Oi, pessoal! A @mellziland fez um fio onde ela explica a proteção de uma vacina a partir de um artigo que mostra o impacto das variantes sobre a atividade de anticorpos neutralizantes induzidos pela CoronaVac.

Acompanhem só: 🧶
ATIVIDADE DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES: os anticorpos são um dos componentes que vão compor a resposta imunológica, que engloba não só essas moléculas, como células especialistas de defesa também.

E as células contribuem muito
Principalmente em reduzir agravamentos. Na CPI, Dimas Covas comentou que a proteção da CoronaVac é muito significativa em reduzir agravamentos do que evitar a infecção.

Isso se traduz diretamente em salvar vidas
O que quer dizer: mesmo que uma pessoa vacinada se infecte, o risco de agravamento é muito mais baixo do que uma pessoa que não foi vacinada.

💭Posso correlacionar essa atividade neutralizante com proteção? NÃO. Ela é uma parte da resposta que compõe a proteção.
Como posso correlacionar com proteção? Vendo eficácia (no ensaio clínico) ou efetividade (dado de vida real).

💭Dados de efetividade do Chile 🇨🇱
💭Dados de efetividade da Indonésia 🇮🇩
Dados de efetividade do Brasil 🇧🇷
- Profissionais de saúde de Manaus, região com grande prevalência de P.1:
Ainda dados do Brasil, considerando por faixas etárias (importante se atentar para a discussão nesse fio!):
Estamos vendo, na vida real, que a CoronaVac é capaz de gerar proteção, especial e principalmente contra agravamentos, considerando a P.1, que é, hoje, a variante de dominância no Brasil.
💭Ah, mas não era importante ter titulos maiores de anticorpos neutralizantes?

Claro, isso ajuda a evitar a infecção, e estudos estão sendo feitos para testar a combinação de vacinas diferentes, contemplando a CoronaVac para observar o efeito na resposta.
Mas significa que a vacina é inútil ou não teria proteção por ter uma ação de anticorpos neutralizantes impactadas? Não! Porque ela está protegendo contra agravamentos, reduzindo o risco para isso.
NO ENTANTO, a Mell levantou uma discussão EXTREMAMENTE relevante sobre o cenário em que estamos vivendo e porque, por conta desse cenário, mesmo pessoas vacinadas podem ainda ficar doentes
Portanto, esse resultado era esperado. Já tínhamos outros indicativos, inclusive. E não muda o fato de que a CoronaVac está nos ajudando a reduzir agravamentos. Isso se traduziu em redução de óbitos nas faixas etárias que foram mais vacinadas com ela.
Agora, considerando a ESTRATÉGIA DO BRASIL PARA SAIR DA PANDEMIA. Sempre ficou mega claro, muitos especialistas como a Natália, o Átila, a Dê, sempre comentaram que precisamos de diferentes vacinas para sairmos da pandemia.
Isso porque alcançaríamos a cobertura vacinal de uma forma mais ágil. É por meio da cobertura vacinal que iremos impactar na transmissão, reduzindo o número de suscetíveis, como a Mell comenta aqui:
Portanto, precisamos nesse momento:
1) buscar a cobertura vacinal vacinando rapidamente a população indicada com o regime completo
2) monitorar casos de COVID-19 e SRAG na população já vacinada para analisar a necessidade de uma 3ª dose
3) MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO
Nesse tuíte a Mell comenta justamente o porquê. Precisamos que todos sigam com essas medidas nesse momento porque a transmissão está alta e começando a ganhar aceleração novamente. Todos, vacinados e ainda não vacinados, devem aderir.
E muito na honestidade meu povo lindo, quanto mais cedo a gente entender e aceitar que para sair da pandemia, é preciso atacar o cerne do problema (transmissão) somando estratégias (vacinação + medidas de enfrentamento + medidas mitigatórias), menos prolongada a pandemia será.
E aqui um artigo maravilhoso escrito pelo @daniel_bargieri com a contribuição da @mellziland
jornal.usp.br/artigos/corona…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rede Análise COVID-19

Rede Análise COVID-19 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @analise_covid19

27 May
A transmissão acelerada criando um cenário de alta exposição pode trazer riscos para toda a população. A população já vacinada tem riscos substancialmente menores. Mas num cenário de alta transmissão, os riscos não são abolidos. (@mellziland)

Precisamos controlar a transmissão👇
Controlando a transmissão, estaremos não só protegendo mais aquelas pessoas que ainda não se vacinaram, como também veremos em muito mais contraste os efeitos protetores da vacina. Com o avanço da vacinação, a proteção é cada vez mais amplificada.

