"Um cadáver ao sol - A história do operário brasileiro que desafiou Moscou e o PCB" de Iza Salles. Publicado pela Ediouro Publicações, 2005. Image
Neste livro, Iza Salles, jornalista e ex guerrilheira da Vanguarda Popular Revolucionária, nos conta a história de um nome esquecido da historiografia sobre o movimento operário brasileiro, Antonio Bernardo Canellas.
Image
Canellas, tipografo de origem anarquista, foi um dos principais militantes operários do Sindicalismo Revolucionário no Brasil, e que, diante da influência da Revolução Russa, se aproximou do bolchevismo e foi um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro Image
Canellas também foi o primeiro brasileiro a visitar a União Soviética, como representante do PCB para o IV Congresso da Internacional Comunista, no ano de 1922.
Buscando o reconhecimento do PCB na Internacional, Canellas será politicamente julgado no congresso por se opor a uma decisão de Trotsky. Ao voltar ao Brasil, será o primeiro dirigente do PCB a ser julgado, perseguido e expurgado pelo partido.
Neste livro, Iza Salles nos mostra esse processo, em especial as contradições que o jovem Canellas, acostumado com a democracia operária comum ao Sindicalismo Revolucionário no Brasil, enfrenta nas discussões e resoluções do congresso, que ocorriam de maneira nada democrática.
Leitura fundamental para compreendermos não só a história desse militante, mas como as politicas tomadas a partir desse IV Congresso contribuíram para a perseguição de inúmeros anarquistas e sindicalistas revolucionários pelos PCs no mundo e no Brasil.
Fundamental rememorarmos a incansável luta de Canellas pela autonomia operária!
"A primeira pergunta que me fiz: mas, afinal, o que havia feito Canellas de tão grave para ser expulso como traidor? Revelara algum segredo do partido, denunciara algum companheiro? Não.
Apenas votara, em Moscou, contra projetos de interesses da Internacional Comunista. Mas, que projetos seriam esses para determinar tamanho rigor por parte da IC e do PCB?". P. 12.
Vocês já leram Um Cadáver ao Sol? Ficaram interessados na leitura? Segue alguns links que podem ajudar vocês!
Primeiramente, deem uma conferida na biografia de Antonio Canelas no Dicionario Biográfico das Esquerdas Latino Americanas!

diccionario.cedinci.org/canellas-anton…
Confiram a entrevista que Iza Salles deu ao Instituto de Estudos Libertários, onde ela comenta mais sobre o livro e a pesquisa!

ielibertarios.wordpress.com/2020/10/09/ins…
E assistam a essa ótima aula proferida por Iza Salles: "Antônio Canellas, anarquistas e comunistas", que esta disponível no canal do youtube do Centro de Cultura Social de SP!

Saúde e Anarquia a todos! 🏴
Viva a memória de Antonio Canellas! 🏴 Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Livros Anarquistas

Livros Anarquistas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @anarcolivros

20 Jun
Ação Direta é talvez o principal conceito do Anarquismo.

Surgiu em meio a experiência de luta dos sindicalistas revolucionários que desde a Associação Internacional dos Trabalhadores defendiam que a emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores.
A Ação Direta então se desenvolveu como expressão do Sindicalismo Revolucionário em suas mais diversas táticas: A GREVE, A SABOTAGEM, O BOICOTE, O PIQUETE, A MANIFESTAÇÃO.
A Ação Direta, Segundo Émile Pouget: "Significa que a classe trabalhadora não ESPERA nada dos homens, potências ou forças fora dela, mas que CRIA SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES de luta, e extrai de si mesma, seus meios de ação".
Read 11 tweets
20 Jun
"Escritos a vermelho", de Voltairine de Cleyre. Publicado por Barricada de Livros, 2019. Image
Esse livro é uma antologia de textos escolhidos da anarquista norte americana Voltairine de Cleyre.
Nascida em uma família de tradição liberal, recebe o nome por seu pai em homenagem ao filósofo do iluminismo Voltaire. Sua mãe fazia parte do movimento abolicionista e era membro da Underground Railroad, rede abolicionista clandestina para a libertação de escravos.
Read 16 tweets
18 Jun
"1 - O Sindicalismo Revolucionário se baseia na guerra de classes, tem por objetivo a união de todos os trabalhadores manuais e intelectuais em uma organização econômica que luta pela emancipação do jugo da escravidão salarial e da opressão do Estado. Image
Seu objetivo consiste na reorganização da vida social sob a base do Comunismo Livre, pelos meios de ação revolucionária da própria classe trabalhadora.
Considera que somente as organizações econômicas do proletariado são capazes de realizar esse objetivo, e, em consequência, seu apelo é direcionado aos trabalhadores em sua capacidade de produtores e criadores das riquezas sociais,
Read 4 tweets
11 Jun
"A Revolução Mexicana" de Ricardo Flores Magón. Publicado por Intermezzo Editorial. 2019.

Tradução e seleção de Plínio Augusto Coêlho. Apresentação de Alexandre Samis. Image
Este livro é uma coletânea de artigos, discursos e manifestos do anarquista mexicano Ricardo Flores Magón.
Ricardo Flores Magón, o apóstolo da Revolução Mexicana, foi um dos mais importantes anarquistas da história.

É considerado um dos pais fundadores do México moderno.
Read 22 tweets
10 Jun
"Anarquismo e Revolução Negra, e outros textos do Anarquismo Negro." De Lorenzo Kom'boa Ervin. Publicado por Coletivo Editorial Sunguilar. 2015.

Tradução de Mariana Corrêa dos Santos e Revisão de M. Ponciano Image
Essa é a primeira edição brasileira do livro do anarquista norte americano Lorenzo Kom'boa Ervin. Image
Ervin é um importante militante da Libertação Negra nos EUA. Foi membro do Partido dos Panteras Negras. Em 1969, acusado de matar um líder da KKK, sequestrou um avião em direção a Cuba e posteriormente buscou asilo na Checoslováquia.
Read 23 tweets
9 Jun
"Escritos Revolucionários" de Errico Malatesta. Publicado por @editorahedra , 2007.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Organização e tradução de Plínio Augusto Coêlho. Introdução de Max Nettlau.
Nesse livro, encontramos uma seleção de importantes artigos do anarquista italiano Errico Malatesta, publicados em sua maioria para diversos jornais da imprensa operária e anarquista.
Encontramos os mais variados temas aos quais se comprometeu em sua vida, os temas da organização política anarquista, da tática e estratégia revolucionária, da questão militar e da violência revolucionária, a relação entre anarquismo e sindicalismo e questões éticas e morais.
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(