101/147

É facto que o escalar da pandemia na Índia fez com que esta cancelasse todos os envios, o que daria uma boa razão para que a Covaxin - que está cheia de restrições (tal como no caso da Sputnik V, a vacina não pode ser dada a crianças, a grávidas, a idosos, pessoas com...
102/147

... comorbidades, etc...) - nunca chegassem a ser entregues. Mas seria o dinheiro pago à cabeça - ao contrário do que diz o contrato - retido indefinidamente, numa offshore?

Ainda havia mais um erro: nesta invoice, já foi inserido o valor do frete e do seguro, mas...
103/147

... como parcela adicional, o que aumentava ao valor final da factura, quando, segundo o estipulado, estes valores já deveriam estar previstos no valor unitário (o que faria o valor final, dividido por dose, ficasse mais caro que os 15 USD acordados).
104/147

Note-se que a Bharat Biotech, quando começa a conversar com o Ministério da Saúde, ainda em Agosto de 2020, falava que a vacina ia ficar mais barata do que uma garrafa de água. Em seis meses, a vacina inflaccionou 1000%).

Às 23 horas, do dia 23 cai a terceira e...
105/147

... invoice, corrigida. Mas novamente, com quantidades inferiores às do contrato original (recordemos que era 4 milhões de doses que estava previsto no contrato e não 3) e com a Madison como beneficiária.

Por isso, Ricardo envia para a fiscal do contrato, ...
106/147

... para esta derimir sobre o seguimento. Esta, aprova.

Pormenor - para não dizer "pormaior", como gostam de dizer as locutoras do podcast @EuNaoSouTuaMae - quem nomeou esta funcionária para o cargo foi... Ricardo Barros. O mesmo que ficou...
107/147

... conhecido na Procuradoria por pressionar funcionários e por favorecer a Global, no concurso dos medicamentos de doenças raras. O mesmo que Bolsonaro apontou aos irmãos Miranda. O mesmo que é o líder do Governo na Câmera dos Deputados.

Repare-se que estas...
108/147

... correcções só se fizeram DEPOIS da conversa dos irmãos Miranda com Bolsonaro. E, mais incriminatório ainda, a data das invoices é sempre a mesma: 19 de Março - o que só por si é um problema, já que a cada correcção, a data tinha de obrigatoriamente ser actualizada.
109/147

Não o teriam feito, contudo, se o objectivo fosse disfarçar a manobra, fazendo parecer que a invoice original estava conforme, não sendo o caso. Isto porque, ao que parece, a estratégia da Precisa passa por "fazer, a ver se cola". Se colar, muito bem. Não passando, ...
110/147

... fazem por encobrir as tentativas, como aconteceu com o caso dos preservativos femininos.

24 DE MARÇO - emitida a LI (Licença de Importação), foi ectuado o pedido de excepção da ANVISA, para que esta autorizasse a utilização da vacina, mesmo faltando documentos, ...
111/147

... permitindo assim que o processo avançasse, comprometendo-se a Precisa a entregá-los a posteriori.

Isto seria o culminar da estratégia do "atirar barro à parede", tivesse ele funcionado.

Para quem visse de fora, o processo tinha ocorrido dentro da legalidade - ...
112/147

... quando muito, com pequenas falhas, mas de «boa-fé» - e assim, os irmãos Miranda não estranhariam o facto de nenhum processo vir da Polícia Federal por intermédio de Bolsonaro resultando da sua denúncia.

Não é preciso ir muito longe e ver que a linha do...
113/147

... Senador Marcos Rogério, já na CPI, é mesmo essa: "nunca se passou nada aqui. Nothing to see here, it's all in your head".

Porém, neste mesmo dia, Ricardo recebe a notificação do Ministério Público para...
114/147

... prestar declarações, porque a Precisa já estava sob vigilância, por causa da sua relação com a Global, como acima indicado.

Luís volta a contar ao ajudante de Bolsonaro, sublinhando que as vacinas a ser enviadas vão vencer em Abril e Maio.
115/147

Recorde-se que a Precisa já está em incumprimento de contrato e que as datas das últimas entregas são em Abril e Maio, justamente. Não haveria tempo para as administrar antes de vencerem todas.

