A pandemia atingiu os países quase ao mesmo tempo. Ela escancara a competência de cada país em cuidar dos seus. Deixa bem claro quem errou. E quem acertou.
O massacre que passamos no Brasil é inequívoco. Podia ser melhor. Muito melhor. É só olhar pra fora.
Como? Fecharam fronteiras e instituíram distanciamento social e uso de máscaras ainda em fevereiro de 2020. Fizeram lockdowns locais onde tinham casos e depois um lockdown nacional quando chegaram a 200 casos. E fizeram testes em massa em quem tinha sintomas e contatos próximos.
Usaram SMS, aplicativos e até música pra educar a população. Depois foram reabrindo com quarentena obrigatória pra quem entra no país por 14 dias. Nada de tratamento precoce.
Terminaram 2020 com um dos maiores crescimentos de PIB. E agora estão vacinando. nature.com/articles/s4159…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Parece que deram uma história real, que sacrifica alguns (a propina de $1), para colar junto um áudio de 2020 sobre luvas tentando implicar o deputado. Mas deu ruim e no fim tá entregando outros esquemas de cambistas de vacinas.
Tá explicado. Não é que não queriam vacinas. É que não queriam as vacinas mais seguras e eficazes, testadas no Brasil, aprovadas pela Anvisa e com representantes aqui pra venda direta.
Essa é a eficiência de mercado trabalhando pela nossa vacinação, enquanto se desmancha o Ministério da Saúde e se enterra o SUS com internados com COVID.
Na apresentação da OMS enquanto um comunicador suíço explica como desenvolveram um jogo pra explicar COVID pra lidar com a edução, a ansiedade e o trauma das crianças que voltariam às aulas depois de controlarem os casos. Em maio de 2020.
Os comentários do vídeo de almas gêmeas () tão dando certo :D
Recomendo ver o vídeo (claro), compartilhar interesses e dotes e deixar um perfil pro pessoal poder seguir a conversa (mas não o número do celular, pelamor). Ah, e se já se vacinou ;)
Já quebrei o gelo pra vocês no Atinder, então pode chegar sabendo que tá todo mundo interessado (talvez não em você, mas deu pra entender).
Ah, e pra quem quiser assistir alguma coisa juntinho e não tem Apple*, tem como:
Preço da Covaxin levantado pelo Ministério das Relações Exteriores: $1,34
Preço pago pelo Ministério da Saúde: $15
Preço que o governo pagaria via reembolso para as empresas privadas: $44
Parece que o contrato "leonino" e "abusivo" da Pfizer foi oferecer doses de vacina seguras e eficazes pela metade do preço e não vacinas sem comprovação mais de 10x mais caras.