1/20: Sprott e Uranium Participation Corp (UPC). Alguns comentários sobre a importânia desse movimento. #uranio #U3O8 #UPC #Sprott $SUPT
2/20: Bem, final de abril, a Sprott anunciou que iria assumir a gestão da UPC, as ações entraram em um discreto rali, aumentando ~20% desde então ($URNM subiu 18%), mas parece que a maioria das pessoas com quem converso não entendeu bem o significado e pq fiquei tão animado.
3/20: A Sprott é uma gestora especializada em natural resources, possui mais de USD 17bi sob gestão. Foi um player importante no ciclo passado do urânio, conhece bem o mercado, e possui participação em várias junior miners do setor.
4/20: A UPC é um fundo de urânio físico, surgiu em um momento semelhante no atual no último ciclo, em 2005, com a lb a USD 20. Os recursos captados pelo fundo são alocados na compra de urânio (na forma de U3O8 ou UF6).
5/20: A UPC é listada na bolsa de Toronto (TSX). Para comprar mais urânio, precisa emitir ações como qualquer outra empresa (oferta pública, private placements...). A emissão tem que ocorrer em momentos em que o market cap está bem acima do NAV, senão não é viável economicamente.
6/20: Aqui entra o conceito de NAV (net asset value) é o valor atual dos ativos (nesse caso, urânio e caixa), que, em uma situação ideal, tem que ser igual ao valor de mercado. Se há expectativa do urânio subir, o preço da UPC sobe, ficando o market cap maior do que o NAV.
7/20: Veja na imagem abaixo como estava no final de abril. UPC tinha ~16mi lbs, com o U3O8 USD28,5/lb. Com isso o NAV da empresa estava em CAD 611mi, um valor patrimonial de CAD 4,53/ação. O market cap estava CAD 725mi, precificando um U3O8 a USD34/lb. Um prêmio de 18,54% no NAV.
8/20: O processo de emissão de ações para compra de mais U3O8 é lento, e precisa de uma margem de segurança alta para acontecer, assim, é difícil acontecer com um prêmio <10%, que não é comum. Além disso, a TSX tem limitada liquidez, com um tamanho muito menor do que a NYSE.
9/20: Agora com a UPC se tornando a $SPUT (Sprott Physical Uranium Trust) e migrando para a NYSE, o cenário modifica. Qualquer fundo internacional (ou mercado americano) possuirá acesso a ela, e assim, terão acesso a esse veículo de investimento. Adicione o FOMO na equação tb.
10/20: Com a listagem na NYSE, o mundo (em especial os EUA) terá um veículo líquido e disponível para investir no Urânio. A isso incluia as centenas de milhões de retail investors americanos, incluindo toda essa nova geração especulativa da wallstreetbets e Robinhood.
11/20: A compra e armazenamento da UPC atualmente é feito em parceria com a Denison $DML, com carrego ~1,5%aa. As taxas de carrego da $SPUT tenderão a ser menores, dando maior atratividade para fundos. Os demais fundos físicos de metal da Sprott possuem taxa entre 0,42% e 1,07%aa
12/20: Agora a parte mágica, a $SPUT pode simplesmente ir emitindo ações no book sempre que o Market cap estiver maior do que o NAV, podendo ser mesmo ao redor de 1% de prêmio. Assim o fundo vai refletindo o preço real do urânio. Isso dá garantia e liquidez ao investidor.
13/20: Os fundos de metais preciosos da Sprott, desde 2020, captaram mais de USD 4bi. Mercado acredita que haja uma captação de cerca de USD 1 - 1,5bi nos próximos 12 meses. Para mim é uma grande incógnita, uma vez que é um novo produto em uma tese emergente.
14/20: Se esses valores se confirmarem, é suficiente para comprar 25-30Mlbs/ano, suficiente para sequestrar toda a produção que hoje vai para o spot market, jogando os preços do U3O8 lá para cima.
15/20: Enquanto a expectativa de alta seguir, o looping continua: capta dinheiro, compra urânio, spot aumenta, fazendo o NAV do fundo aumentar.
16/20: O aumento das ações em 20% desde então refletem a expectativa de que o aumento do preço da commodity aconteça. É comum, em mercados de nicho, que o capital vá primeiro para equity, e quando os financial players estiverem com posições montadas, passam a comprar commodities
17/20: Parece que é nesse momento onde estamos no ciclo, com URNM tendo valorização de 150% desde o início de 2020, pré-pandemia (300% do vale no auge do COVID). Para a segunda fase ocorrer, precisamos de confirmação do aumento do preço da commodity.
18/20: Com o aumento do U3O8, esperamos aumento mais explosivo nas equities. Isso depende de relação entre oferta e demanda, e a $SPUT pode aumentar a demanda de forma muito rápida e relevante, sequestrando U3O8 que iriam para as utilities, forçando a correr às compras.
19/20: Essa é a narrativa, que representa em um possibilidade e não em uma certeza. $SPUT levará mais algumas semanas para entrar na NYSE, e não sabemos como o mercado reagirá. Se isso se confirmar, esse aumento de 20% em equity não seria nada.
20/20: Mas dentro do espectro de probabilidades, esse pode ser o catalizador que faltava até o momento. Disclosure: não estou comprado e nem vendido em UPC; possuo posição comprada em diversas junior miners.
Ficou errado o ticket.. $SPUT e não $SUPT

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Maicon

Maicon Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @maicon_br83

31 May
1/16: Tipos de mineradoras. Falar sobre os tipos de mineradoras: as majors, as juniors (exploradoras, desenvolvedoras e produtoras) e empresas de royalties/streaming. Esse tweet é interessante para os novos no investimento em mineração, seja no urânio, seja em outros metais.
2/16: As majors são as blue chips da mineração, geralmente large caps do setor. São responsáveis pela maioria do minério de fato produzido, possuindo escala e múltiplos ativos, além de menor custo de capital.
3/16: Exemplos de majors: Vale, BHP, Rio Tinto, Barrick gold, Anglo American, Newmont Goldcorp, Glencore, entre outras. Na mineração de urânio temos duas de capital aberto, a Cameco e a Kazatomprom, que juntas costumavam ser responsáveis por quase metade da produção mundial.
Read 16 tweets
28 May
1/6: Nunca fui um social media guy, mas o pessoal tem pedido para ser um pouco mais ativo no twitter, em especial devido a visibilidade maior que o Urânio tem recebido recentemente. Nesse tweet, vou tentar ajudar e comunicar de forma leiga do que se trata a tese. #uranio #U3O8
2/6: Urânio é basicamente energia elétrica, fora disso, qualquer outra utilização é irrelevante na economia e deixamos isso para a ficção científica. Energia nuclear representa 20% da eletricidade dos EUA, 70% da França e 11% do mundo. É uma fonte 24/7, sem emissão de CO2.
3/6: Quando falamos em tese de urânio, estamos falando da mineração da commodity (o U3O8). O que dita o preço de uma commodity é a oferta e procura. Para o preço subir não precisa necessariamente que se consuma mais, apenas que se produza menos.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(