GARIMPEIROS QUEREM MATAR SERVIDORES DO ICMBIO EM RORAIMA!
OS BANDIDOS TOMARAM CONTA DO PAÍS!
ATENÇÃO PARA O RELATO👇
1/6
Ontem, perto das 16h, 8 GARIMPEIROS encapuzados invadiram a base da Estação Ecológica de Maracá, em Roraima, fizeram refém os 3 brigadistas prestadores de serviço q estavam na base e levaram os materiais apreendidos na operação de fiscalização realizada há duas semanas na UC
2/6
Roubaram 5 quadriciclos, 8 motores de popa e outros materiais apreendidos e de patrimônio da unidade.
Os GARIMPEIROS estavam fortemente armados, inclusive com FUZIS, buscavam os FISCAIS do ICMBio e disseram q se tivessem encontrado não seriam poupados.
3/6
Os GARIMPEIROS disseram q estão MONITORANDO os servidores e q QUEIMARIAM as viaturas caso encontrassem alguma.
Os reféns foram obrigados a levar os materiais até o porto de acesso à unidade e os garimpeiros seguiram pelo rio Uraricoera q vai para os garimpos na TI Yanomami
4/6
Os brigadistas abandonaram a base e fugiram para a floresta enquanto o chefe do ICMBio em RR fazia articulações de emergência para garantir a integridade deles.
Há áudios e relatos sobre o monitoramento aos servidores, inclusive com AMEAÇA às FAMÍLIAS dos servidores do ICMBio
5/6
Os servidores estao com MEDO!
Os GARIMPOS têm se alastrado pelas UCs Federais e Terras Indígenas.
O desgoverno não dá segurança para a fiscalização e a violência não para de crescer!
Vi um tweet do @DelegadoSaraiva reclamando da dificuldade da PF acessar os sistemas do IBAMA, e lamento dizer que o poço é ainda mais fundo e está relacionado com a transferência dos sistemas do IBAMA pro SERPRO, conforme adiantamos em janeiro de 2020.
É um buraco sem fundo.
Servidores do IBAMA estão sem acesso a diversos sistemas, sistemas não conversam com outros sistemas, tudo isso no fim do período avaliativo. As ultumas semanas foram TENSAS pra quem precisa dos sistemas pra bater metas.
O SERPRO está congestionado. Nem eles imaginavam o tamanho do banco de dados do IBAMA e as demandas sempre urgentes estão se acumulando.
O trabalho do SERPRO é de excelência, mas os sistemas do IBAMA foram jogados no colo deles, a toque de caixa...
Sobre os atentados na TI Munduruku, vejam que ESTRANHO:
No dia 24/05 o STF determina à união, no âmbito da ADPF 709, a adoção IMEDIATAS de todas as medidas necessárias à PROTEÇÃO da vida, da saúde e da SEGURANÇA dos indígenas que habitam as TIs Yanomami e Munduruku.
🧵
A decisão se deu diante da ameaça de ATAQUES VIOLENTOS e da presença de invasores nas TIs. O STF determinou que o governo federal deveria "destacar todo o efetivo necessário a tal fim e permanecer no local ENQUANTO PRESENTE TAL RISCO". google.com/amp/s/g1.globo…
Na decisão ta escrito: "Está vedada à União a atribuição de qualquer publicidade às suas ações, devendo abster-se de DIVULGAR DATAS e outros elementos, que, ainda que genéricos, POSSAM COMPROMETER O SIGILO DA OPERAÇÃO, de modo assegurar sua efetividade".
Se engana quem acha q os servidores do IBAMA estão super felizes com os fatos de ontem.
Hoje foi um dia de ressaca.
A festa acabou, o IBAMA agora é comandado por um PMESP sabujo do anti ministro, q segue livre e no Cargo pra soltar a BOIADA.
Primeiro que é muito triste ver o órgão q vc trabalha estar nos noticiários por um esquema de corrupção tão escancarado.
É triste!
Por mais que os envolvidos sejam indicações e responsabilidade do anti-ministro, dói ver o Instituto num escândalo desses.
A DIPRO, a DBFLO e a superintendência de Multas estão acéfalas. Os servidores desses setores passaram o dia tentando se organizar do jeito que dá, tapando buracos e arrumando o estrago deixado.
Mas a verdade é que todos sabem q a tempestade tá longe de passar.