9h03 e poucos senadores na sala, mas Osmar Terra já está no Senado!

Busca o café, pega a pipoca e vem com a gente 🍿

#CPIdaCovid
Presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) já está sentado à mesa.

Sessão aberta! Lá vamos nós!

#CPIdaCovid
Votação de requerimentos, prevista para hoje, é adiada para amanhã.
Questão de ordem de Ciro Nogueira (PP-PI). Diz que não vê nenhuma ação positiva pra sociedade e que a CPI se tornou uma guerra política.
Afirma que seria importante tratar sobre a Sputnik V, produzida no Brasil, vai ser exportada e depois precisarão ser importadas, porque não é permitido vender no país. Diz que a Anvisa tem que explicar essa situação e vai apresentar um requerimento.
Omar afirma que requerimento será votado amanhã. Sobre os resultados, ele diz que fica muito feliz em ver o presidente Jair Bolsonaro anunciando a chegada das vacinas Janssen. Mostra como progredimos.
Questão de ordem de Marcos Rogério (DEM-RO). Sobre as ausência do relator na sexta-feira, senador lembra que tentou pedir outro relator e afirma que é contraditória, pois Omar já havia designado novo relator em outro depoimento.
Marcos diz que o relator deve se declarar suspeito, pois se retira quando não concorda com os depoentes. Afirma que ele já tem uma sentença pronta. Pede também que esse assunto seja retirado do relatório.
Omar diz que era uma audiência pública, não precisa ter mais de 2 senadores na sala. Sobre o tratamento precoce, várias pessoas foram ouvidas, inclusive uma que está processando dois senadores.
Segundo Omar, ele está sendo processado por não proibir Otto de fazer perguntas à Nise. Lembra que Maya, Pazuello, Élcio Franco foram ouvidas. Eles, agora, se tornaram investigados, diferente dos médicos de sexta-feira.
O relator não é obrigado a fazer perguntas em audiência pública. A questão de ordem foi indeferida.
Marcos Rogério diz que a ida dos médicos foi necessária.
Questão de ordem de Marcos do Val (Podemos-ES). Sobre requerimentos de convocação do Facebook e do Google, diz que as plataformas estão sendo tratadas da mesma forma que os investigados.
Afirma que certos pedidos invadem a privacidade de usuários e pode se tornar público. Pede troca pra convide.
Omar diz que eles são testemunhas de crimes cometidos na internet e poderão passar a ser investigados.
Alessandro Vieira diz que esses dados citados por Marcos do Val são de quebra de sigilo.
Questão de ordem de Eduardo Girão (Podemos-CE). Afirma que Nise não foi à CPI pra falar de tratamento precoce, mas de gabinete paralelo. Audiências foram 2 e deveria ter tido um debate.
Girão chama a debandada de sexta-feira de “vexatória”. Se diz surpreendido que o Instagram removeu uma postagem de Ricardo Zimerman em que ele divulgava um estudo sobre ivermectina.
Chama de “censura branca” de uma “opinião”. Diz que o princípio de autonomia médica também foi violado.
Omar pergunta se por ser cidadão brasileiro, pode-se fazer o que quiser. Diz que as redes foram convocadas e ele próprio pode perguntar pra eles.
Girão quer continuar falando.
Omar dá 1 minuto.
Girão fala agora sobre a decisão de Rosa Weber de suspender a convocação de governadores pela CPI. Diz que atrapalha e impede a investigação de estados e municípios. Afirma que se torna necessária a convocação de prefeitos e ex-prefeitos.
Questão de ordem de Luis Carlos Heinze (PP-RS). Diz que inúmeros trabalham comprovam a eficácia do tratamento precoce. Sobre a lista de investigados apresentada por Renan Calheiros, diz que foi decisão unilateral. Lembra que o relator se recusou a perguntar na sexta-feira +
e fizeram uma coletiva de imprensa pra apresentar a lista. Diz que foi abusiva a decisão de fazer essa coletiva simultaneamente, afirma que houve atropelo.
Solicita que se torne nulas as ações.
Omar diz que Renan pode transformar qualquer pessoa em investigado a qualquer momento, mesmo sem que a pessoa seja ouvida como testemunha. Vai colocar como votação então.
Marcos Rogério e Fernando Bezerra não param de falar.
“Se entenda com o senador Heinze então” - Omar Aziz
Questão de ordem de Rogério Carvalho (PT-SE). Mais de 500 mil mortos e estão tentando justificar o injustificável. O correto era pedir 1 minuto de silêncio. Estamos de luto. Diz que antes de começar qualquer coisa, é preciso respeito às famílias.
[adm chocada que pediram isso com mais de 20 minutos de sessão. Foi preciso alguém interromper pra pedir esse 1 minuto de silêncio]
Rogério pede que os vídeos mostrados nas sessões sejam integrados aos documentos.
Questão de ordem de Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Sobre os investigados, pede ponderação em relação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por estar a pouco mais de 90 dias à frente da pasta.
Pede que se reconsidere a decisão, pois a vacinação está avançando.
Omar diz que o ministro passou pra investigado por 2 razões: por afirmar que não é censor como médico e que a Pfizer vendeu as vacinas por 12 dólares, sendo que em dezembro seria 10 dólares.
Randolfe lembra da Copa América.
Omar entende que a política sanitária do Brasil é exercida pelo ministro da Saúde.
Fernando Bezerra diz que os preços da Pfizer são tabelados.
Omar diz que é por isso que vão investigar.
Questão de ordem de Jorginho Mello (PL-SC). Diz que a PF deflagrou uma operação hoje pela manhã em Sergipe.
Omar coloca em votação os nomes que passaram a ser investigados.
Aprovado.
Osmar Terra senta à mesa.

#CPIdaCovid
Osmar Terra começa sua apresentação dizendo que sua convocação se dá por suas opiniões e, normalmente, as CPIs são sobre corrupção. Ele considera importante, porque a grande mídia só mostra 1 lado na pandemia.
Diz que não tem poder de decisão no Executivo. Se solidariza com as vítimas, lembra que ele próprio esteve em UTI, com as equipes de saúde que não saíram do front (chama de “colegas”).
Se solidarizou com todo mundo que seguiu trabalhando. Afirma que uma pandemia é sempre devastadora. Diz ter convicção de que todos querem salvar vidas. Afirma que, se existisse vacina desde o início, não teríamos a CPI, pois a vacina é tudo.
Diz que todas as pandemias que viveu, citou 5, acabaram antes da vacina. Sobre imunidade de rebanho, ele afirma que não existe proposta de deixar a população se infectar livremente, mas que é o resultado final, por vacina ou pelo contágio.
Afirma que no início se fez previsões apocalípticas que assustou muito a humanidade, que fez governos fecharem tudo. Diz que o Imperial College propôs trancar todo mundo em casa em 18 meses até a chegada da vacina e afirma não ter lógica.
Afirma que suas previsões foram baseadas nos fatos que se existiam na época, em fevereiro e março de 2020 analisava-se o surto na China e que isso levou a crer que não seria tão grave.
Osmar diz que Drauzio Varella também chamou de “gripezinha” na época. Os países que não fecharam (aqui é uma fake news, Suécia, Coreia e Japão fechara) não tiveram morte de crianças. Afirma que os prazos pensados foram aumentados pelas novas cepas.
Diz que as 500 mil mortes se deu durante lockdown dos governadores

[nunca teve lockdown no Brasil, gente, que fake news gigante]
Usa a fake news de Chapecó, que teria usado o tratamento precoce e não fechou, mas a cidade fechou os serviços não-essenciais. Afirma que aglomeração em ambiente fechado acontece em todas as casas e as pessoas andam sem máscara em casa.
“Se isolamento funcionasse, não morreria ninguém em asilo” diz Osmar como se asilo fosse 100% isolado.
[a adm já perdeu a paciência]

