Qual o "caráter original" de um bairro? Ao analisar o desenvolvimento de uma quadra na Greene St. em Nova York ao longo de quatro séculos, a cidade se mostra um processo constante de desenvolvimento, e a resposta para a pergunta se mostra mais difícil do que parece. Segue o🧶:
A Manhattan de arranha-céus que conhecemos é relativamente recente na sua história. Antes dos holandeses chegarem no que chamaram de "Nova Amsterdã" em 1625, Manhattan tinha florestas e pantanais, um ecossistema rico que tinha até ursos e lobos.
No início século 18 a área da Greene St. foi comprada para instalar uma grande fazenda, que não conflitou com o desenvolvimento urbano de Nova York, que até então ia apenas até Wall St., hoje considerado extremo sul da ilha de Manhattan.
Com a epidemia de febre amarela no final do séc. 18, residentes ricos, como médicos, advogados e professores, e pequenos artesãos e comerciantes, migraram para a área ainda periférica da Greene St., gerando um boom construtivo de residências entre 1820 e 1830.
A partir de 1840, com a instalação de companhias privadas de transporte de carruagens omnibus, comerciantes se mudaram ainda mais para norte, levando ao declínio econômico da quadra, que se transformou em uma área de entretenimento noturno com teatros e casas de prostituição.
Até o final do século 19, as construções eram basicamente pequenas casas de tijolos. Nesta época, empreendedores demoliram quase todas as casas para erguer edifícios de 6-7 andares que serviriam para abrigar o epicentro da crescente indústria têxtil de Nova York.
A demanda industrial triplicou os valores imobiliários de 1880 a 1890, subindo até 1910. Os edifícios tinham estrutura metálica pré-fabricada e eram considerados pastiches baratos de arquitetura neoclássica.
Um grande incêndio em uma das fábricas em 1911 levou à modificação dos padrões de segurança contra incêndio nos prédios, tornando praticamente todas as construções industriais nos arredores da Greene St. inviáveis para aquele uso, com a migração das indústrias mais para o norte.
A região passa por um longo período de declínio, com vacância nos prédios e até um acampamento de pessoas em situação de rua. Planejadores de 1940 consideravam a área "obsoleta" e planejavam demolir os prédios para construção de um grande rodovia urbana que atravessaria o bairro.
Na década de 1950, Robert Moses propunha demolir 20 hectares para consolidar 27 quadras em 10 "superquadras", acompanhado de uma grande rodovia chamada LOMEX (Lower Manhattan Expressway). A hoje célebre Jane Jacobs era uma voz contrária a esse tipo de renovação urbana.
Na década de 1960, motivados pelos amplos espaços e preços acessíveis, artistas e galerias de arte começaram a ocupar os espaços industriais abandonados de forma irregular, que ainda eram zoneados para uso industrial apesar de muitas décadas já sem esta vocação.
A mudança de público mudou o caráter do bairro mais uma vez, e o antes "obsoleto" SoHo passou a atrair uma elite criativa com o consequente aumento dos alugueis. Nos 1990, começa a atrair residências e varejo de luxo, dando início às características hoje presentes.
A incrível pesquisa "A Long History of a Short Block", de @bill_easterly, @laurafreschi e Steven Pennings mostra a contínua transformação de usos, públicos e valores imobiliários de um trecho da Greene St. e pode ser acessada em greenestreet.nyc
O estudo nos mostra que a preservação arquitetônica atual da Greene St. guarda apenas um período específico da sua história, não sendo possível traçar ou preservar um caráter "original" para uma cidade dinâmica como Nova York.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Caos Planejado

Caos Planejado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @caosplanejado

