Estivemos hoje no Centro de Socioeducação Ilha do Governador para verificar denúncias sobre ausência de atendimento básico às meninas envolvidas nos casos de estupro e abuso sexual dentro de outra unidade, o Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa.
Ao todo, 19 jovens - entre 13 e 19 anos - estão no novo local, cuja a responsabilidade também é do Degase.
Apesar de os esforços da nova direção em adaptar o espaço para as meninas, as mesmas se encontram em uma unidade estruturada para lidar com jovens meninos, o que gera uma discrepância de tratamento, rotinas e processos de atendimento à saúde.
O processo socioeducativo adotado pelo estado para nossos jovens é a versão cruel do sistema prisional. Existe um vácuo em qualquer possibilidade de dar a essas meninas e meninos um ambiente real de acolhimento social.
Pensar em Políticas Públicas que garantam a segurança, saúde, educação e um ambiente digno nesses espaços é fundamental!
Nosso mandato está acompanhando de perto e articulando os próximos passos a partir desse caso, acreditando na possibilidade de transformação desse sistema, construindo essa articulação com ALERJ e OAB.
Omar Aziz subiu o tom ao decretar a prisão de Roberto Dias. Informou que não aceita que a #CPIdaCovid "vire chacota" e que qualquer depoente que for à CPI "e achar que pode brincar" poderá ter o mesmo destino que Dias.
Omar diz que "Mentir na CPI não será mais de graça".
Apesar de ser a primeira prisão dessa CPI, não faltaram motivos para prender outros depoentes. O principal deles é Fábio Wajngarten, que só não teve voz de prisão porque Omar não seguiu o desejo de Renan Calheiros.
Agora é observar com ainda mais atenção os próximos depoimentos, porque pode ser que futuras testemunhas tentem mentir (mesmo sob juramento) para não cair nas mesmas contradições que levaram Roberto Dias à prisão em flagrante.
A venda de 100% das operações dos Correios para a iniciativa privada é negativa para o Brasil.
Não há garantia de que irão manter a universalidade das suas operações, o que garante que encomendas e cartas chegassem a lugares mais remotos, porque essas rotas não são lucrativas.
Se engana quem acha que outras empresas não chegavam a esses lugares por causa do "monopólio" (que existe apenas para cartas, não encomendas) dos Correios. Isso sempre foi uma grande desculpa dessas empresas para operar somente em lugares centrais e de alta rotatividade.
Os Correios interessam a elas porque têm a mais estruturada rota e conjunto de centros de distribuição pelo Brasil todo. E mais do que isso: é uma empresa LUCRATIVA, o que pode, para o setor privado, aumentar seus lucros, mesmo que signifique reduzir o alcance da área coberta.
Depois de um dia cansativo na @camarario , acabo de ser parada por quatro motocicletas da #PMERJ com armas empunhadas e berros.
Segue 🧶
Berros de "mão na cabeça", somos conduzidos coercitivamente para fora do carro. Meus assessores avisam que sou vereadora e mesmo com todos em choque, berros e ameaças.
Não é possível que pessoas negras num carro blindado possa causar tanta estranheza.
Exatamente 1 ano atrás, George Floyd era assassinado de maneira cruel pela polícia de Minneapolis. Seu assassinato desencadeou uma série de protestos e levou o movimento #BlackLivesMatter a uma outra escala.
Ontem, Sasha Johnson, ativista britânica do BLM, foi baleada na cabeça.
As homenagens a George Floyd se espalham pelo mundo,com gritos que pedem que DIGAM OS NOMES das vítimas do racismo e da violência policial nos EUA. Mas a violência persiste: tiros foram disparados e feriram uma pessoa perto do local do assassinato de Floyd g1.globo.com/mundo/noticia/…
Também hoje soubemos que a Polícia Civil do Rio estabeleceu sigilo sobre TODAS as operações realizadas após a #ADPF635 do STF. A polícia do Rio de Janeiro quer caminho aberto e impunidade para matar pretos, pobres e favelados. g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
Mais uma vez, sabemos pela imprensa, a partir de denúncias de funcionários e servidores, da falta de medicamentos do chamado "kit intubação", fundamentais para o tratamento de pacientes graves de Covid. cnnbrasil.com.br/saude/2021/05/…
Há exatos 2 meses, em 25/03, nosso mandato enviou à Secretaria Municipal de Saúde @Saude_Rio um Requerimento de Informação perguntando o status do estoque desses medicamentos. Até hoje não tivemos resposta.
Também em abril tivemos notícia de falta de kit intubação nas unidades de saúde do estado e do município, levando pacientes a grande sofrimento e a piora de seus quadros clínicos.
Ontem foi o primeiro dia de plenário. Falei um pouco, mas mais importante que o nosso primeiro discurso, que vocês podem encontrar na rede ao lado, é que apresentamos quatro projetos de lei. Ainda não tem número, mas quero compartilhar com vocês! Segue o fio, por que vale!👇🏿🧶
1ª PL - GT GÊNERO:
Esse PL prevê a publicação de dados sobre o atendimento a mulheres e pessoas com aparelho reprodutivo feminino em diferentes procedimentos e processos em equipamentos públicos e privados de saúde e congêneres.
Cria o Boletim Juliana Dellabary, que faleceu após negligência médica e violência obstétrica em seu parto no hospital Ronaldo Gazzola.