Bom dia, Camarote!

Hoje a CPI da Covid irá receber Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretario executivo do Ministério da Saúde durante a gestão Pazuello. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, considera que Elcio tem "muito" a relatar, "até mais do que o Pazuello".
A convocação de Elcio Franco foi requerida pelos dois lados da comissão, oposição e defensores do governo do presidente Jair Bolsonaro. Por esse motivo, a tendência é que ocorra uma queda de braço entre as partes durante a formulação dos questionamentos.
Segundo membros da CPI, um dos pontos de interesse em relação ao trabalho de Elcio no Ministério da Saúde diz respeito ao processo burocrático para a aquisição de vacinas e insumos, além de suspeitas de mau uso de recursos federais repassados pela União a estados e municípios.
No depoimento à CPI, no mês passado, Pazuello afirmou que o contrato com o consórcio internacional trazia "riscos" ao país, pois não estabelecia prazos de entrega. Além disso, houve divergência em relação ao preço que o Brasil considerava ser justo para importação de imunizantes.
Atualmente, Elcio é assessor na Casa Civil da Presidência da República, no Palácio do Planalto. Interlocutores do Planalto afirmam que Elcio foi um dos principais responsáveis na defesa e preparação do Pazuello para a CPI.
Com informações, UOL Notícias.
Conheça mais sobre o coronel Elcio Filho:
noticias.uol.com.br/politica/ultim…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Camarote Da CPI

Camarote Da CPI Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @camarotedacpi

12 Jun
📌Os depoimentos dos cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch eram alguns dos mais aguardados na CPI da Covid e repercutiram ao longo de todo o dia. Confira a seguir algumas das afirmações dos estudiosos.
"A crença de que existe uma cura fácil, simples, barata, que bom que isso fosse verdade, ilude as pessoas, cria uma falsa sensação de segurança. E leva as pessoas a um comportamento de risco." – Natalia Pasternak
"Temos vacina para sarampo, rubéola, caxumba, para febre amarela. Varíola, única doença erradicada até hoje, é causada por vírus. Mas nunca controlamos ou erradicamos uma doença com imunidade de rebanho. Controlamos com vacinas." – Natalia Pasternak
Read 6 tweets
12 Jun
Durante a semana e em virtude da CPI da Covid, ganhou popularidade as expressões "quebra do sigilo" ou "transferência do sigilo", sejam eles telefônicos, telemáticos ou bancários. Mas o que isso realmente significa e por quê tanto preocupa Bolsonaro?
Os sigilos telefônico, telemático e bancário são entendidos em nosso ordenamento jurídico como direito fundamental, e podem ser considerados como desdobramento dos direitos à intimidade e ao sigilo de dados. Naturalmente, admite-se sua relativização, como no caso da CPI da Covid.
A CPI pode requerer quebra de sigilo, desde que demonstrado interesse público relevante, individualizado o investigado e o objeto da investigação, mantido o sigilo em relação às pessoas estranhas à causa e limitada a utilização de dados obtidos somente para a atual investigação.
Read 8 tweets
11 Jun
🚨 Documentos mostram que governo federal consultou embaixadas apenas em fevereiro de 2021 sobre as chamadas "clausulas leoninas" da Pfizer e da Janssen.
Arquivos sigilosos entregues pelo Itamaraty à CPI, obtidos pela Rede Globo, mostram que a maioria das embaixadas consultadas afirmou que os países aceitaram as exigências das farmacêuticas.
Em fevereiro de 2020, a Pfizer já ofertas para a venda da vacina ao Brasil desde agosto de 2020, mas que a assinatura do contrato só foi realizada em 19 de março de 2021.
Read 7 tweets
11 Jun
⚖️ | Quatro alvos de quebra de sigilo e telemático tentando reverter a decisão: Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos +
Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, e o ex-assessor especial da pastar Zoser Hardman.
Defesa de Ernesto Araújo argumenta que ele não tem status de investigado. Já a defesa de Mayra afirma que as informações necessárias podem ser colhidos por outros meios.
Read 4 tweets
11 Jun
Ministério da Saúde ignorou por 3 dias os alertas do Acre de falta de oxigênio. O pedido de ajuda foi enviado no dia 12 de março de 2021 e só foi respondido no dia 15, mesmo dia em que o General Eduardo Pazuello deixou a pasta.
Enviado pela secretária de saúde do Acre em 12/03/2021:

"Prezados, encaminho o Ofício no. 634/2021/SE/GAB/SE/MS, que trata do risco iminente de desabastecimento de oxigênio nos municípios do Estado do Acre. Solicito confirmação de recebimento"
Resposta de uma funcionária de apoio do gabinete do ministro em 15/03/2021:

“"Boa tarde! Acuso recebimento. Desculpe a demora"

Nesse dia, foram prometidos 300 cilindros na primeira leva.
Read 5 tweets
11 Jun
🍿 Camarote!

Pega a pipoca e vem acompanhar audiência com @TaschnerNatalia e Cláudio Maierovitch!
Há pouco movimento nos corredores do Senado Federal...
🌊 @OmarAzizSenador não presidirá a mesa...

Hoje não teremos "Não faça isso, Senador"
Read 314 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(