IBOV ROMPE O TOPO COM CONVICÇÃO

1. O Ibovespa rompeu o topo histórico registrando um Dia de Consenso de Alta (DCA), sinalizando a convicção dos big players. Image
2. Os Dias Notáveis identificam o grau de convicção dos grandes investidores – os que ditam a tendência nos preços - sobre o cenário econômico que eles julgam mais provável.

Quanto maior a convicção de um investidor de porte sobre o rumo do mercado, maior a sua aposta.
3. Criei o algoritmo dos Dias Notáveis nos anos 90 e desde lá vem prestando grande auxílio para o ajuste da exposição.

Eles são classificados em Dias de Consenso de Alta (DCA, seta verde), Dias de Consenso de Baixa (DCB, seta vermelha) e Dias de Dissensão (DD, seta azul).
4. A condição comum destes dias é o volume acima do normal acrescido de um desvio-padrão para restringir a ocorrência de Dias Notáveis em sequência.

Nos casos de um DCA ou DCB adiciona-se a condição de uma oscilação do preço acima do normal, também acrescida de desvio-padrão.
5. Todavia, o sinal dos Dias Notáveis alcança apenas o curto prazo (poucas semanas) e nos aproximamos de uma fortíssima resistência do Ibovespa em dólar - será comentada numa outra thread.

Dessa forma, é recomendável manter os pés no chão e ficar próximo à porta de saída.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jarbas Gambogi, KB

Jarbas Gambogi, KB Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jarbas_gambogi

10 Jun
O MERCADO BRASILEIRO ESTÁ DE GRAÇA?

1. O múltiplo (Preço / Lucros esperados nos 12m seguintes) é um indicador de bolso para identificar um mercado caro ou barato. Image
2. Percebe-se que atualmente ele se encontra em 8,9x, no extremo inferior, região considerada barata. Isso porque os lucros esperados do MSCI Brazil (Índice similar ao Ibovespa) estão subindo numa velocidade bem superior à cotação dos preços. Image
3. Ocorre que o mercado não costuma ficar mal precificado por muito tempo. A razão por trás do múltiplo tão baixo reside no fato de que a Vale, que representa quase 20% do índice, tem carregado as expectativas de lucros nas costas. Sem ela, os lucros ficam bem mais enxutos. Image
Read 7 tweets
6 Jun
IBOVESPA EM DÓLAR

1. É o gringo quem tem segurado as rédeas do nosso mercado na mão e dominado a alta recente. Com ele no comando, o gráfico do Ibov dolarizado torna-se mais importante do que geralmente é. Image
2. O nível de US$ 27.300 tem exercido uma atração magnética, servindo nas primeiras vezes como suporte, e, depois, como resistência.

Se a longa história deste gráfico serve de guia, esse nível é o destino do índice dolarizado no horizonte de algumas semanas.
3. O referido nível serviu de suporte em 2011 e 2012, neste caso quando foi visitado duas vezes até ter sido vazado no início de 2013.

No final desse ano novamente foi visitado, mas a tentativa de breakout foi malsucedida, como também foi em 2014.
Read 4 tweets
1 Apr
BULL MARKET SECULAR SEMPRE É ASSOCIADO À ALAVANCAGEM

1. Julian Robertson se tornou lenda em Wall Street ao multiplicar $9 mi em 1980 até $22 bi na década de 2000 num Family Office, quando se aposentou.
2. Os membros de seu time passaram a ser conhecidos como Tiger Cubs, entre eles Bill Hwang que fundou o Tiger Asia.

Hwang já se envolveu em outras situações conhecidas, como e, 2008, quando vendeu a descoberto ações da Volkswagen e tomou um short squeeze tenebroso.
3. Em 2012 Hwang se confessou culpado de uma acusação de operar com informações privilegiadas de bancos de investimento, pagando uma multa por isso.

No último final de semana, toda a mídia financeira internacional relatou vendas forçadas de ações, mas não se sabia de quem.
Read 8 tweets
29 Jan
WALL STREET PERDE A MÉTRICA DA VALORAÇÃO

1. Na década de 80 no BR, o destino da Bolsa era decidido no restaurante do Jockey Club no centro de SP. Najas, Leo Kryss, Grumser, Pedro Conde e tutti quanti eram os orquestradores, mas nem sempre estavam no mesmo lado; havia traições.
2. O business models de muitos hedge funds, inclusive long/short, estão sendo postos à prova. Neste último caso, sem short não haveria long e fontes de demanda em Wall Street poderiam secar.

Se as perdas foram de bilhões, envolvendo fundos com a reputação de um Merlin Capital...
3. ... o grosso dos lucros poderiam ter ido para os bolsos de profissionais de peso, com um troco para o exército de small traders. São uns contra os outros e o caldo poderia engrossar com a incerteza gerada de como e quando esses esquemas poderiam emergir e quem seriam os alvos.
Read 6 tweets
26 Jun 20
SOBRE PREVISÕES

1. O fato de alguém afirmar que vai acontecer isso ou aquilo significa que essa pessoa está tentando prever uma complexa realidade, cuja compreensão está fora do nosso alcance, impossível de ser dissecada como muitos analistas fazem crer.
2. Tentar prever se o mercado sobe ou desce é uma tarefa desgastante e ineficaz, além de normalmente acabar resultando em prejuízos.

De outra forma, somente comprar e esperar que suba também pode ser doloroso, principalmente quando o investidor faz isso no fim de um bull market.
3. A única saída para enfrentar a sempre presente incerteza quanto ao futuro é se expor às ações quando as chances estão a favor do investidor.

O modo como faço isso é analisando o mercado pelas quatro dimensões (valoração, indicadores econômicos, sentimento, ação dos preços).
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(