Segue com fake news sobre países que fizeram lockdown, mas na cabeça dele não fizeram.
Diz que o nosso presidente não teve poder de decisão e o da Argentina teve, então o presidente Argentina é genocida também. Afirma que a política infectou a ciência e que quer contribuir.
Omar lembra que quem infectou a ciência não foi nenhum senador, mas que ele começou a falar sobre isso antes mesmo de outra pessoa falar e acusa ele de infectar a ciência.
Rogério Carvalho corrige a informação de Osmar e diz que Reino Unido teve que correr atrás.
Palavra de Renan Calheiros (MDB-AL). Chama Osmar Terra de “um dos líderes do negacionismo”. Lembra a 2ª condenação de Galileu em 1673, quando foi obrigado a renegar a ciência.
Renan exibe o vídeo número 1 do @desmentindobozo em que mostra as previsões furadas do deputado vidente.
Sobre as previsões, Renan lembra que errou (muito) e as previsões que ele classificou como “apocalípticas” estavam mais corretas. Pergunta em que basearam as previsões e como ele achou que estaria certo.
Osmar diz que teve uma experiência vivida de pandemias.
Osmar diz q as previsões são conclusões pessoais dele baseadas na China, na Coréia, sem vacina.
[avisa que fizeram lockdown, por favor]
Segue dizendo q defende a vacina e que não é negacionista. Diz q deve achar a melhor forma de salvar vidas: trabalhando como em todas as outras
Randolfe diz que o 1° ministro da Suécia caiu ontem por causa da condução da pandemia.
Otto diz que na Suécia morreram 6x mais que na Noruega e na Dinamarca. Lá teve uma CPI e caiu o gabinete todo.
Osmar diz que o Brasil é um país continental e que a Suécia teve menos mortes.
Otto diz que a República Tcheca tem a mesma população da Suécia e tem menos mortes.
Randolfe afirma que todo mundo sabe que o dado tá errado.
Osmar diz que o que causou a epidemia com mais intensidade em algumas partes no Brasil foi a circulação prévia do vírus primeiro pela Europa. Afirma que países da África, por não ter turismo, tem menor mortalidade.
Otto grita que o dado tá errado.
Osmar afirma que ele não gosta de ouvir, que a República Tcheca tem o dobro da mortalidade da Suécia e o Rio Grande do Sul também. Diz que a estratégia que está errada.
Renan diz que a pergunta não foi respondida exatamente.
Osmar responde que as evidências até março de 2020 baseadas no surto na China, na Coreia e no Diamond Princess, navio que teve circulação livre do vírus. Afirma que os dados permitiram ser otimista e que as novas +
cepas dificultaram. Com a vacinação e a imunidade natural deve ser freado.
Pergunta se algum corpo técnico o auxiliou.
Osmar afirma que ligou pra alguns infectologistas, mas não tem estrutura, por ser deputado, não gestor
Renan pergunta com que fundamento ele afirmou tão taxativamente.
Osmar diz que todas as pandemias foram assim e que a diferença foi a mutação mais rápida, surgindo novas cepas.
Renan pergunta se na história houve alguma doença desse tamanho combatida por imunidade natural.
Osmar responde que vacinas passaram a existir há apenas 200 anos e que se fossem necessárias, a humanidade já teria acabado. Cita a gripe russa, H1N1 - todas teriam sido combatidas sem fechamento
Renan diz que Osmar publica tudo isso em seu Twitter e afirmou que todas terminaram com imunidade de rebanho e diz ser um pouco diferente do que ele falou na CPI.
Osmar afirma ter relatado o passado. Diz que as vacinas não foram totalmente testadas, mas devem ser usadas.
Renan pergunta de ele entende que esses surtos são comparáveis com a Covid-19.
Osmar responde que cada um tem suas peculiaridades e que até hoje não teve nada comparado à gripe espanhola. Essa foi a primeira pandemia de coronavírus humana, todas as outras não se espalharam.
Renan pergunta se esses vírus também tinham disseminação rápida como o Sars-cov-2.
Osmar diz que a gripe espanhola matou 50 milhões, cita quantas pessoas morreram pelos diversos tipos de influenza. Afirma que é uma novidade o coronavirus, mas que ele vai formar imunidade.
Renan pergunta de a tese dele está certa, porque algumas retomadas da curva aconteceram.
Osmar mostra um gráfico do Amazonas. Mostra que o estado ficou meses sem surto, portanto teria cumprido a imunidade de rebanho até o surgimento da P1.
Omar pergunta que dia de dezembro ele fala que não teve nada no AM.
Osmar diz que 16/12
Omar lembra que foi detectado lockdown em 26/12 por indícios de nova onda e houve manifestação nacional e o governador revogou. A partir daí, aconteceu o colapso.
Omar pede cuidado com as palavras e números, porque vidas foram perdidas por não termos política sanitária. Afirma que responsabiliza as mortes no AM os que foram contra o lockdown.
Omar chama essas pessoas de cúmplices de assassinato do povo amazonense. Diz que ele não quer enxergar os charlatões. Afirma que imunidade de rebanho é deixar as pessoas se infectarem e o próprio presidente diz isso.
Senador diz que parece eugenia.
Omar diz não lembrar de 5 pandemias e que H1N1 foi uma epidemia. Quando falar de Manaus, pede pra que se veja o porquê o gráfico ficou daquele jeito.
Renan lembra que Osmar prega que o fim da pandemia seria antes da pandemia. Considerando a subnotificação, pergunta quantas pessoas já foram infectadas.
Osmar diz que sabe que o assunto do Amazonas é sensível ao presidente, mas que foram 6 meses com escolas abertas.
Omar diz que parou as escolas em março de 2020. O vírus chegou ao AM pela classe média, por pessoas que saíram de Miami, principalmente, e pela zona franca. Depois do carnaval, em março, as aulas são suspensas, trabalho remoto, etc. quando aconteceu a primeira onda +
e depois, com as medidas adotadas, diminuiu os casos. Depois veio a P1, que entuba pessoas em 2 dias.
Ciro Nogueira diz que o depoente tem razão ao comparar Suécia com República Tcheca.
Randolfe diz que na Península Escandinava, o maior índice é da Suécia.
Ciro afirma que só citou um número que o depoente estava correto.
Omar pergunta sobre a Itália. Fala que não se deve comparar.
Marcos Rogério diz que não deve desmentir o depoente.
Randolfe diz que não pode desinformar as pessoas.
Heinze grita que quando os médicos vieram, ele não quis questionar.
Randolfe diz que eles mataram gente.
Heinze afirma que 16 milhões foram salvos por essa gente.
Randolfe pergunta se cai um avião, de quem ele fala?

[cortaram o som, bicho]

Omar pede licença
Omar diz que está preocupado, pois na última discussão ele foi processado. Eles batem boca e ele que paga [kkkkk]
Renan lembra das manifestações de Osmar sobre imunidade de rebanho. Considerando a subnotificação, quantos infectados.
Osmar reitera que quando analisa um curso de uma pandemia é baseado nas informações das epidemias anteriores. Pergunta quem acertou o número de mortes.

[tem previsão de 432 mi e 500 mi que ele chamou de apocalípticas]
Se não fosse os assintomáticos, não existiria pandemia. Disse que H1N1 foi pandemia e foi bem menor do que essa, ele confirma.
Renan lembra que ele achava que não teria variantes.
Osmar diz que é verdade.
Renan pergunta o que levou ele a fazer essa declaração.
Resposta: nenhuma outra teve.
Renan pergunta o percentual necessária pra atingir a imunidade de rebanho, defendida por ele.
Osmar diz que ele não defende. Ele teria cobrado um estudo sorológico de Queiroga pra se olhar aos assintomáticos.
Pergunta como se infecta um idoso no asilo.
Omar lembra que alguém entra ali e visita o idoso.
Osmar concorda.
Renan repete a pergunta.
Osmar diz que o MA fez um inquérito e mostrou que 40% no estado tinha pego a doença, em SP, 35%.
Renan pergunta se era preciso que 40%
peguem.
Osmar diz que não.
Renan repete a pergunta.
Osmar afirma que se faz um cálculo com base na infectabilidade.
Renan repete a pergunta.
Osmar diz que vai chegar lá. Em Stanford, se descobriu que a letalidade era de 0,27, mas que estava em margem de erro grande. Afirma ele que não se sabe ainda. Queiroga iria fazer um inquérito sorológico.
Omar diz que foi informado que o primeiro óbito foi em 24 de março no AM. Pergunta se ele tem alguma projeção de quantas mortes vamos ter.
Osmar diz que é difícil prever isso já que suas previsões deram errado. Mas se calcula que há 3x mais pessoas infectadas.
Osmar diz que é necessário entre 60-70% de pessoas imunizadas.
Renan pergunta qual seria o número de óbitos então.
Osmar afirma que não tem como fazer essa previsão e que estados com maior infecção tendem a diminuir agora.
Renan diz que ele já falou sobre isso.
Osmar afirma +
que, pelos números dele, já deveria ter terminado em dezembro.
Humberto Costa diz que é porque os números estão errados.
Osmar pede os dados dele.
Costa diz que ele que tem que mostrar.
Renan pergunta sobre letalidade.
Osmar responde que a média é 0,27 o que não aconteceu em vários lugares e ninguém sabe quanto é.
Omar diz que no início da pandemia ele dava números. Ele pergunta baseado nas experiências de Osmar. Ciência exata é ciência exata.
Omar lembra que ele previu 800 mortes e a diferença é de 502 mil. Presidente Bolsonaro repetiu tudo isso. Ele não acordou um dia, do nada, pensando nisso. Lembra que o presidente lhe chamou de assessor e quer saber quem o convenceu disso.
Osmar diz que é deputado e não governador, que fiscaliza e prende pessoas que vão pra praia [que?]
Omar diz que essa não é a pergunta.
Osmar responde que a relação com o Presidente é de amizade.
Omar lembra que ele tem uma aproximação maior.
Osmar diz que quando, de vez em quando, o presidente pergunta algo, ele responde. Diz também que posta no Twitter e não tem poder sob o presidente e que estão tentando imputar um poder sobrenatural.
Osmar segue dizendo que o presidente pode se aconselhar com quem quiser.
Renan pergunta se a defesa da imunidade de rebanho levou o presidente a defender também, inclusive com os mesmos números.
Osmar diz q ele tem uma visão, que o caso do isolamento vertical partiu do presidente
Afirma que lockdown não salva vidas e os exemplos são SP e RS.
Renan lembra que as coincidências entre ele e o presidente não são só essas.
Osmar afirma nunca ter se posicionado contra a vacina.
Renan lembra uma postagem dele em que ele afirma que a pandemia acaba sem vacina
Alessandro Vieira pergunta se ele orientou o presidente a comprar vacinas logo que pudesse.
Osmar diz que quando o presidente assinou 20 bilhões pra compra de vacina, ele lhe dá a caneta de tanto que ele pregou a favor da vacina.
Renan lembra que ele se recusou a responder sobre quantas pessoas morreriam. Quer saber se é defensável chegar a um número alto de mortes em busca da imunidade de rebanho.
Osmar responde que a imunidade de rebanho não é estratégia, mas constatação.
Renan diz que a diferença é no enfoque, ele defendeu para o Brasil junto com o presidente.
Osmar diz que a primeira vacina feita no mundo foi em 08/12 e teve mais de 1 ano de pandemia sem vacina. O q se procurava era a melhor maneira de mitigar o contágio sem ser pelo isolamento.
Afirma ter estudos que comprovam que o contágio é maior em casa.
Omar pergunta o que ele teria feito se fosse ministro da Saúde.
Osmar afirma que procuraria os melhores exemplos do mundo: Suécio, Coréia e Japão. [todos com lockdown aiai]
Testagem em massa, cuidado com idosos e lugares com maiores riscos.
Renan lembra que ele negou a possibilidade de mutações do sars-cov-2. Pergunta se ele tratou sobre isso com o presidente ou o MS.
Osmar responde que de baseou em todas as pandemias anteriores.
Deputado diz que sempre fala com o presidente quando pode sobre diferentes assuntos e não se lembra se falou especificamente pra ele.
Renan pergunta se ele sugeriu que fossem tomadas outras providências pelo surgimento de outras variantes.
Osmar diz que as variantes são força +
da natureza e que as pessoas precisam tomar cuidados pessoais e seguir a vida. Mostra a curva do AM [que baixou por causa do lockdown] e que essa curva aconteceu em todos os estados.
Renan diz que essa curva desmente a previsão dele.
Renan mostra outro vídeo do @desmentindobozo.
[Oi. @desmentindobozo! Está livre após a oitiva? 😏]
Renan Calheiros reforça que presidente da República repetia praticamente as mesmas posições de Osmar Terra sobre imunidade de rebanho.
Renan pergunta qual foi primeira vez que Osmar falou com presidente sobre a pandemia, ele diz não lembrar, talvez em fevereiro.
Osmar diz que Mandetta não acertou nada, não acertou nenhuma previsão. Que em março ele tinha as mesmas posições dele, depois mudou.
Osmar diz que governo federal não pode interferir nas medidas dos governadores e nem ele.
[A Argentina só teve elevação de casos quando flexibilizou as medidas]
Renan Calheiros reforça pergunta sobre quando especificamente conversou com presidente sobre a pandemia, Osmar segue afirmando não lembrar mas dizendo que deve ter sido no início.
Sobre quantas vezes se encontrou com Bolsonaro, ele diz que encontra eventualmente, talvez a cada 15 dias.
Renan quer saber se os encontros eram públicos ou reservados. Osmar diz que tem momentos em que se encontra com Bolsonaro em eventos e momentos em que ele pede audiências.
Sobre que outras pessoas poderiam estar nos encontros, Osmar diz que ministro Ramos, auxiliares de gabinete. E que sempre foram conversas muito rápidas. Diz que uma ou duas vezes o presidente o convidou para almoços, com muita gente presente.
Renan pede que passem outro vídeo.
Mas uma vez é do @desmentindobozo.