3 Oct 20
Um fio pra te convencer que Tóquio🗼🇯🇵 tem o melhor urbanismo do mundo, com inúmeras práticas para inspirar grandes cidades brasileiras. Vem comigo:
No séc. 18, Tóquio já tinha mais de 1 milhão de habitantes. Ao longo da sua história, a cidade sofreu com terremotos e bombardeios, possuindo hoje uma estrutura urbana complexa e diversa, com diferentes camadas históricas, usos mistos e diferentes tipologias arquitetônicas.
Os episódios destrutivos foram utilizados como oportunidade para abertura de vias largas e espaços públicos via Land Readjustment, transformando a antiga e estreita estrutura viária que, caso fosse mantida, poderia ter sido um gargalo ao seu crescimento urbano.
Read 24 tweets
22 Sep 20
No dia 22/set é celebrado o Dia Mundial sem Carro, Para alertar e conscientizar as pessoas sobre o uso do carro — responsável pela maioria das mortes no trânsito, poluição urbana e uso inadequado do espaço público — motoristas são incentivados a deixarem seus carros em casa. 👉🧵
A data é usada como oportunidade por diversas entidades e prefeituras para conscientização da população. No entanto, medidas tomadas por prefeituras nessa data devem ter baixo impacto e, muitas vezes, servem como propaganda enganosa.
A opção pelo uso do carro normalmente é por oferecer um modo mais rápido, seguro ou cômodo de deslocamento, causado pela falta de condições urbanas mínimas de infraestrutura, segurança ou densidade populacional, e não, como defendido por muitos, por mero "status".
Read 9 tweets
3 Aug 20
A pandemia atingiu em cheio nosso já fragilizado sistema de transporte coletivo e ameaça a mobilidade da população das grandes cidades brasileiras.

Neste plano inédito, trazemos alternativas para a reestruturação e sustentabilidade do sistema: caosplanejado.com/como-evitar-o-… Segue o 🧵:
Antes da pandemia, o 🚌 já apresentava operações insustentáveis e tarifas crescentes. Na pandemia, a queda no número de passageiros foi na ordem de 80%. As soluções hoje propostas focam no salvamento financeiro com subsídios, sem tratar da otimização do sistema. RECOMENDAMOS:
1.⏱️OTIMIZAR O USO DAS VIAS através de taxa de congestionamento e eliminação de vagas públicas de estacionamento para reduzir tempos de viagem e melhorar a pontualidade do sistema;
Read 7 tweets
14 Jun 20
O apoio das autoridades às favelas brasileiras, áreas de maior risco à pandemia, foi praticamente nula. A Bloomberg reporta a reação do governo indiano para suportar Dharavi, uma das maiores favelas do mundo, que possui cerca de 1 milhão de habitantes: 🧵👇bloomberg.com/news/articles/…
Desde abril, apenas em Dharavi, autoridades já bateram nas portas de 47,500 casas, examinaram mais de 700 mil pessoas e estabeleceram clínicas para medição de temperatura. Pessoas com sintomas foram transferidas para centros temporários de quarentena com supervisão médica grátis.
Um lockdown rígido foi implementado, alinhado com a forte mensagem de isolamento social proclamada nacionalmente, e testes eram relativamente acessíveis à população. Durante o Ramadã, autoridades distribuíram comida para aqueles que praticavam quarentena.
Read 6 tweets
3 Jun 20
O geógrafo Hugo Nicolau Barbosa de Gusmão, do blog Desigualdades Espaciais (desigualdadesespaciais.wordpress.com), faz uma série de postagens mostrando como a desigualdade racial se comporta espacialmente nas cidades brasileiras. Segue o 🧵
Em São Paulo, "as pessoas brancas ocupam o território de forma uniforme", mas existe um vazio de pardos e negros na região central/sudoeste (mais valorizada) da cidade: desigualdadesespaciais.wordpress.com/2016/06/29/map…
No Rio de Janeiro, cerca de 50% da população é branca. No entanto, na Zona Sul, a área mais valorizada da cidade, essa proporção atinge 91%: desigualdadesespaciais.wordpress.com/2015/10/23/um-…
Read 6 tweets
25 May 20
Em 1994, San Francisco implementou o controle de alugueis para unidades pequenas construídas em edifícios multifamiliares construídos antes de 1980. Um estudo recente de Stanford mostra o que aconteceu, segue o 🧵: gsb.stanford.edu/faculty-resear…
Os inquilinos beneficiários dos alugueis controlados aumentaram entre 10% e 20% suas chances de permanecerem nos seus endereços em San Francisco em um cenário de aumento de alugueis na cidade, assim como suas chances de permanecerem na cidade.
Mas a resposta de mercado foi tentar fugir das regulações de aluguel p/ evitar prejuízos, retirando unidades do mercado de aluguel ou as redesenvolvendo para não enquadrá-las na lei. # de unidades para aluguel caiu 15%, e # de moradores em unidades reguladas, 25%.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(