Você sabia que as plantas nem sempre foram como as encontramos no supermercado? Na thread de hoje explicamos um pouco sobre a domesticação das espécies vegetais. Segue o fio →
Com o surgimento da agricultura surgiu também o processo de domesticação das espécies. Espécies domesticadas são aquelas cujo o homem conduziu seu processo evolutivo, não necessariamente, as adaptando para o que seria mais vantajoso à espécie e sim às necessidades humanas (...)
(...)
Dessa forma, as espécies domesticadas são mais ou menos dependentes do homem de acordo com o seu grau de domesticação. Os principais processos evolutivos envolvidos são:
- mutação;
- hibridação interespecífica;
- poliploidia e
- seleção artificial.
(...)
(...)
Com o processo de domesticação surgiu as “Síndromes de domesticação”, pela distinção entre as plantas cultivadas e seus ancestrais selvagens. Consequentemente, surgiram diversas novas variedades e espécies.
(...)
(...)
Assim, as espécies selvagens são aquelas que não passaram por um processo de domesticação e podem ser encontradas nos centros de origem.
Alguns exemplos marcantes são:
- milho;
- banana;
-cenoura
(...)
(...)
Para o melhoramento genético, estudos do centro de origem e descoberta de espécies selvagens são importantes, pois essas espécies passaram por um processo de seleção e adaptação às condições locais.
(...)
(...)
Assim, pode-se descobrir genes que expliquem o desenvolvimento das plantas nestes locais, esses materiais poderão ser introduzidos, e incorporados às variedades comerciais com resistência à praga, tolerância à condições climáticas, melhora da palatabilidade, etc.
(...)
(...)
Gostou do tema? Assista em nosso canal do Youtube as palestras do Dr. Lázaro Eustáquio Pereira Peres sobre domesticação De Novo e utilização do tomate como modelo ().
(...)
(...)
E do Dr. Agustín Zsögön sobre domesticação De Novo de espécies selvagens como uma plataforma para se criar espécies mais resistentes. ()
(...)
(...)
E o documentário Seed Hunter que segue o Dr. Ken Street e sua equipe na busca de sementes raras que podem ajudar a aumentar a diversidade genética e ajudar em possíveis impactos das mudanças climáticas.
()
(...)
(...)
Leia mais sobre nas seguintes referências:
- Veasey, Elizabeth Ann et. al. Processos evolutivos e a origem das plantas cultivadas. Ciência Rural, v.41, n.7, jul, 2011.
- Ferreira, Paulo Vanderlei. Coleção Melhoramento de Plantas. UFAL, 2006.
(...)
Você já ouviu falar de poliploidia? Diversas culturas poliplóides possuem grande importância na agricultura. Hoje nossa thread é sobre POLIPLÓIDES! Segue o fio →
A poliploidia refere-se a uma duplicação de todos os cromossomos de uma célula em uma determinada espécie. Podendo ser de 2 tipos: alopoliplóides e autopoliplóides (...)
(...)
A autopoliploidia consiste na duplicação do número de cromossomos pela própria espécie, de modo que uma espécie que deveria ter duas cópias do mesmo cromossomo, uma vinda do pai e outra da mãe, passa a ter 4, 5, 6, 7 ou mais cópias do mesmo cromossomo.
(...)