[Me nota Desmentindo! 🥺]
Renan Calheiros, além do vídeo, fala do artigo sobre imunidade de rebanho escrito por Osmar Terra. Quer saber em que evidências científicas Osmar se baseia para dizer que resposta imune por contaminação é melhor que a por vacinação.
Osmar mostra um gráfico do Amazonas com altos e baixos de casos, também mostra um gráfico da Inglaterra.
Diz que é uma regra do vírus, que tem um padrão e que ele conseguiu criar cepas mais infectantes.
Renan volta a pedir quais evidências para dizer que resposta imune por contaminação é maior que por vacinação. Osmar diz que estava se baseando nos exemplos anteriores, porque nunca ocorreu vacina antes de um ano e que é a primeira vez.
Osmar diz que vacinas são feitas por vírus inativos e que contaminação por vírus vivo tende a produzir mais anticorpos que vírus inerte. Que existem várias publicações falando disso. Ele diz que não tem reinfecção no Brasil.
Renan Calheiros pergunta se aconselhou presidente sobre tópicos contra vacinas, Osmar Terra diz que não.
Ele diz não ser contra vacinas, mas que elas são demoradas.
Renan Calheiros pergunta qual sugestão objetiva sobre imunidade de rebanho, Osmar Terra diz que pandemia só termina quando tiver vacina e produção de anticorpos.
Renan pergunta se as orientações foram seguidas por Pazuello, Osmar desconversa e fala que Pazuello trouxe vacinas.
Osmar Terra diz que se sabe que pandemia terminou quando a curva começa reduzir. Diz que Reino Unido a curva está caindo pois tem muitas pessoas com anticorpos.
Osmar Terra diz que quem pegou no início não pega mais.
Renan Calheiros recorda das previsões furadas de Osmar Terra e pergunta quais previsões além dos números ele achava equivocadas vindas dos técnicos do MS. Osmar Terra diz que supressão até fim da pandemia é impossível
Diz que as previsões do Mandetta eram catastróficas, como outras.
Osmar Terra diz que sempre defendeu Mandetta, que defendia que ele continuasse. Que ele tinha uma boa equipe e fez um bom trabalho, que ajudou Mandetta a ser ministro.
Renan Calheiros pede para que passem vídeo 5.
Vídeo de @SamPancher com trechos que mostram encontro do chamado "gabinete paralelo".
[Beijos @SamPancher 😘]
Renan Calheiros diz que a CPI já confirmou existência de um gabinete paralelo, que fornece a Bolsonaro informações e estratégias que se afastam de evidências e abordagens científicas. Bem como das melhores práticas internacionais sobre o tema.
Renan pergunta se Osmar é o líder desse grupo, já que opiniões são coinscidentes inclusive na linha do tempo.
Osmar diz que vídeo editado mostra uma reunião pública transmitida pela internet. Que não foi vazado como informação sigilosa.
Osmar diz que o presidente não é teleguiado por ninguém e que ele tem bom senso pra fazer isso e que por isso virou presidente.

[Jair tem bom senso, adm vai rir um pouco e já volta]
Renan Calheiros pergunta com que frequência esse grupo de aconselhamento se reúne com presidente, Osmar diz que essa reunião foi a única em que ele participou. E que foi única vez em que falou com Zanotto.
Osmar Terra diz que apenas manifesta sua opinião.

Renan pergunta qual relação de Osmar com Arthur Weintraub. Osmar diz que fora alguns churrascos, nenhum. Que o encontrava as vezes no gabinete do presidente pois ele era assessor.
Renan Calheiros pergunta sobre relação com Paolo Zanotto, ele diz que só encontrou naquela reunião e em uma live onde estariam outras 10 pessoas. Diz que presidente poderia ter criado um gabinete, mas não criou.
Osmar Terra segue alegando que o presidente da República ouve um e outro e faz eu próprio juízo de valor.
Renan quer saber da relação de Osmar com Nise Yamaguche. Osmar diz que respeita o trabalho dela, mas que conversou com ela duas vezes. No evento que apareceu no vídeo e em um almoço. Diz que nem por telefone conversa com ela.
Osmar Terra diz que respeita a justiça e todos os julgamentos, mas que acha um erro os governadores não irem a CPI.
Renan pergunta se Osmar conhece Luciano Azevedo, Osmar diz que no almoço com presidente ele estava lá assim como Nise. Mas que nunca mais o viu. Sobre a reunião de mudança de bula da CPI, Osmar diz não ter participado.
Sobre Carlos Wizard, Osmar diz não ter contato.
Diz que quando era ministro da Cidadania conheceu Carlos Wizard, que era um filantropo fazendo um trabalho voluntário com os venezuelanos. Diz que achou trabalho muito bonito, mas nunca mais teve contato com ele.
Sobre Carlos Bolsonaro, Osmar Terra diz que em um ano e pouco como ministro e agora nas relações de amizade com presidente ele nunca conversou com Carlos Bolsonaro. Que cumprimenta quando está no gabinete, que respeita trabalho dele, mas que nunca tiveram uma conversa.
Osmar Terra diz que nunca participou de reuniões a Pfizer.
Sobre nível de influência de Osmar Terra em cada gestão, ele afirma que foi zero. Que com quem conversou mais foi Pazuello, que teve diálogos quando teve crise no Amapá para conseguir médicos.
Afirma que no Rio Grande do Sul até maio não tinha surto, por isso tinha gente disponível para ir para os estados onde eram necessários médicos.
Renan pergunta se Osmar foi convidado ou se dispôs a assumir cargo de Ministro da Saúde. Ele diz que nunca foi convidado e que também não se dispôs. Diz que já foi ministro do presidente e que acha confortável a posição de parlamentar.
Osmar Terra diz que ajudou a criar o SUS, que criou projeto Criança Feliz e que tem orgulho do legado que tem como político.
Renan Calheiros pergunta se Osmar insistiu com Queiroga sobre tese de imunidade de rebanho, ele afirma que o assunto que teve com ministro era testar anticorpos da população e que tem exames mais recentes.
Osmar Terra diz que testes usados pela UFPEL tinham muitos falsos positivos e falsos negativos.
Omar Aziz lembra que não existem testes 100% eficazes para verificar existência de anticorpos.
Osmar Terra fala da Gripe Espanhola, Gripe Russa, Gripe de Hong Kong e que não se cria vacinas durante pandemia porque demora pra ser criada e produzida, por isso vacinas vem depois. Que foi surpreendente velocidade com que fizeram as vacinas.
Osmar diz que quer inquérito sorológico e que isso será visto quando a curva começar a cair, diz que Reino Unido isso ocorre porque tem grande número de pessoas que foram contaminadas associado ao número de vacinados.
Omar Aziz relembra que Inglaterra está com esses dados porque vacinou.
Omar Aziz lembra que do intervalo entre as doses. Osmar Terra insiste que a curva caiu e que não foi por causa do lockdown.
Omar Aziz lembra que primeiro-ministro teve que se explicar ao parlamento britânico por ser contra lockdown no início.
Renan pergunta quantas vezes conversa com Queiroga, Osmar Terra diz que se encontrou duas ou três vezes e que falou sobre o estado dele. Diz que Rio Grande do Sul tem índices ruins, mesmo tendo grande estrutura de saúde.
Osmar Terra diz que quem levou Universidade de Pelotas para Mandetta foi ele, que esse foi primeiro inquérito sorológico do Brasil e que teve problemas com tipo de teste que eles usaram.

