Por que essa frase é bizarra? 🤪 Quer dizer, em termos linguísticos, porque do ponto de vista da sociologia está bem óbvio… E se eu te dissesse que tem um paper emblemático do Fillmore que explica isso com um toque de humor? 😁 Segue o fio 🧵
Pra começar, temos que concordar que, do ponto de vista estritamente lógico, a frase é verdadeira. Quem acumula menos dinheiro 💰, em termos estritamente formais, fica mais pobre. Mas Tiago, alguns perguntariam, não seria melhor dizer “fica menos rico”? Claro! - eu vos diria.
Mas pra isso nós temos que reconhecer que não existe uma relação direta entre linguagem e realidade! Só que essa visão representacionista da linguagem foi dominante até muito pouco tempo atrás. E essa visão é a que o Fillmore chamou de Inocência.
No paper Inocência: uma segunda idealização para a linguística, Fillmore argumenta que a tradição nos estudos da linguagem voltados para a questão do significado se baseou desde a antiguidade na ideia de que o significado deve ser analisado em termos de condições de verdade.
Ou seja, uma frase seria bem sucedida quando ela representasse algo que é verdade no mundo representado. Fillmore então afirma que essa visão é uma idealização que pressupõe que o falante é totalmente inocente, ou seja, ele usa a língua de forma absolutamente objetiva.
Tanto que ele soa como um extraterrestre! Extrapolando o raciocínio, o falante inocente não seria capaz de entender uma expressão como “chutar o pau da barraca” de forma não literal, ou seja, ele interpretaria essa expressão como 🦵 + 🪵 + ⛺️.
Fillmore argumenta que palavras e expressões que são objetivamente sinônimas adotam enquadramentos ou perspectivas distintos sobre a realidade. Cada um deles é um frame. Assim, ficar mais pobre e ficar menos milionário podem até ser objetivamente mapeados ao mesmo saldo no banco.
Mas as cenas evocadas na nossa mente quando a gente interpreta as duas expressões é bem diferente, né? Então quer dizer que o dono da Riachuelo é inocente? Não, queridos… isso aí tem é outro nome…
Gostou do 🧵? Então leia o paper do Fillmore! Ficou com dúvida? Pergunta aqui 👇

journals.linguisticsociety.org/proceedings/in…
Correção: “Mas as cenas evocadas na nossa mente quando a gente interpreta as duas expressões *são bem diferentes*, né?”

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tiago Torrent

Tiago Torrent Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TorrentTiago

16 Jul
TGIF: the second episode of #NLProcFridays is here!
Sextou com o segundo episódio das #SextasdePLN!
Ep. 2: Know your venue 📗🧑‍🏫, frame your research 🖼
Conferences and journals have a mission to serve well-defined scientific communities. Hence, choosing the venue to which you’ll submit your research paper is a key factor for the success of the whole publication enterprise!
Ep. 2: Conheça sua mídia 📗🧑‍🏫, enquadre sua pesquisa 🖼
Conferências e periódicos têm como missão servir a uma comunidade científica bem definida. Assim, escolher para onde submeter seu artigo científico é um fator chave para o sucesso da empreitada de publicação!
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(