O comandante alemão das ações genocidas foi o general Lothar von Trotha, que via como uma guerra contra selvagens sequer humanos, 100 mil mortos
Ele foi para a reserva em 1910 e não lutou na Grande Guerra. Ainda assim, os nazistas o elevaram a "herói" e renderam homenagens(...)
(...) Isso acontecia por verem a violência colonial na atual #Namibia como uma "prova" da "superioridade" do homem branco, e também para legitimar ambições imperialistas alemãs
Hitler e os nazistas não estavam interessados em posses africanas, mas alguns setores estavam(...)
(...)especialmente os monarquistas. E a maioria desses apoiou a ascensão nazista, para conter o comunismo
O princípe herdeiro Wilhelm, por exemplo, foi fotografado diversas vezes com a braçadeira da suástica, e cedeu um palacete para reuniões do partido nazista (...)
(...) evocar o efêmero império colonial alemão na África servia então para ânimos e questões raciais, questões políticas e também nacionalistas e militares. Foi na Tanzânia, na outra costa africana, o único lugar onde os alemães não foram derrotados na Grande Guerra. Porém..(...)
(...) as forças alemãs na África oriental eram comandadas por Paul von Lettow-Vorbeck, que recebeu diversas honrarias militares e reconhecimento dos aliados
E, principalmente, mandou Hitler se f*der. Não é força de expressão
Com isso, caiu em desgraça, daí a necessidade(...)
(...)de homenagear von Trotha
O genocídio na Namíbia e o na Armênia são dos primeiros eventos assim definidos, e é um reconhecimento muito importante
Recentemente, a Alemanha devolveu restos mortais de chefes herero para a Namíbia bbc.com/news/world-afr…
(...)
(...) É possível que esse reconhecimento abra caminho para compensações e indenizações. Precisamos aguardar
Também é possível que seja um ato de maior aproximação entre a ex-metropole e um país com abundância de riqueza mineral em seu solo
Peço desculpas por (...)
(...) algum eventual erro na thread, pois fiz de cabeça e de improviso no celular. Certamente vou falar mais
Se gostou, aprendeu algo ou achou interessante, dá RT. Sabe quem não daria RT? Ele mesmo, Hitler
Nas últimas fotos, mulheres herero em trajes tradicionais, ontem e hoje
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Todos viram imagens do presidente Jair Bolsonaro no Equador, onde compareceu à posse de Guillermo Lasso. E onde foi filmado dizendo que precisava usar máscara para "não dar mau exemplo"
Alguém comentou outra questão aqui no Twitter e queria aproveitar pra falar de História(...)
(...) "Poxa, esses capacetes com um esporão e plumas, não eram alemães? Ou prussianos? Sei lá? O que tão fazendo no Equador?"
Sim, esse capacete, chamado em alemão de pickelhaube (literalmente "chapéu pontudo") se tornou icônico da Prússia do século XIX e do império alemão(...)
(...) Mas também é muito presente na História latino-americana
Especialmente após a vitória na Guerra Franco-Prussiana, em 1871, o exército alemão ganha ares de invencível, e muitos países ao redor do mundo vão contratar missões militares alemãs para adequarem(...)
O WSJ publicou um relatório da inteligência dos EUA sobre a hipótese do coronavírus ter vazado do laboratório de Wuhan. Esse tipo de "vazamento" para a imprensa não é novo, aconteceu ao menos duas vezes quando Mike "Sesc Pompeia" Pompeo era o secretário de Estado (...)
(...) O interessante é que, se essa hipótese for confirmada, em longo prazo, vai dar tilt em muita gente
Pq? Tem pessoas que estão genuinamente interessadas em desvendar a sequência dos eventos, mas também existem os que defendem essa hipótese por interesse próprio(...)
(...) Para amenizar, justificar ou desviar o foco da própria incompetência ao lidar com a pandemia. Torna-se uma briga política de cachorro grande, e, em março de 2020, escrevi sobre o interesse do governo Trump na expressão "vírus chinês" (gazetadopovo.com.br/vozes/filipe-f…)(...)
Jovem Pan noticia que "prefeitura da Cidade do México afirmou", em defesa de uma das panaceias ineficazes contra covid
Só que não existe "prefeitura da Cidade do México". A Cidade do México é distrito federal, como se fosse um estado. Falamos disso no podcast ao fim de 2018(...)
(...) Não se trata de mero preciosismo de terminologia
Mostra que a notícia não foi apurada e, principalmente, dificulta saber qual é a verdadeira origem da informação. Um estudo, segundo o @hfernandesbio, que não passou por revisão
Ouçam o Xadrez Verbal, higienizem as mãos
Um defensor da panaceia veio xingar e colou uma conferência de imprensa que supostamente prova essa eficácia da ivermectina
Os dados são apresentados desse estudo
Já fica claro que é análise não experimental, ou seja, sem todos os controles(...)
Sobre as declarações do ministro Paulo Guedes hoje, sobre a vacina e o vírus, alguns pontos e correções
1, Quando ele diz "o americano tem cem anos de pesquisa" e "a vacina da Pfizer é melhor", é interessante apontar que, sim, os EUA possuem um setor (...)
(...) de pesquisa extremamente desenvolvido, atraindo vários dos principais cérebros do mundo. Só que, ao contrário da visão ideológica dele, a realidade é que isso é feito com muito incentivo e planejamento de Estado. Por ex, o número de startups na Califórnia? (...)
(...) Ligação direta com projeto de Estado ()
2, a vacina da Pfizer é desenvolvida em parceria com a BioNTech, empresa alemã fundada por descendentes de imigrantes turcos, algo que também não casa com o governo Guedes (xadrezverbal.com/2015/09/03/ref…)(...)
Sobre o dólar a cinco reais, chega a ser chocante manterem a máscara de "técnico" de Paulo Guedes
Agora, ele diz que a cotação é culpa de "imagem negativa no exterior" criada pela "esquerda que ficou trinta anos no poder"
Refrescando a memória (...)
(...) o próprio Guedes disse (02/11/18) ainda antes da posse: "Não tenho medo. Vai ser ótimo que o dólar chegue a R$ 5, porque vou reduzir dramaticamente a dívida interna. Vamos vender dólares a quem quiser comprá-los. Vamos vender bastante e depois reduzir a dívida interna"(...)
(...) O mesmo Paulo Guedes, em 25/11/19, antes da pandemia, disse "O dólar está alto. Qual o problema? Zero. Nem inflação ele [dólar alto] está causando. Vamos importar um pouco mais e exportar um pouco menos" (...)
A Record fez um levantamento e aponta que brasileiros podem entrar em apenas oito países atualmente, dado o tamanho de nossa crise sanitária
Um desses países é Tonga, do seu, do meu, do nosso BESUNTADÃO DE TONGA
PS: Não podemos entrar na Gloriosa República de Vanuatu
Caso você ache que é só zoeira ou brincadeira, lembro-os que, dos programas 58 ao 61, em 2016, ao menos um bloco de cada podcast foi dedicado aos jogos olímpicos, comentando questões de política internacional, como a estreia kosovar, Egito vs Israel no judô, Tonga, etc
Citando a matéria, os países são feganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga. "De resto, 100 países têm restrições moderadas para receber turistas vindos do Brasil e outros locais, e 117 estão com restrições fortes"