[@PedroHallal corre aqui!]
Renan Calheiros pergunta se Osmar Terra considera que a disseminação do coronavírus é inevitável ou se existem políticas de redução que podem ser úteis.
Osmar diz que resultado mais incrível do mundo foi da Coreia que testou em massa, diz que fez documento pro governador do Rio Grande do Sul dizendo que substituísse política de bandeiras pretas e vermelhas que não salvaram vidas para testagem massiva.
Diz que pediu para Pazuello testes, que ele teria enviado um milhão de testes. Osmar Terra diz que é preciso ir atrás dovírus. Que estamos com políticas de lockdown que fecham lojinhas.
Sobre quais as soluções, ele diz que precisa de protocolos de segurança e que na crise do H1N1 abriram escolas e nada aconteceu porque crianças pouco se contaminam.
Osmar Terra segue afirmando que maior contágio ainda é familiar, que fique em casa faz com que a pessoa chegue e tire a máscara contaminando todo mundo.
[@EduardoLeite_ corre aqui, Osmar Terra está falando mal de ti na CPI.]
Omar Aziz pede que deputado não faça isso, afirma que Ministério da Saúde não tem política sanitária para o país. Reforma que ele deveria ter sugerido uma política pública para o presidente da República.
Omar Aziz reforça que se tivéssemos políticas nacionais nada disso teria ocorrido no Brasil.
Senador Rogério reforça que existe o "efeito Bolsonaro", pois há estudos mostrando que lugares com maior número de votos no presidente foram ocorreram maior número de caos.
Omar Aziz lembra que quantidade de infectados no mundo os laboratórios investiram fortunas para pesquisa, porque quem descobrisse a vacina primeiro teria um retorno enorme. Omar Aziz diz que o presidente precisa fazer autocrítica, que todos nós fazemos.
Lembra que presidente da República deveria dar o exemplo para que as pessoas se vacinassem. Omar Aziz lembra que 1,5 milhão da Janssen não dá nem pro cheiro.
Renan Calheiros destaca que há algumas contradições verificadas por vídeos e declarações. Renan reforça que lockdown funciona, que não há aumento de contaminação por isso. Também lembra que Amazonas não possui imunidade de rebanho.
Senador Otto Alencar corrige números que deputado apresentou. Diz que Argentina tem 90 mil óbitos, que ele está errado e que talvez esteja confundindo taxa de mortalidade com taxa de letalidade.
Otto afirma que taxa de mortalidade é medida por cada mil habitantes em determinada localidade.
Recorda que Osmar comparou coronavírus com outras viroses como Zika e Dengue.
Lembra que é completamente diferente, pois Zika e Dengue tem intermediários, que é mais fácil acabar com essas doenças pois é só combater o vírus. Que transmissão do coronavírus é pessoa para pessoa, por isso maior importância da vacina.
Otto Alencar diz que P1 chegou em fevereiro, que não se perdeu controle por causa das variantes como foi dito por Osmar Terra.
Segue reforçando que imunidade de rebanho num país como Brasil só se consegue com vacinação.
Otto Alencar pergunta se Osmar tem conhecimento por quanto tempo os infectados em Hong Kong desenvolveram anticorpos. Terra diz que quem se infectou tem anticorpos 18 anos depois.
Otto diz que não procede, que os contaminados tiveram anticorpos entre 8 meses e 2 anos.
Otto Alencar relembra que Osmar Terra citou apenas SARS, mas que também teve a MERS no Oriente Médio. Que da mesma forma lá se pesquisaram anticorpos e que eles também não permaneceram muito tempo no organismo das pessoas.
Otto diz ninguém sabe por quanto tempo os anticorpos do Sars-Cov2 permanecem no corpo humano, muito menos Osmar Terra.
Otto pergunta se Osmar Terra sabe o que é memória imunológica, Osmar diz que é a memória das células. Otto ri e diz que não.
Osmar Terra questiona se Otto Alencar quer desqualificar ele. Otto diz que não. Omar Aziz lembra que estão sendo processados por Nise e que não tem dinheiro pra pagar tantos processos.
Heinze diz que Otto não compareceu na semana passada quando estavam defensores do tratamento precoce. Otto recorda que ele não esteve presente nem na favorável e nem na contrária ao tratamento precoce por compromissos em seu estado.
Otto diz que se Osmar acha que está sendo desqualificado ele para. Osmar manda ele seguir diz que ele tem uma opinião e ele outra. Otto diz que a de Osmar está errada.
Otto Alencar diz que para defender imunidade de rebanho é preciso saber se forma anticorpos, por quanto tempo, mas que existem pessoas que se contaminam e não criam anticorpos. Reforça que nem mesmo os testes sorológicos são capazes de detectar.
Otto afirma que anticorpos neutralizantes, estando alta, aí sim pode dizer que a pessoa está imunizada. Otto reforça que estamos tratando de uma doença nada em que a ciência ainda não tem todas as manifestações clinicas catalogadas.
Otto Alencar diz que foi um grande erro receitarem pelo Ministério da Saúde hidroxicloroquina. Relembra que quem tem arritmia não pode tomar essa medicação. Que não pode dar receita do TrateCov no site do MS, sem eletrocardiograma, sem controle do doente.
Otto Alencar relembra que não há nenhum país de primeiro mundo usando hidroxicloroquina. Que apenas o Brasil insiste nessa medicação e que imunidade de rebanho com a taxa de letalidade que se tem teria grande mortalidade. Manda Osmar Terra fazer a conta.
Otto diz que ocorreu negação, lá atrás, de comprar a vacina. Afirma que quando Randolfe fez requerimento da CPI em fevereiro demorou para sair, que em março quando saiu decisão da abertura Bolsonaro decidiu comprar vacinas e demitir Pazuello.
Otto Alencar reforça que se temos vacinas hoje foi pela pressão da Comissão parlamentar de Inquérito.
Osmar Terra agradece Otto Alencar, diz que são colegas e que se entendem mesmo tendo divergências. Pergunta se ele conhece Tamiflu. Diz que coordenou o H1N1 no RS e que era cobrança médica da compra de Tamiflu, que as pessoas tomavam e se sentiam melhor.
Osmar Terra diz que estudos mostram que tamiflu não salvou vidas, apenas amenizava impacto dos sintomas. Ele diz que os medicamentos do tratamento prévio foram tomados por ele, que acha melhor tomar que não tomar.
Otto Alencar diz que para tomar as medicações citadas por Osmar precisa se fazer eletrocardiograma antes, que mesmo a Nise afirmou que só daria essa medicação após um exame.
Otto Alencar afirma que o que deve ser procurado é um antiviral, não um antinflamatório. Que ele tem certeza absoluta que se encontrará medicação adequada para a doença.
Randolfe Rodrigues acresce 3 minutos para Osmar Terra concluir. Osmar diz que quer fazer referência a trabalho da Nature sobre imunidade de SARS e de um ano de imunidade de Covid. Diz que existem estudos demonstrando que existe imunidade.
Sobre Ministro da Saúde não ser da área, ele acredita que não é preciso de qualificação específica para atuar, mas que é preciso organizar uma boa equipe técnica. Otto pergunta se Osmar considerou Pazuello um bom ministro, Osmar diz que o conheceu no atendimento aos refugiados.
Otto reforça que Pazuello afirmou não saber nada da doença e que não sabia nem o que era o SUS, que do ponto de vista dele a doença não foi tratada como deveria desde início.
Otto também lembra que o vírus chegou pela classe alta e que deveria ser contido ali para não se espalhar para outras classes sociais.
Osmar Terra diz que hidroxicloroquina pode até ser provada que não teve efeito no futuro, mas que as pessoas relatam que melhoram. Diz que remédio foi criado pra Malária mas que hoje é usado pra doenças autoimunes.
Senador Simone Tebet diz que não entendeu última fala de Osmar Terra, ele diz que o que levou censura ao ministro da Suécia foi a não suspensão de aumento de aluguéis.
Senador Humberto Costa (PT) reafirma que a CPI analisa condução da pandemia, afirma que Comissão apontou que ocorreu falha do governo em não testar, não cuidar dos idosos e não ter ações coordenadas.
Senador Humberto Costa (PT-CE) mostra os dados por número de mortos na Suécia, Finlândia e Noruega. Comprovando que Suécia não é boa referência (sobre falas contra lockdown).
Com relação a Coreia e China, Humberto lembra que eles já tinham passado por outras pandemias e epidemias, entre eles diagnóstico precoce, isolamento das pessoas, testagem em massa (incluindo toda população).
Lembra que no Brasil os testes chegaram a estragar. Reafirma que na Ásia teve uso de máscaras e controle digital com QR Code para contatar as pessoas caso tenha ocorrido contato com infectados.
Sobre Manaus, Humberto lembra que primeira onda teve ápice em abril, que os casos no entanto seguiram.
Humberto Costa mostra dados do Epicovid, apresenta gráficos com os dados comprovando que não existe imunidade de rebanho no Amazonas. Fala dos dados de reinfecção em Manaus e que imunidade por infecção é muito falha, que em pouco tempo indivíduo não tem mais anticorpos.
Humberto Costa recorda das previsões furadas de Osmar Terra em ordem cronológica. Fala que presidente da República não comprou vacinas porque se baseou nessas previsões.
Humberto diz que não é o relator da CPI, mas que o Osmar Terra é autor de boa parte do que está acontecendo.
Humberto Costa diz que STF não permitiu foi que presidente passasse por cima dos governos estaduais e prefeituras para adotar imunidade de rebanho.
Sobre medicações sem eficácia contra covid-19, Osmar Terra diz que tomou as medicações porque não tinha nada pra fazer e que se fosse hoje tomaria de novo. Pergunta se Humberto leu a bula da dipirona, Humberto lembra que todo remédio tem contra indicações.
Humberto diz que se você estiver com dor de cabeça e tomar dipirona ela passa, se você tomar cloroquina se estiver com covid nada acontece.
Omar pergunta quando ele se contaminou, ele diz que em Novembro. Omar lembra que já haviam, assim, muitos estudos científicos e que OMS já havia descartado cloroquina.
Omar pergunta se ele foi internado, Osmar diz que sim no São Lucas da PUC (RS). Omar pergunta se no hospital o deram cloroquina, ele diz que não. Omar então recorda que a medicação não ajudou em nada, o que ajudou foi ir para um bom hospital.
Omar Aziz diz o que salvou a vida de Osmar Terra não foi a cloroquina, mas os bons médicos de um bom hospital onde ele se internou.
Humberto Costa pergunta se ele acredita que ter vírus é melhor que a vacina.

Osmar Terra diz que quer responder tudo para Humberto Costa.
Osmar Terra diz que Hospital Conceição fez levantamento de funcionários e internados sobre reinfecção e que foi de 0,6%. Humberto lembra que falou dos dados de MANAUS.
Osmar diz que reinfecção é algo a ser estudado, se há reinfecção de quem pegou vírus então vacina não funciona.
Humberto Costa lembra que grande problema mesmo, sobre vacinas, é que governo não tratou do tema corretamente. Sobre H1N1 Humberto lembra que vacinaram as pessoas, que estabeleceram prioridades: a população brasileira.
Humberto Costa apresenta dados de países com sistema de saúde muito inferiores ao brasileiro, com número muito menores de óbitos, e reforça que os números brasileiros são pela incompetência direta do governo brasileiro.
Osmar Terra diz que teve participação intensa do H1N1 e que a vacina veio depois da pandemia. Diz que quando Temporão anunciou que só seriam vacinados os grupos de risco, ele fez um protesto e que mobilizou secretários porque tinha que vacinar todo mundo.
Terra diz que o que ele fala o tempo todo é que imunidade é pra reduzir surto, mas que ele defende as vacinas para que não vote a circular. Ele diz que ideia inicial não era vacinar todo mundo naquela época.
Randolfe Rodrigues recorda que foram solicitados dados da Precisa Medicamentos e que até momento esses documentos ainda não chegaram, estão dentro do prazo, mas que são documentos necessários para CPI.
Omar Aziz pede que Queiroga mande os dados do Ministério da Saúde sobre a Precisa Medicamentos.
Omar Aziz diz que quer contratar Tebet e Soraya para defendê-lo do processo que está sendo movido contra ele.

[Processo é de Nise Yamaguche]
Pausa de 30 minutos para almoço.

Adm vai fazer um lanche. Voltamos já!
Voltamos.

Senador Tasso Jereissati fala das previsões de Osmar Terra de que a pandemia mataria menos que H1N1. Osmar confirma.
Tasso reforça que ele errou.
Tasso recorda de outras previsões de Osmar Terra, ele segue afirmando que é correto.
Sobre afirmação de que não haveria vacinas, Osmar diz que não falou para esquecerem vacinas mas que elas foram muito rápidas e nunca foi visto isso na história.
Tasso recorda da previsão de que não haveria segunda onda em Manaus e também da previsão de que a pandemia acabaria entre junho e julho. E que ele errou.
Previsão de não haver variantes, Tasso reforça que ele também errou nisso.
Tasso Jereissati reforça que há necessidade distanciamento social não apenas para evitar contaminados, mas pra evitar sobrecarga do sistema de saúde, que não dá conta de receber todos os contaminados como não está dando em alguns lugares.
Tasso pergunta se não está na hora da enorme influência dele junto ao presidente ele parar de dar opinião. Osmar Terra diz que não espera que Tasso esteja censurando ele como parlamentar, que ele tem direito de falar e opinar e que se baseia em evidências.
[Adm imagina de onde ele tira as evidências, mas adm não vai colocar o selo aqui]
Osmar Terra diz que quando falou de lockdown e quarentena ele se baseava em evidências e que diz que não tem evidências de que eles funcionam, porque não há publicações. E que em asilos tem altos índices de contaminação, porque eles pegaram vírus através de funcionários.
Osmar Terra volta a falar do agronegócio que não parou de trabalhar. Fala que dezenas de milhões de brasileiros saíram para trabalhar e que não trabalhar é um mundo irreal., Diz que o que governadores e prefeitos fizeram não funcionou.
Osmar diz que não pode colocar culpa do governo federal, mas que governadores e prefeitos que erraram.
Tasso Jereissati diz que argumento contra lockdown leva elevação do número de óbitos. Que ele não quer censurar o deputado Osmar Terra, mas quer levantar quantidade de premissas erradas.
Tasso diz que é preciso responsabilidade, que uma pessoa como ao errar assim causa um dano enorme ao Brasil e a população brasileira. Que causa um desastre.
Tasso diz que não censura, mesmo as piores bobagens que possam ser ditas, mas como causam mortes e influenciam a política de combate a pandemia, ele está pedindo que evite opiniões precipitadas.
Tasso ainda diz que não respeita um governante que não assume responsabilidade pelo que acontece em seu governo e que fica jogando a culpa nos outros.
Tasso diz que quem não assume seus erros não tem capacidade emocional ou psicológica.

