Chegou o #ResumãoDefesaIndígena sobre MARCO TEMPORAL!

Na quarta,dia 30, o @STF_oficial começa a julgar o caso mais importante sobre demarcação de terras indígenas dos últimos tempos.

Explicamos o que é o marco temporal e por que é uma tese anti indígena. Segue o 🧶
(1/15) Imagem de três crianças indígenas segurando um cartaz ond
O STF decidirá nada mais nada menos do que a interpretação dos direitos indígenas na Constituição Federal.

QUE? Sim: definirá um entendimento do que, afinal, a CF fala sobre os indígenas terem direito às terras que tradicionalmente ocupam.

E tem um Fla x Flu nisso. Entenda:
Simplificando:
- De um lado,quem defende que a Constituição estabelece que os direitos indígenas são originários (anteriores ao próprio Estado). Afinal, já estavam aqui antes de existir Brasil.
- De outro, tem quem defenda limitar esses direitos à data da promulgação da CF. ÃH?
O marco temporal é isso: impõe a data de 5/10/88 (promulgação da CF) para determinar se um povo tem ou não direito à sua terra. Se provarem que estavam lá nessa data, o processo de demarcação pode correr; se não têm como provar... já era.

Qual é o problema disso? São muitos!
Pra começar: essa data tá escrita na própria Constituição? NÃO! Não há nenhum limite cronológico na CF. Isso foi invenção da bancada ruralista (e dos empresários, fazendeiros etc. que pagam as suas campanhas), interessada nas terras.

Vejam outros 4 problemas dessa tese abaixo: Indígenas na rua, andando junto com uma faixa onde se lê &
1) Obriga os indígenas a PROVAREM a sua ocupação na terra. Mas em 1988, muitos povos viviam em isolamento ou tinham tido contato recente com a sociedade brasileira. E também não estavam preocupados em produzir provas, né? Ainda mais sendo povos de tradição oral etc.

Absurdo!
Inclusive, vários povos não têm costume, tradicionalmente, de medir o tempo como nós medimos. Ou de contar as coisas (1, 2, 3, 4, 5...) como nós contamos. Percebe, Ivair, a petulância dos ruralistas!
2) Muitas comunidades não estavam nas terras que reivindicam, em 1988, porque foram expulsas! P. ex: a Força Aérea Brasileira tirou os Kayabi da Terra Indígena Batelão na base da arma na cabeça! Assim foram removidos à força para o Território Indígena do Xingu. Alô @ayres_britto
3) Tem comunidades que vivem de um jeito diferente: não passam o ano todo morando num mesmo local, precisam se deslocar. Por isso que, eventualmente, não estavam nas terras em 5/10/1988.

(Estão vendo como o marco temporal tenta enquadrar os indígenas nos modelos não-indígenas?)
O fato de um povo não ter costume de viver sempre no mesmo local não quer dizer, de jeito nenhum, que a terra não é importante pra ele! Muitas vezes é bem o contrário. Os motivos da mobilidade dos indígenas são muitos... o problema é uma norma que não respeita isso!
4) O Brasil é o país com o maior número de povos vivendo em isolamento voluntário. Ora, como irão comprovar que estavam nas terras em 5/10/88, se não têm relações com a sociedade?

(indicamos, aliás, seguir os especialistas no assunto, do @OPI_Isolados!)
Quem defende o marco temporal diz que ele só não seria aplicável em 2 circunstâncias: se tivesse uma ação na justiça questionando a expulsão dos indígenas no dia 5/10/88; ou se os indígenas estivessem em conflito pela posse da terra nesta data.

Mas, VEJA BEM...
Até 5/10/88 os indígenas não podiam propor ações na Justiça, pois eram tutelados pelo estado!

E outra: como exigir que mantivessem conflito?!

Lembra do caso dos Kayabi expulsos pela Força Aérea? Como manter conflito quanto tem arma apontada pra sua cabeça?
E existem muitas formas de resistir, a serem reconhecidas. Para alguns povos, é briga; para outros, a fuga; pra outros, disfarçar aceitação e ficar na terra trabalhando pra fazendeiro, ou até mesmo acampar em um local próximo, tudo para não se afastar de suas terras ancestrais.
É sempre importante lembrar que a Constituição garantiu aos indígenas "os seus usos, costumes e tradições ". Ou seja, suas culturas, diferenciadas dos costumes não indígenas, e isso precisa ser respeitado a partir do que cada povo é!

(Imagem: @ApibOficial) Um grande grupo de indígenas posa para foto em frente ao ST

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Defesa Indígena

Defesa Indígena Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DefesaIndigena

22 Jun
Chega no ouvido do deputado da CCJ e fala: #PL490Nao!

Olha o que nós vamos falar pra eles 🧶 Meme do cunha falando com temer no ouvido, e essa frase do t
@depaguinaldo11 sabia que nas terras indígenas da Amazônia, o desmatamento evitado das florestas pode gerar, ao menos, US$ 44,6 milhões por ano em serviços ecossistêmicos? Dialogue com os Povos Indígenas! Entenda os Riscos da proposta! Diga Não ao #PL490Não!
ajuda, @QGdaAnitta!
@Baleia_Rossi investidores que administram US$ 3,7 trilhões pediram que o governo demonstre compromisso com a proteção dos direitos dos povos indígenas. O #PL490Não vai na contramão dessa proteção! Diga Não ao #PL490Não Diga vc tb, @LSabatella

www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
Read 24 tweets
21 Jun
RESUMÃO: o que você precisa saber sobre a ameaça de golpe nos direitos indígenas que está na CCJ pra ser votado AMANHÃ: o #PL490Não. Segue o fio #DefesaIndígena Homem indígena, de máscara ...
Vamos explicar os principais pontos do #PL490Não a seguir; são eles:
1) impõe a infame tese do marco temporal
2) dá poder à ideia de que indígenas podem "perder a cultura" (é a "terra plana" do indigenismo), pra tirar as terras deles
3) ameaça os isolados de genocídio
1) Marco temporal: é uma tese usada por ruralistas e outros interessados em explorar as terras indígenas, para impedir demarcações.
Porque com as demarcações, não podem encher de soja e gado, ou fazer hidrelétrica etc, sabe? E o que a tese, que tá no #PL490Não, diz? Vejam:
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(