gostava q costa e marcelo conseguissem dizer o óbvio:q a democracia ñ pode celebrar como 1 dos seus grandes um homem q, s teve 1 papel preponderante no derrube da ditadura, s empenhou depois em derrubar a democracia pla violência e é autor plo menos moral d mortes injustificáveis
independentemente do afecto q s possa ter por otelo e pla visao romantica do revolucionario q queria ir até às últimas consequências, os princípios da democracia fundada em 1976 impõem q ñ s homenageie quem fundou e dirigiu 1 partido q pla sua apologia do terror foi ilegalizado.
ñ é o regime democrático q está a trair o 25 de abril ao recusar luto nacional a otelo; foi ele q escolheu trair o 25 d abril e o regime democrático e atentar contra a vontade do povo expressa livremente nas urnas - 1 otelo cuja tão louvada coragem nunca o levou a admitir o q fez
lamento q s esteja a ter esta discussão mas ela existe. e lamento q tenhamos chegado q este ponto paradoxal em q s defende a ilegalizacao d 1 partido por s considerar q atenta contra os principios constitucionais enquanto se quer homenagear quem fundou 1 partido q fez isso mm.
ou os princípios constitucionais são para respeitar e para valer ou podemos escolher quando são ou não respeitados, consoante o nosso coração balance. consoante as vítimas nos pareçam merecer o nosso respeito e defesa ou não, merecer ou ñ serem contornadas, apagadas, escamoteadas
disse q lamento q esta discussão exista, mas se calhar estou errada: é possível q seja benéfica, como tudo o q define e nos define. porq reduzir a oposição ao luto nacional por otelo a saudosos do 24 d abril ou cobardes é 1 insulto mas sobretudo uma estulticia.
boa sorte com isso d querer combater a extrema-direita e a sua violência ao mesmo tempo q se diz q quem não desculpa a violência da extrema esquerda é cobarde e facho. a extrema-direita agradece.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
‘a injustiça praticada pela justiça e pelo poder político no caso das FP-25 de Abril. O ar impante de Otelo e dos seus companheiros, os abraços esfuziantes à saída do tribunal, são uma bofetada para a esmagadora maioria dos portugueses.’ 1 doce p quem descubra o autor sem googlar
quem é q em 2001 falava ‘do sorriso de Otelo, da "aisance" criminosa dos que não se arrependeram’, dos q ‘fazem hoje a sua vidinha de antigos combatentes, como se nada fosse’?
quem escrevia: ‘o terrorismo dos FP-25 foi exactamente isto mesmo: terrorismo cujo objectivo central era atacar a democracia. (…) as FP 25 de Abril não são herdeiras da luta contra a ditadura de Salazar e Caetano. São 1 produto serôdio da imitação do terrorismo europeu’?
em 2019, recebi uma carta de um recluso de 32 anos. 3 folhas a4 manuscritas dos dois lados. usei-a em parte num trabalho sobre prisoes e tencionava responder mas nao respondi. guardei a carta e hoje fui buscá-la. pensei q ja estaria livre. ñ está. sabem como sei?
fiz 1 pesquisa com o nome dele. descobri q entrou em 2019 num politecnico e q em 2020 fez um pedido d habeas corpus ao supremo, por ter completado metade da pena e ñ lh terem concedido a liberdade condicional. foi recusado. e assim temos um rapaz d 34 anos preso há 4 anos. q fez?
segundo o tribunal q o condenou, trafico de haxixe. 6 anos e meio por trafico de haxixe. para usar um caso recente q todos temos na memoria, 3 policias foram condenados a 7 e 9 anos por terem espancado e causado a morte d 1 detido. e estao em casa.
o correio da manha chega a ser cómico d tão nojento. em 2016 processei a cofina por textos e títulos d 1ª página como 'fernanda câncio ajudou a esconder milhões'. o processo foi julgado em 2019, salvo erro, e a cofina foi condenada a pagar-m 20 mil euros. recorreu e eu também.
a decisão da relação, do final de março, foi d anular a decisão por considerar q a juíza d 1º instância ñ tinha fundamentado convenientemente os factos provados e ñ provados - algo q quer eu quer a cofina alegávamos nos nossos recursos - naturalmente c argumentos contrários.
não divulguei a notícia da condenação da cofina quando ocorreu porq sabia q ia haver recurso; a cofina, claro, tb ficou calada. agora, perante esta decisão da relação q ñ toma qq partido sobre o mérito da minha causa, noticia q 'perdi'. cmjornal.pt/tv-media/detal… ñ s cansam d mentir
ao ler o processo criminal relativo à morte de ihor,houve 2 coisas q m impressionaram mto: 2º testemunhas, q já sabia dizer 'caralho' por tanto o ouvir desde q chegara; pouco antes da sua morte falava baixinho como se rezasse. é nesse pânico,o do fim, q penso quando penso em ihor
um pânico em q esteve totalmente só, num país estrangeiro onde ninguém percebia o q dizia e ele ñ percebia ninguém; o pânico d saber q ninguém o ia ajudar, q ninguém queria saber, e q morria assim, abandonado e aterrorizado, sem saber por q crime, a suplicar, talvez a rezar.
ñ considero, como já vi dito por isabel moreira e @danielolivalx, q este tenha sido o maior atentado ao estado d direito desde o 25 d abril, porq conheço outros do mm tipo, dos quais já ninguém s lembra porq estado d direito e direitos fundamentais é coisa q ñ aquece mto o país.
hoje, o dn publicou texto em q prova q a directora do sef sabia plo menos desde 19 d março, por 1 mail do dir do serviço d fronteiras d lx, q a pj estava a investigar como homicídio a morte d ihor. dn.pt/edicao-do-dia/…
no jornal das 8 da @rtppt, @CandidaPinto__, diz "de acordo com dados recolhidos pela rtp, a 19 de março o então dir do sef do aeroporto, sergio henriques, terá dado conhecimento da resposta a 1 pedido da pj (...)". é uma extraordinária coincidência, não é?
@rtppt@CandidaPinto__ a ñ ser q, como é evidente, os "dados recolhidos pela rtp" venham do dn e do trabalho d outras jornalistas. aliás no jornal da uma da @rtppt de hoje essa notícia é atribuída ao dn, como é obrigatório e ético fazer. estou verdadeiramente chocada com esta falta de vergonha.
estou a ficar cada vez mais baralhada quanto a isto do cyberbullying e o q as pessoas entendem por tal. então ñ é q vejo 1 colunista do público q chegou ao ponto de ameaçar, na net, revelar a vida privada d outra mulher, a escrever mto indignada sobre cyberbullying?
esta pessoa, q se notabilizou plas suas posições de direita caceteira contra o casamento das pessoas do mm sexo, contra os obama e o q ela apelidava d ‘cartada da raça’, defendendo ratzinger, o ‘seu papa’, e atacando a esquerda de forma vil, dá agora mais esta cambalhota.
claro q andou a apagar afadigadamente posts mas estando os seus escritos no observador ainda disponíveis é-me difícil compreender como tantos engolem esta metamorfose milagrosa. gosto mto d ver gente a mudar d ideias p melhor, claro. mas isto é ao nível da mais total desvergonha.