Osmar Terra diz que entende o que Tasso falou, que respeita o senador e que ali se discuste o que é importante para salvar vidas.
Osmar Terra diz que ele é apenas deputado, mas que ele não tem culpa se presidente ouve mais ele do que outras pessoas. Diz que Bolsonaro tem discernimento e extinto político.
Osmar Terra diz que ninguém acertou nada da pandemia e que estamos a mais de um ano e meio de estratégias montadas pelos governadores e que presidente não pode interferir. Diz que viu no estado dele, o RS, o governador fazer as bandeiras e que é um estado com mais mortes.
[Alô @EduardoLeite_ o Osmar Terra continua falando mal de ti aqui hein!]
Osmar Terra diz que como deputado, e deputado gaúcho, ele pode dizer que o governador está errado. Volta a falar da Suécia e da Coréia.
Senador Eliziane Gama fala de agenda de Osmar Terra em abril de 2020 com Ludmila e pergunta qual teor da pauta da reunião e se temas como kit covid e imunidade de rebanho foram tratados.
Osmar diz que essa reunião tinham muitos presentes, que se discutiu se tinha ou não razão de ser uso da hidroxicloroquina. Diz que não falou muito.
Eliziane pergunta qual posição da doutora Ludmila, ele diz não lembrar direito o que ela falou e que não era relevante o que ela tenha falado.
Sobre reunião do dia 06 de abril de 2020 com Nise, Osmar diz que teve dois encontros sendo um almoço que presidente o chamou onde tinham mais pessoas e que o outro foi no encontro do Médicos Pela Vida.
Osmar Terra diz não ter participado da reunião sobre mudança da bula da hidroxicloroquina, que encontrou presidente somente no almoço.
Sobre Médicos Pela Vida diz que era um grupo grande que pediu audiência e o pediram para ajudar. Que presidente decidiu atendê-los.
Eliziane pergunta quem pediu a agenda, Osmar Terra diz que quem o apresentou foi Antonio. Sobre Paolo Zanotto ele diz que só esteve com ele nessa audiência.
Eliziane pergunta se presidente foi informado a cerca de um abaixo-assinado, Osmar diz que não fez abaixo-assinado nenhum e nem o fez.
Eliziane Gama reforça que decisão do STF foi clara, com medidas associadas e que nãos e pode isentar sobre hipótese alguma o governo federal. Osmar Terra diz que governo federal não poderia interferir nas decisões dos governadores.
Eliziane reforça que sobre auxílio-emergencial o presidente queria 200 reais, que quem aumentou esse valor foi o Congresso. Osmar diz que isso é outra discussão.
Osmar Terra diz que governo federal comprou vacinas, Eliziane lembra que seis meses depois, ele diz que não participou dessas discussões. Osmar diz que não poderiam prender pessoas por descumprir regras dos governadores.
Alessandro lembra que prisão é por resistência em retirada do local e não por nadar sozinho em uma praia.
Eliziane volta reforçar que então Osmar Terra não acredita no isolamento social. Osmar Terra volta a falar dos asilos.
Eliziane cita Wuhan com isolamento intenso em lockdown.
Eliziane volta falar que Maranhão é estado menos mortes no Brasil e que fez lockdown. Volta a citar as previsões que não se confirmaram, afirma que as posições de Terra na pandemia foram terríveis e desastrosas. Pergunta se ele não se arrepende.
Eliziane diz que quando Osmar diz que ninguém acertou, ele está errado, porque Mandetta fez um cenário no Congresso e que as curvas foram piores do que ele apresentou.
Eliziane reforça que orientações do STF e TCU foram clara sobre orientações e protocolos serem guiadas pela ciência. E que o que vimos no Brasil era uma derrama de medicamentos ineficazes. Volta perguntar se ele não se arrepende do que falou.
Osmar Terra diz que é médico e que trabalha com evidências, que todas as políticas públicas que já criou e que todas as equipes que montou foram baseadas em evidências. Que ele viveu as coisas por circunstâncias e não por mérito.
Osmar diz que passou por várias epidemias e que não viu nenhuma delas a quarentena ou lockdown, procurou sobre pandemias passadas e que comprou livros. Afirma que todos os trabalhos publicados dizem que lockdown não tem impacto.
Eliziane reforça que no lockdown se tem critério e que apenas serviços essenciais ficam funcionando. Que no Maranhão governador fez controle rigoroso e que funcionou. Finaliza perguntando sobre Gabinete Paralelo ou Gabinete das Sombras e porque camuflado, escondido.
Randolfe dá um minuto para conclusão.
Osmar Terra diz que esse gabinete nunca existiu, diz que ele é deputado e questiona se ele não pode falar. Diz que presidente tem discernimento e que se ele o ouve ou não ele não é culpado.
Osmar Terra diz que não podem achar culpados, mas que é preciso aprender a controlar vírus. Eliziane pergunta se ele esperava ser ministro da Saúde, Osmar diz que se ele é tão poderoso como está sendo classificado ele poderia ser.
Senador Chã... desculpa... senador Marcos Rogério...
Senador Marcos Rogério diz que G7 rejeitou a convocação de Gabas que comprou e pagou respiradores que não chegaram, milhões de reais desviados. Diz que hipocrisia tem sido constante na pandemia e não apenas na CPI.
Marcos Rogério mostra um vídeo de @drauziovarella ainda do início da pandemia, quando pouco sabíamos sobre o vírus.

Adm reforça que a ciência evolui e que os estudos nos trazem novos dados.
Adm reforça que vídeo apresentado é de janeiro de 2020, o vírus nem mesmo havia chegado no Brasil.
Senador Alessandro reforça que esse vídeo foi retificado em abril de 2020. Marcos Rogério altera tom de voz. Randolfe pede que não se agridam os senadores. Marcos Rogério diz que oposição está atrapalhando. Chama senadores de oposição de aloprados.
Randolfe pede que se retire o termo usado por Marcos Rogério das notas taquigráficas, Marcos Rogério fica contrariado, Randolfe pergunta se ele quer manter esse termo nas notas, Marcos Rogério diz que já usaram termos piores que aloprados na CPI.
Marcos Rogério segue em defesa de Osmar Terra e de suas previsões. Lê trechos da fala de Drauzio no vídeo

[adm reforça que vídeo era de janeiro de 2020, diferente das previsões de Osmar Terra de quando já tínhamos informações e evidências contrárias ao que deputado afirmava]
Marcos Rogério diz que imunidade de rebanho não é negativo, mas positivo porque significa que todo mundo tem anticorpos. Fala que Drauzio citava epidemia e não pandemia, diz que tem outras falas do médico, cita Roda Viva.
Renan Calheiros reforça que a grande diferença é que Drauzio fez revisão de seu ponto de vista, diferente do que está sendo feito na CPI.
Adm lembra: Não precisamos pedir para que Drauzio revisasse seu ponto, ele o fez. Infelizmente muitos dos membros do governo federal não fizeram essa revisão, não dizem se arrepender. Isso inclui Osmar Terra.
Marcos Rogério segue lendo trechos de vídeos de Drauzio, diz que ele possuía posições contra medidas de isolamento e que não é privilégio de uma pessoa só errar. Marcos Rogério diz que todos erramos sobre a pandemia, que mundo inteiro errou.
Após outra discussão entre os senadores, Marcos Rogério segue dizendo que estão apontando para Osmar Terra como membro do Gabinete Paralelo e pergunta se é primeira vez que ouve que um presidente buscou aconselhamento para gerir crises.
Osmar Terra diz que qualquer presidente pode pedir opiniões e ouvir pessoas. Afirma que teve mais contato com Temer do que com Bolsonaro. Diz que estranha que qualquer pessoa que fala com presidente é visto como quem influencia.
Diz que colocar nele responsabilidade é fake news. Afirma que não existe gabinete paralelo nenhum.
Marcos Rogério pergunta se a reunião foi secreta, Osmar diz que não que a audiência foi transmitida ao vivo pela internet pro mundo todo.
Marcos Rogério diz que tratam como reunião secreta por ser uma narrativa.
Marcos Rogério pergunta papel do tratamento off label. Osmar diz que no H1N1 tb não sabiam como era o vírus, que também havia pânico. Que entrou pela Argentina e que não divulgavam por ser ano eleitoral. Diz que enfrentou vírus sem saber como ia se comportar.
Osmar Terra diz que era menos contagioso, mas matava mais rápido. Diz que o que ocorreu foi que as escolas estavam fechadas e que ele reabriu as escolas porque contagio era maior fora que dentro.
Senadora Simone Tebet diz que um cidadão de bem foi injuriado. Que Drauzio fez uma série de vídeos, que se retratou. Tebet diz que Drauzio deve receber 15 minutos ou tempo que foi difamado e injuriado nesse espaço.
[Treta, bate boca e etc. Marcos Rogério quer fazer contradita a Tebet. Randolfe diz que vai atrapalhar andamento. Rogério Carvalho é chamado pra assumir presidência. Senador Jorginho diz alô no microfone. Randolfe levanta. Senador Humberto assume presidência.]
Senador Jorginho Melo pede para Osmar Terra olhar para ele e... a fala de Jorginho é atrapalhada por senadores que seguem em discussão paralela.
Senador Jorginho Melo fala sobre sua defesa com pequenas e microempresas no Brasil, fala sobre socorro a esses negócios e empréstimos que foram concedidos.
Questionado sobre lockdown e empregos, Osmar Terra diz que RS fechou mais de 100 mil empresas segundo @gzhdigital. Pergunta como estado tem mesmo com medidas restritivas tantos óbitos, diz que existem estudos provando que lockdown não funciona.
Jorginho pergunta sobre Gabinete Paralelo. Fala que Lula tinha consultor informal, FHC também teria conselheiro informal. Jorginho diz que queria registrar isso para que se pare de falar em gabinete paralelo porque conversar e ouvir pessoas é salutar.
Jorginho diz que fez essas considerações e que Osmar Terra pode usar os minutos que sobraram da fala. Chama Osmar Terra de deputado respeitado, brasileiro respeitado.
Osmar Terra quer deixar claro que a relação dele com Bolsonaro é pessoal e também de deputado. Que ele tem interesse em uma boa relação para exercer o mandato. Diz que luta para mudar realidades injustas e que não funcionam.
Osmar diz que é ridículo falar em Gabinete Paralelo, diz que nunca foi convidado para nada, nem pra ser conselheiro. Ele diz que é chamado para levar prefeito lá, levar camisa de futebol. Fala que isso é normal pra um deputado que apoia o governo.
Afirma nunca ter ido no gabinete de Dilma ou de Lula, porque era oposição. Fala que isso depende de afinidade política. Afirma que Gabinete Paralelo é uma construção narrativa para incriminar o presidente e empurrar ele junto.
Osmar Terra volta a falar do Tamiflu.
Omar Aziz diz que viu Marcos Rogério colocar um vídeo de mais de um ano atrás, afirma que só quem não muda de opinião é quem é burro xucro.
Omar Aziz reforça que se falou em Gripe Espanhola, em outras coisas, que a ciência a avança e que não tínhamos a mesma tecnologia há um século atrás.
Omar Azia volta a reforçar que quinino, que faz parte da composição de medicações do tratamento precoce, faz mal ao fígado e que ele sabe bem disso porque cloroquina é amplamente utilizado no Amazonas.
OMAR AZIZ.

