A maior parte dos países do mundo é uma mescla conflituosa e desarmoniosa entre estruturas arcaicas e pré-modernas e instituições diversas do mundo moderno. Poucos deles são fabricações sociais quase que completamente modernas, como é o caso ianque.
Nos EUA, o arcaísmo se esconde em dimensões muito profundas, que mal tocam o tecido social e a existência cotidiana dos cidadãos. Existe, claro, mas não é evidente.

Já no Brasil, e no caso sul-americano em geral, as estruturas arcaicas são extremamente poderosas.
O imaginário sul-americano é profundamente arcaísta, a cultura popular é mobilizada diretamente por elementos pré-modernos em quase todas as dimensões da vida social, e embaralham as estruturas liberais que orientam a vida oficial do país.
*e embaralha...

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with André Luiz VBTR

André Luiz VBTR Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @andrevbt

9 Jun
O fato de grupos pós-modernos não reivindicarem autores liberais clássicos nada implica contra o cerne ideológico de suas agendas: são movimentos anti-essencialistas defendendo a liberdade do indivíduo para definir sua identidade livre de qq constrangimento comunitário.
Essa luta pela ''liberdade do indivíduo'' contra quaisquer constrangimentos coletivos, principalmente aqueles legitimados por uma natureza ou forma superior ao próprio indivíduo, é um dos elementos centrais do sujeito moderno setecentista.
Socialistas utópicos, e mais tarde marxistas, bem como os fascistas, colocaram limites a essa abordagem que já era central ao liberalismo de seu tempo. No século XIX, ela se voltou, em primeiro lugar, contra a ordem tradicional, baseada em status e valores aristocráticos.
Read 6 tweets
8 Jun
Peguemos o exemplo do mov. estudantil. Como analisá-lo em sua realidade social?

Primeiro temos de entender a formação de um amplo mercado de trabalho impulsionado pelo capitalismo: urbano, industrial, de colarinho branco e consumo de massa.
Em segundo, temos de entender onpapel do sistema educacional como forma de ascensão INDIVIDUAL e adesão à nova "classe média" de ethos burguês.

O sistema universitário criou uma massa absurda de jovens vivendo longe dos pais e demais autoridades tradicionais.
Essa massa adentrava uma subcultura cosmopolita, com parâmetros globais de reconhecimento mútuo, um "conhecimento" socialmente legitimado.

E era uma geração q pela primeira vrz consolidou a ideia de qo JOVEM é portador do futuro e apto a ensinar aos mais velhos.
Read 6 tweets
8 Jun
O FLAMENGO É A ESPERANÇA CONTRA ''ESPANHOLIZAÇÃO'' DO FUTEBOL BRASILEIRO

Dizer q a arrumação nas contas do Flamengo e a ascensão do rubro-negro nos últimos três ou quatro anos "espanholiza'' o futebol brasileiro é uma distorção completa dos fatos nos últimos trinta anos.
Como é repetida insistentemente, parte da geração mais nova, que não tem a perspectiva histórica correta, acaba embarcando nessa furada. Aliás, divulgar mentiras absurdas e escabrosas sobre o Flamengo é recorrente na torcida arco-íris, embora geralmente não seja por má intenção.
Entre 1971 e 2000, nos 30 primeiros campeonatos brasileiros, os clubes paulistas levantaram 11 títulos [36%] contra 11 dos cariocas [36%] e 8 [28%] das equipes das demais federações. Não havia nenhum estado que pudesse bater no peito e dizer que dominava o futebol brasileiro.
Read 14 tweets
6 Jun
A desistência de Federer de Roland Garros levanta uma pequena questão de ética desportiva. O mestre suíço tinha plena consciência de que não tinha qualquer chance de título na França, como chegou a admitir em entrevista dias antes do início do torneio.
Seu objetivo explícito é manter chances de título em Wimbledon, que é disputado daqui a três semanas.

Como não atua consistentemente há mais de um ano, Federer usou Rolanga pra ganhar ritmo pra Wimbledon.
E saiu da competição quando ela afunilou e passou a exigir demasiado de seu corpo. Ou seja, ele não quer se arriscar a uma lesão que comprometa seu maior objetivo.

Mas até que ponto é ético usar o major francês e abandonar de uma hora pra outra, só porque considera conveniente?
Read 6 tweets
6 Jun
A minha crítica à decisão do Alto Comando de não punir Pazuzu se dá porque prefiro a crise institucional e a possibilidade de golpe que se seguiria.
Bozó provavelmente mandaria retirar o Gal Paulo Sérgio do Comando do Exército, q é, na verdade, seu objetivo, já q ñ se conformou com a derrota no caso Pujol. Chegaríamos à encruzilhada: Paulo Sérgio teria de entregar o Exército a Bozó, ou tirar o mentecapto-mor da cadeira.
Ou seja, não tem sentido defender a punição sem abraçar suas consequências: o golpe militar que seria necessário pra passar por cima da autoridade presidencial.

Mas a grande mídia, que cai em cima do Alto Comando do Exército, estaria disposta a apoiar esta resolução do conflito?
Read 5 tweets
19 Jun 20
Sobre um calcanhar de Aquiles do projeto do Ciro Gomes, segue o fio:

1) O PDT está feliz pela recém conquistada posição nas alianças político-partidárias de esquerda. Mas elas, por si só, não significam capital eleitoral. Que o diga Alckmin em 2018. Muito palanque, pouco voto.
2) Daí se estabelece um problema fundamental para o projeto de Ciro, para o qual ainda não há resposta clara, a não ser uma vaga crença no poder de convencimento, típico de quem cultua um debate e não compreende eleição como mobilização de paixões;
3) De pouco adianta o desejo de que o debate pública seja racional e movido pela arte do convencimento. Um líder tem de meter a mão na realidade nua e crua. Projetos políticos falam para o lado afetivo, psicológico, emotivo, para o imaginário das populações;
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(