CRISPR é a tecnologia mais recente de edição genética, e que tem causado bastante discussões. Você sabe como ela funciona? Na thread de hoje explicamos qual a base dessa técnica e como ela pode ser aplicada no melhoramento. Segue o fio ->
Foi descoberta em 1987 por Yoshizumi Ishino, uma região com sequências repetidas e espaçadoras em E. coli. Através de estudos posteriores, essa região foi identificada como parte de um processo de defesa dos procariotos contra (re)infecções de patógenos.
(...)
(...)
Esse sistema imune adaptativo se compõe basicamente de uma região de sequências repetidas e espaçadoras (CRISPR- Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) e de um conjunto de genes Cas (Crispr Associated Genes).
(...)
(...)
O processo possui três etapas básicas:
1 - O conjunto Cas codifica enzimas que clivam o DNA do invasor e o incorpora na região crispr;
2 - São produzidos crRNAs a partir do segmento incorporado;
(...) Image
(...)
3 - Caso ocorra uma nova invasão o complexo crRNAs + proteínas Cas identificam o material genético invasor e o destroem.
(...) Image
(...)
Baseado neste mecanismo de defesa dos procariotos desenvolveu-se a técnica CRISPR. A técnica necessita basicamente de três moléculas: uma nuclease, um RNA-guia (sgRNA) e um DNA alvo.
(...)
(...)
O RNA-guia reconhece o DNA alvo e direciona a nuclease que fará o corte. Em geral, a proteína utilizada para o corte do DNA alvo é a Cas9.
(...)
(...)
A região clivada pela Cas9 possui 2 elementos o alvo e uma sequência PAM, que são sequências curtas essenciais para ancoragem ao sítio de clivagem.
(...)
(...)
Após o corte o DNA alvo possui duas formas de reparação: non-homologous end joining (NHEJ), na qual as duas pontas de DNA que não possuem homologia são ligadas diretamente, o que pode gerar mutações do tipo indel;
(...) Image
(...)
e a homology directed repair (HDR) utiliza um DNA doador como molde, que pode ser introduzido no experimento, podendo gerar substituição alélica e inserção de transgenes.
(...) Image
(...)
A técnica pode ser aplicada em:
1 - Edição de DNA por Nocaute Gênico (via NHEJ gerando indels ou via HDR, utilizando um DNA doador); Integração de transgenes (via HDR, o DNA doador é um transgene); Substituição alélica (via HDR, o DNA doador possui o novo alelo);
(...)
(...)
2 - Marcação de DNA (utiliza-se uma Cas9 inativada (dCAs9) associada à uma proteína de marcação);
3 - Regulação da expressão gênica (Associando dCas9 com proteínas reguladoras de transcrição);
4 - Clivagem e Rastreamento de RNAs;
5 - Mapeamento de genes.
(...)
(...)
Na agricultura a técnica pode ser utilizada ao controle de pragas, tanto editando no cultivar de interesse genes relacionados à resistência (Wang et al., 2014) quanto editando o organismo causador da doença para controle populacional (Li and Scott, 2015).
(...)
(...)
Além disso, através de inserções, deleções e substituições de nucleotídeos a tecnologia pode aumentar a variabilidade genética, que é fundamental no processo de seleção para o melhoramento.
(...)
(...)
Gostou do tema? A recomendação dentro do tema é o filme GATTACA com Ethan Hawke e Uma Thurman. Na trama a edição genética de humanos já é uma realidade e, Vincent sonha em ir ao espaço e para isso precisa burlar o sistema que o considera geneticamente inferior.
(...)
(...)
Recomendamos também esse vídeo da pesquisadora Ellen Jorgensen, onde ela explica os mitos e realidades do CRISPR.

