Todos viram imagens do presidente Jair Bolsonaro no Equador, onde compareceu à posse de Guillermo Lasso. E onde foi filmado dizendo que precisava usar máscara para "não dar mau exemplo"

Alguém comentou outra questão aqui no Twitter e queria aproveitar pra falar de História(...)
(...) "Poxa, esses capacetes com um esporão e plumas, não eram alemães? Ou prussianos? Sei lá? O que tão fazendo no Equador?"

Sim, esse capacete, chamado em alemão de pickelhaube (literalmente "chapéu pontudo") se tornou icônico da Prússia do século XIX e do império alemão(...)
(...) Mas também é muito presente na História latino-americana

Especialmente após a vitória na Guerra Franco-Prussiana, em 1871, o exército alemão ganha ares de invencível, e muitos países ao redor do mundo vão contratar missões militares alemãs para adequarem(...)
(...) seus próprios exércitos ao conflito na era industrial. Enviar cadetes para a Alemanha, contratar oficiais alemães como instrutores, compra de equipamento bélico. E também mudanças estéticas

No final do século XIX e início do século XX, praticamente todos (...)
(...) os países latino-americanos vão incorporar elementos alemães

O caso mais marcante é o do Chile, o "último exército prussiano" segundo o colecionador Alejandro de Quesada, que aborda um pouco o tema em um apêndice de seu livro sobre uniformes imperiais alemães(...)
(...) E esse legado acaba durando até hoje, especialmente em uniformes cerimoniais, históricos ou de gala, como a guarda de honra perfilada no Equador para receber chefes de Estado ou de governo estrangeiros

Tivemos "chapéus pontudos" na Argentina...(...)
(...) No México, na Bolívia, na Colômbia e na Venezuela (...)
(...) E, como eu disse, o Chile acaba sendo talvez o exemplo mais conhecido, muito presente

E quando essa influência alemã diminuiu? Obviamente, com a derrota alemã na Grande Guerra, e também com a ascensão dos EUA como potência hemisférica

Na década de 1930 (...)
(...) praticamente todos os exércitos latino-americanos estavam adotando doutrinas ou francesas ou dos EUA

E nem EUA passaram incólumes, inclusive, com pickelhaubes adotados por guardas nacionais dos estados e também pelo famoso batalhão Indian Scouts(Batedores Indígenas)(...)
(...)E Brasil? Brevemente tivemos experiência com "chapéus-pontudos". Após a República, alguns militares queriam adotar a nova estética, também para distanciar do período monárquico, de modelo francês

O resultado foi um pesadelo logístico, mas vejam as pranchas de aquarela(...)
(...) O pesadelo logístico se deveu a falta de recursos, impossibilitando uma troca universal e imediata

Como resultado, vários foram doados às forças públicas estaduais, como este exemplar do Paraná

Se gostou, achou curioso ou aprendeu algo, dá RT. Se não, um bebê panda morre

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Xadrez Verbal

Xadrez Verbal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @XadrezVerbal

28 May
♟BREAKING NEWS

Alemanha reconhece oficialmente que a política colonial do país na atual Namíbia foi #Genocida

No então no Sudoeste Africano Alemão, entre 1904 e 1907, os povos herero e namaqua foram quase exterminados

Algo que repercute nas políticas alemãs de 30 anos depois
O comandante alemão das ações genocidas foi o general Lothar von Trotha, que via como uma guerra contra selvagens sequer humanos, 100 mil mortos

Ele foi para a reserva em 1910 e não lutou na Grande Guerra. Ainda assim, os nazistas o elevaram a "herói" e renderam homenagens(...) Image
(...) Isso acontecia por verem a violência colonial na atual #Namibia como uma "prova" da "superioridade" do homem branco, e também para legitimar ambições imperialistas alemãs

Hitler e os nazistas não estavam interessados em posses africanas, mas alguns setores estavam(...) Image
Read 9 tweets
24 May
O WSJ publicou um relatório da inteligência dos EUA sobre a hipótese do coronavírus ter vazado do laboratório de Wuhan. Esse tipo de "vazamento" para a imprensa não é novo, aconteceu ao menos duas vezes quando Mike "Sesc Pompeia" Pompeo era o secretário de Estado (...)
(...) O interessante é que, se essa hipótese for confirmada, em longo prazo, vai dar tilt em muita gente

