Além de proteger contra a COVID-19, também pode proteger contra gás lacrimogênio, spray de pimenta (c/ modificações) e também é ótimo para limpar o banheiro c/ água sanitária ou cortar cebola.
Episódio 4…
Primeiro de tudo, é importante frisar que este perfil defende o direito constitucional de reunião e manifestação, mas preza também pela saúde e integridade física dos participantes.
Vá protegido e evite confrontos. Não fique sozinho. Não ajude a acirrar os ânimos.
Ainda que quebrar vidraças pudesse ajudar a melhorar a ventilação nas agências de bancos, NÃO RECOMENDAMOS!
As PFFs dão uma boa proteção contra a poeira, a poluição e o SARS-CoV-2 e são o suficiente para a maior parte da população. Mas quem quiser algo a mais, elastoméricos.
Os respiradores elastoméricos podem combinar cartuchos químicos com filtros para particulados e é importante prestar atenção nessa combinação:
• Só o particulado, não vai te proteger de gases e vapores.
• Só o químico não vai te proteger da COVID-19.
A 3M vende um cartucho combinado super prático. Ele é multigases e P3: o 60926.
Mas também é possível comprar um cartucho químico comum como o 6001, 6003 ou 6006, mas nesse caso é preciso adicionar o para particulados.
São duas opções:
Usar o filtro P2 5N11 junto com o retentor 501.
Ou usar o adaptador para filtros 502 e colocar qualquer outro filtro por cima como o 2071, 2091, ou 7093 e garantir o máximo de proteção química e para particulados.
Para quem gosta da GVS, é preciso procurar pelo modelo combinado A1P3.
E para quem não quer gastar muito dinheiro, a Alltec tem os filtros ABEK-1, CMA-1 e o CMC-1 que podem ser combinados com o CBTF-P2 para máxima proteção.
Lembrando que esses cartuchos químicos te darão uma boa proteção para irritantes pela via respiratória como produtos de limpeza, cebola, ou mesmo gás lacrimogênio, mas não protegerão a irritação nos olhos, para isso é necessário usar uma elastoméricas facial inteira ou óculos…
Os óculos precisam ser vedados para fazer com que o ar ambiente não venha para os olhos. Esses óculos terão a borda emborrachada e elástico igual às elastoméricas.
Assim eles te protegem tanto de vapores de hipoclorito de sódio, de cebola ou até de spray de pimenta.
Lembrando que os óculos são vestidos depois dos respiradores e é importante verificar a vedação adequada.
Um óculos de qualidade também vai te dar uma proteção mecânica extras para olhos.
Se quiser se proteger também de barulhos muito fortes, o uso de um protetor auricular é barato e fácil de colocar e retirar. Existe até protetor junto com capacete para é meio trambolho para se deslocar.
E se precisar pegar algo muito quente, uma boa forma de proteger as mãos é com uma luva de aramida.
Lembrando que sempre que estamos nos expondo, o ideal é reduzir a exposição, seja na quantidade, seja no tempo. O EPI não te torna super-herói.
Evite ficar nos locais com mais aglomeração como no meio da rua. Calçadas costumam ficar mais vazias.
Você também pode se programar para chegar um pouco antes ou um pouco depois e evitar um transporte público muito cheio.
Se perceber tumultos, é mais seguro se afastar. (Não é para enfiar a cara no gás lacrimogênio nem ficar provocando para usarem o spray de pimenta em você.)
É sempre mais seguro também estar acompanhado e combinar um ponto de encontro para caso alguém se perca no evento.
Não porte armas ou objetos cortantes ou perfurantes. Dificilmente eles terão qualquer utilidade e o porte pode configurar crime e podem acabar machucando vc mesmo.
Quanto à duração dos cartuchos químicos e dos filtros para particulados é algo entre 3 meses e 12 meses.
Quando sentir dificuldade de respirar, tem que trocar o filtro e quando estiver sentindo o cheiro dos produtos químicos, tem que trocar o cartucho.
Também não precisa fazer rodízio. Você pode usar um mesmo elastomérico todos os dias, procurando manusear pelos elásticos e higienizando as mãos antes e depois de manusear.
Para o uso comum não é necessário desmontar e lavar o respirador, mas se quiser, basta desconectar os cartuchos e os filtros e lavar com água e sabão de coco e deixar secando na sombra.