Luis tenta falar com Bolsonaro pessoalmente, mas não consegue ser recebido.
116/147

30 DE MARÇO - a fiscal do contrato reporta os atrasos e o problema das vacinas estarem próximas do seu prazo de validade ao Ministério da Saúde, que mantém a encomenda.

jornaldocomercio.com/_conteudo/poli…
117/147

31 DE MARÇO - a ANVISA recusa a autorização da importação ao Ministério.

Nesse mesmo dia, Ricardo Miranda dá o seu depoimento à Procuradora Luciana Loureiro Oliveira da Procuradoria do Distrito Federal, onde detalha as pressões anómalas que...
www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
118/147

... está a receber. Estas pressões, aliás, vão continuar nos meses seguintes. A documentação que foi mostrada na CPI avança para Maio.

21 DE MAIO - Alex Lial Marinho, um dos superiores, manda mensagens a perguntar pela vacina; Ricardo diz que está à espera de...
119/147

... do seu contacto na Precisa, que estaria na Índia, mas atribui ao fuso horário o facto de ainda não ter obtido resposta. Alex ainda pergunta se Ricardo passou a informação para a Roberto (Director de Ricardo), ao que ele responde que não.

23 DE MAIO - apesar de...
120/147

... ser um Domingo, Alex volta a perguntar por novidades da Covaxin.

4 DE JUNHO - a ANVISA finalmente aprova a vacina, mas com as restrições já referidas. Mais de 3 meses depois do contrato ter sido logo assinado.

10 DE JUNHO - última tentiva que Luis Miranda faz...
121/147

... de falar com Bolsonaro sobre o assunto.

16 DE JUNHO - como já antes indicado, sai um despacho do Ministério Público Federal, focado na questão da Covaxin, evoluindo o caso da Precisa para um caso criminal.
122/147

18 DE JULHO - a Folha de São Paulo vaza a conversa entre a Procuradora e Ricardo Miranda e a TV Globo faz depois uma reportagem, com acesso à íntegra da gravação.

www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/…
123/147

Luis indica que a partir daqui, a relação dele com Bolsonaro esfriou claramente. Repare-se que já haviam tentado demitir Miranda, mas foi a intersecção de Pazuello, por instigação do irmão de Ricardo, que o impediu.
124/147

21 DE JULHO - Ricardo dá uma entrevista, a explicar a sua declaração vazada e o que o envolvia, no caso da Precisa.

22 DE JULHO - a Procuradoria confirma a existência da investigação e, no mesmo dia, são reveladas comunicações entre o...

125/147

... Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada, que demonstram que o preço original da vacina era muito mais baixo.

Vamos continuar aqui:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with João Barbosa

João Barbosa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @JoaoMSBarbosa

27 Jun
1/147

Thread "A máscara caiu: o princípio do fim de Bolsonaro ou o que aconteceu esta Sexta-feira (e nos idos de Março)"

A presente thread procura explicar a trama que foi revelada esta Sexta-feira dia 25, na #CPIdaPandemia. Ela vai ser longa, mas acredito que vai valer a pena.
2/147

Quem me segue, sabe que 1) sigo a situação do Brasil e, mais recentemente, a #CPIdoGenocidio; 2) não sou jornalista, político, etc. Não tenho acesso a informação ou meios privilegiados. Não sou sequer Brasileiro. Sou Português, solidarizado com o sofrimento do Brasil.
3/147

Se houver um ou outro erro, eu agradeço a correcção. Não será intencional. Mas tem como objectivo AJUDAR.

Quero desde já agradecer a quem ler a thread e a quem a retwitar, seja para Brasileiros, seja para outras pessoas. É importante que o mundo - em particular, ...
Read 25 tweets
27 Jun
26/147

27 DE JANEIRO - é anunciado um acordo entre a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) e a Precisa, para adquirir 5 milhões doses da Covaxin.

