Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture
Jun 23, 2021 18 tweets 7 min read Read on X
Pessoal, o papo agora é sobre a diferença entre uma PFF2/N95 "padrão" e a KN95 😷. Muita gente acha que é a mesma coisa. Não é não!

Vem conosco, no fiozinho da @melmarkoski que te explica essa história!
PFF2 é a classificação relativa à eficiência de filtração de 95%. Ambas N95 e KN95 são confeccionadas para essa eficiência. Mas o que faz a máscara completa? Camadas de tecidos (e poros), ajuste e testagem.
A eficiência de filtração é quantificada em laboratório, em condições controladas/experimentais. As testagens são feitas com cloreto de sódio (o sal de cozinha). Podemos dizer que ambas são "eficientes" em filtrar, mas não que protegem igualmente. redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/12/15/o-r…
Aqui, explico sobre testagens e outros parâmetros:
redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/10/20/o-q…
Bom, quanto aos poros, as N95 são confeccionadas de maneira que a trama gere poros de 0,3 micrômetros e pode reter bactérias e agregados de partículas virais. Observe os tamanhos na imagem abaixo (fonte: visualcapitalist.com/visualizing-re…).
Por outro lado, as KN95 são produzidas para reterem material particulado de 2,5 micrômetros. Se vc olhar as embalagens, a maioria irá mostrar isso:
Até aqui, vemos que a N95 "padrão" é mais protetiva para agentes biológicos. Outra questão é a utilização nos serviços de saúde. O recomendado é a PFF2/N95 e não a KN95. Ambas são liberadas pela ANVISA, é fato. Mas a ANVISA é um órgão regulatório, que faz checagem de docs.
Quando a máscara é liberada pela ANVISA, para utilização nos serviços de saúde, ela precisa seguir portarias e legislações do Ministério do Trabalho e Emprego. Por isso, ela passa pelo exame metrológico do InMetro. Se estiver tudo "OK", o InMetro expede o Certificado de Aprovação
O CA é aquele número que vem estampado na máscara, acompanhado do selo do InMetro e confere que a máscara é segura para uso, naquilo que se propõe: no caso da N95/PFF2, uso em profissionais de saúde contra agentes biológicos. E nós podemos checar esse número para validade, p. ex.
No Brasil, as KN95 não possuem CA, pois não conferem a proteção requerida para risco biológico segundo o InMetro. E além do poro, o problema também está no ajuste. Observem, na sequência,a diferença de como as pessoas vestem a N95 e a KN95.
Aqui, faço uma demonstração com uma N95/PFF2 modelo concha (temos o modelo "bico-de-pato" também). Notem que os elásticos da máscara passam atrás da cabeça e ela é bem ajustada sobre o nariz e contorno do rosto.
Aqui, um repórter vestindo a KN95. Observem que, como a maioria das pessoas, ele passa os elásticos da máscara atrás das orelhas. Ainda mais com a barba, a máscara não garante boa vedação.
Mas o fato é que as KN95 não foram feitas para serem utilizadas dessa forma, mas com esse "extensor" que puxa os elásticos para trás da cabeça. Aqui o exemplo é com a cirúrgica (peguei no site da Amazon), mas é o mesmo para a KN95...
O problema é que fiz uma boa busca em sites da internet de compra das KN95 e não encontrei a venda das máscaras com os extensores. Ou seja, as pessoas compram e usam como acreditam ser o certo (que está errado). Por isso, a vedação não é adequada.
Gostaria de mostrar também algumas evidências científicas, onde em comparação à N95/PFF2 "padrão", a KN95 falha no quesito proteção. Aqui, um artigo da PLOS, sobre o ajuste: journals.plos.org/plosone/articl…
Este aqui é sobre o quesito filtração. 36 marcas de máscara KN95 falharam na filtração e outras condições quando testadas em profissionais de saúde na África.
samj.org.za/index.php/samj…
Por fim, aqui um artigo mostrando que a KN95 falhou também no quesito "eficiência de proteção". "As KN95' apresentam eficiências inferiores às das PFF2 certificadas pelo NIOSH e inferiores a 95% no tamanho das partículas de penetração." pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33125464/
Portanto, se você busca maior proteção, opte por máscaras PFF2 certificadas pelo InMetro e direcionadas a profissionais de saúde, pois estas são as mais testadas (clinicamente) e validadas para proteção. Não saia de casa sem a máscara e a use bem ajustada ao rosto!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rede Análise | Especial COVID-19

Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @redeanalise

Jan 24, 2023
Olá, pessoal!