É difícil fazer uma tabela de ofertas porque são muitas as possibilidades.
Se tiverem dúvidas que não foram tratadas nos outros 3 episódios, só mandar na DM.
E lembrando que podem usar sem vedar a válvula e sem qualquer outra modificação que estarão se protegendo muitíssimo bem e protegendo os outros mais do que as de tecido e as de procedimentos.
E lembrem:
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização (…);
Evitem comer, beber ou fumar na manifestação (para não ter que tirar os respiradores) e aproveitem que vivemos em uma democracia. :)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O @SciShow fez um vídeo sobre como o Projeto Manhattan que desenvolveu a bomba atômica também desenvolveu os filtros HEPA (para evitar q partículas radioativas pudessem ficar suspensas no ar).
Um ótimo vídeo q fala como é feita a captura das partículas.
E que no começo eram feito com asbestos (amianto) e depois passou a ser feito com fibra de vidro.
Uma tecnologia que começou a ser pesquisada em 1938 e hoje nos ajuda contra a COVID-19. @vitormori
Lembrando que a tecnologia das PFFs veio muitos anos depois e resolveu a questão da filtragem de uma forma mais engenhosa já que numa PFF a superfície de troca de ar é muito menor que nos filtros HEPA e pelo fato do nosso pulmão não ter a mesma capacidade que uma ventoinha.
Uma pequena explicação do porque considero relativamente seguro abraçar alguém de PFF.
Hoje se sabe que a principal forma de transmissão do SARS-CoV-2 é pelo ar, especialmente em ambientes fechados, sem ventilação e sem filtragem.
Ao usar uma PFF, você estará muito bem protegido e protegendo a outra pessoa. Se ela também estiver usando uma PFF a proteção combinada é maior ainda.
Você ainda pode aumentar a proteção abraçando num ambiente aberto; ventilado; e evitando falar nesse momento.
Num encontro com outra pessoa, o risco de transmissão pelo fato de estarem compartilhando o mesmo ar respirado é incomensuravelmente maior do que pelo abraço e por esse motivo que é importante as PFF que protegem de verdade.
PFFs e Elastomerícos Valvulados, pode? Claro que sim!
TL/DR
PRECISA vedar a saída de ar? Não!
Pode adicionar uma proteção extra com um elemento filtrante por fora? Pode!
Acompanha o fio para entender o porquê.
As máscaras oferecem 3 tipos de proteção:
A- Dificultam que você encoste no nariz ou na boca com facilidade. (Contato.)
B- Reduzem a quantidade de vírus que uma pessoa contaminada por exalar. (Controle da fonte.)
C- Reduzem a quantidade de vírus que você inala. (Filtragem)
Para a A, qualquer máscara ajuda. Até aquelas garrafas PET na cara chamadas de M85. (Não são máscaras e não funcionam para B e C.)
Com a pandemia, após dizer que nenhuma máscara deveria ser usada por quem não tinha sintomas, o governo resolveu recomendar máscaras caseiras.
Vamos falar de marcas e modelos de elastoméricos? Começa o Episódio 2:
Começando pela CARBOGRAFITE.
Diferente de outras marcas, que os filtros encaixam em todos os modelos, o único elastomérico da Carbografite com filtro P2 é o CG 304N e o filtro P2 RC1.
Outros modelos da Carbografite NÂO servem para COVID-19.
Esse modelo também está difícil de achar e não é comum dele ser vendido junto com o filtro.
O Profissão Repórter fez uma importante matéria sobre como está a situação nos hospitais de referência no combate a COVID-19 em SP.
O estado, no dia 25/03, tinha 1.500 pacientes a espera de leitos. Só na capital eram 606.
Muitos profissionais de saúde usando PFFs. ❤️
Alguns estava com PFFs não-hospitalar e por isso estavam usando máscaras de procedimentos por cima (para terem também a proteção contra jatos de fluidos).
Tudo tão lotado que mal sobra espaço para os profissionais transitarem.
Conseguir uma ambulância para levar o paciente ñ é o suficiente para ser internado. A espera é de horas, e a ambulância fica presa porque o hospital não tem leitos nem macas para dar conta do volume.
Num dos hospitais não tinha nem mais cadeira, nem espaço para receber oxigênio.