O cristianismo na África:

O apóstolo Marcos chegou ao continente em 40 d.C. É considerado o fundador da Igreja Copta (Egito).

No século 4, foi a vez da Etiópia. Hoje, a Igreja Ortodoxa Etíope possui 45 milhões de fiéis. Já a Católica Etíope - em comunhão com Roma - 300 mil.
A Acta Martyrum Scillitanorum, um dos documentos mais antigos sobre o suplício dos mártires cristãos, foi escrito lá (século 2).

Uma tradução latina do Novo Testamento, a Afra, anterior à Vulgata (a versão latina da bíblia, feita por S. Jerônimo), foi composta no território.
No último @rodaviva, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie disse o seguinte: “É preciso africanizar o cristianismo”.

Nada mais justo. A África é um dos berços da religião na fase primitiva. Agostinho era africano. 3 papas saíram de lá: Victor I, Melquíades e Gelásio I.
Outros escritores cristãos primitivos também eram africanos, a saber: Tertuliano, Latâncio, Cipriano, entre outros.

E até Antonio, o abade - tido como fundador do monaquismo cristão - nasceu lá.
Com a colonização, o catolicismo europeu fincou suas raízes (e é isso que precisamos diferenciar).

Mesmo assim, esse mesmo catolicismo - em particular, na República Democrática do Congo -, é inculturado. Lá, os católicos celebram em rito próprio: o congolês (zairense).
Fotos: AFP/Vatican News
Mas se o cristianismo existia na África, por que os escravos, que desembarcaram no Brasil, não eram cristãos?

Porque em seus países de origem (Angola, Moçambique, etc.) o cristianismo chegou através da colonização portuguesa dos séculos XV/XVI. E as conversões eram esporádicas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mirticeli Medeiros

Mirticeli Medeiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MirtiMedeiros

6 Apr
"A Igreja nunca fechou suas portas". Mentira. Fechou sim. Papa Alessandro VII, durante a peste de 1656, decretou 'lockdown' para toda a cidade de Roma. Proibiu procissões, celebrações e festas profanas. Também fechou o comércio, permitindo somente as atividades essenciais.
A "Congregação da saúde", do Estado Pontifício, era responsável pelas ações de proteção e contenção da doença. O organismo prestava auxílio aos infectados num lugar à parte, destinado só para isso. Também impunha quarentena aos parentes e amigos da pessoa contagiada.
Sem missas, os católicos eram incentivados a praticar formas privadas de devoção. Em pouco tempo, o pontífice conseguiu frear o contágio. Na cidade de Nápoles, que optou por não adotar medidas restritivas, morreram 150 mil pessoas. Ao passo que, em Roma, menos de 15 mil.
Read 5 tweets
5 Apr
Outro mito sobre os primeiros cristãos: o de que todos eles, durante a perseguição imperial, tenham sido entregue às feras no Anfiteatro Flávio, o famoso Coliseu. Na verdade, a maioria deles perdeu a vida no Circo Máximo e no Circo de Nero, também em Roma. Um ou outro no Coliseu.
O Circo de Nero é onde está localizado o Vaticano hoje. "Então a Igreja construiu sua sede sobre a arena da morte?". Veja: segundo a tradição, Pedro, o 1º papa, foi martirizado no local, em 64/67 d.C. A 'Basílica de São Pedro' é dedicada ao santo e preserva seus restos mortais
O obelisco de pedra, transportado do Egito pelo imperador romano Calígula, em 37 d.C, que decora atualmente a praça de São Pedro, é o que restou do antigo Circo de Nero (chamado, anteriormente, de Circo de Calígula).
Read 4 tweets
5 Apr
Sobre o que ocorreu hoje, no Vaticano, explico:

A benção Urbi et Orbi, que o Papa concedeu hoje, é dispensada em 3 ocasiões: Páscoa, Natal e após a eleição do pontífice. Significa “a Roma e ao mundo”. É solene e através dela os fiéis podem lucrar a indulgência plenária. Image
Historicamente, não se trata somente de uma bênção, mas de uma fórmula herdada do Império Romano. A frase aparecia nos proclamas imperiais que eram dirigidos a Roma e aos territórios que estavam sob seu domínio. Image
Mais tarde, a fórmula foi adotada também pelas congregações da Cúria Romana, para expressar o efeito universal de determinado decreto ou decisão. Como benção pontifícia, foi concedida pela primeira vez por Gregório X, no século 13. Image
Read 5 tweets
4 Apr
#PapaFrancisco #UrbietOrbi #Pascoa:

“As vacinas são um instrumento essencial na luta [contra a pandemia]. No espírito de uma ‘internacionalização da vacina’, peço à comunidade internacional um esforço conjunto para superar os atrasos na distribuição e favorecer a partilha”. Image
#PapaFrancisco: “A pandemia está ainda em pleno desenvolvimento; a crise social e econômica é muito pesada, especialmente para os mais pobres; apesar disso – e é escandaloso –, não cessam os conflitos armados e reforçam-se os arsenais militares”.
#PapaFrancisco: “Me uno aos jovens de Mianmar que lutam pela democracia”.
Read 5 tweets
15 Mar
Vaticano proíbe bênçãos a casais homossexuais. A nota justifica que "não é lícito conceder uma bênção a relações/parcerias estáveis,
que implicam prática sexual fora do matrimônio". Especifica, porém, que isso não impede que um gay, individualmente, possa recebê-la. Trechos:
"A bênção das uniões homossexuais não pode ser considerada lícita, enquanto constituiria de certo modo
uma imitação ou uma referência de analogia à bênção nupcial, invocada sobre o homem e a mulher
que se unem no sacramento do Matrimônio".
"Além disso, já que as bênçãos sobre as pessoas possuem uma relação com os sacramentos, a
bênção das uniões homossexuais não pode ser considerada lícita, enquanto constituiria de certo modo
uma imitação ou uma referência de analogia à bênção nupcial".
Read 6 tweets
10 Nov 20
1 - Em dossiê histórico divulgado pelo Vaticano hoje, detalhes do caso Thedore McCarrick, o ex-cardeal americano demitido do sacerdócio e do cardinalato pelo #PapaFrancisco, em 2019, por abusar de seminaristas. No relatório, a própria Igreja admite erro na apuração do caso.
2 - Rumores sobre a conduta de McCarrick já circulavam na época de João Paulo II. Mesmo assim, o papa polonês levou adiante tanto sua nomeação para a arquidiocese de Washington quanto para o cardinalato nos anos 2000, alegando "falta de provas". E McCarrick declarou inocência.
3 - O texto também diz que, até o início do pontificado de Bento XVI, "não existia nenhuma denúncia formal feita ao Vaticano por parte de nenhuma vítima". Até então, todas eram anônimas. Por precaução, o papa emérito, então, forçou sua renúncia. Mas não impôs medidas canônicas.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(