Você pediu, você insistiu anos a fio. Finalmente este perfil tomou vergonha na cara e parou para escrever a sua thread sobre casacos.
Cansou de parecer um boneco da michelin (ou pior, um vendedor de curso de daytrade)? Vai lendo aí
A primeira coisa que temos de falar sobre casacos são os materiais. As opções vão de fibras vegetais (algodão), pelos animais (camelos, alpacas, vicunhas, guanacos, iaques, qiviuts, coelhos angorá e carneiros), peles e couros, materiais sintéticos (nylon, poliester) e misturas.
Os casacos de inverno feitos de material sintético geralmente possuem um enchimento entre a camada externa e a interna, para isolar você do frio. O melhor material para enchimento deste tipo de casaco é o pelo do peito pato eider-edredão (de onde vem o nome edredon).
"Quão quente é um casado desses?"
Eu já peguei -27C com apenas um casaco e uma camiseta de algodão por baixo e estava bem quentinho.Os casacos de material sintético também possuem a vantagem de serem leves e impermeáveis.A desvantagem é que, na melhor das hipóteses, não é bonito
Se você vai encarar este tipo de frio, não há opção melhor do que um casaco (ou parca) feito com com material sintético impermeável e enchimento do pelo do peito de pato (não são penas, é o pelo mesmo, que fica sob as penas para o proteger do frio).
Para temperaturas acima de zero, há algumas opções interessantes e não volumosas de casacos.
Eu já volto pra continuar o fio.
Prosseguindo. Para quem encara muito vento frio, uma opção interessante são os casacos de couro. Os modelos clássicos são o Racer (criado para motociclistas) e o bomber (criado para pilotos de bombardeiros). O bomber tem cintura e punhos de elástico e gola de pelos.
Para quem anda muito de moto, a Schott perfecto (iconica jaqueta usada por centenas de famosos como marlon brando e os Ramones) é uma excelente pedida: seu zipper fora de centro é bem mais confortável para pilotar.
EVITE SE VOCÊ JÁ CRUZOU A LINHA DOS 45-50
As jaquetas de couro são bonitas porém exigem cuidados para que o couro não resseque (hidratação periódica) e não mofe.
Além disso são relativamente pesadas. Se vc tiver a disciplina para fazer sua manutenção periódica, será agraciado com uma peça que fica mais bonita a cada ano
Uma alternativa às jaquetas de couro são os casacos de gabardine e algodão encerado.
Os mais icônicos são o trench coat e a jaqueta de algodão encerado (as últimas aparecem em todos os filmes e séries que se passam nos campos da inglaterra).Impermeáveis, lindos e à prova de vento
Os casacos de gabardine e algodão encerado são mais leves que os de couro e exigem bem menos manutenção que estes últimos. Os de algodão encerado vão precisar ser re-encerados depois de alguns anos. Os de gabardine nem isso.
Passando para os casacos em lã,temos o modelo que considero mais versátil deste fio,o Pea Coat.
É um casaco de lã criado para resistir às agruras do inverno em alto mar. Sua lapela sobe para proteger o pescoço do fio intenso, desce se não estiver tão frio (ou p usar com cachecol)
Dá pra usar com terno, dá pra usar com jeans. É uma coisa linda de papai do céu.
Procure os que são 100% lã na parte externa.
Lã normal é quente. Casimira (cashemere), merino, alpaca e vicunha são mais quentes e suaves ao toque.
Tem até pea coat feita com pelo de camelo.
Igualmente versátil, o Duffle coat se diferencia do pea coat por ser um pouco mais longo e ter esses fechadores de madeira (que facilitam bastante a apertura e fechamento quando se está usando luvas).
Eles podem ser fabricados com ou sem capuz.
O casaco mais formal que você vai ver é o sobretudo. Seu comprimento longo (logo abaixo do joelho) serve para proteger tanto o paletó quanto a calça da neve ou chuva fina. Você pode usar o sobretudo em produções menos formais mas ele realmente se sobressai com paletó e gravata:
Para o sobretudo a regra é a mesma do pea coat e duffle coat: exija 100% lã.
"E os casacos de pele masculinos, ouriço?"
Meu amigo, você por acaso é chefe de organização mafiosa russa?
Outra coisa, vai usar cachecol com o sobretudo ou pea coat? Deixa que o tio Obama ensina como se faz
Você vai precisar de
4 coxas
4 sobrecoxas
20 dentes de alho amassados
1 CS de pimenta do reino em grãos + um xaplau dela moída
1,25 xíc de vinagre de arroz 3/4 xíc de shoyu
50g de açúcar de côco
4 folhas de louro 1/2 xíc de água
Cebolinha
Coloque todos os ingredientes (exceto a cebolinha) numa tigela, tampe com plástico filme e deixe marinar por pelo menos 2h na geladeira (pode deixar de um dia pro outro TB)
Em duas horas eu volto pra contar o próximo passo.
"Ah Ouriço, não sei onde tem açúcar de côco"
Coloca açúcar mascavo.
Já que está rolando a abertura das olimpíadas, vamos aproveitar para apreciar algumas das obras de arte em forma de sapato feitas na terra do sol nascente.
Começando por este Oxford da marquess.
As partes duras do couro (captoe e calcanhar) são engraxadas até ficarem espelhadas
A técnica se chama "glaçage" e pode ser vista também neste par de Oxfords com captoe e brogue do yohei Fukuda.
Vejam bem: não são sapatos envernizados. É um serviço de engraxate excepcional.
E nada disso é uma defesa do mizazuque. Ele também fala coisas que são patentemente falsas sobre religiões afrobrasileiras (ex: que não existe sacrifício de animais)