Pq? Tem pessoas que estão genuinamente interessadas em desvendar a sequência dos eventos, mas também existem os que defendem essa hipótese por interesse próprio(...)
(...) Para amenizar, justificar ou desviar o foco da própria incompetência ao lidar com a pandemia. Torna-se uma briga política de cachorro grande, e, em março de 2020, escrevi sobre o interesse do governo Trump na expressão "vírus chinês" (gazetadopovo.com.br/vozes/filipe-f…)(...)
Read 11 tweets
16 May
Jovem Pan noticia que "prefeitura da Cidade do México afirmou", em defesa de uma das panaceias ineficazes contra covid

Só que não existe "prefeitura da Cidade do México". A Cidade do México é distrito federal, como se fosse um estado. Falamos disso no podcast ao fim de 2018(...)
(...) Não se trata de mero preciosismo de terminologia

Mostra que a notícia não foi apurada e, principalmente, dificulta saber qual é a verdadeira origem da informação. Um estudo, segundo o @hfernandesbio, que não passou por revisão

Ouçam o Xadrez Verbal, higienizem as mãos
Um defensor da panaceia veio xingar e colou uma conferência de imprensa que supostamente prova essa eficácia da ivermectina

Os dados são apresentados desse estudo

Já fica claro que é análise não experimental, ou seja, sem todos os controles(...)

Read 7 tweets
27 Apr
Sobre as declarações do ministro Paulo Guedes hoje, sobre a vacina e o vírus, alguns pontos e correções

1, Quando ele diz "o americano tem cem anos de pesquisa" e "a vacina da Pfizer é melhor", é interessante apontar que, sim, os EUA possuem um setor (...)
(...) de pesquisa extremamente desenvolvido, atraindo vários dos principais cérebros do mundo. Só que, ao contrário da visão ideológica dele, a realidade é que isso é feito com muito incentivo e planejamento de Estado. Por ex, o número de startups na Califórnia? (...)
(...) Ligação direta com projeto de Estado ()

2, a vacina da Pfizer é desenvolvida em parceria com a BioNTech, empresa alemã fundada por descendentes de imigrantes turcos, algo que também não casa com o governo Guedes (xadrezverbal.com/2015/09/03/ref…)(...)
Read 8 tweets
20 Mar
Sobre o dólar a cinco reais, chega a ser chocante manterem a máscara de "técnico" de Paulo Guedes

Agora, ele diz que a cotação é culpa de "imagem negativa no exterior" criada pela "esquerda que ficou trinta anos no poder"

Refrescando a memória (...)
(...) o próprio Guedes disse (02/11/18) ainda antes da posse: "Não tenho medo. Vai ser ótimo que o dólar chegue a R$ 5, porque vou reduzir dramaticamente a dívida interna. Vamos vender dólares a quem quiser comprá-los. Vamos vender bastante e depois reduzir a dívida interna"(...)
(...) O mesmo Paulo Guedes, em 25/11/19, antes da pandemia, disse "O dólar está alto. Qual o problema? Zero. Nem inflação ele [dólar alto] está causando. Vamos importar um pouco mais e exportar um pouco menos" (...)
Read 14 tweets
19 Mar
A Record fez um levantamento e aponta que brasileiros podem entrar em apenas oito países atualmente, dado o tamanho de nossa crise sanitária

Um desses países é Tonga, do seu, do meu, do nosso BESUNTADÃO DE TONGA

PS: Não podemos entrar na Gloriosa República de Vanuatu
Caso você ache que é só zoeira ou brincadeira, lembro-os que, dos programas 58 ao 61, em 2016, ao menos um bloco de cada podcast foi dedicado aos jogos olímpicos, comentando questões de política internacional, como a estreia kosovar, Egito vs Israel no judô, Tonga, etc
Citando a matéria, os países são feganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga. "De resto, 100 países têm restrições moderadas para receber turistas vindos do Brasil e outros locais, e 117 estão com restrições fortes"
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(