mts seguidores, aumentando a influência das contas fakes, que serão convertidas depois em diferentes perfis para manipular opinião pública. +
Ele já vem propagando conspirações desde 2011, mirando no Obama e acusando-o de não ter nascido nos EUA. A tática pareceu ter surtido efeito nas redes, e então continuou propagando mentiras políticas, como o Obama ter - literalmente - fundado o Estado Islâmico +
Read 8 tweets
16 Sep 19
Eu alertei antes das eleições sobre a influência do Bannon no governo, caso o Jair fosse eleito. Ele foi considerado perigoso até para os parâmetros do governo Trump. E agora, além de se meter na questão Br x Ven, quer influênciar o discurso do Br na ONU.

internacional.estadao.com.br/noticias/geral…
Pra quem não lembra, "Na véspera do levante na Venezuela, chanceler brasileiro discutiu intervenção no país vizinho com guru da extrema direita dos EUA"

piaui.folha.uol.com.br/primeiro-banno…
"Desde que Bolsonaro se consolidou como candidato favorito à Presidência, Steve Bannon apoia e aconselha os Bolsonaros, e sempre que um deles viaja aos EUA, faz uma visita ou uma consulta a Bannon."

internacional.estadao.com.br/noticias/geral…
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(