O acordo cai por terra por falta de respaldo jurídico. Contudo, por esta altura, Paulo ...
infomoney.com.br/economia/clini…
27/147

... Guedes (Ministro da Economia) e Bolsonaro, defendiam até a abertura de linhas de crédito com dinheiro do SUS (Serviço Único de Saúde, o equivalente ao SNS), isto é, PÚBLICO, para financiar privados a comprar vacinas, depois de Maximiano, da...

veja.abril.com.br/politica/guede…
28/147

... Precisa, andar por Brasília, no Ministério da Economia, a fazer lobbying para isso.

3 DE FEVEREIRO - Ricardo Barros (decorem este nome), líder do Governo na Câmera dos Deputados, apresenta emenda à Medida Provisória para flexibilizar compra da Covaxin. Mais: ele...
Read 25 tweets
27 Jun
51/147

O contrato previa R$ 1.6 bilhões por 20 milhões de doses em três entregas:

- 8 milhões, já em Março, em dois lotes de 4 milhões , a serem entregues entre 20 e 30 dias após a assinatura do contrato
- em Abril, mais 8 milhões, entre 45 e 60 dias após a assinatura;
52/147

- em Maio, o último lote, 4 milhões de unidades.

(dados de um vídeo do próprio Ministério da Saúde)

Como iremos ver, não foi nada disso que aconteceu. Porém, mesmo nisto, já há algo de estranho e que não será de certo por acaso: os outros contratos fazem entregas de...
53/147

... vacinas em 20, 30 dias. Os prazos do contrato da Covaxin eram demasiado alargados. Como se verá abaixo, isso é relevante - até porque um dos seis pontos da matriz de risco criada a 17 de Fevereiro, era justamente a impossibilidade de os prazos serem cumpridos...
Read 25 tweets
27 Jun
76/147

Pormenor: Ricardo Miranda já era conhecido dos Bolsonaro. Nomeadamente, Eduardo Bolsonaro.

Luis já tinha passado o contacto do seu irmão ao filho de Bolsonaro, por conta de denúncias que este fizera sobre factos que antes tinha detectado, no Ministério da Saúde, ...
77/147

... sobre outras situações.

Em duas ocasiões, Luis Miranda passou dossiers do irmão a Onyx Lorenzoni - o mesmo que ameaçou Luis , há dias quando o escândalo estourou.

Nem Eduardo Bolsonaro alguma vez fez nada com o contacto, nem Onyx com os...

78/147

... ditos dossiers, aparentemente.

Note-se que o já referido Senador @IzalciLucas, na sua intervenção, detalhou dolorosamente como está a decorrer um paulatino desmonte no Ministério da Saúde: os editais, por exemplo, passaram a ser email.

Mas, pior, deixou de haver...
Read 25 tweets
27 Jun
126/147

Esse é também o dia em que Luis Miranda decide ir falar com @renancalheiros (Relator da CPI) e @OmarAzizSenador (Presidente da CPI), para se dar a ele e ao irmão como testemunhas no processo.

127/147

25 DE JULHO - o dia das declarações dos irmãos Miranda, que teve episódios caricatos como o Senador Bezerra Coelho, que teve as intervenções mais comprometedoras de todas, ao ponto de quase ficar apoplético, ...

128/147

... a tentativa do Senador Marcos Rogério lançar insinuações sobre Luis Miranda, que ficaram sem concretização quando instigado a esclarecê-las...

Read 32 tweets
25 Jun
1/4

Aproveitando a pausa da sessão da CPI da Pandemia, que hoje começa mais tarde, ontem foi dia de S. João e lembrei-me deste livro que estive a ler no outro dia, sobre Maçonaria que, não obstante ser meio confuso, vale por que conta, na edição Portuguesa, com um capítulo... Image
2/4

... final extra, dedicado à Maçonaria Portuguesa. Nele, refere-se o papel de resistência ao Estado Novo da Maçonaria e, mais importante ainda, o papel de um dos Maçons mais célebres da época, Norton de Mattos.

Isso lembrou-me de revisitar um livro que há dias partilhei...
3/4

... aqui, a ver se ele teria deixado alguma marca nesse documento que ele produziu para tentar dar a conhecer o seu programa e até, obter algum financiamento para a campanha, que lhe estava vedada pela censura.

Nada melhor do que ir directamente...

Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(