1/16: Tipos de mineradoras. Falar sobre os tipos de mineradoras: as majors, as juniors (exploradoras, desenvolvedoras e produtoras) e empresas de royalties/streaming. Esse tweet é interessante para os novos no investimento em mineração, seja no urânio, seja em outros metais.
2/16: As majors são as blue chips da mineração, geralmente large caps do setor. São responsáveis pela maioria do minério de fato produzido, possuindo escala e múltiplos ativos, além de menor custo de capital.
3/16: Exemplos de majors: Vale, BHP, Rio Tinto, Barrick gold, Anglo American, Newmont Goldcorp, Glencore, entre outras. Na mineração de urânio temos duas de capital aberto, a Cameco e a Kazatomprom, que juntas costumavam ser responsáveis por quase metade da produção mundial.
4/16: Junior miners: são mas mineradoras pequenas, geralmente small caps, por vezes microcaps. Não é raro vermos empresas com market cap < USD 10-20 mi, e no caso de exploradoras e desenvolvedoras, é comum terem uma equipe de 5 a 10 funcionários apenas.
5/16: As juniores podem podem se dividir em exploradoras, desenvolvedoras e produtoras (geralmente pequenas). Quando uma exploradora passa para desenvolvedora, ou uma desenvolvedora passa a ser produtora, muda de patamar, aumentando dramaticamente seu valuation.
6/16: Exploradoras: são aquelas empresas que, basicamente, possuem uma área com indícios de presença de minério, e prospectam o lugar de para identificar depósitos importantes e viáveis economicamente. Tipo de empresa de maior risco, mas também possui maior potencial de retorno.
7/16: Desenvolvedoras: é uma passo além das exploradoras. Esse tipo de empresa possui geralmente um projeto principal que possui reservas definidas, e seu propósito é tentar levá-lo à produção justamente 'desenvolvendo o projeto'.
8/16: O desenvolvimento consiste em realizar estudos de viabilidade, que estimam o custo e retorno esperado, assim como obter licenças para produção. Tb podem realizar explorações adicionais de forma a aumentar suas reservas, assim agregando valor ao projeto e reduzindo custos.
9/16: Produtoras: produzem o minério final. Geralmente produzem em pequena escala, é comum terem apenas uma mina de médio porte, ou várias pequenas minas. Eventualmente (e muito raramente) podem se transformar em uma major, mais comumente são adquiridas por elas.
10/16: O destino das Juniores: nem todas as desenvolvedoras passam a ser produtoras, muitas vezes seu objetivo final é ser adquirida por alguma Major (é até o mais comum). Vale salientar que a atividade de mineração é bastante cara e precisa alto CAPEX (investimento) inicial.
11/16: Muitas vezes o custo para iniciar a produção em uma mina é várias vezes o valor de mercado da própria empresa, sendo difícil obter recursos para esse objetivo, além de muitas vezes carecerem de expertise e de maturidade para produzir.
12/16: As majors, por sua vez, são empresas preocupadas com escala e sua linha de montagem: tirar o minério da terra e vendê-lo, não tendo como seu core business atividades de exploração e de desenvolvimento inicial.
13/16: As fases iniciais dependem muito mais de pessoas do que de processos, e os outliers e empreendedores muitas vezes se encontram nessas pequenas empresas. É mais conveniente para uma Major adquirir uma empresa, ou realizar parcerias com elas, do que conduzir todo o processo.
14/16: Empresas de royalties e streaming: essa é uma outra categoria de empresas no ramo de mineração. Elas adquirem royalties de mineradoras sobre projetos específicos, sendo geralmente essa uma forma que muitas juniores encontram de obterem financiamento.
15/16: Assim, quando (e se) o projeto obtem sucesso e passa a produzir, a empresa passa a obter seu retorno. Esse retorno pode ser um porcentual da receita obtida (royalties) ou um porcentual da produção de forma física (streaming).
16/16: A principal empresa do setor atualmente é a Franco-Nevada, que atua principalmente em metais preciosos. Em relação a urânio, há apenas uma empresa de capital aberto, a Uranium Participation Corp. #uranio #U3O8 #mineração

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Maicon

Maicon Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @maicon_br83

30 May
1/20: Sprott e Uranium Participation Corp (UPC). Alguns comentários sobre a importânia desse movimento. #uranio #U3O8 #UPC #Sprott $SUPT
2/20: Bem, final de abril, a Sprott anunciou que iria assumir a gestão da UPC, as ações entraram em um discreto rali, aumentando ~20% desde então ($URNM subiu 18%), mas parece que a maioria das pessoas com quem converso não entendeu bem o significado e pq fiquei tão animado.
3/20: A Sprott é uma gestora especializada em natural resources, possui mais de USD 17bi sob gestão. Foi um player importante no ciclo passado do urânio, conhece bem o mercado, e possui participação em várias junior miners do setor.
Read 21 tweets
28 May
1/6: Nunca fui um social media guy, mas o pessoal tem pedido para ser um pouco mais ativo no twitter, em especial devido a visibilidade maior que o Urânio tem recebido recentemente. Nesse tweet, vou tentar ajudar e comunicar de forma leiga do que se trata a tese. #uranio #U3O8
2/6: Urânio é basicamente energia elétrica, fora disso, qualquer outra utilização é irrelevante na economia e deixamos isso para a ficção científica. Energia nuclear representa 20% da eletricidade dos EUA, 70% da França e 11% do mundo. É uma fonte 24/7, sem emissão de CO2.
3/6: Quando falamos em tese de urânio, estamos falando da mineração da commodity (o U3O8). O que dita o preço de uma commodity é a oferta e procura. Para o preço subir não precisa necessariamente que se consuma mais, apenas que se produza menos.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(