Azia é o que adm está sentindo com essa conversa do Osmar Terra.
Osmar Terra diz que está disposto a fazer um debate fora da CPI com médicos que lhe tragam dados e que o convençam. Diz que não traria assunto que prejudiquem, volta a dizer que lockdwon não funciona e culpa a grande mídia por colocar pânico.
Omar Aziz informa que advogado do empresário Francisco Maximiano, da Precisa medicamentos, não estará presente por precisa fazer quarentena em sua residência.
Eduardo Girão pede antecipação dos nomes de sexta-feira para amanhã. Omar Aziz diz que as pessoas não moram em Brasília. Que vão aguardar para ouvir Maximiano semana que vem.
Randolfe Rodrigues reforça que ele poderia ter encaminhado essa comunicação no dia de ontem. Que o empresário começou muito mal com a CPI e reitera que é preciso reforçar necessidade das informações do Ministério da Saúde.
Senador Randolfe Rodrigues começa com vídeo de Drauzio Varella.

[Finalmente @oatila na CPI!]
Randolfe reforça que o vídeo apresentado é de maio de 2020, mas que vídeo anteriormente apresentado era de janeiro quando se quer tínhamos casos de covid-19 no Brasil.
Randolfe Rodrigues também reforça que a queda do primeiro-ministro da Suécia iniciou com a perda de apoio da esquerda e com criticas inclusive da monarquia. Randolfe reforça que a pior condução da pandemia na península escandinava foi da Suécia.
Randolfe reforça que as opiniões de Osmar Terra, sem dúvida, influência as pessoas. Lembra que foi dito, ali, que haviam diálogos dele com presidente da República. Randolfe diz que Osmar confirmou durante a oitiva que errou em suas previsões.
Randolfe Rodrigues pergunta em quantas oportunidades ocorreu diálogo com presidente sobre enfrentamento da pandemia. Osmar Terra diz que conversou 20 vezes com presidente e que muitos deputados conversam muito mais.
Osmar diz que não é superego do presidente, que ele tem opinião própria. Que Brasil tem um presidente que pensa, que ouve pessoas e que decidam.
Randolfe pergunta se sobre a pandemia ele ouviu Osmar, ele diz que sim mas que não há gabinete paralelo.
Randolfe Rodrigues recorda das opiniões de Osmar Terra sobre imunidade de rebanho e que foram mais de 130 tweets sobre o tema conforme apuração do @aosfatos. Reforça que isso exerce influência.
Osmar Terra diz que tem uma rede social que cresceu muito após sua saída do ministério. Diz que muitos o seguem por concordar, mas também o seguem para xingar. Afirma que Hélio visita presidente muito mais do que ele e que não participa de lives com presidente.
Terra diz não ser tão influente quando pensam. Randolfe diz que não está subestimando opinião, mas que superestimando influência de Osmar Terra.
Em seguida faz leitura de tweets de Osmar Terra argumentando com seguidores sobre mutações do vírus.
Randolfe reforça que as opiniões do deputado afetaram ou influenciaram as opiniões do presidente. Pergunta, também, se vírus vivo é melhor que vírus morto. Osmar diz que vírus vivo faz mais anticorpos que vírus morto, mas que não está mandando as pessoas se contaminarem.
Osmar Terra diz que defende medidas, afirma que imunidade de rebanho é resultado final e não estratégia.
Randolfe cita agora exemplos da Coreia e Japão, reforçando que foram países onde se testou mais. Osmar Terra diz que ofereceu ao governador do RS testes, para que trocasse o sistema de bandeiras por um sistema de testagem.
Randolfe Rodrigues pergunta se ele conhece algum vírus que tenha sido contido por imunidade de rebanho. Osmar diz que influenza, que surto epidêmico desaparece com imunidade de rebanho.
Randolfe diz que o único vírus que foi eliminado foi pelas vacinas.
Randolfe reforça que Saúde é dever da União, dos estados e dos municípios. Que decisão do STF é clara, inclusive que relator é claro nas competências e responsabilidades de cada um.
Randolfe Rodrigues recomenda a obra A Bailarina da Morte, como historiador, e destaca que em 1918 se falava em isolamento mas que os governos não aceitavam. Reforça que quando realizaram as medidas já estava espalhado.
Lembra que na época da Gripe Espanhola, nome equivocado para influenza, também haviam aqueles que advogavam pelo quinino e faz analogia a cloroquina.
Encerra fazendo uma referência a Cazuza "eu vejo o futuro repetir o passado"
Senador Eduardo Girão diz que Osmar Terra foi chamado de negacionista, mas que negacionista é quem não ouve os cientistas. Pede para passar um vídeo de junho.
[O vídeo não é uma revelação bombástica de Osmar Terra, mas uma gravação do senador Eduardo Girão em frente ao que seria a sede da HempCare]
Eduardo Girão diz que em 01 de Junho de 2020, Osmar Terra falava sobre Consórcio Nordeste e a compra de respiradores da HempCare.

[E lá vamos nós...]
Girão fala de corrupção, sobre dinheiro enviado do governo federal para governos estaduais, fala das operações da PF e pergunta qual custo da corrupção.
Osmar Terra diz que nunca se recebeu tanto dinheiro para saúde como receberam nessa pandemia, afirma que estado do Rio Grande do Sul devia até as contas. Afirma que ficou surpreso que governadores fecharam hospitais de campanha porque entenderam como ele que a pandemia declinava.
Senador Girão diz que tem muitos prefeitos para serem chamados, já que STF não deixou convocar governadores. Afirma que vão buscar outros atores que possam esclarecer.

Volta para tema do STF...
Osmar Terra diz que foram governadores que determinaram a forma de fazer as medidas, que teve excessos e que se criou ideia da população de que dentro de casa estaria protegida. Diz que apenas se assustava população e que nada era explicado.
Osmar Terra volta a falar da Argentina e... adm não vai repetir tudo de novo.
Girão pergunta se ele considera presidente da Argentina um genocida. Osmar Terra diz que presidente argentino tentou fazer o que acreditava, que isso não é genocídio. Que Bolsonaro não pode fazer nada e que é acusado de ser genocida.
Randolfe Rodrigues pede que providenciem cópias da decisão do STF com as competências da União, estados e municípios.
Senador Rogério Carvalho (PT-SE) reforça auxílio-emergencial foi tensionado pelo Congresso, que demorou a sair, que governo usou apenas fundo garantidor e que isso não salvou as pequenas empresas. Sobre Lockdown na Argentina ele reforça que foram 9 dias e não um ano.
Rogério Carvalho também traz os dados sobre número menor de óbitos em países que fizeram lockdown. Lembra que isolamento, em epidemiologia, é uma tecnologia.
Que quando há transmissão comunitária não é possível saber quem está ou não contaminado, que quando se faz lockdown cai taxa de internações em hospitais.
Reforça que é um desserviço falar que isolamento social não funciona ou não funcionou. Afirma que funcionou sim onde foi feito, pois reduziu os contatos.
Rogério Carvalho segue afirmando que foi reforçada no Brasil a tese chamada imunidade de rebanho e que isso jamais ocorreria, que esse caminho nos levaria a outras cepas. Lembra que precisaríamos de vacinas há mais tempo e que o país testou vacinas e teve ofertas.
Rogério Carvalho reforça que é preciso imunizar rápido, se não vamos ter outras variantes. Também diz que como sanitarista ele verifica que a única medida do governo de Jair Messias Bolsonaro foi a cloroquina.
Que Bolsonaro é contra isolamento, provoca aglomerações e era contra as vacinas. Que ele defendeu apenas uma medida de controle sanitário: a cloroquina. Que nenhum estudo assumiu defesa, nem mesmo laboratórios que o produzem.
Carvalho reforça que presidente Bolsonaro vetou uso de máscaras, que entrou no STF para tentar proibir o distanciamento social e que boicotou as medidas.
Carvalho ainda diz que Bolsonaro não coordenou o controle da pandemia, que o que ele fez foi uma desorganização sistemática. Afirma lamentar a contribuição de Osmar Terra, pois ele defendia que as pessoas adquirissem imunidade com contágio.
Carvalho diz que, talvez, até maio de 2020 não tínhamos curva ou dados; mas que após essa data já tínhamos informações. Que não é aceitável isso para um ex-secretário de Saúde, para um ex-ministro de estado. Reforça que para mais de 500 mil mortes é preciso achar uma explicação.
Carvalho deixa uma única pergunta: se Osmar Terra como médico, ex-secretário de Saúde, ex-presidente do Conselho de Secretário de Saúde, como alguém que conhece processo de fabricação de medicações e os testes de eficácia e segurança. O que faria diferente de Bolsonaro?
Osmar Terra diz que não se coloca nesse lugar, mas que quer falar algumas coisas sobre isolamento. Ele pergunta de qual isolamento está se falando se de doentes, idosos ou população inteira.
Osmar diz que por quanto tempo se pode isolar uma população inteira e que isso nunca foi tentado em outras epidemias. Que quem tem geladeira cheia até pode tentar ficar em casa, mas que deixar todos em casa é uma extravagância e que impor ficar em casa é uma tirania.
Osmar Terra diz que a estratégia foi dos governadores e não do presidente.
Rogério Carvalho volta perguntar o que ele faria, independente de governadores ou de qualquer um.
Osmar Terra mostra dados de Araraquara e de Chapecó. Diz que não adiantou lockdown em Araraquara, pergunta se Rogério Carvalho faria lockdown no Brasil todo se fosse presidente.
Rogério Carvalho diz que perguntou para ele, mas que para encerrar ele reforça que países que fizeram isolamento se saíram bem. Que conjunto de medidas precisam ser tomadas, que era preciso ter investido antes em vacinas e em testagens.
Rogério Carvalho lembra que Osmar Terra não respondeu. Encerra sua inquirição.

