Você sabia que as plantas nem sempre foram como as encontramos no supermercado? Na thread de hoje explicamos um pouco sobre a domesticação das espécies vegetais. Segue o fio →
Com o surgimento da agricultura surgiu também o processo de domesticação das espécies. Espécies domesticadas são aquelas cujo o homem conduziu seu processo evolutivo, não necessariamente, as adaptando para o que seria mais vantajoso à espécie e sim às necessidades humanas (...)
(...)
Dessa forma, as espécies domesticadas são mais ou menos dependentes do homem de acordo com o seu grau de domesticação. Os principais processos evolutivos envolvidos são:
- mutação;
- hibridação interespecífica;
- poliploidia e
- seleção artificial.
(...)
(...)
Com o processo de domesticação surgiu as “Síndromes de domesticação”, pela distinção entre as plantas cultivadas e seus ancestrais selvagens. Consequentemente, surgiram diversas novas variedades e espécies.
(...)
(...)
Assim, as espécies selvagens são aquelas que não passaram por um processo de domesticação e podem ser encontradas nos centros de origem.

Alguns exemplos marcantes são:
- milho;
- banana;
-cenoura
(...)
(...)
Para o melhoramento genético, estudos do centro de origem e descoberta de espécies selvagens são importantes, pois essas espécies passaram por um processo de seleção e adaptação às condições locais.
(...)
(...)
Assim, pode-se descobrir genes que expliquem o desenvolvimento das plantas nestes locais, esses materiais poderão ser introduzidos, e incorporados às variedades comerciais com resistência à praga, tolerância à condições climáticas, melhora da palatabilidade, etc.
(...)
(...)
Gostou do tema? Assista em nosso canal do Youtube as palestras do Dr. Lázaro Eustáquio Pereira Peres sobre domesticação De Novo e utilização do tomate como modelo ().
(...)
(...)
E do Dr. Agustín Zsögön sobre domesticação De Novo de espécies selvagens como uma plataforma para se criar espécies mais resistentes. ()

(...)
(...)
E o documentário Seed Hunter que segue o Dr. Ken Street e sua equipe na busca de sementes raras que podem ajudar a aumentar a diversidade genética e ajudar em possíveis impactos das mudanças climáticas.
()
(...)
(...)
Leia mais sobre nas seguintes referências:
- Veasey, Elizabeth Ann et. al. Processos evolutivos e a origem das plantas cultivadas. Ciência Rural, v.41, n.7, jul, 2011.
- Ferreira, Paulo Vanderlei. Coleção Melhoramento de Plantas. UFAL, 2006.
(...)
(...)
- Ronzelli Junior, Pedro. Melhoramento Genético de Plantas. Curitiba: UFPR, 1996. 219

FIM DA THREAD!!!

(Texto e arte por: Vitória Bizão)

#agricultura #plantbreeding #genetics #melhoramento #esalq

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with GVENCK

GVENCK Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GVENCK_ESALQ

5 Jul
Você já ouviu falar de poliploidia? Diversas culturas poliplóides possuem grande importância na agricultura. Hoje nossa thread é sobre POLIPLÓIDES! Segue o fio →
A poliploidia refere-se a uma duplicação de todos os cromossomos de uma célula em uma determinada espécie. Podendo ser de 2 tipos: alopoliplóides e autopoliplóides (...)
(...)
A autopoliploidia consiste na duplicação do número de cromossomos pela própria espécie, de modo que uma espécie que deveria ter duas cópias do mesmo cromossomo, uma vinda do pai e outra da mãe, passa a ter 4, 5, 6, 7 ou mais cópias do mesmo cromossomo.
(...)
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(