Com o acidente entre Verstappen e Hamilton esse final de semana ouvimos novamente falar sobre a Força G.
Mas bem o que é essa força? Como ela funciona e quais os efeitos sobre o corpo dos pilotos?
Segue o Fio
(Fonte F1 – Disputa entre @LewisHamilton@Max33Verstappen )
Para chegamos aos valores citados precisamos entender que esse valor “G” sai do cálculo de Força Centrípeta (1) / Força Peso (2)
(1) é o que tende um corpo para o centro da trajetória, quando os carros fazem as curvas em alta velocidade os pilotos são empurrados por essa força;
(2) é a aceleração relativa à gravidade da Terra, calculada usando a massa do carro multiplicado pela aceleração da gravidade (9,80 m/s²)
Quando o carro está submetido a 6G quer dizer que a Força Centrípeta é 6 x maior que a Força Peso, logo se o piloto pesa 70kg a força exercida sobre ele é de 4116N.
Isso pode afetar diretamente na pressão arterial dos pilotos, por isso quando submetidos a uma Força G muito alta a pessoa pode acabar tendo tonturas, perca de sentidos e desmaios.
“Mas Carol como que eles não são esmagados?” isso é porque eles sofrem ação dessa força por MILÉSSIMOS DE SEGUNDOS e porque o carro absorve boa parte desse impacto.
Então quer dizer que passou um caminhão em cima do Verstappen?? SIM! Lembrando que ano passado o impacto do @RGrosjean marcou 53G, como ele teve o tempo de reação rápido suficiente para sair do carro? Olha não sei dizer...
Vamos comparar com algumas outras situações para ficar claro:
Em aviões caça – 9G por entorno de 15s
Em montanhas-russas – máx. de 6G
Carros de F1 – máx. 6,5G
(Fonte Airway – Caça AMX A-1)
Ficou um pouco mais claro como funciona gente?
Ps: não sou professora de física nem nada ok? hahah
Pneus F1 2022: junto com a modificação nos carros virão também novos pneus, ou melhor, novo tamanho de pneu. A F1 pretende se desfazer os queridos 13” pelos 18”. Por quê? Como ficam os tempos? O que muda nos carros? Segue o fio. 🧶
O que muda: assumindo o aro 18”, perfil baixo e pneus dianteiros mais estreitos a força absorvida por eles diminuirá muito o que exigirá de outros pontos do carro, nos levando às novas suspensões que estão sendo formuladas para o carro de 2022.
Lembram da questão dos túneis de Venturi que os carros terão ano que vem? Pois é, rodas maiores impactam no fluxo de ar, afetando diretamente a aerodinâmica e o peso do carro. (BOUM tá tudo conectado né? Até parece que esse povo ganha pra pensar nos carros).