Senador Eduardo Girão assume a presidência da mesa.
Senador Alessandro Vieira fala sobre enfrentamento da H1N1 como secretário de Saúde. Osmar diz que enfrentou H1N1, febre amarela e dengue.
Alessandro pergunta se ele recorda os números, Osmar não lembra.
Alessandro reforça que o Rio Grande do Sul foi terceiro pior do país na condução da crise do H1N1.
Pegando a fala do início do depoimento, ele versava sobre exemplos, pergunta se governo federal fez isso. Osmar diz que poderia se não fosse impedido. Alessandro pergunta se Supremo impediu alguma decisão do governo federal, Osmar diz que governadores se quisessem não seguiriam.
Alessandro pergunta novamente se STF barrou alguma medida de gestão da pandemia. Osmar diz que nãos abe o que presidente encaminhou ou não.
Alessandro pergunta sobre previsões, Osmar diz que falava sobre imunização por vacinas e que acredita que não vai demorar muito.
Alessandro reforça que Bolsonaro toma decisões como gestor, pergunta se tem alguma dúvida sobre uso de máscaras - Ele diz que não tem dúvida.
Sobre distanciamento social ele pede para que Alessandro explique o raciocínio.
Alessandro pergunta se tem alguma dúvida que redução de mobilidade e distanciamento social ajuda reduzir. Osmar diz que não tem dúvida, que não deu certo distanciamento que as pessoas foram contaminadas dentro de casa.
Alessandro pergunta se ele diz então que medidas de distanciamento e isolamento não reduzem contaminação. Osmar diz que muita gente sai de casa pra trabalhar e leva vírus pra casa contaminando todo mundo.
Alessandro diz que quando não há medidas e cuidados do governo federal, realmente não tem chance de não se contaminarem.
Alessandro diz que vai encaminhar estudos a Osmar Terra apontando eficiência das medidas de redução de mobilidade, para que ele mude a opinião.
Sobre Epicovid da UPEL. Osmar diz que @PedroHallal montou rapidamente o estudo, com método que tem sensibilidade baixa. Que ele assumiu como se fosse dele, mas que era do Ministério da Saúde. Que houve um problema de autoria, que precisa ser verificado com Pazuello.
Alessandro reforça os valores do novo estudo proposto pelo Ministério da Saúde, que é muito superior aos valores que estavam sendo gastos no estudo da UFPel.
Senador Alessandro reforça que Brasil é terceiro em número de mortos e que estamos atingindo em breve o número dos Estados Unidos. Pergunta, para finalizar, se como secretário de Saúde ele aceitaria interferência na atuação dele se fosse contrária ao entendimento técnico dele.
Osmar Terra fala que cada vida pesa, que Argentina e Uruguai crescem em mortalidade e que atingirão patamar do Brasil. Diz que coordenou enfrentamento da pandemia no RS e que governadora o chamou e colocou a responsabilidade nele de fazer o enfrentamento.
Que ele montou a equipe e que conversava com ela.
Alessandro pergunta se ele aceitaria interferência política contrária ao entendimento técnico. Ele diz que tentaria convencer a pessoa, mas que não entendeu a pergunta.
Alessandro diz que pergunta qual nível de interferência técnica.
Agora Alessandro fala dos diálogos vazados entre ele e Onyx, em que ele fala que Mandetta achava melhor que o ex-ministro seguisse as orientações e visões de Bolsonaro.
Osmar diz que tem respeito por Mandetta, mas que ele não tem mesmo respeito. Diz que queria manter ministro, mas que era melhor conversar e convencer ele. Que ministro deveria se adaptar.
Alessandro registra que a fala de Osmar não confere com legislação, porque não cabe ao técnico se adaptar ao político, ainda mais em uma situação em que se leva para mortes.
Ele reforça desconexão entre técnico e político, pro técnico precisa ter coragem e postura. Reforça que ninguém se elege Imperador do Brasil.
Eduardo Girão pergunta se como médico, Osmar chegou a falar para presidente usar máscara e não aglomerar. Osmar Terra diz que houve mobilizações populares o tempo todo, que ele foi incitado a ir em grupos de pessoas, que ele vai onde quer ir.
Osmar diz que Bolsonaro usa máscara em ambientes fechados e não viu usando em ambientes abertos. Presidente tem extinto para dizer o que é mais importante.
Senadora Leila Barros pergunta sobre lockdown. Osmar Terra diz que na China não teve lockdown, apenas em Wuhan. Leila diz que a China promoveu lockdown. Osmar diz que China promoveu apenas 76 dias de fechamento.
Leila Barros diz que deputado usava muito exemplo da China, mas indaga porque não usar números de lá para orientar lockdown. Que se usava a China como exemplo de informações.
Osmar diz que lockdown foi feita em uma província, que quando se dissemina o vírus ele foge do controle. Que entrou no Brasil por diversos lugares, que não tinha mais como fazer esse tipo de lockdown.
Porque seria supressão no país inteiro e que não teria como fazer isso. Diz que em outros países isso não foi feito. Diz que não existia possibilidade, que a China teve particularidades e que não era uma regra.
Leila pergunta sobre previsões equivocadas de picos das crises, pergunta porque todas foram erradas e porque seguiu fazendo projeções mesmo com sequência de erros. Osmar diz que não é verdade que as previsões dele foram todas equivocadas.
Ele diz que o retrato de todas as pandemias é que vírus chega, aumenta durante 6 semanas e depois ele desce. Faz analogia ao pico da gripe comum no Rio Grande do Sul.
Segue falando que os picos ocorreram como ele havia previsto, mas que quando surgiram novas cepas eles subiram novamente. Afirma que isso vai ocorrer sempre e que com vacina vamos ver a curva cair até terminar.
Leila pergunta se ele não acha que passou uma sensação de tranquilidade que não existia. Osmar diz que trabalhava com dados que se tinham de outras pandemias e que não se previa novas cepas. Que China subiu e cresceu e terminou pandemia.
Osmar Terra diz que só se ouve um lado e que trabalhar sem lockdown e quarentena é possível orientando a população. Leila diz que isso não foi feito, não teve campanhas. Que há semanas se ouve que poderia ter sido feito, mas que só está sendo feito agora.
Leila pergunta sobre o chamado tratamento preventivo, pessoas tomarem medicações achando que estão evitando contrair vírus. e se Osmar acredita como médico. Osmar Terra diz que só tomou quando teve sintomas, mas se recusou a ficar esperando piorar.
Terra diz que tomou hidroxicloroquina e cita outras medicações. Leila diz que tb tomou azitromicina e outros e que teve 40% do pulmão tomado. Recorda que Osmar Terra teve 70% do pulmão comprometido.
Osmar Terra diz que tomou e tomaria novamente, porque não faria mal e que pode ter salvado a vida dele.
Leila fala sobre a Declaração de Great Barrington que possuia como signatários nomes peculiares como “Professor Bananas” e “”Dr. Nomefalso”. E o que ele pensa sobre fake news.
Osmar Terra diz que a Declaração foi sabotada quando abaixo-assinado foi lançado na internet, por pessoas contrárias ao tema.
Diz que é favorável a passar informações sérias, diz que toda informação que contrária senso da grande mídia é vista como errada ou fake news.
Senador Heinze e após Senadora Soraya.
Depois quem está marcado é senadora Zenaide e senador Fabiano Contarato.
Eduardo Girão segue a presidência da mesa.
Senadora Soraya fala sobre a decisão que preserva atribuição de cada esfera do governo conforme Constituição e que presidente poderá dispor sobre serviços públicos e atividades essenciais. Que não tira os poderes da União.
Senador Heinze...

Começa contando que tem uma longa história com Osmar Terra quando ambos eram prefeitos e fizeram movimentos a favor do agronegócio...
Heinze fala das vidas salvas pelos médicos e equipes.
Diz que lamenta que a Comissão e que a ministra Rosa Weber tenha quebrado sigilo dos Médicos Pela Vida, lamenta quebrarem sigilo de cientistas, a não convocação do Gabas...
[Camrote! Vocês vão ficar chateados se adm for pegar um café e deixar Heinze falando sozinho?]
Heinze está falando de gabinete paralelo, fala que se assiste montagem de vídeos na telinha ali (aponta pro telão da CPI) que se tiram pedaços e apresentam o que quer.
Agora ele tá defendendo o Bolsonaro, dizendo que o presidente sempre foi a favor de vacinas.
Heinze tá dizendo que sexta teve cientistas...

[Cientistas?]
Heinze agora fala sobre Manaus, revista JAMA e tal...
Falou de Lancet e Harvard...

[Adm está esperando ele falar da atriz porno]
Agora Heinze fala de estudo sobre invermectina. Ele diz que médicos da Comissão negam a ciência.

[Olha @TaschnerNatalia o Heinze está falando de ti novamente...]
Heinze fala agora do projeto sobre uso de laboratórios veterinários para produção de vacinas. Que foi aprovado pelo Senado e Câmara, que agora volta ao Senado para retoques finais.

[Finalmente, algo importante!]
Heinze diz que não fará perguntas, mas vai falar da importância de trabalhar pelo bem da comunidade e diz que é preciso parar de criminalizar os cientistas e médicos brasileiros.

