Durante esta semana, alguns portais de notícias anunciaram em letras maiúsculas: "BOMBA: Finlândia cria medicamento contra covid com ivermectina na sua fórmula."

Vamos reler o conteúdo e a fonte, bora!

Por @mateuslfalco e @caiolujaso
Na reportagem, consta que a Finlândia desenvolveu um novo medicamento para prevenir a infecção por COVID-19 com administração nasal contendo aprotinina, hidroxicloroquina (HCQ) e ivermectina (IVM) como princípios ativos.
E a notícia vai além, atestando que os dois últimos medicamentos já tiveram eficácia comprovada para prevenção e que estes são eficazes até para gripe!
Na realidade, trata-se da empresa farmacêutica Therapeutica Borealis, associada aos professores da Universidade de Turku (Finlândia), Kalervo Väänänen, o professor Lauri Kangas e o psicólogo Matti Rihco. O governo da República da Finlândia não está envolvido no assunto.
A empresa recebeu uma aprovação de patente pelo USPTO. Isto não implica necessariamente na validade do medicamento, na sua segurança ou eficácia. A aprovação é uma “permissão” oficial que garante os direitos intelectuais sobre o produto para a empresa.

turkubusinessregion.com/en/finnish-com…
Diante da situação prematura da “descoberta”, ainda são necessários testes clínicos. Isto ocorre porque o tratamento abrange uma nova formulação, com dosagem e via de administração diferentes do testado e aprovado para uso atualmente permitido dessas substâncias.
Os argumentos para usar a “nova fórmula” são a baixa dosagem de cada fármaco e seu uso como spray nasal, evitando a distribuição sistêmica das drogas pelo corpo e evitando efeitos adversos.
Contudo, esta via de administração apresenta uma alta taxa de absorção de medicamentos, sendo considerada de risco, pois se não controlado as doses e a posologia não sabemos a segurança dessa invenção e o agravamento dos efeitos adversos!
De acordo com fontes jornalísticas e com o portal oficial da empresa, esta ainda não encontrou uma indústria farmacêutica para produzir o medicamento em grande escala.
A aprovação da patente não significa que se deva fazer uso rotineiro destes medicamentos ou que estes sejam eficazes contra a infecção por COVID-19.
O presidente do conselho de diretores da Therapeutica Borealis, Kalervo Väänänen, admite que pelo conhecimento das drogas usadas, os estudos com a “invenção” podem passar diretamente para a fase 2 de pesquisa.
turkubusinessregion.com/en/finnish-com…
Aliás: a @WHO emitiu comunicado em 31/03/21 contra o uso de HCQ/IVM para o tratamento de COVID-19, recomendando o uso APENAS em testes clínicos.
who.int/news-room/feat…
Sem recomendação para uso por agências científicas internacionais e reguladoras, lendo a patente do futuro “produto” eles indicam a possibilidade de uso de compostos químicos como sais de amônio no spray.
Para quem não está familiarizado, esses sais são altamente irritantes para o sistema respiratório. Casos de intoxicação com amônio apresentam sintomas como tosse e sensação de sufocamento, além da necessidade de atendimento de urgência.
Sobre essa questão de sais de amônio, veja o número 5:

patft.uspto.gov/netacgi/nph-Pa…
Finalizando, de fato, nada “novo” foi criado, apenas patenteou-se um produto que não foi testado e nem produzido, e além do mais estão em desacordo com as recomendações da OMS quanto ao uso desses medicamentos para COVID-19.

Falta muito para bombar, afinal. 👀

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rede Análise COVID-19

Rede Análise COVID-19 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @analise_covid19

1 Jun
A @WHO anunciou novas formas para nos referirmos às variantes da COVID-19! 🚨

Nesse mini-fio, além de te atualizar com essa tabelinha-resumo, vamos compartilhar algumas infos! 🧶
O QUE É VARIANTE DE INTERESSE (VOI)❓
VOIs são aquelas variantes que apresentam uma mudança no material genético (em relação o vírus original) que pode acarretar em alguma alteração no vírus (fenótipo).
O QUE É VARIANTE DE PREOCUPAÇÃO (VOC)❓

As VOCs, além de compartilhar as características das VOIs, apresenta evidências de um aumento na transmissibilidade, infectividade ou escape na resposta imunológica, entre outras alterações, por exemplo
Read 8 tweets
28 May
Oi, pessoal! A @mellziland fez um fio onde ela explica a proteção de uma vacina a partir de um artigo que mostra o impacto das variantes sobre a atividade de anticorpos neutralizantes induzidos pela CoronaVac.