ted.com/talks/ellen_jo…

(...)
(...)
Para se aprofundar mais leia as seguintes referências:
Doudna JA, Charpentier E. The new frontier of genome engineering with CRISPR-Cas9. Science.2014;346(6213):1258096-9.
de Souza, N. RNA-guided gene editing. Nat Methods 10, 189 (2013). doi.org/10.1038/nmeth.…
(...)
Li F, Scott MJ. CRISPR/Cas9-mediated mutagenesis of the white and Sex lethal locos in the invasive pest, Drosophila suzukii. Biochem Biophys Res Commun.2015;469:911-6.
Pereira, T. C. (2016). Introdução à técnica de CRISPR. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética.(...)
(...)
Pyott DE, Sheehan E, Molnar A. Engineering of CRISPR/Cas9-mediated potyvirus resistance in transgene-free Arabidopsis plants. Mol Plant Pathol. 2016.
(...)
(...)
Wang Y, Cheng X, Shan Q, Zhang Y, Liu J, Gao C, et al. Simultaneous editing of three homoeo alleles in hexaploid bread wheat confers heritable resistance to powdery mildew. Nat. Biotechnol. Advance On.2014:1-6.
(...)
(...)
Texto e arte por Vitória Bizão.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with GVENCK

GVENCK Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GVENCK_ESALQ

20 Jul
Você conhece a EPIGENÉTICA? Vem com a gente na thread de hoje -->
O termo epigenética refere-se a todas as mudanças reversíveis e herdáveis no genoma funcional que não alteram a sequência de nucleotídeos do DNA.
(...)
(...)
Fazendo um comparativo com uma linguagem, essas mudanças epigenéticas são como acentos em palavras e as palavras são o DNA. Os acentos não alteram a ordem das letras em uma palavra, mas influenciam na sua leitura e no seu significado.
(...)
Read 17 tweets
12 Jul
Você sabia que as plantas nem sempre foram como as encontramos no supermercado? Na thread de hoje explicamos um pouco sobre a domesticação das espécies vegetais. Segue o fio →
Com o surgimento da agricultura surgiu também o processo de domesticação das espécies. Espécies domesticadas são aquelas cujo o homem conduziu seu processo evolutivo, não necessariamente, as adaptando para o que seria mais vantajoso à espécie e sim às necessidades humanas (...)
(...)
Dessa forma, as espécies domesticadas são mais ou menos dependentes do homem de acordo com o seu grau de domesticação. Os principais processos evolutivos envolvidos são:
- mutação;
- hibridação interespecífica;
- poliploidia e
- seleção artificial.
(...)
Read 13 tweets
5 Jul
Você já ouviu falar de poliploidia? Diversas culturas poliplóides possuem grande importância na agricultura. Hoje nossa thread é sobre POLIPLÓIDES! Segue o fio →
A poliploidia refere-se a uma duplicação de todos os cromossomos de uma célula em uma determinada espécie. Podendo ser de 2 tipos: alopoliplóides e autopoliplóides (...)
(...)
A autopoliploidia consiste na duplicação do número de cromossomos pela própria espécie, de modo que uma espécie que deveria ter duas cópias do mesmo cromossomo, uma vinda do pai e outra da mãe, passa a ter 4, 5, 6, 7 ou mais cópias do mesmo cromossomo.
(...)
Read 9 tweets
28 Jun
A seleção recorrente é uma técnica de melhoramento de populações, principalmente aplicada em plantas alógamas. Você sabe quais são seus objetivos e como ela é realizada? A thread de hoje é sobre isso! Segue o fio →
(...)
A seleção recorrente (SR) é realizada quando um sistema deseja aumentar e acumular de
modo gradativo e contínuo os seus alelos favoráveis, realizando muitos ciclos de seleção
sem que a variabilidade genética da população seja reduzida.
(...)
(...)
Portanto, ocorre concentração de alelos favoráveis e um consecutivo aumento da média populacional. É uma técnica
importante e muito utilizada no melhoramento de plantas.
(...) Image
Read 12 tweets
14 Jun
A cultura de tecidos vegetais envolve diferentes aplicações que envolvem ambiente controlado e cultivo de plantas ou parte de plantas em meio de cultura. Você sabe quais são e quais aplicações no melhoramento? É isso que explicamos na thread de hoje. Segue o fio -> Image
A cultura de tecidos vegetais envolve:
- Micropropagação;
- Embriogênese Somática;
- Obtenção de haplóides e duplo-haplóides;
- Resgate e cultivo de embriões;
- Transgenia. (...)
(...)
A MICROPROPAGAÇÃO consiste em diferentes rotas morfogênicas para obtenção de plantas in vitro. São feitas a partir de regiões meristemáticas, e podem ocorrem mutações.
Suas VANTAGENS incluem:
1 - Maior rendimento (número de plantas/ tempo e espaço);
(...)
Read 23 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(