Quem são os governadores e prefeitos cujos requerimentos de convocação serão pautados na sessão deliberativa da CPI da Covid de amanhã?
O critério de escolha dos gestores foi definido pelos locais onde houve operações da Polícia Federal para investigar mau uso do dinheiro destinado ao combate à pandemia. São 10 governadores e 07 prefeitos/ex-prefeitos.
Os Estados alvos são: Waldez Góes (PDT), do Amapá; Wilson Lima (PSC), do Amazonas; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Cláudio Castro (PSC), do Rio de Janeiro; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; Antonio Denarium (sem partido), de Roraima; +
+ Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina; e Mauro Carlesse (PSL), do Tocantins. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também pode ser convocado, mas nesse caso, a investigação foi deflagrada pelo Ministério Público do DF.
Já as capitais são: Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Recife (PE), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e São Paulo (SP). Podem ser convocados atuais prefeitos ou seus antecessores.
Eventualmente, o ex-governador do Rio, Wilson Witzel, também poderá ser convidado.
🚨 | O cronograma dos próximos depoimentos da CPI da Covid já está disponível!
Dia 1/06
- Nise Yamaguchi - médica oncologista e imunologista;
Dia 2/06
- Clóvis Arns da Cunha - Professor de Infectologia UFPR e Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia
- Zeliete Zambom, Médica de Família e Comunidade, Professora da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic e Presidente Sociedade Brasileira Medicina de Família e Comunidade
- Átila Iamarino - Biólogo e pesquisador, formado em microbiologia (@oatila)
Dia 8/06
- Élcio Franco -Ex-secretário executivo do Ministério da Saúde
Dia 9/06
- Nísia Trindade -Presidente da Fiocuz
Dia 10/06
- Fernando de Castro -Presidente da União Química
Dia 11/06
- Cláudio Maierovich, médico sanitarista e ex-presidente Anvisa e da Fiocruz
👥 O que dizem os governadores que serão convocados a depor na CPI da Covid?
A BBC Brasil apurou o posicionamento de alguns deles sobre as investigações pela Polícia Federal e convocação pela Comissão, e você acompanha neste fio.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, é investigado por causa da compra de 28 respiradores, sem licitação, de uma empresa de vinhos, em meio ao colapso de saúde no Estado.
Em uma nota divulgada à imprensa, o governo amazonense afirmou que "aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação". Lima ainda não se pronunciou sobre a convocação à CPI.
Ontem foi o depoimento de Mayra "Capitã Cloroquina" Pinheiro.
E uma coisa chamou a atenção de todos aqui no Camarote: o laudo pericial sobre a 'invasão' do TrateCov
Em suas respostas sobre o aplicativo (de diagnóstico de Covid-19, baseado em trabalho pouco relevante publicado a toque de caixa, e que ao inserir quaisquer 2 sintomas, receitava hidroxicloroquina e ivermectina, sabidamente ineficazes), algo interessante aconteceu.
Ela primeiramente alegou que houve 'hackeamento' e 'crime cibernético'.
Confirmou ainda que foi registrado um boletim de ocorrência, ratificando informação já fornecida pelo ex Ministro Eduardo Pazuello na semana passada.
Verdade ou mentira?
O @JornalOGlobo realizou verificação das alegações apresentadas por Mayra Pinheiro na CPI da Covid, e você confere agora quais são as mentiras ou verdades no depoimento da "Capitã Cloroquina".
"O Ministério da Saúde nunca indicou tratamentos (com medicamentos como a cloroquina) para a Covid"
É mentira!
"Ao longo da sua existência, a OMS já fez recomendações que são condenáveis, como, por exemplo, que mulheres portadoras de HIV amamentem seus filhos, sabendo do risco de transmissão"
#acessibilidade Manaus, 7 de janeiro de 2021
À Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Amazonas - SES - AM
Atenção: Exmo. Sr. Secretário de Saúde do Estado do Amazonas.
Assunto: AUMENTO NO CONSUMO DOS GASES MEDICINAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID19 - SUGESTÃO DE PLANO DE +
CONTINGÊNCIA.
Exmo. Sr,
conforme esclarecimentos constantemente prestados verbalmente aos representantes da Secretaria de Saúde, a White Martins vem implementando, desde o início da pandemia, uma série de esforços adicionais para viabilizar a maior quantidade de oxigênio +