Agora ele tá falando do DJ Raul...
Ele registrou posições, parabenizou Osmar Terra e falou que ele pode ser senador do Rio Grande pra ajudar.
Osmar Terra diz que é preciso se posicionar, elogia Heinze e Girão.
Senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) começa lendo trecho da decisão do STF, afirma que são apenas 3 folhas, que estamos avançando em politização mas estamos ainda tendo muito o que caminhar. Que se discute de forma superficial e não se aprofundam.
Senadora Soraya lê trechos que falam sobre adesão as orientações da OMS, que contam com expertise necessária. O trecho lido também versa sobre exercícios das competências. Sugere, por fim, que as pessoas se informem antes de abraçar falácias.
Soraya insiste no tema de formação, afirma que não dará opinião sobre remédios pois não se trata da CPI da Cloroquina. Pergunta porque não se limitam ao que é fato determinado da CPI, que tempo passa e se perdem oportunidades.
Soraya diz que não tiveram orientação jurídica necessária, que alerta ao vivo que é preciso de estratégia jurídica. Afirma que as perguntas não foram realizadas. Diz que Osmar Terra foi primeiro a criticar estratégias de estados e municípios e que isso foi corajoso.
Pergunta se as estratégias foram adequadas, pede exemplos como Maranhão e Rio Grande do Sul, pergunta sobre relatos relacionados a corrupção e se ele precisar declinar ele fala em sessão particular.
Osmar Terra diz que só se fala do Governo Federal.
Soraya afirma que erraram, que existe dolo ou culpa.
Osmar Terra diz que Rio Grande do Sul errou na estratégia, que @EduardoLeite_ se aconselhou com @PedroHallal.
Soraya segue querendo saber dos governos estaduais.
Osmar Terra fala que Maranhão é mais rural, que isso pode ter dado impacto.
Soraya diz ser importante declinar nomes, porque as responsabilidades podem recair sobre Chefe de Estado ou ministro. Diz que precisa ser dados nomes aos bois, porque vai recair. E reforça que a Tropa de Choque está com estratégias jurídicas incorretas.
Soraya diz que alguns parecem ajudar governo, mas que não tem orientação jurídica. Ela lamenta que Osmar Terra não tenha orientação jurídica, faz analogia de que ela se precisar de remédios precisará de orientação médica.
Sobre lockdown, Soraya diz que quem tem privilégio de trabalhar em casa que faça. Que é um ato de compaixão quem pode ficar em casa, que quem precisa deve deixar as ruas para quem precisa ir trabalhar presencialmente.
Soraya diz que não precisa ser fecha tudo ou abre tudo, que população fica na dúvida se ouve Queiroga ou Osmar Terra. Porque falam coisas completamente diferentes. Que Queiroga fala outro tipo de estratégia, diferente da de Osmar.
[Adm ainda não entendeu se a Soraya está batendo ou acariciando. Adm está confusa com as posições de Soraya]
Soraya diz que não é receita de bolo, que cloroquina e ivermectina não pode ser dada pra todo mundo. Que ela tomou ivermectina e que passou mal. Diz que precisa ser claro pra população que funciona para alguns.
Ela pede a Deus que iluminem, que quem está ao lado de Bolsonaro o orientem e que quem está ao lado dele ou são infiltrados ou burros. Que tem gente orientando mal.
Girão pergunta qual convite de Deus com tudo isso? Que é compreensão, união etc. Soraya afirma que não está preocupada com likes.
Senadora Zenaide Maia (PROS-RN) diz que não é a mídia que causa pânico, mas o que está assustando é mais de meio milhão de brasileiros e brasileiras que morreram de covid-19. De morte evitável, se tivesse coordenação geral.
Senadora Zenaide agradece a Soraya por mostrar que orientação do Supremo era de seguir a ciência e orientações da OMS.
Zenaide fala das falhas do governo federal com aglomerações e outras contrariedades as medidas, que ele apostou na tese da imunidade de rebanho e que essa foi uma decisão política.
Zenaide fala do lockdown da China e das restrições fortes em Wuhan, uma cidade com população igual ou superior a de Portugal.
A senadora segue dizendo que todos os países são importantes, que muitos fizeram lockdown e permaneceram alguns mais de 90 dias com escolas fechadas. Recorda que ele afirmou que governo estava preocupado com educação, questiona quem ele acha que convence com isso.
Reforça que desde 2019 se mostravam dados de aumento da pobreza e que esse é um governo que desmonta a educação.
Reforça que nãos e pode culpar governadores e prefeitos pela condução desastrada do governo federal.
Zenaide diz ter todo respeito por Osmar, mas que ano passado a curva desceu porque se conseguiam cidades onde se mantinham distanciamento social e uso de máscaras com grande parte da população. Que quando decidiram se aglomerar por incentivo do presidente a curva subiu.
Zenaide segue sua fala citando que já se sabiam que as medicações eram ineficazes e que não se pode insistir na autonomia médica, que autonomia é prescrever medicações que são comprovadamente eficazes.
Zenaide reforça que é muito grave dizer que presidente age por extinto. Que Bolsonaro não obedece a ciência, não obedece a OMS.
Zenaide volta a falar que as medicações dão falsa impressão para população de que há segurança e que a única coisa que salva são vacinas, vacinas para todos.
Osmar Terra diz que fica feliz de ver colegas de Câmara agora no Senado. Diz que presidente não pode interferir nas decisões de governos estaduais, que eles que determinam como agir, que se ela acha que agem certo e quem pensa diferente não usa a ciência paciência.
Terra diz concordar que vacina é uma grande solução, que estão trabalhando para isso e que governo tem feito também. Ele diz que vacina é mais importante que qualquer remédio, mas que se não tem outra saída é estratégia de mitigação.
Terra diz que estratégia dos governadores ao invés de reduzir aumentou contaminações, fala que era favor de isolar grupos de risco e infectados. Fala que nunca foi favor de imunidade de rebanho e pergunta se governadores não tiveram importância.
Zenaide diz que graças a Deus teve governadores e prefeitos que viram que não havia coordenação nacional e fizeram algo a respeito para reduzir contaminação e os casos.
Senador Fabiano Contarato lamenta terem mostrado um vídeo antigo de Drauzio, que acha curioso usarem esse vídeo para justificar os erros do governo federal. Cita alguns desses erros como uso do termo gripezinha, desastroso plano de imunização de rebanho +
+ que governo foi e é contrário ao distanciamento social. Contarato diz que Osmar está equivocado e que quem tem atribuição de compra de vacinas é o presidente e Ministério da Saúde, que argumento que STF retirou poderes da União está errada.
Reforça que STF afirmou que as medidas devem ser concorrentes. Volta a dizer que foi equivocado uso do vídeo de @drauziovarella para tentar justificar os erros.
Contarato também fala sobre as previsões de Osmar Terra, tais como a de ser impossível prever a progressão da doença, mas que ele está equivocado porque pesquisa de Oxford em maio de 2020 foram capazes de acertar a previsão.
Questiona, sendo Brasil um dos países com mais morte por milhão (citando em seguida dados de outros países populosos), o que ele atribui esses números de óbitos e se houve falha do governo federal.
Osmar Terra diz que não parte do princípio de que tudo que ele fala é correto, mas que procura fazer isso: buscar a ciência. Ele diz não admitir que achem que trancar as pessoas em casa e fazer lockdown é fazer ciência.
Ele diz ter 32 trabalhos publicados que dizem que quarentena não funciona. Afirma que maior contágio das pessoas é em casa. Pergunta se só governo federal tem responsabilidade e questiona se sumiram os governadores.
Terra diz que com decisão do Supremo o presidente não pode interferir e que os estados ficam muito mais pela decisão dos governadores. Contarato recorda que STF declarou que não é verdadeira a afirmação de que a Corte proibiu o governo federal de agir +
+ que na verdade plenário decidiu que União, estados e municípios tem que trabalhar de forma concorrente para ações de mitigação da pandemia.
Contarato reforça que governo federal é contra vacinas e nega a ciência e que Osmar tem que entender que estado do Espírito Santo, citado por ele, está tendo responsabilidade. Contarato diz que não exclui a responsabilidade de prefeitos ou governadores.
Contarato ainda cita Código Penal, reforçando que ação ou omissão são crimes. Reforça que governo federal deve ser responsabilizado pela ação e pela omissão, por incentivar aglomerações e pela difusão da imunidade de rebanho.
Contarato mostra que todas as Sociedades Médicas especializadas são contrárias a hidroxicloroquina e ao que ele atribui. Questiona se ciência está contra o Brasil então... se há uma conspiração contra o país.
Contarato diz que o que salvou ele foi acesso, que a pandemia veio agravar situação dos pobres e pede que Osmar respeite a ciência. Retoma a fala que ciência é feita em laboratório, pacientes não podem ser cobaias.
Contarato diz que Osmar deveria orientar ao presidente de que ele não aglomerasse, usasse máscaras e que respeitasse o principal bem jurídico que é a vida.
Osmar Terra diz que respeita a ciência, que Supremo não proibiu o presidente de agir e que ele agiu repassando recursos aos estados e municípios. Ele diz que presidente não pode atuar sobre decisões dos governadores, como lockdown.
Terra diz que todos querem salvar vidas, mas que nãos e pode acusar um e outro e tirar responsabilidade de um e outro. Diz que CFM autorizou que médicos decidam o que fazer com relação a pandemia, que decisão é do médico.
Terra diz que não tem outra medicação.
Volta a falar do Tamiflu.
Girão fala sobre requerimentos para chamar presidente do Conselho Federal de Medicina para discutir sobre o tema da autonomia médica e uso de tratamento precoce. Ele sugere que se fizesse esse encaminhamento.
Randolfe Rodrigues coloca em votação da reunião. Aprovada.

Randolfe agradece a presença de Osmar Terra e a disposição.
Nada mais a tratar, senadores convocados para amanhã em reunião para apreciação de requerimentos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Camarote Da CPI

Camarote Da CPI Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @camarotedacpi

23 Jun
Bom dia, CPI Lovers!
Para hoje temos sessão deliberativa.
Omar Aziz abre agora a sessão.

Senador Renan Calheiros iniciará procedimentos para votação dos requerimentos.
Read 28 tweets
23 Jun
Uma emenda do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados, ajudou diretamente na importação da Covaxin, vacina indiana na mira da CPI da Covid pela preferência dada a ela pelo governo brasileiro.
Barros é investigado por improbidade administrativa, quando era ministro, pelo favorecimento da Global Saúde. A Global é sócia da Precisa Medicamentos, empresa que vendeu a Covaxin ao governo.
A MP permite que a Anvisa conceda "autorização para a importação e distribuição de quaisquer vacinas", insumos ou medicamentos sem registro na Agência, desde que aprovadas pela autoridade sanitária em outros países.
Read 4 tweets
22 Jun
🔎 O que é verdadeiro ou falso no depoimento prestado por Osmar Terra à CPI da Covid?

Ao longo do dia já indicamos algumas controvérsias, e agora trazemos mais informações coletadas.
❌ É falso que a Coreia do Sul controlou a circulação do coronavirus sem a adoção de medidas restritivas.

Na realidade, o país é exemplo de como um governo pode fazer isolamento social de maneira coordenada e inteligente, com diferentes níveis de restrições para cada região.
❌ É falso que Imperial College previu que até 50 milhões morreriam de Covid-19.

Pesquisadores da instituição usaram fórmulas para simular desfechos para a pandemia e, num cenário sem qualquer medida implementada no mundo – o que não aconteceu–, até 40 milhões poderiam morrer.
Read 6 tweets
22 Jun
🍿Quem é Osmar Terra?🍿

Médico, ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, está atualmente em seu sexto mandato como deputado federal pelo MDB. Osmar Terra é careca. Seu bigode é branco, as sobrancelhas
Na década de 1970, Osmar Terra era militante político de esquerda e ligado ao partido Comunista do Brasil. Após sua esposa ser presa e torturada no Rio de Janeiro por coronel Brilhante Ustra (ídolo de Jair Bolsonaro), eles se auto exilaram na Argentina.
Na Argentina, Osmar trabalhou em regiões carentes como médico. Retornaram pouco mais de um ano depois para o Brasil, morando em Porto Alegre e logo depois mudando-se para Santa Rosa. Como militante sindical, Osmar ganhou notoriedade e filiou-se ao MDB.

gauchazh.clicrbs.com.br/politica/notic…
Read 10 tweets
21 Jun
Estudo publicado na revista Nature demonstra como a adoção de controles mais rígidos de trânsito pelo país poderiam amenizar os impactos da pandemia no Brasil. Assinam o artigo @MiguelNicolelis, Rafael L. G. Raimundo e Cecilia S. Andreazzi.

nature.com/articles/s4159…
"No geral, identificamos três fatores principais que, simultaneamente, foram responsáveis ​​pela maioria dos estágios iniciais da dinâmica da pandemia de COVID-19 no Brasil. Desde sua entrada original em todos os principais aeroportos internacionais brasileiros durante [+]
[+] março, O SARS-CoV-2 se espalhou primeiro pelas grandes áreas metropolitanas das capitais localizadas próximas a esses aeroportos. A partir daí, após o estabelecimento da transmissão comunitária e o seu aumento exponencial nessas grandes cidades, e como não houve [+]
Read 4 tweets
21 Jun
Bom dia, CPI Lovers! Vamos começar mais uma semana com aquela thread relembrando os últimos capítulos e o calendário dos próximos depoimentos

#CPIdaCovid
Na terça-feira, ouvimos o depoimento do ex-secretário de saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo.

Wilson Witzel depôs na quarta-feira. Incriminou a família Bolsonaro, afirmou que a investigação do caso Marielle foi responsável por seu impeachment e conseguiu uma sessão secreta. Quando Girão começava a fazer sua pergunta, foi embora.

Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(