Acompanhem só: 🧶
ATIVIDADE DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES: os anticorpos são um dos componentes que vão compor a resposta imunológica, que engloba não só essas moléculas, como células especialistas de defesa também.

E as células contribuem muito
Principalmente em reduzir agravamentos. Na CPI, Dimas Covas comentou que a proteção da CoronaVac é muito significativa em reduzir agravamentos do que evitar a infecção.

Isso se traduz diretamente em salvar vidas
Read 19 tweets
27 May
A transmissão acelerada criando um cenário de alta exposição pode trazer riscos para toda a população. A população já vacinada tem riscos substancialmente menores. Mas num cenário de alta transmissão, os riscos não são abolidos. (@mellziland)

Precisamos controlar a transmissão👇
Controlando a transmissão, estaremos não só protegendo mais aquelas pessoas que ainda não se vacinaram, como também veremos em muito mais contraste os efeitos protetores da vacina. Com o avanço da vacinação, a proteção é cada vez mais amplificada.

O cerne é a transmissão.
Israel foi um exemplo que atacou a COVID-19 com todas as armas disponíveis no cerne do seu problema: transmissão

Somou medidas mitigatórias adequadas para evitar o espalhamento do vírus, em paralelo com a vacinação em massa

Israel hoje: g1.globo.com/mundo/noticia/…
Read 4 tweets
27 May
A @mellziland publicou um fio, ontem, comentando de dados muito positivos para as vacinas candidatas da Sinopharm, que usa a plataforma de vírus inativado!

Nessa nova análise, as vacinas tiveram as eficácias de:
💉72,8% no grupo WIV04
💉78,1% no grupo HB02

Acompanha no fio! 🧶
O artigo publicado na @JAMA_current trata das duas vacinas candidatas da Sinopharm (WIV04 e HB02)

Em dezembro, a @mellziland fez um fio comentando dos primeiros dados dessa vacina aqui:
O estudo de fase 3, em andamento nos Emirados Árabes Unidos🇦🇪 e Bahrein 🇧🇭, conta com 40.382 participantes adultos de 18+ anos sem história conhecida de COVID-19.

Abaixo, temos os dados de participantes randomizados em cada um dos grupos para o estudo:
Read 22 tweets
27 May
Nesse fio feito pelo @leorovatti estima-se então que 2.019.109 de pessoas, inevitavelmente terão ou já têm algum tipo de sequela da Covid.

Pois é, a notícia não é boa, segue o fio! 🧶
2 Milhões de pessoas em média, com a chamada covid longa, isso sem contar as subnotificações claro.
Já temos, quase 4 estados de Roraima em pessoas que vão ou já estão precisando de acompanhamento médico. E ainda não sabemos se estas sequelas poderão ou não serem revertidas /2
E considerando que o Sars-CoV-2 atinge os estratos da sociedade de forma diferente. O problema se agrava, pois, na maioria das vezes essas pessoas não tem acesso a um atendimento médico de qualidade, e assim as sequelas são negligenciadas e pioram./3 www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Read 19 tweets
27 May
Olá, pessoal. Estamos prestes a vivenciar mais um aumento da epidemia de COVID-19 aqui no Brasil e, ao que tudo indica, será muito grave. Sigam o fio para entender um dado importante: 🧶 //1
Quem nos acompanha já viu os fios do @schrarstzhaupt, que nos mostra vários dados de monitoramento da epidemia. Um desses dados é o acompanhamento de "sintomas estilo COVID-19", a partir da pesquisa da Universidade de Maryland em conjunto com o Facebook. //2
Nesta pesquisa, feita com usuários do Facebook, pessoas são sorteadas, de acordo com metodologia que pode ser consultada aqui (covidmap.umd.edu/document/css_m…) e respondem, entre outras coisas, se estão sentindo sintomas, quais são esses sintomas, e a partir de que data sentem eles. //3
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(