Os protestos brasileiros contra o governo de Jair Bolsonaro viraram notícia na imprensa latino-americana. Neste fio, reunimos o que saiu na vizinhança sobre o #ForaBolsonaro. Vem com a gente 👇
🇦🇷 O argentino Clarín falou de milhares nas ruas em resposta à "caótica gestão da pandemia, que já deixou quase 460 mil mortos"
🌎 A regionalmente conhecida teleSUR fala das mobilizações "em ao menos 200 cidades" brasileiras e não deixa de falar da violência cometida pela polícia de Pernambuco
🇨🇴 Colômbia: com um mês de protestos, manifestantes em Bogotá queimaram bandeiras dos EUA e de Israel ecoando forte discurso anti-imperialista. Os dois países fornecem o equipamento militar que o governo colombiano usa para reprimir civis nas ruas
Já são mais de 40 pessoas mortas pela violência policial desenfreada em todo o território colombiano, além de centenas de pessoas desaparecidas e feridas, e milhares de prisões arbitrárias.
🇧🇴 O ex-ministro de Governo de Jeanine Áñez, Arturo Murillo, foi preso em Miami acusado de suborno e lavagem de dinheiro. A informação foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos EUA pouco após a detenção, ocorrida na quarta-feira (26). 👇
Ainda foram detidos o ex-chefe de gabinete de Murillo, Sergio Méndez, e um grupo de empresários, todos acusados de articular um esquema de propina na importação de gás lacrimogêneo. Murillo teria embolsado cerca de US$ 600 mil para favorecer as empresas contratadas pelo governo.
📰 Leia essa e outras notícias na newsletter de hoje:
🇨🇴 Colômbia completa um mês de protestos
🇨🇱 Chile cria passaporte interno para
🇵🇪 Peru: ataque atribuído ao Sendero Luminoso mata 16
🇺🇾 Vídeo: Uruguai quer vacina rápida para vislumbrar pós-covid girolatino.substack.com/p/bolivia-ex-m…
Lembram de William Shakespeare, um do primeiros vacinados contra a covid-19 no mundo? Ele faleceu durante a semana.
Eis que um canal argentino deu a notícia confundindo o falecido senhorzinho com AQUELE William Shakespeare (que morreu em 1616)
Para piorar, a apresentadora (que virou alvo de memes) ainda menciona o finado Bill como "um dos escritores mais importantes da língua inglesa"
Bom
Certamente é o menor problema do vídeo, mas o Shakespeare de nosso tempo nem mesmo recebeu dose da Astrazeneca, como nos conta a apresentadora - foi a vacina da Pfizer.
🇨🇱 Importante: Chile foi às urnas ao longo do fim de semana para, entre outras coisas, montar a Assembleia Constituinte. Projeções dos resultados até aqui indicam que a coalizão conservadora "Vamos por Chile" não conseguiria 1/3 dos assentos e, com isso, não teria poder de veto.
Para definir mudanças importantes no novo texto, será necessária uma maioria de 2/3 dos votos na Constituinte. Muitas análises prévias às eleições apontavam que a "Vamos por Chile" viria forte para conseguir mais que 33% dos assentos e, com isso, forçar mais negociações.
A Constituinte chilena terá paridade de gênero e 17 assentos reservados a representantes indígenas. O texto a ser produzido ainda terá que ser submetido a um novo plebiscito, já em 2022, que define se a adotam ou mantêm a atual. Contamos no ano passado: theintercept.com/2020/10/28/chi…
🇩🇴 A República Dominicana ergueu cerca de 23 km de muro na fronteira com o Haiti. O obstáculo de 4 metros de altura, com sensores de movimento e encimado por arame farpado, vai tentar barrar a passagem em algumas das entradas com maior fluxo de imigração irregular. 👇
🧱A relação entre República Dominicana e Haiti tem ficado cada vez mais tensa. Antes da nova muralha, ambos vem enfrentado uma crise diplomática pela tentativa haitiana canalizar e desviar o rio Massacre, no norte, ameaçando deixar partes da fronteira dominicana sem água.
📰 Veja essa e outras notícias na edição de hoje da newsletter:
🇨🇱 Chile elege Assembleia Constituinte neste fim de semana
🇨🇺 Cuba inicia vacinação em massa com imunizante próprio
🇻🇪 Venezuela: Juan Guaidó agora defende “menos sanções girolatino.substack.com/p/rep-dominica…