Para a vacina CoronaVac (da farmacêutica Sinovac) e Pfizer, foram analisadas as populações:
👥profissionais envolvidos na saúde
👥pessoas entre 18-49 anos
👥pessoas entre 50-69 anos
Os parâmetros (esq➡️dir):
- Efetividade (%) em reduzir casos
- Efetividade (%) em reduzir hospitalizações em centros de terapia intensiva
- Efetividade (%) em reduzir óbitos
Quanto a efetividade (%) em reduzir casos 14 dias após a 2ª dose em profissionais de saúde:
💉Pfizer = 78,2%
💉CoronaVac = 66%
Quanto a efetividade (%) em reduzir casos 14 dias após a 2ª dose em população entre 18-49 anos:
💉CoronaVac (18-49 anos)= 64,5%
💉CoronaVac (50-69 anos)= 61,5%
Quanto a efetividade (%) em reduzir casos 14 dias após a 2ª dose em população entre 18-49 anos:
💉Pfizer = 79,7%
Lembrando que comentei nesse fio do estudo de efetividade anterior no 🇺🇾 p/ essas 2 vacinas que a Pfizer tava sendo direcionada para aplicação em 70+
Quanto a efetividade (%) em reduzir hospitalizações em centros de terapia intensiva, 14 dias após a 2ª dose:
💉CoronaVac (18-49 anos) = 94,4%
💉CoronaVac (50-69anos) = 92,2%
Lembrando que, no fio acima, a CoronaVac está sendo aplicada em pop. 18-70 anos.
Quanto a efetividade (%) em reduzir hospitalizações em centros de terapia intensiva, 14 dias após a 2ª dose:
💉Pfizer (80+) = 96,7%
Quanto a efetividade (%) em reduzir óbitos, 14 dias após a 2ª dose:
💉CoronaVac (18-49 anos) = 95,3%
💉CoronaVac (50-69anos) = 95,2%
Quanto a efetividade (%) em reduzir óbitos, 14 dias após a 2ª dose:
💉Pfizer (80+ anos) = 94%
Mais estudos de efetividade da CoronaVac, Pfizer e outras vacinas, tu pode encontrar os meus fios comentando-os nesse link! Tudo organizadinho por seção!
🚨PAUSA OBRIGATÓRIA PARA APRECIAÇÃO! A partir de amostras cirúrgicas do córtex cerebral do lobo temporal, métodos computacionais foram usados para renderizar a estrutura tridimensional de 50.000 células e 130 milhões de conexões sinápticas! 👇
Alguns achados muito interessantes:
🧠A glia superava os neurônios 2:1 (ou seja, para cada neurônio, temos 2 células da glia)
🧠oligodendrócitos eram o tipo de célula mais comum dentro da área de análise!
Guia rápido para quem tá um pouco perdido:
Células da glia são um tipo celular relevantíssimo no 🧠! Elas estão envolvidas em muitos processos relacionados a manutenção do ambiente para uma boa atividade dos nossos neurônios e outras células!
💉Dados de vacinas e variantes! Resultados da Ad26.CoV2.S, vacina de 1 dose da Janssen contra variantes do SARS-CoV-2: Alfa (🇬🇧B.1.1.7), Epsilon (🇺🇸CAL.20C), Gama (🇧🇷P.1), e Beta (🇿🇦B.1.351) em uma amostra de vacinados!
Num preprint recente, pesquisadores compararam a P.2 (B.1.1.28.2) contra a B.1 (D614G) em um modelo animal com hamsters, e observaram perda de peso corporal, replicação viral no trato respiratório, lesões pulmonares e patologia pulmonar grave no modelo
No entanto, não temos ainda um dado clínico mostrando que essa infecção geraria desfechos piores ou diferentes do que infecções com outras variantes ou cepas do SARS-CoV-2.
Segundo o diretor da Sinovac, "Centenas de casos mostraram que, após a vacinação, o grupo [de 3 a 17 anos] é tão seguro quanto o grupo de adultos de 18 anos". Aguardando a disponibilização dos dados, que devem ser enviados à @TheLancet
Atualmente, a China 🇨🇳 é o 1º país no mundo a vacinar crianças nessa faixa etária. A Pfizer realizou a ampliação dos grupos-alvo para 12-17 anos em alguns países. Aqui no Brasil 🇧🇷, essa ampliação está sob análise da @anvisa_oficialg1.globo.com/bemestar/vacin…
Ontem (8 de Junho), a Pfizer anunciou que vai ampliar a quantidade de menores de 12 anos nos testes de sua vacina na Europa e nos EUA. Esse estudo deverá inscrever até 4,5 mil crianças e adolescentes em mais de 90 centros clínicos nos Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha
Vejo muita discussão sobre a questão da possibilidade da 3ª dose. Nessa reportagem do @OGloboSociedade temos especialistas trazendo uma boa discussão sobre o assunto. Dependerá muito do que estivermos fazendo daqui em diante para controlar a transmissão.
Lembrando que temos um sistema imunológico com vários elementos e complexo: “o fato de (anticorpos) diminuírem não significa que o corpo fique sem defesas. Há imunidade celular, com células capazes de voltar a produzir AC se o vírus voltar a infectar a pessoa mesmo anos depois”.
Ainda: "Essa memória é eficaz mesmo entre pessoas mais velhas, que tendem a ter uma resposta imunológica mais fraca. Embora alguns estudos pareçam indicar que eles perdem anticorpos rapidamente, “isso não significa que eles não tenham a capacidade de produzi-los novamente”.
💉Dia 1 pós primeira dose da AstraZeneca: fiz bingo em todas as reações frequentes hehe tomei paracetamol quando tive febre e dormi um pouco mal, mas hoje o dia vai ser mais leve então vou poder descansar.
Fazendo um relato: após tomar a dose a tarde, já comecei algumas horas depois a sentir o local da aplicação meio zoado hehe como se tivesse sensível. Mais para o início da noite, tava mais cansada que o normal e com uma dorzinha leve no corpo
A noite foi quando senti mais, daí: tive febre (>38ºC), dor no corpo, dor nas articulações, mialgia, calafrios e muita náusea (eu tenho esofagite de refluxo e confesso que comi tarde ontem também hehe pode ter contribuído)