🇨🇴 Colômbia: com um mês de protestos, manifestantes em Bogotá queimaram bandeiras dos EUA e de Israel ecoando forte discurso anti-imperialista. Os dois países fornecem o equipamento militar que o governo colombiano usa para reprimir civis nas ruas

Já são mais de 40 pessoas mortas pela violência policial desenfreada em todo o território colombiano, além de centenas de pessoas desaparecidas e feridas, e milhares de prisões arbitrárias.

infobae.com/america/colomb…
O apoio militar estrangeiro a um governo que segue lavando as ruas com sangue foi tema de alerta por parte da @amnistia internacional.

amnesty.org/en/latest/news…
A América Latina está (mais uma vez) em ebulição e são muitos protestos para acompanhar. Se você não sabe como a Colômbia chegou aqui, escute o último Giro Latino Cast. Trouxemos informações diretamente das trincheiras do #ParoNacional com todo o contexto

anchor.fm/giro-latino/ep…
Lembrando: a edição #83 da nossa newsletter semanal trouxe as atualizações de um mês de protestos na Colômbia. Além de um saldo crescente de mortos e desaparecidos, as jornadas sem data para terminar vêm revertendo medidas e derrubando políticos. Leia 👇

girolatino.substack.com/p/bolivia-ex-m…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with giro latino

giro latino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @girolatino

30 May
Os protestos brasileiros contra o governo de Jair Bolsonaro viraram notícia na imprensa latino-americana. Neste fio, reunimos o que saiu na vizinhança sobre o #ForaBolsonaro. Vem com a gente 👇
🇦🇷 O argentino Clarín falou de milhares nas ruas em resposta à "caótica gestão da pandemia, que já deixou quase 460 mil mortos"

clarin.com/mundo/miles-pe…
🇵🇦 La Prensa, um dos principais veículos do Panamá, também repercutiu as jornadas brasileiras, mencionando os gritos de "vacina já" e "bolsovírus"

prensa.com/mundo/nueva-jo…
Read 14 tweets
29 May
🇧🇴 O ex-ministro de Governo de Jeanine Áñez, Arturo Murillo, foi preso em Miami acusado de suborno e lavagem de dinheiro. A informação foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos EUA pouco após a detenção, ocorrida na quarta-feira (26). 👇
Ainda foram detidos o ex-chefe de gabinete de Murillo, Sergio Méndez, e um grupo de empresários, todos acusados de articular um esquema de propina na importação de gás lacrimogêneo. Murillo teria embolsado cerca de US$ 600 mil para favorecer as empresas contratadas pelo governo.
📰 Leia essa e outras notícias na newsletter de hoje:

🇨🇴 Colômbia completa um mês de protestos
🇨🇱 Chile cria passaporte interno para
🇵🇪 Peru: ataque atribuído ao Sendero Luminoso mata 16
🇺🇾 Vídeo: Uruguai quer vacina rápida para vislumbrar pós-covid
girolatino.substack.com/p/bolivia-ex-m…
Read 4 tweets
28 May
Lembram de William Shakespeare, um do primeiros vacinados contra a covid-19 no mundo? Ele faleceu durante a semana.

Eis que um canal argentino deu a notícia confundindo o falecido senhorzinho com AQUELE William Shakespeare (que morreu em 1616)

Para piorar, a apresentadora (que virou alvo de memes) ainda menciona o finado Bill como "um dos escritores mais importantes da língua inglesa"

Bom
Certamente é o menor problema do vídeo, mas o Shakespeare de nosso tempo nem mesmo recebeu dose da Astrazeneca, como nos conta a apresentadora - foi a vacina da Pfizer.
Read 5 tweets
17 May
🇨🇱 Importante: Chile foi às urnas ao longo do fim de semana para, entre outras coisas, montar a Assembleia Constituinte. Projeções dos resultados até aqui indicam que a coalizão conservadora "Vamos por Chile" não conseguiria 1/3 dos assentos e, com isso, não teria poder de veto.
Para definir mudanças importantes no novo texto, será necessária uma maioria de 2/3 dos votos na Constituinte. Muitas análises prévias às eleições apontavam que a "Vamos por Chile" viria forte para conseguir mais que 33% dos assentos e, com isso, forçar mais negociações.
A Constituinte chilena terá paridade de gênero e 17 assentos reservados a representantes indígenas. O texto a ser produzido ainda terá que ser submetido a um novo plebiscito, já em 2022, que define se a adotam ou mantêm a atual. Contamos no ano passado: theintercept.com/2020/10/28/chi…
Read 18 tweets
15 May
Presidente da Bolívia pede à ONU atitudes diante da "agressão" aos palestinos, pedindo que "se respeite o direito de autodeterminação"
O governo venezuelano também, por meio do chanceler Jorge Arreaza

Read 4 tweets
15 May
🇩🇴 A República Dominicana ergueu cerca de 23 km de muro na fronteira com o Haiti. O obstáculo de 4 metros de altura, com sensores de movimento e encimado por arame farpado, vai tentar barrar a passagem em algumas das entradas com maior fluxo de imigração irregular. 👇 Image
🧱A relação entre República Dominicana e Haiti tem ficado cada vez mais tensa. Antes da nova muralha, ambos vem enfrentado uma crise diplomática pela tentativa haitiana canalizar e desviar o rio Massacre, no norte, ameaçando deixar partes da fronteira dominicana sem água.
📰 Veja essa e outras notícias na edição de hoje da newsletter:

🇨🇱 Chile elege Assembleia Constituinte neste fim de semana
🇨🇺 Cuba inicia vacinação em massa com imunizante próprio
🇻🇪 Venezuela: Juan Guaidó agora defende “menos sanções
girolatino.substack.com/p/rep-dominica…
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(