AINDA SOBRE O BOICOTE DA BEN & JERRY'S A ISRAEL (SIM, A ISRAEL, NÃO APENAS À CISJORDÂNIA)
A polêmica decisão da marca de sorvetes Ben & Jerry's de cessar suas operações na Cisjordânia e Jerusalém Oriental gerou dúvidas, desinformação, explicações que omitem dados e manipulam fatos para tentar encaixar parte da realidade em uma agenda política ideológica.
Alguns pontos que devem ser levados em consideração para entender que, de fato, a Ben & Jerry's tem como objetivo boicotar Israel como um todo há muitos anos:
• A marca Ben & Jerry's foi comprada pela Unilever em 2000, porém, de acordo com o contrato, o conselho da Ben & Jerry's manteria o controle sobre questões sociais e decisões estratégicas de impacto social da marca, por meio de um conselho independente, fora da Unilever.
• Desde 2018, a Ben & Jerry's pediu à Unilever para cessar e não renovar o contrato com a fábrica israelense que produz os sorvetes.
• O CEO da fábrica da Ben & Jerry's em Israel, Avi Zinger, disse que resistiu por muito tempo a tentativa da marca de obrigá-lo a não vender além da linha verde (fronteira de 1967), sendo tal discriminação ilegal pela lei israelense.
Ao não acatar a decisão, a empresa anunciou que não terá o contrato que vencerá no final de 2022 renovado. Em outras palavras, ele não poderá mais fabricar sorvetes Ben & Jerry's de forma definitiva.
• A decisão da Unilever é uma resposta à pressão de extremistas que odeiam Israel, alguns deles membros do conselho independente da Ben & Jerry's. A empresa está capacitando esses extremistas, e não grupos que apoiam dois estados e simplesmente se opõem a assentamentos.
• A pressão de ativistas anti-Israel sobre o conselho da Ben & Jerry's aumentou após a última guerra entre Israel e Hamas em maio deste ano.
• A campanha mais barulhenta pressionando a Ben & Jerry's e celebrando essa mudança rotula a localização de sua fábrica israelense como um "assentamento", quando ela está localizada em uma parte internacionalmente reconhecida dentro de Israel.
• Muitos ativistas anti-Israel na comunidade internacional consideram a Cidade Velha e o Muro das Lamentações em Jerusalém como "Território Palestino Ocupado". Obviamente, trata-se de território israelense sob soberania de Israel.
Ressalto que a exigência da Ben & Jerry's era que a subsidiária israelense deixasse de vender inclusive para supermercados na cidade velha, incluindo no bairro judaico, ao lado do Muro das Lamentações, por considerar este território “palestino”.
• O movimento BDS global, que tem como alvo todo Israel, está comemorando a decisão e usando-a para aplicar mais pressão sobre a empresa com o objetivo de que ela corte totalmente os laços com o país.
• Não é verdade que Ben & Jerry's realmente prometeu permanecer em Israel. A Unilever adicionou isso à declaração nas costas do conselho da Ben & Jerry's e foi duramente criticada pela presidente do conselho da empresa.
• O Conselho de Diretores independentes da Ben & Jerry's queria boicotar Israel em sua totalidade, mas foi impedido pelo CEO da sorveteria e pela controladora britânica Unilever.
"A declaração divulgada pela Ben & Jerry's a respeito de sua operação em Israel e no Território Ocupado da Palestina não reflete a posição do Conselho Independente nem foi aprovada pelo Conselho Independente", diz declaração do Conselho de Administração Independente da empresa.
• O conselho independente também divulgou um comunicado indicando que não quer encontrar outra maneira de continuar operando em Israel. Centenas de pessoas que trabalham na fábrica da Ben & Jerry's em Israel podem agora perder seus empregos.
• Um membro desse conselho da Ben & Jerry's declarou que a Unilever havia extrapolado sua autoridade ao prometer permanecer em Israel.
• É importante ressaltar que o BDS é um movimento movido por pessoas que desejam o fim do Estado de Israel e diversifica suas ações, ora promovendo a não cooperação com empresas de segurança, ora boicotando artistas e ora clamando pelo boicote econômico, +
sendo este tanto em toda Israel, quanto em território disputado, dependendo da estratégia de sucesso de tal boicote.
• A Ben & Jerry's é conhecida por manter uma forte agenda social nos Estados Unidos e em todos os países onde atua, tendo emitido opiniões em mídias sociais sobre questões nacionais, porém nunca havia emitido opiniões sobre política externa, muito menos promoveu o fechamento +
de fábricas onde o sorvete é vendido em países ditatoriais, por exemplo a Malásia e a Tailândia.
• A presença de Israel na Cisjordânia/Judeia e Samaria é um sintoma do conflito árabe-israelense e não a causa do conflito, que começou décadas antes, com a rejeição a existência de Israel como lar nacional do povo judeu por parte de lideranças árabes e palestinas.
Rejeição essa que segue até os dias atuais, principalmente, das lideranças palestinas.
• A solução para o conflito não está no boicote de marcas de sorvete, muito menos em "passar o pano" para o BDS seletivo, achando que o boicote apenas às comunidades israelenses na Cisjordânia aproxima as partes da mesa de negociações, +
+ quando na realidade o que ocorre é justamente o oposto. A solução para o conflito está na aceitação dos líderes da região, incluindo as lideranças palestinas, da existência de Israel como uma nação judaica independente, nas palavras do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,+
e consequentemente, em negociações entre as partes para resolver os sintomas do conflito.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with André Lajst

André Lajst Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AndreLajst

20 Jul
A dica de leitura de hoje é o livro “Hezbollah: The Global Footprint of Lebanon’s Party of God”.
Trata-se da primeira análise completa das atividades secretas do Hezbollah além das fronteiras do Líbano, incluindo suas redes de apoio financeiro e logístico e suas operações criminosas e terroristas em todo o mundo.
O Hezbollah - o "Partido de Deus" do Líbano - é uma organização multifacetada: é um poderoso partido político no Líbano, um movimento religioso e social islâmico xiita, a maior milícia do Líbano, um aliado próximo do Irã e uma organização terrorista.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(