Nosso painel que trata das variantes do SARS-CoV-2 acaba de ser atualizado, agora com dados até a semana de 16/01/2023 a 22/01/2023:
Mesmo com dados bem atualizados, é importante lembrar que a quantidade de amostras sequenciadas nos últimos dias é bastante pequena.

Vejam aqui o gráfico do Brasil, onde fica fácil de perceber que a quantidade das amostras referentes a janeiro de 2023 é muito baixa:
Também temos uma página específica para acompanhamento da XBB.1.5 (nesta imagem, filtrado novamente para o Brasil).

Nesta mesma página do painel podemos acompanhar todos os sequenciamentos cujo resultado foi a Omicron (qualquer sub variante), para ver como temos várias:
Read 5 tweets
Jan 4, 2023
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt aqui!

Feliz 2023 pra todo mundo!

Esperamos que este ano seja mais tranquilo para todos nós!

Vamos iniciar com um fio rápido para vermos a situação da #mpox no Brasil? 🧵 //1
Até o dia 03/01/2023 temos 10.544 casos totais notificados, lembrando sempre que a primeira notificação se deu em 27/06/2022, onde 20 casos foram inseridos no boletim nacional. //2
Conseguimos ver algumas coisas ao olhar o gráfico do país todo:
- Vemos uma queda bem lenta na notificação dos casos, é praticamente uma estabilidade, mas com tendência de queda;
- Tivemos uma redução estranha de casos totais no final de 2022, (provável erro de notificação); //3
Read 18 tweets
Dec 7, 2022
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt por aqui!

Com dados de mpox atualizados até 05/12/2022, vemos que a tendência de estabilização continua no Brasil.

Sigam o fio para vermos juntos: 🧵//1
Para entender a estabilidade, o melhor indicador é a média móvel da taxa de crescimento de casos acumulados.

Ao mesmo tempo que os casos entram com data de notificação (e não de início de sintomas), é o único dado que temos: //2
Quando olhamos a região Nordeste, percebemos que tivemos um crescimento mais recente, no mês de novembro de 2022: //3
Read 15 tweets
Nov 29, 2022
Com os dados de mpox atualizados até 28/11/2022, vemos que os casos continuam surgindo em uma quantidade considerável na região Nordeste do país, sendo 42% dos casos do Nordeste no estado do CE: +
Além disso, a região Norte também teve um aumento recente, no começo de novembro/2022.

68% dos casos estão no AM: +
Quando olhamos o Brasil como um todo, vemos que a região Sudeste é a região com mais casos(41% de todos os casos do país foram notificados no estado de SP).
Percebemos também que há uma tendência de estabilidade, muito provavelmente trazida por esse espalhamento em mais regiões.+
Read 6 tweets
Nov 9, 2022
Olá, pessoal! Aqui é o @schrarstzhaupt, trazendo pra vocês mais uma atualização dos dados de #Monkeypox, agora com os números atualizados até o dia 07/11/2022.

Sigam o fio para vermos juntos: 🧵 //1
O Brasil tem 9.475 casos notificados até o momento (07/11/2022), e a gente consegue ver um aumento meio brusco nos últimos dias quando olhamos os dados do país como um todo (marquei no gráfico): //2
Ao analisar estado por estado, vemos que alguns locais se destacam, com um lançamento de casos abrupto. Vejam o DF, que lançou 18 casos no dia 07/11/2022, mas vinha lançando 3 a 5 casos por dia.

Lembrando: isso é por data de notificação, então pode muito bem ser represamento!//3
Read 15 tweets
Oct 25, 2022
Olá, pessoal! @schrarstzhaupt aqui!

Chegamos a 9.026 casos confirmados de Monkeypox no Brasil até 24/10/2022.

Hoje (25/10/2022) tivemos mais um óbito, nos fazendo chegar a oito óbitos e ao posto de país com mais óbitos no mundo (nesta epidemia de 2022).

Sigam o fio: 🧶 //1 Image
Quando olhamos a média móvel da taxa de crescimento de casos acumulados, notamos uma estabilidade na última quinzena de outubro, o que mostra que as notificações de casos vem entrando em uma certa consistência.

Como essa doença não é endêmica aqui, isso não é um bom sinal. //2 Image
A maior concentração de casos continua sendo na região Sudeste, principalmente no estado de SP (44,47%), seguido pelo Centro-Oeste (GO e DF): //3 Image
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(