O cerne é a transmissão.
Israel foi um exemplo que atacou a COVID-19 com todas as armas disponíveis no cerne do seu problema: transmissão

Somou medidas mitigatórias adequadas para evitar o espalhamento do vírus, em paralelo com a vacinação em massa

Israel hoje: g1.globo.com/mundo/noticia/…
Read 4 tweets
27 May
A @mellziland publicou um fio, ontem, comentando de dados muito positivos para as vacinas candidatas da Sinopharm, que usa a plataforma de vírus inativado!

Nessa nova análise, as vacinas tiveram as eficácias de:
💉72,8% no grupo WIV04
💉78,1% no grupo HB02

Acompanha no fio! 🧶
O artigo publicado na @JAMA_current trata das duas vacinas candidatas da Sinopharm (WIV04 e HB02)

Em dezembro, a @mellziland fez um fio comentando dos primeiros dados dessa vacina aqui:
O estudo de fase 3, em andamento nos Emirados Árabes Unidos🇦🇪 e Bahrein 🇧🇭, conta com 40.382 participantes adultos de 18+ anos sem história conhecida de COVID-19.

Abaixo, temos os dados de participantes randomizados em cada um dos grupos para o estudo:
Read 22 tweets
27 May
Nesse fio feito pelo @leorovatti estima-se então que 2.019.109 de pessoas, inevitavelmente terão ou já têm algum tipo de sequela da Covid.

Pois é, a notícia não é boa, segue o fio! 🧶
2 Milhões de pessoas em média, com a chamada covid longa, isso sem contar as subnotificações claro.
Já temos, quase 4 estados de Roraima em pessoas que vão ou já estão precisando de acompanhamento médico. E ainda não sabemos se estas sequelas poderão ou não serem revertidas /2
E considerando que o Sars-CoV-2 atinge os estratos da sociedade de forma diferente. O problema se agrava, pois, na maioria das vezes essas pessoas não tem acesso a um atendimento médico de qualidade, e assim as sequelas são negligenciadas e pioram./3 www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Read 19 tweets
27 May
Olá, pessoal. Estamos prestes a vivenciar mais um aumento da epidemia de COVID-19 aqui no Brasil e, ao que tudo indica, será muito grave. Sigam o fio para entender um dado importante: 🧶 //1
Quem nos acompanha já viu os fios do @schrarstzhaupt, que nos mostra vários dados de monitoramento da epidemia. Um desses dados é o acompanhamento de "sintomas estilo COVID-19", a partir da pesquisa da Universidade de Maryland em conjunto com o Facebook. //2
Nesta pesquisa, feita com usuários do Facebook, pessoas são sorteadas, de acordo com metodologia que pode ser consultada aqui (covidmap.umd.edu/document/css_m…) e respondem, entre outras coisas, se estão sentindo sintomas, quais são esses sintomas, e a partir de que data sentem eles. //3
Read 20 tweets
7 May
💭Se minha 2ª dose atrasar, perco o efeito da 1ª dose?

👩‍🦰 Após a 1ª dose, o corpo irá criar uma resposta imunológica que já pode gerar uma proteção. A proteção completa vem com o reforço da 2ª dose, que a amplificará e a tornará mais prolongada

Veja mais perguntas abaixo!
💭Mas e se atrasar muito? Pode impactar na eficácia?

👩‍🦰Infelizmente ainda não temos muitos dados para intervalos maiores do que os aprovados pena @anvisa_oficial . Quanto mais próximo do intervalo estabelecido, menor será o impacto!
💭Devo tomar a 2ª dose mesmo se ela for atrasada?

👩‍🦰SIM! Em caso de atraso, tome a 2ª dose tão logo estiver disponível no seu local de vacinação!
Read 17 tweets
1 Apr
Olá, pessoal! Em novembro fizemos um estudo para o @JornalOGlobo onde mostramos que os jovens estavam sendo cada vez mais significativos dentre os novos casos de COVID-19. Agora atualizamos esse estudo! Sigam o fio: 🧶 //1
A matéria original é esta aqui: oglobo.globo.com/sociedade/coro… //2
Nela, percebemos que entre os PCRs positivos de cada dia, os jovens vinham ganhando espaço, mês a mês. Estes são os gráficos da matéria. Vejam que desde o início da epidemia de COVID-19 no Brasil os idosos vinham perdendo espaço para os jovens dentre os positivos: //3
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(