GVENCK Profile picture
Jul 27, 2021 16 tweets 4 min read Read on X
@Twitter Você conhece sobre o Ensaio de Valor de Cultivo e Uso? Vem conferir essa thread ->
Os programas de melhoramento objetivam o desenvolvimento de cultivares superiores às atuais, através de diversos métodos e avaliações. Para o lançamento de cultivares no mercado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece mecanismos
para organizar, sistematizar e controlar a produção e comercialização de sementes e mudas através do Registro Nacional de Cultivares (RNC). Este registro visa habilitar cultivares e espécies de quaisquer grupos para a produção e comercialização,
de modo que estas alcancem o agricultor, potencializando a produção agrícola.
Um dos mais importantes requisitos para o requerimento perante ao RNC é o ensaio de Valor de Cultivo e Uso (VCU), cujos resultados devem ser apresentados por ocasião do registro da cultivar.
Por conseguinte, este tema é de imensa importância para o melhoramento de plantas.
Os ensaios de VCU têm como objetivo estimar o valor agronômico das cultivares bem como suas propriedades de uso agrícola, comercial, industrial e/ou de consumo in natura.
Dessa forma, o VCU é específico para cada espécie, as quais possuem um formulário específico, no qual os resultados dos ensaios de VCU devem ser apresentados.
Existem requisitos mínimos para determinar o Valor de Cultivo e Uso e estes estão relacionados a uma série de fatores,
tais como:
-Número de locais, épocas e anos de experimentos para estabelecer o desempenho do cultivar;
-Delineamento experimental;
-Tamanho da parcela;
-Número de repetições e testemunhas;
-Coeficiente de variação experimental;
-Descritores a serem avaliados;
-Reação a doenças e pragas;
-Comportamento frente à estresses edafoclimáticos;
-Resistência a herbicidas e descrição molecular;
-Avaliação da produtividade;
-Qualidade tecnológica e industrial.
Os ensaios de VCU devem obedecer critérios estabelecidos pelo MAPA e contemplar planejamento e desenho estatístico, que permitam caracterizar com precisão a cultivar. Para ser inscrito no RNC, a cultivar deve ter performance igual ou superior às testemunhas (cultivares inscritas)
Gostou do tema? Leia mais sobre nas seguintes referências:

Referências:
ARAUJO, Hernando. A importância do Registro Nacional de Cultivares-RNC e a produção de sementes de soja no Brasil. 2018. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
BORÉM, Aluízio; MIRANDA, Glauco Vieira; FRITSCHE-NETO, Roberto. Melhoramento de Plantas. 7. ed. Viçosa: UFV, 2017. 543 p. (Cap. 30)
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. RNC - Informações ao Usuário. 2017. Disponível em: gov.br/agricultura/pt…. Acesso em: 27 jul. 2021.
FRITSCHE-NETO, Roberto. Técnicas experimentais e suas relações com a Lei de Proteção de Cultivares. Piracicaba: Departamento de Genética Esalq-Usp, 2015. 13 slides, color.
Texto por Ellen Grous

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with GVENCK

GVENCK Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GVENCK_ESALQ

Mar 31, 2022
O melhoramento genético de plantas consiste produzir plantas de interesse econômico e que atendam as necessidades humanas. Atualmente, a biotecnologia e engenharia genética, têm auxiliado essas atividades, tornando-as mais práticas e precisas. Se interessou? Segue o fio ->
O melhoramento genético surgiu há mais de 10 milhões de anos, de forma inconsciente, por meio da seleção de grãos e de plantas superiores.
Entretanto, seus mecanismos e conceitos começaram a ser entendidos apenas no século XIX, quando Gregor Mendel demonstrou o processo de segregação entre indivíduos e como as bases genéticas são passadas de geração em geração.
Read 21 tweets
Feb 25, 2022
Você conhece o que são linhagens endogâmicas recombinantes (Recombinant Inbred Lines, RIL)? Confira na thread de hoje a importância e obtenção desse tipo de linhagens.
As RILs são uma população de linhagens derivadas do cruzamento de duas linhagens parentais geneticamente divergentes para uma característica em estudo.
São obtidas a partir de sucessivas autofecundações (F2, F3, F4, ..., até Fn) ou cruzamentos endogâmicos a partir da geração F1, o que gera uma população extremamente endogâmica. Portanto, toda a variabilidade presente em F2 estará representada por cada linhagem endogâmica.
Read 18 tweets
Feb 4, 2022
Dando continuidade ao último post das interações planta-microrganismo, hoje vamos explorar os benefícios da Microbiota do Solo na Agricultura. Ficou curioso (a)?? Confira a thread dessa semana ->
O conjunto de microrganismos (microbiota) do solo possui grande diversidade em relação a espécies, funções, habitat, interações, etc. Os microrganismos presentes no solo constantemente interagem entre si por sinergismo, antagonismo, mutualismo, parasitismo e de saprofitismo.
A composição da microbiota depende não apenas do ambiente como também da constituição genética de cada espécie.
Read 16 tweets
Jan 20, 2022
As interações planta-microorganismo são de suma importância para a agricultura, e tem sido amplamente estudadas ao redor do mundo! Ficou curioso(a)?? A thread de hoje é sobre esse tema, confira para compreender mais sobre o impacto dessas interações! Segue o fio ->
As plantas e o solo abrigam grande quantidade e diversidade de microrganismos que compõem o microbioma. A relação dos microrganismos com as plantas, na maior parte das vezes, é benéfica ou neutra.
Muitas desses microrganismos são capazes de desempenhar funções diretamente benéficas às plantas. Estas funções microbianas estão relacionadas à nutrição, indução de resistência das plantas a estresses como doenças, pragas e escassez de água, além de agentes de biocontrole.
Read 11 tweets
Jul 21, 2021
Você sabe o que é o mapeamento de QTL? Na thread de hoje, trouxemos algumas informações que irão te ajudar a entender melhor sobre essa ferramenta muito empregada no melhoramento genético. Segue o fio →
QTL (quantitative trait loci) são locos gênicos que expressam características quantitativas, ou seja, caracteres poligênicos que são mensurados em quantidades, como peso, medidas e volume. O fenótipo expresso por essas características é altamente influenciado pelo ambiente. (...)
(...)
O mapeamento de QTL tem sua importância ao possibilitar a identificação dos marcadores associados a tais locos e mensurar os efeitos dos genes predominantes.
(...)
Read 15 tweets
Jul 20, 2021
Você conhece a EPIGENÉTICA? Vem com a gente na thread de hoje -->
O termo epigenética refere-se a todas as mudanças reversíveis e herdáveis no genoma funcional que não alteram a sequência de nucleotídeos do DNA.
(...)
(...)
Fazendo um comparativo com uma linguagem, essas mudanças epigenéticas são como acentos em palavras e as palavras são o DNA. Os acentos não alteram a ordem das letras em uma palavra, mas influenciam na sua leitura e no seu significado.
(...)
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(